Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
1- Quem foi Getúlio Vargas?
2- O que foi o Tenentismo? Quais os membros do grupo e suas ideias?
3- O que foi a Coluna Prestes?
4- O que foi a Aliança Liberal? Quais oligarquias participaram desta aliança? Quais as propostas de campanha?
5- O que aconteceu com o vice de Getúlio Vargas? Como Getúlio Vargas reagiu ao fato?
Após realizada a leitura das páginas 34, 35 e 36 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os problemas ambientais tornaram-se mais visíveis em função de vários fatores. Quais eram estes fatores?
b) Em 1972 foi realizada a primeira Conferência sobre Meio Ambiente Humano. Em qual cidade e país a conferência foi realizada?
c) Em 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Rio-92 ou Eco-92. Esta conferencia utilizou como base a noção de desenvolvimento sustentável para conciliar desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente. Diga o que é Desenvolvimento Sustentável?
d) Onde foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+10?
e) Diga quais são os principais problemas ambientais do século XXI?
f) Sobre a degradação dos solos diga como ela pode ocorrer?
g) Diga como o desmatamento pode contribuir para a degradação dos solos?
h) Além do desmatamento, quais outros fatores causam a degradação dos solos?
i) Como as queimadas podem degradar o solo?
Após acessar o site responda a seguinte questão em seu caderno:
a) Cite os 17 objetivos para transformar o nosso mundo, que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 9º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
|
Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Páginas 14 e 15 (questões 1 à 3)
Observar bem as imagens da charge e fazer a leitura das explicações sobre o filme do Charles Chaplin. Se puder assista aos vídeos abaixo para uma melhor compreensão.
Resumo do filme Tempos Modernos
O que são Fake News?
Como saber se a notícia é falsa
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o texto GENEALOGIA DA DESINFORMAÇÃO (págs. 16 à 19) e responder às questões A, B, C, D (Primeiras impressões – pág.19) e às atividades 1 à 5 das páginas 19 e 20.
MATEMÁTICA
Continuação do Capítulo 2 – Operações com números reais
(Estudamos o tópico 1em sala de aula e revisamos aqui.
É importante recordar que alguns conteúdos já foram vistos por vocês em sala de aula. Trabalhamos com uma metodologia em espiral, desta forma alguns conteúdos que já foram trabalhados serão retomados.).
IMPORTANTE: Antes de iniciar a primeira aula, realizar uma revisão sobre (Potências nas medidas astronômicas, subatômicas e informáticas.). Este conteúdo esta no caderno de uma forma mais resumida, após realizar a revisão responder os exercícios propostos do livro nº 1, 2 e 3.
Págs. 45, 46 e 47.Realizar a leitura do tópico 2 – Potencia com expoente fracionário e radicais. Atentar-se as observações, definição e quadro amarelo.
Resolver os exercícios propostos nº 8, 9, 10 e 11.
SEGUNDA AULA
Págs. 48, 49, 50 e 51. Realizar a leitura do tópico 3 – Propriedades dos radicais. Atentar-se para as 4 propriedades que o livro apresenta.
Observe os quadros destacados em amarelo.
Responder os exercícios propostos n º 13, 14, 15, 17, 18, 19 e 20.
TERCEIRA AULA
Págs. 52 e 53. Realizar a leitura do tópico 4 – Adição algébrica com radicais. Atentar-se para as duas formas apresentadas no livro.
Responder os exercícios propostos nº 21, 22, 24 e 25.
O exercício 25 é um desafio. O aluno que realizar as operações corretamente, apresentando os cálculos e a resposta correta receberá um ponto extra (0,5).
QUARTA AULA
Págs. 53, 54 e 55. Realizar a leitura do tópico 5 – Multiplicação e divisão com radicais. Atente-se aos exemplos e as definições.
Responder os exercícios propostos nº 26, 27, 28, 29, 30, 31 e 32.
Os exercícios 31 e 32 compõe o segundo desafio da semana. O aluno que realizar as operações corretamente, apresentando os cálculos e a resposta correta receberá um ponto extra (0,5) para cada exercício realizado corretamente.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO - Capitulo 3
1- Quem foi Getúlio Vargas?
2- O que foi o Tenentismo? Quais os membros do grupo e suas ideias?
3- O que foi a Coluna Prestes?
4- O que foi a Aliança Liberal? Quais oligarquias participaram desta aliança? Quais as propostas de campanha?
5- O que aconteceu com o vice de Getúlio Vargas? Como Getúlio Vargas reagiu ao fato?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 4 DO LIVRO DIDÁTICO GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE.
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO
Faça a leitura das páginas 34, 35 e 36 do livro de Geografia que fala sobre a Globalização e meio ambiente.
Para complementar esta aula assista ao vídeo que aborda de forma crítica a relação do homem (sociedade) com o meio ambiente:
SEGUNDA AULA
a) Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os problemas ambientais tornaram-se mais visíveis em função de vários fatores. Quais eram estes fatores?
b) Em 1972 foi realizada a primeira Conferência sobre Meio Ambiente Humano. Em qual cidade e país a conferência foi realizada?
c) Em 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Rio-92 ou Eco-92. Esta conferencia utilizou como base a noção de desenvolvimento sustentável para conciliar desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente. Diga o que é Desenvolvimento Sustentável?
d) Onde foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+10?
e) Diga quais são os principais problemas ambientais do século XXI?
f) Sobre a degradação dos solos diga como ela pode ocorrer?
g) Diga como o desmatamento pode contribuir para a degradação dos solos?
h) Além do desmatamento, quais outros fatores causam a degradação dos solos?
i) Como as queimadas podem degradar o solo?
TERCEIRA AULA
Acesse o link abaixo que trata dos objetivos de desenvolvimento sustentável-17 objetivos para transformar o nosso mundo.
Após acessar o site responda a seguinte questão em seu caderno:
a) Cite os 17 objetivos para transformar o nosso mundo, que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
CIÊNCIAS
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
TEMA 4
Pagina 26 a 28 leitura, realizar experiência da página 28 e anotar no caderno
TERCEIRA AULA
Copiar e responder “de olho no tema” pagina 29
ARTES
Professora Andreia
ARTE E VIDA COLETIVA/ TRANSFORMAÇÕES INDIVIDUAIS, REFLEXOS NO COLETIVO.
LIVRO DE ARTE - CAPITULO 1
QUESTÃO – 01
De acordo com os estudos sobre a Arte Coletiva, relacione as informações de uma coluna com a outra, utilizando os números de 1 a 4 da primeira coluna que correspondam com a segunda coluna.
(1) OPAVIVARÁ
(2) ZUMB. BOYS
(3) TEATRO-FÓRUM
(4) DIVISOR
( ) Dança por correio
( ) Espaço de debate e transformação social
( ) Troca de receitas se tornou também troca de experiências
( ) Movimentação coletiva gerava a coreografia improvisada.
QUESTÃO – 02
De acordo com os estudos sobre a Arte e Vida Coletiva, identifique as alternativas abaixo com V para verdadeiras e F para Falsas.
a) ( ) B-boy e b-girl são praticante de break;
b) ( ) Break é uma dança associada ao movimento hip-hop;
c) ( ) O projeto 100% City não é um coletivo teatral;
d) ( ) O teatro-fórum não constitui um teatro-debate
QUESTAO 03
Diante de nossos estudos sobre a Arte e a Vida Coletiva e análise a imagem abaixo, responda as questões a seguir:
a) Qual o nome da manifestação artística da imagem?
b) Em que ano foi produzida pela primeira vez?
c) Qual o nome da artista visual que a produziu pela primeira vez?
QUESTÃO 04
Os integrantes do grupo criam suas coreografias com o objetivo de tornar seu trabalho acessível a qualquer pessoa e propõem reflexões sobre a convivência nos diversos contextos em que apresentam suas danças. Com base no texto e na imagem abaixo, diga qual o nome dessa intervenção artística?
a) ( ) Dança boys
b) ( ) Break
c) ( ) Dança por correio
d) ( ) Zumb.boys
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Hoje iremos rever alguns fatos históricos sobre o atletismo.
Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.
A palavra atletismo é derivada do grego "athlos", que significa "competição" ou "tarefa”. O termo foi usado para descrever competições - atléticas em geral -competição desportiva ou baseada principalmente em feitos físicos do homem. No século 19, na Europa, o atletismo adquiriu uma definição mais estreita e passou a descrever esportes que envolvem corrida competitiva, andando, saltando e atirando. O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte e se vem celebrando há milhares de anos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades. Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens.
A história do atletismo pode ser dividida em três períodos:
Suas origens, nas civilizações primitivas, a extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.
Idade Média, decadência para as competições de pista e campo.
Renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.
Civilizações Primitivas
O homem primitivo cultivava o gosto de competir, medindo sua força, rapidez habilidade. No início os exercícios não estavam relacionados a saúde do corpo e sim a luta pela sobrevivência (obstáculos naturais, em seguida os seus semelhantes) apurando seus instintos (correr, saltar, lançar).
Curiosidades
Em 1913 se fundou a Federação Internacional de Atletismo Amateur (IAAF). Com sede central de Londres, a IAAF e o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade aos recordes obtidos pelos atletas.
O Brasil conhece o atletismo desde o início do século 20. Em 1914, no Clube Esperia, em São Paulo, foi realizada a primeira competição oficial do esporte no país.
As mulheres começaram a competir nas modalidades olímpicas do atletismo em 1928.
Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!
1-) Quais são os períodos da história do atletismo? Fale um pouco desses períodos.
2-) Quem foi Pierre de Coubertin? E por que foi importante para os Jogos Olímpicos?
2-) Quem foi Pierre de Coubertin? E por que foi importante para os Jogos Olímpicos?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Observe o trecho do texto “Path toPerfection”, texto sobre a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva,para realizar as Atividades que seguem.
Marta Vieira da Silva is the most successful female footballer in Brazil; the only female football player in Brazil to win Fifa’s Women’s Player of the Year award five consecutive times, in 2006, 2007, 2008, 2009, and 2010. And she keeps reaffirming her position as the world’s best female football player of all time: when she played in the Uefa Cup final for the Swedish team Umea IK, and she was absolutely outstanding in the match against Arsenal Ladies, although her team lost. In the World Cup, in 2011, it was a pity to see the Brazilian players be eliminated by the United States in the knockout stage. Marta’s position as one of the best in the world, however, remains untouched.
Registre as atividades no seu caderno ou caso tenha as folhas das Atividades, realize nas mesmas.
Vamos lá!
Atividade 1
A. Observe o texto para localizar as informações solicitadas.
1 . Expressão usada para dizer “ jogadora de futebol feminino” em Inglês _______________________________________________________________
2 .Expressão usada para dizer “Ela continua reafirmando sua posição comomelhor jogadora de futebol feminino do mundo”_________________
_______________________________________________________________
3 . Forma do passado do verbo “eliminate”____________________________
4 . Nomes dos países citados no texto_________________________________
Atividade 2
Observe o trecho abaixo e em seguida escreva a tradução, compreensão do mesmo. Você poderá fazer no verso da folha ou no seu caderno.
Marta Vieira da Silva is the most successful female footballer in Brazil; the only female football player in Brazil to win Fifa’s Women’s Player of the Year award five consecutive times, in 2006, 2007, 2008, 2009, and 2010.