Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Durante essa semana faremos a revisão de conteúdos trabalhados no 3º Bimestre. Por isso, copie e responda as atividades abaixo em seu caderno. Siga as orientações que estão entre parênteses para responder corretamente.
1. O que é uma oração? (Ler explicações do dia 28/09)
2. O que é uma oração subordinada? (Ler explicações do dia 28/09)
3. O que é uma oração subordinada adjetiva? (Ler explicação da página 116)
4. O que é uma oração subordinada adjetiva restritiva? (Ler explicação da página 117)
5. O que é uma oração subordinada adjetiva explicativa? (Ler explicação da página 117)
6. Quais são os sinais de pontuação que separam a oração subordinada adjetiva explicativa da oração principal? ((Ler explicação da página 117)
7. Quando uma oração subordinada adjetiva é classificada como reduzida? (Ler explicação no final da página 118)
TERCEIRA E QUARTA AULA
Hoje vamos continuar a revisão dos conteúdos. Por isso, copie e responda as atividades abaixo em seu caderno.
8. O que é charge? Para que serve? (Ler a página 18 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2)
9. O que é cartum? Para que serve? (Ler a página 19 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2)
10. O que é tirinha? Para que serve? (Ler a página 19 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2)
11. O que é meme de internet? Para que serve? (Ler a página 24 do Caderno SP Faz Escola)
12. Associe as colunas de acordo com os conceitos corretos:
a) Linguagem verbal
b) Linguagem não verbal
c) Linguagem mista
( ) é a linguagem expressa por meio de imagens, cores, expressões faciais, gestos, desenhos, movimentos, roupas etc.
( ) é a linguagem expressa por meio de palavras escritas ou faladas.
( ) é a mistura das linguagens verbal e não verbal.
13. Observe a charge (pág. 18), o cartum (pág. 19), a tirinha (pág. 19) e o meme (pág. 24) do Caderno SP Faz Escola e explique qual foi o tipo de linguagem (verbal, não verbal ou mista) utilizada em cada um.
14. O que é zine? Para que serve? (Ler a página 26 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2)
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 11
Tópico – 2ª relação
Págs. 269 e 270.
Ex. 38.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 11
Tópico – 3ª relação
Págs. 270 e 271.
Ex. 40.
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
Segunda Guerra Mundial – as vitórias dos aliados e o fim da guerra
Páginas 128-130.
Leia o texto e responda:
1- Quais eram os países aliados?
2- Quais as principais frentes de luta?
3- Quais as ações de guerra no oceano Pacífico?
SEGUNDA AULA
O fim da guerra
Leia os textos da página 129
1- O que foi o Dia D? Qual a importância desta ação?
2- Em 1944, como estava a cidade de Berlim?
3- Qual foi o fim de Adolf Hitler? Em qual data ocorreu?
4- Quando a guerra terminou na Europa? Quem foram os ganhadores?
5- Quais os motivos para os Estados Unidos jogarem duas bombas atômicas no Japão? Quando isso ocorreu?
TERCEIRA AULA
O Holocausto
Página 130
1- O que foi o Holocausto?
2- O que eram os campos de extermínio? Quais as principais formas de assassinato em massa? Quantos morreram nestes campos?
3- O que foi a “Solução Final”?
ATIVIDADE LÚDICA
(Aqueles que não tiverem condições de imprimir a atividade, pode colocar apenas as respostas)
VÍDEO
Imagens da Guerra
Filme:
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 21 DO LIVRO DIDÁTICO O JAPÃO.
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 176, 177, 179, 180 e 181 do livro didático de Geografia que fala sobre o Japão.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o Japão, clicando no link abaixo:
Assista também a videoaula que fala sobre a Era Meiji, os Zaibatsus e a economia do Japão, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 176, 177, 179, 180 e 181 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Qual é o nome das quatro ilhas de maior extensão que formam o território do Japão?
b) O que explica a ocorrência de terremotos e maremotos e a existência de vulcões no território japonês?
c) Observe a figura 1 da página 176 e diga qual é o pico mais alto do Japão?
d) A população japonesa concentra-se nas planícies litorâneas, que, por sua vez, constituem as principais áreas de desenvolvimento econômico do país, onde se localizam os centros industriais e as grandes cidades, como Tóquio, Osaka e Nagoya, entre outras. Além da atividade industrial, quais são as outras atividades econômicas, que são realizadas nas planícies litorâneas do Japão?
e) Observe a figura 2 da página 177 e diga quais são as duas correntes marítimas que influenciam o clima do Japão?
f) O que são os Zaibatsu?
g) Quais são as principais corporações industriais do Japão?
h) Quais são os principais produtos agrícolas do Japão?
i) Observe o mapa da figura 6 da página 181 e diga quais são as principais industrias encontradas no Japão?
j) Qual é a importância da atividade pesqueira no Japão?
k) O Brasil e o nosso estado de São Paulo receberam muitos imigrantes japoneses. Você conhece algum elemento da cultura japonesa presente na nossa sociedade brasileira e paulista? Se sim, cite quais seriam estes elementos.
Vou citar um exemplo: a culinária japonesa como o sushi, o sashimi, o yakisoba, entre outros. Agora você irá citar outros exemplos que você conhece.
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 133: tema 3 Os cromossomos eucariontes
Leitura e anotação de células diploides e haploides
Professora Andreia
LIVRO- SE LIGA NA ARTE
• PÁGINA 80 – OBSERVAR A IMAGEM
• COLETIVIDADES QUE TRANSFORMAM: O TEATRO DE GRUPO – PÁG. 81 – RESPONDER A QUESTAO 1, FAZER A LEITURA E RSPONDER AS QUESTOES DO “PARA REFLETIR”
• PÁG. 82 – LEITURA
• PÁG. 83- RESPONDER QUATÕES 1 E 2 E FAZER A LEITURA
• PÁG. 84 – LEITURA
• PÁG. 85 – LEITURA E QUESTÃO 3
• PÁG. 86 – LEITURA E QUESTÃO 4
• PÁG. 87 – LEITURA
• PÁG.88 – LEITURA E QUESTÕES 5 E 6
• PÁG. 89 – LEITURA E QUESTÃO 7
• PÁG. 90 – LEITURA E QUESTÕES 8,9 E 10
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Ginástica.
Habilidades: Planejar e experimentar coletivamente novas combinações de diferentes elementos (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano.
Olá pessoal, nesta aula vamos entender melhor as Ginásticas que são divididas em 3 grupos:
1) Ginásticas Geral;
2) Ginásticas de Condicionamento Físico;
3) Ginásticas de Conscientização Corporal.
*As Ginásticas Competitivas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, etc.) foram consideradas como práticas esportivas, sendo assim, agrupadas aos esportes.
1- A Ginástica Geral, também conhecida como Ginástica Para Todos, abrange diversas manifestações corporais como danças, técnicas circenses, expressões folclóricas etc. Serve de base para outras ginásticas como Ginástica Artística e Rítmica. É composta por um número indeterminado de participantes (independentemente da idade e gênero). Além disso, pode ser realizada no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combina um conjunto bem variado de piruetas rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.
Elementos da Ginástica Geral:
Responda: Quais elementos da Ginástica nós usamos na brincadeira “Pular Elástico”?
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
ACTIVITY 4
b) Complete the visual organizer with words from the text you can relate to “hydroelectric power plant”. (Complete o organizador visual com palavras do texto que você pode relacionar a “Usina Hidrelétrica”)
(O organizador visual está no Caderno do Aluno, Volume 2)
c) On your notebook, answer the questions according to the text: (No seu caderno, responda as questões de acordo com o texto:).
1. What is the source of hydroelectric power? (Qual é a fonte da energia hidrelétrica?)
2. What determines the amount of available energy in a power plant? (O que determina a quantidade de energia disponível em uma hidrelétrica?)
3. Where is water stored? (Onde a água é armazenada?)
4. Where are usually located the power plants? (Onde as hedrelétricas geralmente são localizadas?)
Boa atividade!