CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 06/04/20 A 09/04/20



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!



LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Fabiane

Orientações: Escreva a data, coloque o número da questão e escreva só a resposta no seu caderno.

PRIMEIRA AULA

Primeiramente, assista aos vídeos abaixo e depois responda às atividades.

Frase, oração e período:


Período simples e período composto:



LEA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA:

Peixes-boi da Amazônia são os menores da espécie

O peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) é da pesada! Ele vive exclusivamente em água doce e atinge até 3 metros de comprimento e 450 quilos. A espécie é a menor dos peixes-boi que existem no mundo. Seu couro cinza-escuro é extremante grosso e resistente, e a maioria dos indivíduos apresenta uma mancha branca ou rosada na barriga.
O peixe-boi-da-amazônia pode viver mais de 50 anos e atinge a maturidade sexual entre 5 e 10 anos. A gestação dele dura 12 meses, nascendo apenas um filhote, que mama por até dois anos.
A cada 5 minutos, o peixe-boi-da-amazônia sobe à superfície para respirar e pode passar até 20 minutos no fundo d’água. Sua alimentação é à base de plantas.
Disponível em: . (Fragmento). 


1 - O período “O peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) é da pesada!”  foi encerrado com o ponto de exclamação para exprimir:

a)  alegria
b)  medo
c)  admiração


2 - No período “Ele vive exclusivamente em água doce e atinge até 3 metros de comprimento e 450 quilos”, a conjunção “e” liga:

a)  dois fatos que se somam.
b)  dois fatos que se alternam.
c)  dois fatos que se contrastam.


3 - O período “A gestação dele dura 12 meses, nascendo apenas um filhote, que mama por até dois anos.” é composto porque apresenta:

a)  mais de uma frase.
b)  mais de uma oração.
c)  mais de um sujeito.


4 - Classifique o período, conforme a indicação: ( 1 ) Período simples - ( 2 ) Período composto.

a)  (     ) “A espécie é a menor dos peixes-boi que existem no mundo.”
b)  (     ) “Sua alimentação é à base de plantas.”


5 - Quantas orações há no período “Seu couro cinza-escuro é extremante grosso e resistente, e a maioria dos indivíduos apresenta uma mancha branca ou rosada na barriga.”. Justifique a sua resposta.



SEGUNDA AULA

Assista ao vídeo a seguir sobre orações coordenadas e orações subordinadas, depois responda às atividades em seu caderno:



Classifique as orações abaixo em SUBORDINADAS ou COORDENADAS. 
Dica:
  • Orações Coordenadas: Orações que são sintaticamente independentes uma da outra;
  • Orações Subordinadas: São orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela.

1-Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade.
2-O bom é que você não desconfia nunca.
3-Não veio nem telefonou.
4-Meu consolo era que o trabalho estava no fim.
5-Ivo tinha se esquecido de que sua proposta não agradara.
6-A estrada era perigosa, entretanto todos queriam visitá-la.
7-Alencar estava esperançoso de que tudo se resolveria.
8- A nova máquina necessitava de que os funcionários supervisionassem mais o trabalho.  
9-Ora chama pela mãe, ora procura o pai.
10-Estou com receio de que não ocorra o jogo.
11-Temo que Marcos saia ferido.
12-Esse garoto não estuda nem trabalha.
13-É necessário que façamos nossos deveres.
14-Todos desejamos que seu futuro seja brilhante.
15-Argumentou durante duas horas, mas não convenceu.
16-Penso que eles viajarão amanhã cedo.
17-Falta carne no mercado, portanto conheça a comida vegetariana.
18-Vivia zombando de todos; logo, não merecia complacência.
19-É difícil que ele venha.
20- Vou sair, que aqui está muito abafado.



TERCEIRA AULA

Leia o texto e responda as questões em seu caderno.

GERAÇÃO DO CELULAR

Inaê Soares da Silva

            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.
            As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso. 
Setembro de 2017 (Adaptado). Professor Maurício Araújo


1ª) Qual o assunto do artigo de opinião?


2ª) A finalidade do texto é

a) informar sobre o avanço das tecnologias.
b) apresentar dados históricos sobre as redes sociais.
c) apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.
d) informar sobre a importância do celular na comunicação.


3ª) Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento?

a) Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b) Os usuários usam o celular excessivamente.
c) Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo que passam nas redes sociais.
d) Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.


4ª) Há uma opinião da autora em:

a) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”
b) “... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
c) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”
d) “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas...”


5ª) No trecho: “...e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários

a) passam muito tempo no celular.
b) ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c) podem prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d) são obrigados a usarem o celular.


6ª) A tese que a autora Inaê Soares defende está em

a) “Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”
b) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”
d) “... seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”


7ª) No trecho: “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações...”, a palavra em destaque revela circunstância de

a) modo.
b) tempo.
c) lugar.
d) intensidade.


8ª) O que a autora quis dizer ao escrever “A comunicação que prevalece é a virtual”?

a) Com a chegada da tecnologia, a comunicação virtual está diminuindo.
b) Que a comunicação real (olho-no-olho) está se tornando mais frequente.
c) Que todos os dias as pessoas estão comprando mais celular.
d) Que a comunicação por meio de aplicativos de celulares está se tornando mais frequente.


9º No trecho: “...e isso preocupa.”, o termo em destaque se refere

a) aos adultos que chegam do trabalho e já vão para o celular.
b) aos idosos que aderiram à nova tecnologia.
c) à mudança da cultura da população.
d) às últimas atualizações dos aplicativos de relacionamento.


10ª) Qual a proposta de solução apresentada pela autora para minimizar os problemas causados pelo celular?

a) “Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real.”
b) “A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.”
c) “O que veio para aproximar, acabou afastando.”
d) “As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras.”




QUARTA AULA

Escreva um artigo de opinião sobre o tema “O uso do celular afasta ou aproxima as pessoas?” 

O artigo terá que ter obrigatoriamente:
  • Título (que desperte o interesse do leitor);
  • Parágrafo introdutório, no qual os elementos principais da ideia a ser retratada são evidenciados;
  • Desenvolvimento, no qual são expostos os argumentos em defesa de um ponto de vista (usar dados estatísticos, citações de pessoas especializadas no assunto, exemplos etc)
  • Conclusão, na qual ocorre o fechamento de todas as ideias abordadas ao longo do discurso e proposta de solução para o problema.
  • Entre 15 à 25 linhas.

APÓS O TÉRMINO, O ARTIGO PRODUZIDO DEVERÁ SER ESCRITO À CANETA, FOTOGRAFADO E ENCAMINHADO PELO WHATSAPP.






MATEMÁTICA

Professor Paulo


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: 

- Ao final de cada aula/dia enviar fotos para comprovar a realização das atividades. Dúvidas serão sanadas pelo WhatsApp no horário das nossas aulas.
- A aula 4: Trabalhando a informação deverá ser entregue no volta as aulas. Valerá como trabalho. 



PRIMEIRA AULA


Dentro do cáp. 1 vocês devem realizar os exercícios 1, 2 e 3 do Agora é com você! No tópico para saber mais (pág. 21). É necessário fazer a leitura do texto “O problema dos coelhos de Fibonacci e o número áureo” e analisar as informações constantes nele. Após realizar a leitura do texto e resolver os exercícios vocês deverão fazer uma pesquisa sobre a sequência de Fibonacci e suas aplicações. A pesquisa deve conter informações relevantes e de qualidade.


Boa aula e pesquisa!



SEGUNDA AULA

Ainda no cáp. 1 retomaremos o conceito de números irracionais e então trabalharemos sua localização na reta real. Para isso vocês deverão fazer a leitura do material abaixo (págs. 34, 35 e 36). Após leitura minuciosa vocês devem realizar os exercícios 44, 45, 47 e 48 da pág 37.

Para enriquecer o conhecimento matemático, vocês irão realizar a atividade proposta No tópico Para saber mais. Após a leitura do texto “Espiral de Teodoro, Pitágoras ou Einsten” responda à questão do Agora é com você!





Boa aula!




TERCEIRA AULA

Adentramos o cáp. 2 – Operações com números reais. Vimos neste cáp. As potências astronômicas, subatômicas e informáticas. Vocês devem fazer a leitura do texto abaixo como forma de complementação do conteúdo passado em sala de aula.

Após a leitura do texto será necessário à entrega de uma síntese sobre o conteúdo estudado. Usando as suas palavras e informações retiradas do texto apresentem suas ideias e conhecimentos em um texto organizado, coeso e curto (mín. 20 linhas, máx. 30 linhas).





Boa leitura e escrita!




QUARTA AULA

O tópico Trabalhando a Informação deverá ser realizado por vocês em forma de trabalho para composição da nota.

A atividade 001 trata-se do Trabalhando a Informação presente no cáp. 1 – págs 22 e 23. Vocês devem fazer a leitura do texto “Analisando uma reportagem com porcentagens múltiplas” e resolver a questão proposta no Agora quem trabalha é você!

A atividade 002 é referente ao Trabalhando a Informação presente no cáp. 2 – págs. 59 e 60. Após a leitura do texto “Construindo e interpretando gráfico de linha” vocês irão resolver o exercício 1, 2 e 3 do Agora quem trabalha é você!





Bom trabalho!



HISTÓRIA

Professor Matheus

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

IMPERIALISMO

CLIQUE AQUI para acessar e ler o conteúdo sobre o tema.

Responda às questões no caderno do aluno:

1- Quais as motivações para a exploração e a ocupação imperialista na África e Ásia?
2- Quais as principais potências imperialistas?
3- Quais as consequências do Imperialismo para a África e Ásia?
4- O que foi a "missão civilizatória" das potências imperialistas?



TERCEIRA AULA

Pesquise e anote em seu caderno:

1- O que foi o "darwinismo social"?
2- Como as teorias raciais nasceram? E o que elas pregavam (o que as teorias raciais afirmavam)?
3- Qual a relação entre as teorias raciais e os diversos genocídios que ocorreram no século XX?



GEOGRAFIA

Professor Eduino


CARO ALUNO(A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA SOBRE A GLOBALIZAÇÃO: ORIGENS E DESAFIOS.


PRIMEIRA AULA

Assista a videoaula sobre a globalização:



SEGUNDA AULA

Com base no que você estudou em sala de aula sobre a globalização e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é globalização?
b) Qual a importância dos meios de transportes e da comunicação no processo de globalização?



TERCEIRA AULA

As empresas transnacionais exercem influencia sobre a economia global e também fornecem uma gama variada de produtos desde gêneros alimentícios, roupas e até mesmo máquinas, celulares, automóveis, produtos químicos, aeronaves, entre outros.

Faça uma pesquisa na internet sobre os produtos que você consome no dia a dia apontando o nome da empresa e o país de origem. Siga o exemplo abaixo:
Exemplo: 
a) refrigerante-Coca-Cola-transnacional estadunidense.  
b) espuma de barbear-Gillete-transnacional francesa. 

c) _____________________________________________.
Registe em seu caderno ou numa folha sulfite. 


OBS: CARO ALUNO(A) É IMPORTANTE QUE APÓS REALIZADAS AS ATIVIDADES, VOCÊ TIRE UMA FOTO DAS MESMAS E ENVIE PARA O GRUPO DE WHATSAPP DA SUA TURMA PARA POSTERIOR AVALIAÇÃO E CORREÇÃO.




CIÊNCIAS

Professor Nivaldo

PRIMEIRA AULA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

ATIVIDADE 1: SENSIBILIZAÇÃO À TEMÁTICA – MATÉRIA E ENERGIA

Como sensibilização e introdução à temática, sugerimos a utilização do vídeo “O que é um Átomo”.
O vídeo “O que é um Átomo” é uma animação que possibilita uma reflexão sobre a constituição do átomo e os modelos atômicos.




SEGUNDA AULA

  • O que é átomo? 
  • Como o átomo forma a matéria?
  • Como a agitação das partículas da matéria interfere nas mudanças de estado físico?

Não se preocupe com os erros e acertos. As ideias equivocadas serão retomadas durante o desenvolvimento das atividades, permitindo a cada aluno perceber o quanto aprendeu no decorrer das aulas.



TERCEIRA AULA

OBSERVANDO AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DOS MATERIAIS.

Buscando instigar a sua curiosidade, sugerimos realizar uma investigação. Prepare um recipiente com líquido gelado (como um copo de água muito gelada) e outro com um líquido quente (como uma xícara de chá), observe os recipientes por um tempo e descreva no seu caderno o que está vendo. Você pode incluir desenhos ou esquemas no seu registro. 

Depois de concluir a investigação, observe as imagens a seguir e registre suas considerações sobre os questionamentos:

1 - O está acontecendo com o recipiente que contém o líquido gelado?

Copo com água gelada.


2 - O está acontecendo com o líquido quente?

Chícara com café.

Após registrar suas considerações, procure socializar que fenômenos estão acontecendo nas imagens!



ARTES

Professora Andreia

PRIMEIRA AULA

Assistir o video Jonas e O Circo Sem Lona:



SEGUNDA AULA

Atividade: Arte para todos


Desenhar? Cantar? Tocar? Pintar? Esculpir? Tirar fotografia? Qual a sua maior afinidade artística?

Exercício: DESENHE, TIRE FOTOS OU FAÇA UM VIDEO COM O TIPO DE ARTE QUE VC MAIS SE IDENTIFICA.




EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia


TEMA: DANÇA.

Objetivos: Experimentar, fruir e recriar, danças, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. 



PRIMEIRA AULA

A partir do que aprendemos durante as aulas sobre a Dança na cultura histórica do homem, sabemos que ela foi uma das primeiras formas de comunicação e expressão corporal, surgindo antes mesmo do que a linguagem falada e escrita.


Assista o vídeo a seguir sobre a história e os diversos gêneros da dança:



SEGUNDA AULA

Escreva um texto de até 10 linhas contando sobre a relação da dança e do desenvolvimento da humanidade e suas civilizações.



INGLÊS

Professor Fernando


Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.



PRIMEIRA AULA

Leia a lista dos falsos cognatos abaixo:

Application
Inscrição
Alias
Codinome, nome falso
Assist
Dar assistência
Balcony
Sacada
Battery
Pilha
Collar
Gola
College
Faculdade
Costume
Fantasia
Confident
Confiante
Data
Dados
Dent
Amassado, marca de batida
Exquisite
Requintado, delicado
Fabric
Tecido
Fate
Destino
Gentility
Nobreza
Idiom
Expressão idiomática
Journal
Diário
Legend
Lenda
Large
Grande, amplo
Mascara
Rímel
Motto
Lema
Novel
Romance
Particular
Específico
Parent
Pai ou mãe
Pasta
Massa (macarrão)
Prescribe
Receitar
Pretend
Fingir, simular
Policy
Políticas e diretrizes
Push
Empurrar
Recipient
Recebedor
Realize
Perceber
Sensible
Sensato
Silicon
Silício
Stranger
Desconhecido
Tax
Imposto
Tent
Barraca ou tenda
Tutor
Professor particular
Ultimately
Em última análise
Vegetables
Verduras e legumes


Após a leitura acima, a qual serviu de apoio ao seu aprendizado, observe os falsos cognatos do quadro abaixo para utilizá-los no preenchimento das orações que seguem.

Registre as orações em seu caderno com os falsos cognatos adequados. Caso precise fazer uma pesquisa, fique a vontade!

Estarei à disposição para sanar as dúvidas.


college-costume-fabric-novel-vegetables


1. I loved my carnival ____________. It is so beautiful.

2. It is really important to eat fresh fruits and ________________.

3. My brother is going to attend _____________ next year.

4. Romeo and Juliet is a great_____________.

5. This blouse__________ is really good. This blouse is so comfortable.




SEGUNDA AULA

Assista ao clipe “Adventure of a Lifetime” (Coldplay):

Ao assistir ao clipe, você teve a oportunidade de ouvir o Inglês sem interferências, isto é, traduções.

Agora você deverá assistir ao mesmo clipe:

A partir do segundo clipe observado foi possível compreender a letra da música e será mais fácil trabalhar o vocabulário apresentado.

Registre em seu caderno a versão correta para as expressões abaixo, em Inglês.

1. Somos diamantes.
(  ) They’re diamonds.
(  ) We are diamonds.

2.  Agora sinto o meu coração batendo.
(  ) Now I feel my heart beating.
(  ) Now I feel my beating heart.

3. Vivo novamente.
(  ) Again alive.
(  ) Alive again.

4. E esta Aventura
(  ) And this adventure
(  ) And this adventury

Do  your best!
Faça o melhor!