Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto das páginas 178 e 179. Responder por escrito as questões 1 à 5 do quadro Converse com a turma da página 179. Responder também as questões 1 e 2 do quadro Antecipando a leitura da página 180.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a reportagem das páginas 180 à 182. Responder as perguntas 1 à 6 do quadro Primeiras impressões da página 182.
Capítulo 12 – Polígonos regulares e áreas
Págs. 276, 277, 278, 279 e 280. Realizar a leitura do tópico 1 – Relações métricas nos polígonos regulares.
Realizar os exercícios propostos nº 2 e 3.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 280, 281 e 282. Realizar a leitura do sub tópico – Hexágono regular inscrito.
Realizar os exercícios propostos nº 9 e 10.
Faça a leitura das páginas 84 a 89 do livro didático de Geografia que fala sobre as características físico-naturais da Europa.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre as características físicas do continente europeu:
SEGUNDA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto das páginas 178 e 179. Responder por escrito as questões 1 à 5 do quadro Converse com a turma da página 179. Responder também as questões 1 e 2 do quadro Antecipando a leitura da página 180.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a reportagem das páginas 180 à 182. Responder as perguntas 1 à 6 do quadro Primeiras impressões da página 182.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Estamos dando início ao 3º Bimestre. Estudaremos no mês de julho sobre Polígonos regulares e áreas (cap. 12).
Devemos agradecer a Deus por nossas vidas e pedir para que ele abençoe muito cada um de nós. Neste bimestre vamos focar em conteúdos pontuais e que estejam dentro do conteúdo programático de vocês. É chegada a hora de desacelerar, entretanto atentando-se para não prejudicar o andamento do ano letivo. Vocês vêm se esforçando muito e dando o melhor de si para entregar as atividades dentro dos prazos e também sempre se dedicam realizando os simulados e lições propostas! Continuem assim! Junto somos mais fortes. Um imenso abraço pra você!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 12 – Polígonos regulares e áreas
Págs. 276, 277, 278, 279 e 280. Realizar a leitura do tópico 1 – Relações métricas nos polígonos regulares.
Realizar os exercícios propostos nº 2 e 3.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 280, 281 e 282. Realizar a leitura do sub tópico – Hexágono regular inscrito.
Realizar os exercícios propostos nº 9 e 10.
HISTÓRIA
Revolução Russa
Reflexão
SEGUNDA AULA
Revolução Russa - Capítulo 6
Página 94
TERCEIRA AULA
Leia o texto abaixo e reflita sobre as questões:
Segue algumas das propostas:
INFORMAÇÃO PARA O DEBATE ATUAL
Vídeos
Atividade lúdica
Reflexão
1- Procure o significado dos termos:
a) Revolução:
b) czar:
c) autocracia:
d) proletariado:
2- Leia o trecho abaixo do hino “A Internacional”, reflita e responda:
“De pé, o vítimas da fome,
De pé, famélicos da terra,
Da ideia a chama da consome,
A crosta bruta que a soterra.
Cortai o mal bem pelo fundo,
De pé, de pé,
Não mais senhores,
Se nada somos em tal mundo
Sejamos tudo, ó produtores! ”
a) O que diz este trecho?
b) Diante da fome e a injustiça, é justo o ser humano se revoltar e lutar por melhores condições de vida?
SEGUNDA AULA
Revolução Russa - Capítulo 6
Página 94
Leia o texto e responda:
1- Como estava organizado o Império Russo no século XIX?
2- Como o czar governava? Quais eram os grupos privilegiados?
3- Quais as condições de vida da população e dos trabalhadores em geral?
4- Observe a imagem, nela vemos um ícone ortodoxo: quem o ícone representa e qual seu uso?
TERCEIRA AULA
Leia o texto abaixo e reflita sobre as questões:
Os trabalhadores, durante a História, tem sido a maioria da população, responsáveis pela produção de alimentos e pela construção dos grandes monumentos. Poucas vezes, vemos eles sendo citados na mesma História que estudamos.
Com a ascensão do Capitalismo e da produção industrial, surgiu um novo grupo de trabalhadores: os operários. Trabalhando 15 ou 16 horas por dia, sem folgas, e com baixos salários. A riqueza produzida ficava nas mãos dos donos das fábricas. Assim, os trabalhadores passaram a buscar novas formas de sociedade, em que eles não fossem tão explorados.
No século XIX, então, alguns teóricos e líderes passaram a pensar sobre este novo mundo, nascendo algumas ideologias (conjunto de ideias) sobre como deveria ser um mundo justo.
Segue algumas das propostas:
1- Socialismo utópico: ligado ao pensador Proudhon, propunha a constituição de uma sociedade em que todos tivessem direitos e participassem da política, organizando comunidades para os trabalhadores, em que eles se governasse.
2- Anarquismo: diversos pensadores, com ideias diferentes formularam o anarquismo, mas em linhas gerais, estes pensavam que a Anarquia seria uma forma de organização em que todos organizassem e participassem da vida política, com direito a fala e a condições dignas de vidas, sem um poder maior para oprimir ou criar leis.
3- Socialismo científico: amparado na organização dos trabalhadores e nos escritos de Marx, propunham que se o trabalhador é o responsável por gerar as riquezas, estas riquezas devem pertencer ao trabalhador. Além das riquezas, se o trabalhador é o centro da produção, o trabalhador deveria comandar o Estado e os governos. Como os donos das fábricas não distribuiriam suas riquezas de forma pacífica, os socialistas apontavam a necessidade de uma mudança social com mais energia, chamada de Revolução.
INFORMAÇÃO PARA O DEBATE ATUAL
Muito se tem falado sobre os perigos do “comunismo”. Devemos, pois, compreender o que significa comunismo.
No significado comum, nascido no governo de Getúlio Vargas e no plano criado por seus generais para assumir o poder, comunismo tem sido visto como uma ideologia de “maldade”, em que se busca repartir as riquezas de todos com todos, algo muito próximo do que pregava Jesus Cristo e Francisco de Assis.
Na teoria de Marx e de seus leitores, o comunismo seria uma fase da História humana, quando as pessoas percebessem que não haveria a necessidade de dizer: “isto é meu”, ou que as riquezas fossem usadas e distribuídas a todos. Para eles, o comunismo aconteceria lá no futuro, muito distante, quando os seres humanos aceitassem sua humanidade.
Após a leitura, responda:
1- Quem é o responsável pela criação e construção das riquezas e alimentos durante a História humana?
2- Quais os motivos que levaram os trabalhadores a buscas uma mudança em sua condição?
3- Quais as propostas surgidas no século XIX para mudar a condição dos trabalhadores?
4- Sobre o “comunismo”:
a) O que é o comunismo na teoria de Marx?
b) O que é o comunismo na fala comum das pessoas do Brasil atual?
Vídeos
Atividade lúdica
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 10 DO LIVRO DIDÁTICO EUROPA: CARACTERÍSTICAS FÍSICO-NATURAIS E POPULAÇÃO
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 10 DO LIVRO DIDÁTICO EUROPA: CARACTERÍSTICAS FÍSICO-NATURAIS E POPULAÇÃO
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 84 a 89 do livro didático de Geografia que fala sobre as características físico-naturais da Europa.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre as características físicas do continente europeu:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 84 a 89 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Considerando as características de clima, vegetação e relevo, o continente europeu pode ser regionalizado em três porções. Quais são as três porções do continente europeu?
b) Onde está situada a Europa do Norte?
c) Quais são os dois tipos de clima que predominam na Europa do Norte?
d) Quais são os dois tipos de vegetação encontradas na Europa do Norte?
e) Quais são as duas formas de relevo encontradas na Europa do Norte?
f) Qual forma de relevo predomina na Europa Oceânica e Continental?
g) Quais são os dos tipos de clima que predominam na Europa Oceânica e Continental?
h) Quais são as formas de relevo encontradas na Europa do Sul?
i) Quais tipos de clima predominam na Europa do Sul?
j) Quais são os três rios que percorrem o território europeu e se destacam pela importância econômica?
k) Qual é o mais extenso rio da Europa? Onde ele nasce? e qual sua importância?
l) Onde nasce o Rio Danúbio? Qual sua extensão em quilômetros? E porque ele é importante para a economia da Europa centro-oriental?
m) Qual rio é um eixo fundamental para a integração econômica entre Suíça, Alemanha, França e Países Baixos?
n) Na Europa do Norte encontramos a Taiga que é uma formação florestal de coníferas (pinheiros e outros). A Taiga é explorada para que finalidades?
o) As latitudes entre 40ºN e 60ºN que correspondem a Europa Oceânica e Continental onde predomina o clima temperado e extensas planícies é a principal área de cultivo de quais produtos agrícolas?
p) Quais são os principais cultivos agrícolas produzidos na Europa do Sul?
CIÊNCIAS
Pagina 44 copie a escala dos átomos.
TERCEIRA AULA
Copie e responda as atividades da página 45.
TERCEIRA AULA
Copie e responda as atividades da página 45.
ARTES
Professora Andreia
LIVRO: SE LIGA NA ARTE - CAPÍTULO 3
• NO ENCONTRO TAMBÉM APRENDEMOS SOBRE NÓS MESMOS – PÁG.46 E 47 – LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES 1 ATÉ A 4.
• O QUE SE QUER VER? –PÁG. 48 E 49 – LER E RESPONDER AS QUESTÕES 5 E 6.
• DE PASSINHO EM PASSINHO,UMA DANÇA QUE TRANSBORDA –PÁG. 51 E 52 – LER E RESPONDER A QUESTÃO 7.
• A DANÇA QUE SE ESPALHA MUNDO AFORA-PAG. 53,54 E 55 – LEITURA.
• NO ENCONTRO TAMBÉM APRENDEMOS SOBRE NÓS MESMOS – PÁG.46 E 47 – LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES 1 ATÉ A 4.
• O QUE SE QUER VER? –PÁG. 48 E 49 – LER E RESPONDER AS QUESTÕES 5 E 6.
• DE PASSINHO EM PASSINHO,UMA DANÇA QUE TRANSBORDA –PÁG. 51 E 52 – LER E RESPONDER A QUESTÃO 7.
• A DANÇA QUE SE ESPALHA MUNDO AFORA-PAG. 53,54 E 55 – LEITURA.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
LEIA O TEXTO ABAIXO
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Nesta aula vamos realizar uma tarefa muito interessante!
Você utilizará os verbos do quadro abaixo e os separará por colunas.
Na primeira coluna, listará os verbos que estão na forma do presente e na segunda, os que estão na forma do passado.
Let’s go!
Caso não tenha a folha para realizar a tarefa, em uma folha à parte, caderno, registre a lista de verbos acima, construa a tabela e proceda conforme orientado.
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Nesta aula vamos realizar uma tarefa muito interessante!
Você utilizará os verbos do quadro abaixo e os separará por colunas.
Na primeira coluna, listará os verbos que estão na forma do presente e na segunda, os que estão na forma do passado.
Let’s go!
Caso não tenha a folha para realizar a tarefa, em uma folha à parte, caderno, registre a lista de verbos acima, construa a tabela e proceda conforme orientado.
Boa atividade!