Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto NEM PLANA, NEM REDONDA: DEFINIR A FORMA EXATA DA TERRA É UM DESAFIO” (págs. 21 à 24) e responder às questões 1 e 2 das páginas 24 e 25.
TERCEIRA E QUARTA AULA
1- Quais os três momentos de governo de Getúlio Vargas, nos anos:
a) 1930-1934:
b) 1934 – 1937:
c) 1937-1945:
2- Nos primeiros 4 anos de governo, Getúlio Vargas governou de forma provisória. Quais suas ações neste período?
3- O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932? O que os paulistas queriam?
4- Em 1934, o Brasil ganhou uma nova Constituição. Quais os elementos de mudança que esta lei trazia para o país?
5- Tensões sociais durante os anos 1930 trouxeram ao Brasil algumas doutrinas que buscavam mudanças radicais. Apresente as principais ideias de:
6- O que foi o Plano Cohen? Podemos dizer que foi algo semelhante a uma “fakenews”? Justifique.
7- Getúlio Vargas buscou o apoio dos trabalhadores urbanos. O que ele fez pelos trabalhadores? O que é a CLT e qual sua importância até hoje?
ATIVIDADES LÚDICAS
Após realizada a leitura das páginas 37 e 39 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais são os principais fatores que causam o aumento da demanda de água no mundo?
b) Nas últimas décadas qual atividade econômica tem sido responsável pela maior parte da extração de água doce?
c) Quais são os grandes rios que correm perigo devido a poluição, desperdício e má gestão dos recursos hídricos?
d) Para evitar o fim dos recursos hídricos e garantir que as próximas gerações possam usufrui-los, é preciso adotar novas ações para o uso da água. Quais são estas ações?
e) De acordo com a figura 29 da página 37 do livro sobre os recursos em água do mundo em 2015, diga qual continente do mundo apresenta os menores recursos em água por ano e por habitante (em m³)?
f) De acordo com a figura 29 da página 37 do livro sobre os recursos em água do mundo em 2015, qual é a situação do Brasil em relação aos recursos em água por ano e por habitante (em m³)?
g) Quais ações humanas tem elevado as taxas de extinção de espécies em várias partes do planeta?
3.1. Leia o texto da página 38 que fala sobre dicas de uso da água. Após isto responda em seu caderno as questões 1, 2 e 3.
3.2. Observe o infográfico das páginas 40 e 41 do livro sobre a pegada ecológica e responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais são os componentes da pegada ecológica?
b) De acordo com o gráfico em forma de círculo da página 41 quais são os cincos países com maior participação na pegada ecológica global?
TERCEIRA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _________________________________ Turma: 9º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto NEM PLANA, NEM REDONDA: DEFINIR A FORMA EXATA DA TERRA É UM DESAFIO” (págs. 21 à 24) e responder às questões 1 e 2 das páginas 24 e 25.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o texto A “CIÊNCIA” DA TERRA PLANA (págs. 25 à 31) e responder às questões 2 à 6 das páginas 31 e 32.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Págs. 56 e 57. Realizar a leitura do tópico 6 – Potenciação e radiciação com radicais. Atentar-se aos procedimentos adotados em cada cálculo.
Resolver os exercícios propostos nº 34, 35, 36, 37 e 38.
SEGUNDA AULA
Págs. 57 e 58. Realizar a leitura do sub tópico – Racionalização de denominadores. Observando atentamente para os itens a b e c.
Resolver os exercícios propostos nº 40, 41, 43 e 44.
TERCEIRA AULA
Capítulo 3 – Grandezas Proporcionais
Págs. 63, 64, 65 e 66. Realizar a leitura do tópico 1 – Razão entre grandezas de naturezas diferentes. Atentar-se aos sub tópicos – Gramatura; Velocidade Média, Densidade demográfica; Consumo médio e Densidade absoluta de uma matéria. Observe os exemplos e os quadros em amarelo que trazem as “fórmulas” para chegar a cada grandeza.
Responder os exercícios propostos nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
QUARTA AULA
Págs. 69. 70 e 71. Realizar a leitura do tópico 2 – A proporcionalidade entre grandezas. Observe as situações 1, 2 e 3. Atente-se aos conceitos de grandezas inversamente proporcionais e grandezas diretamente proporcionais.
Responder os exercícios propostos nº 11, 12 e 13.
Resolver os exercícios propostos nº 34, 35, 36, 37 e 38.
SEGUNDA AULA
Págs. 57 e 58. Realizar a leitura do sub tópico – Racionalização de denominadores. Observando atentamente para os itens a b e c.
Resolver os exercícios propostos nº 40, 41, 43 e 44.
TERCEIRA AULA
Capítulo 3 – Grandezas Proporcionais
Págs. 63, 64, 65 e 66. Realizar a leitura do tópico 1 – Razão entre grandezas de naturezas diferentes. Atentar-se aos sub tópicos – Gramatura; Velocidade Média, Densidade demográfica; Consumo médio e Densidade absoluta de uma matéria. Observe os exemplos e os quadros em amarelo que trazem as “fórmulas” para chegar a cada grandeza.
Responder os exercícios propostos nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
QUARTA AULA
Págs. 69. 70 e 71. Realizar a leitura do tópico 2 – A proporcionalidade entre grandezas. Observe as situações 1, 2 e 3. Atente-se aos conceitos de grandezas inversamente proporcionais e grandezas diretamente proporcionais.
Responder os exercícios propostos nº 11, 12 e 13.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO - Capitulo 3
Era Vargas - Páginas 46 – 51
Questões:
a) 1930-1934:
b) 1934 – 1937:
c) 1937-1945:
2- Nos primeiros 4 anos de governo, Getúlio Vargas governou de forma provisória. Quais suas ações neste período?
3- O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932? O que os paulistas queriam?
4- Em 1934, o Brasil ganhou uma nova Constituição. Quais os elementos de mudança que esta lei trazia para o país?
5- Tensões sociais durante os anos 1930 trouxeram ao Brasil algumas doutrinas que buscavam mudanças radicais. Apresente as principais ideias de:
- Ação Integralista Brasileira:
- Aliança Nacional Libertadora:
6- O que foi o Plano Cohen? Podemos dizer que foi algo semelhante a uma “fakenews”? Justifique.
7- Getúlio Vargas buscou o apoio dos trabalhadores urbanos. O que ele fez pelos trabalhadores? O que é a CLT e qual sua importância até hoje?
ATIVIDADES LÚDICAS
GEOGRAFIA
Professor Eduino
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 4 DO LIVRO DIDÁTICO GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE.
LIVRO DIDÁTICO
Faça a leitura da página 37 do livro didático de Geografia que fala sobre a ameaça de escassez de recursos hídricos e da página 39 que fala sobre a biodiversidade em perigo.
Para complementar o assunto assista a videoaula que fala da água e sua escassez:
Assista também a videoaula que fala da água como recurso finito clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
a) Quais são os principais fatores que causam o aumento da demanda de água no mundo?
b) Nas últimas décadas qual atividade econômica tem sido responsável pela maior parte da extração de água doce?
c) Quais são os grandes rios que correm perigo devido a poluição, desperdício e má gestão dos recursos hídricos?
d) Para evitar o fim dos recursos hídricos e garantir que as próximas gerações possam usufrui-los, é preciso adotar novas ações para o uso da água. Quais são estas ações?
e) De acordo com a figura 29 da página 37 do livro sobre os recursos em água do mundo em 2015, diga qual continente do mundo apresenta os menores recursos em água por ano e por habitante (em m³)?
f) De acordo com a figura 29 da página 37 do livro sobre os recursos em água do mundo em 2015, qual é a situação do Brasil em relação aos recursos em água por ano e por habitante (em m³)?
g) Quais ações humanas tem elevado as taxas de extinção de espécies em várias partes do planeta?
TERCEIRA AULA
3.2. Observe o infográfico das páginas 40 e 41 do livro sobre a pegada ecológica e responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais são os componentes da pegada ecológica?
b) De acordo com o gráfico em forma de círculo da página 41 quais são os cincos países com maior participação na pegada ecológica global?
CIÊNCIAS
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Atividades da página 30.
TERCEIRA AULA
Pagina 31 atividades (registre em seu caderno).
ARTES
Professora Andreia
LIVRO DIDÁTICO - CAPITULO 2
A imagem abaixo é de uma intervenção coletiva realizada em São Paulo em 2013. Pesquise sobre esse coletivo e responda as questões abaixo:
“A Cidade É Para Brincar. Sou Criança De 0 a 99 Anos” - Virada Cultural 2013 de São Paulo, no final de maio de 2013.
a) Qual o nome do coletivo?
b) Pensando em nossas discussões sobre as transformações individuais e seus reflexos no coletivo e olhando para a imagem acima, responda de que forma essa intervenção artística pode refletir no coletivo?
QUESTÃO – 02
O artista francês Marcel Duchamp influenciou várias gerações de artistas com sua proposta questionadora e revolucionária. Ele integrou um movimento artístico chamado Dadaísmo, em que os artistas contestavam o sistema de arte e os padrões culturais da época com obras provocativas e irônicas. Pesquise sobre as obras abaixo e faça um pequeno resumo em seu caderno.
QUESTÃO - 03
Observe a imagem:
Instalação "PETs" do artista plástico Eduardo Srur. São 20 garrafas plásticas gigantes coloridas espalhadas em 1,5 quilômetro das margens do rio morto, entre as pontes do Limão e da Casa Verde (RIO TIETE-SP).
a) Qual o nome dessa instalação?
b) Qual o nome do artista que o produziu?
c) Quais temas essa Instalação está abordando?
QUESTÃO - 04
Veja abaixo as imagens da obra “Monumento mínimo”, da artista Néle Azevedo.
A obra acima é um tipo de arte criada com o objetivo de se desfazer com o tempo ou que dura um tempo predeterminado, dependendo do material com que são produzidas, como é o caso de esculturas feitas de gelo. Assim esse tipo de arte e denominada de:
( ) Arte concreta
( ) Arte efêmera
( ) Arte gótica
( ) Arte rupestre
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.
Hoje iremos rever sobre as Provas de Campo, com ênfase nas “provas de salto”.
Provas de Campo
Reconhecem‐se 8 provas de campo, 4 de saltos, 1 arremesso e 3 de lançamentos. Todas requerem grandes doses de força e equilíbrio, e equipes.
Tipos de Salto
São de dois tipos
Vertical
– Em altura
– Com vara
Horizontal
– Distância
– Triplo
Conceitos
Salto em Distância: Prova realizada num “corredor” medindo entre 40 e 45m de comprimento, usado para a corrida preparatória do salto, contendo próximo ao final uma “tábua de impulsão” e depois uma caixa de areia (área de queda) para amortecer a queda do saltador. Após uma corrida rápida, o atleta salta impulsionando com um só pé, sem ultrapassar a “tábua de impulsão”, projetando o corpo no ar para cima e principalmente para frente, caindo com os dois pés na caixa o mais distante possível.
Salto Triplo: Prova que utiliza o mesmo setor do salto em distância, porém, necessitando-se de maior distância entre a “tábua de impulsão” e a caixa de areia. Depois de uma corrida rápida, o atleta executa a impulsão em um só pé, sem ultrapassar a “tábua” e salta sucessivamente três vezes: o 1° salto deve ser dado de forma que o competidor caia com o mesmo pé com que foi dada a 1° impulsão, na finalização do 2° ele deve cair com o outro pé e, a partir daí, completar o salto realizando a queda na caixa de areia o mais longe possível.
Salto em Altura: Prova que consiste na transposição de uma barra (“sarrafo”) colocada horizontalmente e apoiada em dois postes (“saltometros”). Após a corrida preparatória, não muito rápida, o atleta ao se aproximar do sarrafo executa a impulsão em um só pé, elevando-se e transpondo-o sem derrubá-lo. A área de queda é protegida por colchão.
Salto com Vara: Prova que consiste na transposição de um sarrafo colocado horizontalmente sobre dois suportes com auxílio de uma vara. Esta prova é realizada num “corredor” de 40m que possui no final um “encaixe” para a vara, próximo aos postes que sustentam o sarrafo e de uma área de queda protegida por colchões. Ao final de uma corrida preparatória rápida, o atleta introduz uma das extremidades da vara no encaixe. A vara, por sua vez, servirá de alavanca para o atleta se elevar de modo a transpor o sarrafo.
Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!
a) Alcançar maior altura.
b) Alcançar maior distância.
c) Ultrapassar o sarrafo.
d) Realizar uma boa corrida em semicírculo.
2-) Una as letras por uma linha, tentando formar diferentes palavras. Quanto maior o número de palavras formadas, maior é o seu vocabulário. Depois de formadas, procure identificar quais palavras podem ser relacionadas à prática do atletismo.
Exemplo: caixa – tem relação com a caixa de salto, em que o atleta finaliza o salto em extensão.
OBS: Escreva em seu caderno as palavras que conseguir formar, e que sejam associadas ao atletismo.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Nesta semana vamos praticar o vocabulário estudado de forma bem animada.
Caso não tenha a folha, pode registrar o vocabulário no seu caderno e traduzi-lo usando o dicionário on-line.
A tradução também deverá ser realizada por quem conta com a folha.
Let’s go!
ATIVIDADES
Word Search
Escrita de Frases
Escreva cinco frases a partir do exemplo que segue:
The translation of the verb “walk” is andar.