CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 13/04/20 A 17/04/20


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Fabiane

PRIMEIRA AULA

Orientações: Escreva a data, coloque o número da questão e escreva só a resposta no seu caderno.


Primeiramente, assista ao vídeo abaixo e depois responda às atividades.

Sujeito, verbo e predicado:


Resumo do vídeo (copie em seu caderno esse resumo)

Verbo: palavra que exprime uma ação.
Sujeito: aquele que realiza ou sofre a ação.
Predicado: o que se diz sobre o sujeito. O verbo faz parte do predicado.


Atividades

01. Identifique os elementos essenciais da oração nas frases abaixo. Observe o exemplo:

Exemplo:
Os alunos chegaram atrasados novamente.
Sujeito: os alunos.
Verbo: chegaram.
Predicado: chegaram atrasados novamente.

a) Os níveis de criminalidade estão crescendo.
b) Empenhados, os alunos fizeram o vestibular.
c) Preguiçosamente, meu pai assistia o programa de televisão.
d) Meu namorado anda trabalhando muito.
e) Karina se preocupa demais com suas notas.
f) Joana encontrará com Mateus às dez horas.
g) Silenciosamente, ela entrou em casa.
h) Miguel estava ouvindo música quando sua mãe chegou.
i) Os estudantes fizeram muitas perguntas ontem.
j) Sem saber o que fazer, João voltou pra casa.
k) Michele faltou ao primeiro dia de aula.
l) Cansada, Verônica se jogou na cama e dormiu.
m) Gilson estava doente, mas está se recuperando bem.
n) Eu queria estudar, mas o barulho está me atrapalhando.
o) As crianças estão brincando lá fora.
p) Os livros caíram da estante.
q) O sol nasceu mais cedo naquele dia.
r) Ontem a lua estava vermelha.
s) O trem descarrilhou na estação de Deodoro.



SEGUNDA AULA

Primeiramente, assista ao vídeos abaixo e depois responda às atividades.

Orações subordinadas substantivas:


Resumo do conteúdo (copie em seu caderno esse resumo)

Oração principal: é a parte da frase que contém a informação principal, é aquela que se liga à qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que não tem sentido sem o complemento.
Oração subordinada: é aquela que completa o sentido da oração principal.
Dica para saber se a oração subordinada é substantiva: substituir pela palavra ISSO.

2. Identifique as orações contidas em cada período, separando-as em oração principal e oração subordinada. Observe o exemplo:

Exemplo:
O chefe ordenou aos funcionários que retornassem ao trabalho.
Oração principal: O chefe ordenou aos funcionários
Oração subordinada: que retornassem ao trabalho.

a) Respondi-lhe que não podia cumprir aquela ordem.
b) A verdade é que não sabíamos de nada disso.
c) Todos querem que você seja aprovado no vestibular.
d) Convém que você se apresse.
e) Não tenho dúvida de que eu fui amada.
f) Ele queixou-se de que estava com dor na perna.
g) Essa experiência deixa claro que nada se perdeu.
h) Lucas tinha medo de que o prejudicassem.
i) Quero saber onde você esteve.


3. De acordo com o modelo, transforme as orações subordinadas substantivas em destaque em um substantivo:

a) Acreditávamos realmente que você colaborasse durante a pesquisa.
Resposta: Acreditávamos realmente na sua colaboração durante a pesquisa.

b) A família estava certa de que Carlos chegaria para a comemoração.
c) O meu desejo era que todos comparecessem à reunião.
d) Foi confirmado que você participou na entrevista aos candidatos.
e) A solução mais viável é que os funcionários desistam em permanecer com a greve.





TERCEIRA AULA

Leia o livro O alienista, de Machado de Assis (34 páginas).




QUARTA AULA

Após a leitura do livro O Alienista, responda ao quiz sobre a obra.





MATEMÁTICA

Professor Paulo


Orientações:

  • Ao final de cada aula/dia enviar fotos para comprovar a realização das atividades. Dúvidas serão sanadas pelo WhatsApp no horário das nossas aulas. 
  • No dia 17/04 vocês realizarão um Simulado. As perguntas referentes à disciplina de matemática estarão relacionadas às atividades que vocês desenvolveram nestas 8 aulas. Estudem e tirem suas dúvidas.

PRIMEIRA AULA


Seguindo com as atividades a serem desenvolvidas em casa, adentraremos no cáp. 3 e iremos intensificar a resolução dos tópicos para saber mais e trabalhando a informação. Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “Medida de arcos de uma circunferência” (p. 76) e “Comparando gráficos de barras” (p. 67). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes a cada tópico.






SEGUNDA AULA


Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “Resolvendo problemas com o auxilio de um quadro” (p. 83) e “Construindo gráficos de barras e de colunas” (p. 84). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes a cada tópico.






TERCEIRA AULA

Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “Uma razão de ouro” (p. 95) e “Um pouco da história de Tales” (p. 101). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes ao texto “Uma razão de ouro” e uma resenha (descrição feita com detalhes) sobre o texto “Um pouco da história de Tales”. Para enriquecer a 2ª atividade, pesquise sobre a vida de Tales, seus feitos e descobertas, encontre curiosidades e escreva de forma coesa, organizada e objetiva em no mínimo uma página e no máximo duas páginas.








QUARTA AULA


Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “Rumo ao teorema das bissetrizes dos ângulos internos de um triângulo” (p. 105) e “Cartograma do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)” (p. 108). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes a cada tópico.












HISTÓRIA

Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

Assista ao vídeo abaixo:



SEGUNDA E TERCEIRA AULA


Após ter assistido ao vídeo, responda às questões no caderno:



1- Quais os problemas que levaram ao fim da Monarquia?

2- Quais grupos que queriam o fim da Monarquia?

3- O que foi a República da Espada?

4- Quais os dois presidentes militares durante a República da Espada?

5- O que foi a República das Oligarquias?

6- Quem eram os coronéis? O que foi o coronelismo?

7- O que era o voto de cabresto? Como ocorria e quem ganhava?

8- Quais os principais presidentes do Brasil na Primeira República?

9- O que foi a Revolta da Vacina?

10- Quais os principais produtos econômicos do Brasil durante Primeira República?

11- O que foi a Revolta da Chibata? O que eles queriam?

12- O que foi a Guerra do Contestado?

13- O que foi a Política do Café com Leite?

14- Qual a participação do Brasil na Primeira Guerra?

15- O que foi o Convênio de Taubaté?

16- Como terminou a República Velha ou Primeira República?

17- O que buscavam fazer os artistas da Semana de Artes Moderna?







GEOGRAFIA

Professor Eduino

PRIMEIRA AULA

CARO ALUNO (A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA SOBRE A GLOBALIZAÇÃO: COMUNICAÇÃO, TRANSPORTES E EMPRESAS TRANSNACIONAIS.



Assista a videoaula sobre a globalização: comunicação, transportes e empresas transnacionais:




SEGUNDA AULA

Com base no que você estudou em sala de aula sobre a globalização: comunicação, transportes e empresas transnacionais, e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é comunicação?

b) Quais meios de comunicação você e sua família utilizam no dia a dia?

c) Na sua opinião como a internet possibilita conectar pessoas de diferentes origens e culturas ao redor do mundo?

d) Quais redes sociais você mais utiliza em seu dia a dia? Qual uso você faz delas?

e) A tendência da globalização é tornar a cultura e o consumo homogêneos, isto é iguais para todas as pessoas do mundo. Quais grupos musicais internacionais você curte?

f) O que são meios de transporte?

g) Quais meios de transporte você utiliza no seu dia a dia?

h) O que são empresas transnacionais?

i) Cite algumas empresas transnacionais que você conhece ou já ouviu falar.

j) Quais vantagens econômicas as empresas transnacionais procuram ao estabelecerem filiais em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento como a China, Índia, Brasil, Vietnã, Tailândia, etc?

k) Como desvantagens ou consequências negativas da globalização temos a xenofobia. Diga o que você entende por xenofobia




TERCEIRA AULA

Neste momento vivemos uma pandemia de Covid-19, que tem causado medo, mortes e mudado o ritmo de vida de várias pessoas, inclusive a minha e a sua vida, caro aluno (a). A globalização tem relação direta com a pandemia da Covid-19, mas também será afetada por ela como reveremos no texto abaixo:



Com base no texto que você leu responda as seguintes questões em seu caderno.

a) Antes do surgimento do coronavirus também conhecido como Sars-Cov-2 e da doença por ele produzida a COVID-19, segundo o texto que você leu, a globalização já vinha sendo ameaçada por diferentes grupos. Quais eram estes grupos?

b) Segundo o texto o coronavirus acabou por atuar no freio das economias e encorajou os populistas a reviver os discursos. Com base em discursos racistas e xenófobos o que estes populistas defendem?

c) As doenças são globalizadas, isto é, se propagam para todos os continentes. Segundo o texto qual é a importância do avião ou das viagens aéreas na disseminação de doenças como a COVID-19?

d) De acordo com o texto governantes que se apoiam no discurso de controle de fronteiras e imigração serão fortalecidos, ainda que o vírus cruze as fronteiras de forma facilitada. Qual argumento eles utilizarão para criticar o atual sistema e a globalização?


OBS: Caro aluno (a) é importante que após realizadas as atividades, você tire uma foto das mesmas e envie para o grupo de WhatsApp da sua turma para posterior avaliação e correção.




CIÊNCIAS

Professor Nivaldo

PRIMEIRA AULA

As fases ou estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.

A Fase sólida caracteriza-se por apresentar uma grande força de atração entre as partículas, força essa de origem elétrica, o que implica em uma forma e volume definidos (exemplo: gelo).

Na Fase líquida, a força entre as partículas é menor do que as do estado sólido, o que implica em um volume definido e uma forma variável (exemplo: água num copo).

Já na Fase gasosa, a força entre as partículas é quase inexistente, o que corresponde a volume e formas variáveis (exemplo: vapor da água).

A pressão e a temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado. 

A figura 1 mostra o nome que se dá às transições de fase:




Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida.

Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.

Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador para formar gelo.

Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC.

Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.

Observação: a condensação também pode ser chamada de liquefação.


Como dito acima, tanto a pressão quanto a temperatura influenciam no estado físico que se encontra determinada substância. A água, por exemplo, em condições normais de pressão, 1 atm,  está na fase sólida a temperaturas abaixo de 0 ºC; na fase líquida em temperaturas entre 0 ºC e 100 ºC e no estado gasoso para temperaturas acima de 100 ºC.


Quando o gelo recebe calor suficiente e se transforma em água dizemos que ele sofreu uma mudança de estado físico denominada fusão.



SEGUNDA AULA

Propriedades Gerais e Específicas da Matéria

Toda matéria é caracterizada por suas propriedades e por sua composição. Características como densidade e temperatura de fusão e de ebulição, entre outras, são denominadas propriedades da matéria.

Essas propriedades podem receber ações externas e, assim, sofrer modificações que alteram seu modo de apresentação. Dessa maneira, todos os compostos existentes são passíveis de transformações (fenômenos).

As propriedades utilizadas para descrever a matéria são classificadas em gerais, funcionais e específicas.


1- Propriedades gerais da matéria

São propriedades comuns a todo tipo de matéria. Suas medidas ajudam na identificação do tipo de matéria, mas não são, por si sós, suficientes para essa análise. As propriedades gerais da matéria mais importantes estão listadas a seguir.

Massa: grandeza física que corresponde à quantidade absoluta de matéria que compõe aquele material. Todos os corpos possuem massa.

Extensão: corresponde ao espaço ocupado, ao volume ou à dimensão de um corpo.

Impenetrabilidade: é a impossibilidade de dois corpos ocuparem, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço.

Divisibilidade: todos os corpos podem ser divididos em porções menores sem se alterarem a sua constituição e, por isso, todos os corpos são divisíveis (incluindo o átomo).

Compressibilidade: os corpos têm a propriedade de poder reduzir o seu volume sob a ação de uma força externa.

Elasticidade: os corpos têm a propriedade de voltar à sua forma inicial, no momento de dissipação de todas as forças que lhe foram aplicadas. Além disso, é possível exercer uma força capaz de estender seu tamanho.

Descontinuidade: toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra, e esses espaços podem ser maiores ou menores, tornando a matéria mais ou menos dura.

Inércia: a matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento uniforme, a menos que uma força resultante não nula aja sobre ela.

No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador e demora algum tempo até parar de novo.

As propriedades massa e volume dependem da quantidade de amostra no sistema e são denominadas propriedades extensivas.



TERCEIRA AULA

Propriedades da matéria.

2 – Propriedades específicas da matéria

São propriedades que servem para identificar uma substância. São particulares e exclusivas de cada material. Elas não dependem da quantidade de substância, mas, de sua natureza.


A seguir, são apresentadas as principais propriedades específicas da matéria.

Propriedades físicas:
Temperatura de fusão (TF): É a temperatura em que uma amostra passa do estado sólido para o estado líquido. Nessa temperatura, a substância encontra-se parte no estado sólido e parte no estado líquido.


Propriedade física sólido - líquido:
TF Temperatura de ebulição (TE): É a temperatura em que uma amostra sofre ebulição, fazendo a transição do estado líquido para o gasoso. Dessa forma, uma mesma estrutura, à mesma pressão, apresentará um mesmo valor de temperatura, para passar novamente para a fase líquida. Nessa temperatura, a substância encontra-se parte no estado líquido e parte no estado gasoso.


Propriedade física líquido - gasoso:
Chamando de TA a temperatura ambiente, obtemos:
TA < TF < TE ⇒ estado sólido
TF < TA < TE ⇒ estado líquido
TF < TE < TA ⇒ estado gasoso

Densidade (d): É a relação entre a massa do material e o volume que ele ocupa. Representa a quantidade de massa que ocupa uma determinada unidade de volume, em dadas temperatura e pressão.

A unidade apresentada pelo sistema internacional de medidas (SI) é quilogramas por metro cúbico (kg/m3), porém, em química, utilizamos também kg/L e g/mL. D = m/v.

As propriedades TF, TE e densidade não dependem da quantidade de amostra analisada e são denominadas propriedades intensivas.
Propriedades organolépticas

Sabor, aroma e textura estão relacionados à capacidade sensorial de identificação de substâncias por meio dos cinco órgãos dos sentidos (olfato, visão, tato, audição e paladar), como o gosto identificado pela boca, o cheiro aferido pelo nariz etc.


Propriedades químicas (reações químicas):
Caracterizam, individualmente, uma substância por meio da alteração da sua composição (fenômeno químico).


3 – Propriedades funcionais da matéria

São propriedades que permitem agrupar substâncias, por apresentarem propriedades químicas semelhantes. As principais funções que apresentam essas propriedades são: ácidos, bases, sais e óxidos.





ARTES

Professora Andreia


Hoje nós falaremos sobre comunicação visual... através do estudo das imagens.

O que você entende por imagem? Passar uma definição sobre imagem é uma tarefa muito difícil, principalmente por causa da subjetividade que ela apresenta. Podemos utilizar para nos ajuda o provérbio chinês:

“Uma imagem vale mais do que mil palavras...”

Podemos definir que uma imagem contém uma enorme quantidade de informações e que o ser humano consegue interpretá-la.


Para Interpretar imagens, podemos utilizar esses 4 passos:

Primeiro passo: identificação da imagem.
E necessário, em primeiro lugar, identificar a qual tipo de imagem a figura está atribuída. Fotografia, charge, publicidade, jornalismo, pintura e outras imagens que podem abranger o sentido da linguagem não-verbal.

Segundo passo: atenção aos detalhes.
Fundamental observar todos os detalhes contidos na imagem, desde sua composição imagética aos textos inclusos e vinculados à ela.

Terceiro passo: contextualização da imagem.
Quando essa imagem foi produzida? Sob que contexto ela estava inserida? Esse é um passo importante de como interpretar imagens. Contextualizar a linguagem não-verbal dentro do momento histórico de produção. Neste específico aspecto é imprescindível observar o autor, data e o que estava em evidência na época de produção.

Quarto passo: enunciado é fundamental.
Por fim, o enunciado, deverá ser relacionado à imagem. Analisá-la, detalhar e encontrar a qual o norte a seguir dentro da questão. O enunciado é o norte da imagem vigorada à questão. VAMOS TREINAR?


ATIVIDADE:  SIGA OS PASSOS E INTERPRETE AS IMAGENS A SEGUIR!!!








EDUCAÇÃO FÍSICA


Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Desliguem a televisão, deixem o computador e celular de lado e aproveitem esse momento em família, pois nada melhor do que se divertir com quem nós amamos.



Senhores pais, se puderem tirem fotos dos seus filhos realizando as atividades e nos envie para colocarmos na página da escola.


Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos). No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina, vou vistar. Boa sorte!


ATIVIDADES


1-  Como surgiram as provas de corrida com barreiras e com obstáculos?

2-  Em relação as provas de arremesso e de lançamento, como eram praticadas essas provas nas Olímpiadas da Grécia Antiga?





INGLÊS


Professor Fernando

Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.



PRIMEIRA AULA

Observe a lista dos falsos cognatos abaixo:

Application
Inscrição
Alias
Codinome, nome falso
Assist
Dar assistência
Balcony
Sacada
Battery
Pilha
Collar
Gola
College
Faculdade
Costume
Fantasia
Confident
Confiante
Data
Dados
Dent
Amassado, marca de batida

Após a leitura acima, a qual serviu de apoio ao seu aprendizado, vamos praticar os falsos cognatos completando a tabela abaixo com as informações que faltam.

Importante! Você não deverá fazer uma mera cópia. Por favor, copie-a da forma que está abaixo e depois verifique as informações na tabela original para completá-la.

Inscrição
Alias
Assist
Balcony
Sacada
Pilha
Collar
College
Faculdade
Fantasia
Confident
Data
Dados
Amassado, marca de batida

Escreva a tradução da oração abaixo.

I loved my Carnival costume. It is so beautiful.




SEGUNDA AULA

Assista ao clipe “Paradise” (Coldplay):


Ao assistir ao clipe, você teve a oportunidade de ouvir o Inglês sem interferências, isto é, traduções.

Agora você deverá assistir ao mesmo clipe abaixo:


A partir do segundo clipe observado foi possível compreender a letra da música e será mais fácil trabalhar o vocabulário apresentado.

Registre em seu caderno a versão correta para as expressões abaixo, em Inglês.

1. Toda vez que ela fechava os olhos
(  ) Every time she closed her eyes
(  ) Every times she closes her eyes

2.  A vida continua
(  ) Live goes on
(  ) Life goes on

3. Na noite, na noite de tempestade
(  ) In the night, storm night
(  ) In the night, the stormy night

4. Mas isso voou para longe de seu alcance
(  ) But it flew away from her reach
(  ) But it flews away from her reaches



Do your best!
Faça o melhor!