Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Responder às questões 1, 2,3, a, b, c, d da página 65. Ler os textos explicativos das páginas 65 e 66. Copiar as explicações complementares no caderno.
Explicações complementares para responder a questão c da página 65:
⇨ Se possível, assista ao vídeo sobre Oração Subordinada Substantiva Reduzida:
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler os textos 1 e 2 das páginas 6 e 7 do Caderno SP FAZ ESCOLA. Escreva no quadro da página 8, as dicas que você daria para alguém ser bem sucedido nos estudos. Responda no caderno de Português à questão 2 (a, b, c, d, e, f,g, h, i, j, k, l, m, n e p) das páginas 8, 9 e 11.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Responder às questões 1, 2,3, a, b, c, d da página 65. Ler os textos explicativos das páginas 65 e 66. Copiar as explicações complementares no caderno.
Explicações complementares para responder a questão c da página 65:
Formas nominais do verbo:
- Infinitivo: o verbo termina em AR, ER, IR. Exemplos: cantar, comer, dormir.
- Particípio: o verbo termina em ADO ou IDO. Exemplos: cantado, dormido.
- Gerúndio: o verbo termina em ANDO, ENDO ou INDO. Exemplos: cantando, comendo, dormindo.
⇨ Se possível, assista ao vídeo sobre Oração Subordinada Substantiva Reduzida:
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler os textos 1 e 2 das páginas 6 e 7 do Caderno SP FAZ ESCOLA. Escreva no quadro da página 8, as dicas que você daria para alguém ser bem sucedido nos estudos. Responda no caderno de Português à questão 2 (a, b, c, d, e, f,g, h, i, j, k, l, m, n e p) das páginas 8, 9 e 11.
MATEMÁTICA
Capítulo 5 – Semelhança
Págs. 112, 113, 114 e 115. Realizar a leitura do tópico 1 – Figuras semelhantes. Atentar-se ao sub tópico – Polígonos semelhantes.
Realizar os exercícios propostos nº 1 e 6.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 118, 119, 120 e 121. Realizar a leitura do tópico 2 – Semelhança aplicada a triângulos. Atentar-se ao sub tópico – Teorema fundamental da semelhança.
Realizar os exercícios propostos nº 16 e 20.
Págs. 112, 113, 114 e 115. Realizar a leitura do tópico 1 – Figuras semelhantes. Atentar-se ao sub tópico – Polígonos semelhantes.
Realizar os exercícios propostos nº 1 e 6.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 118, 119, 120 e 121. Realizar a leitura do tópico 2 – Semelhança aplicada a triângulos. Atentar-se ao sub tópico – Teorema fundamental da semelhança.
Realizar os exercícios propostos nº 16 e 20.
HISTÓRIA
Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 78-80
SEGUNDA AULA
Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 78-80
TERCEIRA AULA
Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 80
Para Refletir:
Vídeo sobre o início da Guerra
Página 78-80
Reflexão:
1 – Pesquise o significado dos termos:
- nação:
- nacionalismo:
2- Nós vivemos no Brasil, e somos considerados “brasileiros”: quais as características que identificam o brasileiro?
3- As diferenças entre os seres humanos de todas as partes do mundo, como a línguas, são realmente diferenças? Ou todos os seres humanos são iguais? Justifique.
4 - Agora responda a seguinte questão: a defesa de um pedaço de terra pode ser justificada com uma guerra?
5- Responda a afirmação e justifique: um país é uma invenção dos seres humanos para se dividirem.
SEGUNDA AULA
Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 78-80
Leia os textos e responda as questões abaixo:
1- Qual a luta dos sérvios?
2- Qual evento foi chamado pelo texto de “a gota-d’água”?
3- Quando se iniciou a guerra?
4- Quais as fases da Guerra?
TERCEIRA AULA
Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 80
Para Refletir:
Leia o texto e responda as questões:
1- Quais as novas tecnologias utilizadas na Primeira Guerra Mundial?
2- Qual o significado de “eficientes máquinas de moer carne”?
3- A foto com legenda: “Soldados e sua mula com máscara de gás, 1916”, aponta para presença de uma outra forma de guerras. Qual esta nova arma e o que ela fazia?
4- Como as novas tecnologias contribuíram para a Primeira Guerra Mundial ser chamada pelos europeus de “A Grande Guerra”?
Vídeo sobre o início da Guerra
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL E FONTES DE ENERGIA
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL E FONTES DE ENERGIA
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 68 e 69 do livro didático de Geografia que fala sobre as fontes alternativas de energia.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre as fontes alternativas de energia, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre as fontes alternativas de energia, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 68 e 69 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é energia eólica?
b) Nos parques eólicos a energia do vento é transformada em eletricidade. Onde a maioria dos parques eólicos são instalados?
c) Como é obtida a energia geotérmica?
d) Como é obtida a energia solar?
e) Para que finalidades a energia solar é aproveitada?
f) Em qual zona climática da Terra e energia solar poder ser mais bem aproveitada?
g) O que é energia maremotriz?
h) Como é obtida a energia da biomassa?
TERCEIRA AULA
Observe o mapa-múndi da página 67 sobre as áreas com potencial de produção de energia geotérmica em 2012 e responda em seu caderno as questões 1 e 2.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
ARTES
Professora Andreia
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Tema 1 – Brincadeiras e Jogos – Jogos de Tabuleiro e os Jogos Eletrônicos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Capacidade de raciocino lógico e senso de criatividade de sua própria invenção e ou criação. -- Desenvolver a concentração, obter equilíbrio emocional, intelectual e moral no empenho individual, familiar e colegas no meio on-line. Desenvolver a coordenação motora geral.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1- Quais os jogos você já vivenciou? De que forma aprendeu a joga-los?
2- Em que locais eles podem ser desenvolvidos?
3- É necessário algum recurso material (como tabuleiro, dado, videogame) para praticá-los?
Atividade 1
Vamos testar seus conhecimentos?
Faça um rascunho no seu caderno, anote tudo que você sabe sobre estes tipos de jogos.
Pesquise com seus familiares se eles conhecem e sabem jogar.
Também desenhe primeiro alguns deles; tais como: os tabuleiros e suas medidas, as peças, as cores para diferenciá-las.
As paredes e os muros também serviram de locais para seus jogos.
CONTINUAMOS NA PRÓXIMA SEMANA. IREMOS FAZER OS JOGOS LISTADOS POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
ATENÇÃO: Enviar os registros dos seus cadernos ou folhas, além das fotos das atividades, para posterior apresentação on-line e para a correção.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Capacidade de raciocino lógico e senso de criatividade de sua própria invenção e ou criação. -- Desenvolver a concentração, obter equilíbrio emocional, intelectual e moral no empenho individual, familiar e colegas no meio on-line. Desenvolver a coordenação motora geral.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1- Quais os jogos você já vivenciou? De que forma aprendeu a joga-los?
2- Em que locais eles podem ser desenvolvidos?
3- É necessário algum recurso material (como tabuleiro, dado, videogame) para praticá-los?
Atividade 1
Vamos testar seus conhecimentos?
Faça um rascunho no seu caderno, anote tudo que você sabe sobre estes tipos de jogos.
Pesquise com seus familiares se eles conhecem e sabem jogar.
Também desenhe primeiro alguns deles; tais como: os tabuleiros e suas medidas, as peças, as cores para diferenciá-las.
As paredes e os muros também serviram de locais para seus jogos.
CONTINUAMOS NA PRÓXIMA SEMANA. IREMOS FAZER OS JOGOS LISTADOS POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
ATENÇÃO: Enviar os registros dos seus cadernos ou folhas, além das fotos das atividades, para posterior apresentação on-line e para a correção.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos trabalhar alguns verbos das listas estudadas anteriormente.
Agora, let’s go!
Trabalharemos o passado dos verbos. O passado regular e irregular.
Use os verbos da coluna separada para completar a forma do passado dos verbos da primeira coluna.
Exemplo:
BRUSH-BRUSHED
Em seguida, complete as duas orações abaixo com os verbos adequados da forma do passado. (Os verbos serão os que você utilizará).
1- My brother ______________ hot chocolate this morning in his breakfast.
2- I _____________ basketball with my friends at school.
Caso não tenha a folha para realizar a Atividade, registre a lista e as orações em seu caderno, folha à parte e em seguida realize a tarefa conforme solicitado.
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos trabalhar alguns verbos das listas estudadas anteriormente.
Agora, let’s go!
Trabalharemos o passado dos verbos. O passado regular e irregular.
Use os verbos da coluna separada para completar a forma do passado dos verbos da primeira coluna.
Exemplo:
BRUSH-BRUSHED
Em seguida, complete as duas orações abaixo com os verbos adequados da forma do passado. (Os verbos serão os que você utilizará).
1- My brother ______________ hot chocolate this morning in his breakfast.
2- I _____________ basketball with my friends at school.
Caso não tenha a folha para realizar a Atividade, registre a lista e as orações em seu caderno, folha à parte e em seguida realize a tarefa conforme solicitado.
Boa atividade!