Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
Após realizada a leitura das páginas 48, 49 e 51 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) De acordo com a videoaula o que é crescimento urbano?
b) O que é urbanização?
c) A urbanização mais acelerada ocorreu a partir de que momento histórico?
d) Como a industrialização favoreceu a urbanização?
e) Em países como Brasil, México e Argentina a urbanização se intensificou a partir da qual década do século XX?
f) No Brasil a urbanização não foi resultado apenas da industrialização, mas também de problemas existentes no campo. Quais eram estes problemas?
g) Segundo previsões da ONU quantas pessoas morarão em cidades em 2030 e 2050?
h) De acordo com à videoaula o que é uma Metrópole?
i) De acordo com à videoaula o que é uma Região Metropolitana?
j) De acordo com à videoaula o que é Conurbação?
k) O que são Megacidades?
l) O que são Megalópoles?
m) Observe a figura 1 da página 49 e diga qual deverá ser a maior aglomeração urbana em 2025?
No seu caderno faça o que se pede:
a) Cite o nome das dez cidades globais do tipo Alfa.
b) Cite o nome das dez cidades globais do tipo Beta.
c) Cite o nome de dez cidades globais do tipo Gama.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Responder as atividades 1, 2, 3, A, B, C, D das páginas 60 e 61. Ler e copiar as explicações complementares abaixo no caderno para conseguir responder as atividades.
EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES:
Os VERBOS podem ser:
• REGULARES - cantar; estudar; vender; aprender; partir; dividir.
• IRREGULARES - pôr; dar; vir; fazer; trazer.
• VERBOS DE LIGAÇÃO - ser; estar; parecer; andar; ficar; continuar.
Se puder, assista ao vídeo sobre ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA:
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a notícia da página 61 e responder as atividades 1 (A e B) e 2 da página 62. Ler e copiar as explicações complementares abaixo no caderno para conseguir responder as atividades.
EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES:
• ADJUNTO ADNOMINAL – é o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. Exemplo: Ele tem dez computadores velhos em casa.
• ADJUNTO ADVERBIAL – é o termo que se refere ao verbo, ao adjetivo e ao advérbio. Exemplo: Pedro não trabalha hoje.
• APOSTO – é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo. Exemplo: Moisés, o profeta religioso, é considerado o grande libertador dos judeus.
• VOCATIVO – é um chamamento, uma invocação ou pode caracterizar uma pessoa que chama pela outra no enunciado. Exemplo: Moisés, venha jantar!
Se puder, assista ao vídeo sobre ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA:
MATEMÁTICA
PRIMEIRA AULA
Págs. 72, 73 e 74. Fazer a leitura do tópico 3 – Grandezas diretamente proporcionais. Atentar-se aos quadros amarelos e aos conceitos de proporcionalidade.
SEGUNDA AULA
Págs. 74 e 75. Resolver os exercícios propostos nº 14, 16, 17 e 19.
TERCEIRA AULA
Págs. 78 e 79. Fazer a leitura do tópico 4 – Grandezas inversamente proporcionais. Atentar-se aos quadros amarelos e aos conceitos de inversamente proporcionais.
QUARTA AULA
Págs. 79 e 80. Resolver os exercícios propostos nº 21, 22 e 23.
HISTÓRIA
Páginas 52 – 54
Texto: “O DIP e a propaganda varguista”.
Responda as questões:
1- O que foi o DIP?
2- Qual o papel da propaganda para o governo Vargas?
3- Quais as inspirações da propaganda do governo de Vargas?
4- O que é censura?
5-Quais os meios de comunicação censurados pelo governo Vargas e quais os motivos?
6- Como o governo de Getúlio Vargas fazia a propaganda dele próprio?
SEGUNDA AULA
Páginas 52 a 54
Texto: “Economia: indústria e agricultura”
Responda as questões:
1- Qual o foco econômico do governo Vargas?
2- O que foi o processo conhecido como “industrialização por substituição de importações”? Quais os motivos para que este processo ocorresse?
3- Quais as decisões de Getúlio Vargas que beneficiaram as indústrias?
4- Quais as principais industrias apoiada pelo governo Vargas?
5- Quais as ações de Getúlio Vargas em relação à agricultura?
TERCEIRA AULA
Páginas: 54
Texto: “O fim do Estado Novo e o queremismo”
Responda as questões
1- Quais os motivos que levaram ao fim da ditadura de Getúlio Vargas?
2-O que fez Getúlio Vargas ao perceber que seu governo chegava ao fim?
3- O que foi o “Queremismo”? Se foi um movimento popular, quem poderia ter sido este “povo”?
4- Quando acabou da ditadura de Getúlio Vargas?
Texto Complementar
Vídeo complementar - Era Vargas
Discurso de Vargas aos trabalhadores
Atividades Lúdicas
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 5 DO LIVRO DIDÁTICO UM MUNDO URBANO.
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 5 DO LIVRO DIDÁTICO UM MUNDO URBANO.
Faça a leitura das páginas 48, 49 e 51 do livro didático de Geografia que fala sobre o processo de urbanização.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o que é urbanização clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
a) De acordo com a videoaula o que é crescimento urbano?
b) O que é urbanização?
c) A urbanização mais acelerada ocorreu a partir de que momento histórico?
d) Como a industrialização favoreceu a urbanização?
e) Em países como Brasil, México e Argentina a urbanização se intensificou a partir da qual década do século XX?
f) No Brasil a urbanização não foi resultado apenas da industrialização, mas também de problemas existentes no campo. Quais eram estes problemas?
g) Segundo previsões da ONU quantas pessoas morarão em cidades em 2030 e 2050?
h) De acordo com à videoaula o que é uma Metrópole?
i) De acordo com à videoaula o que é uma Região Metropolitana?
j) De acordo com à videoaula o que é Conurbação?
k) O que são Megacidades?
l) O que são Megalópoles?
m) Observe a figura 1 da página 49 e diga qual deverá ser a maior aglomeração urbana em 2025?
TERCEIRA AULA
Observe o mapa da figura 4 da página 51 do livro que mostra as cidades globais do tipo Alfa, Beta e Gama.
a) Cite o nome das dez cidades globais do tipo Alfa.
b) Cite o nome das dez cidades globais do tipo Beta.
c) Cite o nome de dez cidades globais do tipo Gama.
CIÊNCIAS
Atividades da página 30 responder no caderno.
TERCEIRA AULA
Leitura do texto pagina 31 responder atividades no caderno.
ARTES
Professora Andreia
LIVRO DIDÁTICO
“SE LIGA NA ARTE”
• LEITURA DOS TEXTOS DAS P[AGINAS 32 E 33.
• RESPONDER AS QUESTÕES: 6 e 7 (PAG.32) E 8,9,10 e 11 (PAG.33).
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.
Hoje iremos rever sobre as Provas de Campo, com ênfase nas provas de “Arremessos e Lançamentos”.
Provas de Campo
Reconhecem‐se 8 provas de campo, 4 de saltos, 1 arremesso e 3 de lançamentos. Todas requerem grandes doses de força e equilíbrio, e equipes.
Provas de Arremesso e Lançamentos
Existem 1 prova de arremesso 3 provas de lançamento. A regra é a mesma para todas elas, o vencedor e o atleta que conseguir lançar o objeto na maior distância.
Peso
Os atletas devem arremessar com uma mão uma bola sólida de metal a partir de um círculo de 2,1 metros de diâmetro o mais longe possível.
O peso varia com a modalidade: no masculino tem 7,26 kg, e no feminino, 4 kg, e a esfera tem diâmetro um pouco menor.
Nas competições oficiais, cada atleta tem direito a três arremessos. Os arremessos são realizados dentro de uma área própria com 2,13m de diâmetro.
Disco
Esta é a mais antiga das provas de lançamento. Teve importância capital nos jogos antigos da antiga Grécia. O atleta deve segurar um disco plano contra os dedos da mão e antebraço. Depois, deve girar sobre seu corpo em uma área circular de 2,5 metros de diâmetros e lançar o disco para frente na maior distância possível.
Nas provas oficiais, cada lançador tem direito a três lançamentos. O lançamento é realizado dentro de um círculo com 2,5m com uma “gaiola” de proteção de, aproximadamente, 4m de altura.
Martelo
O objetivo do atleta e lançar para frente uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. Para o lançamento, o atleta pode dar três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. Se o martelo cai no terreno dentro de um ângulo de 90 graus, o arremesso é considerado válido.
O martelo e um aparelho composto por uma bola, presa a uma alça por um arame. Seu tamanho total não deve ultrapassar 1,2m e seu peso e variável de acordo com a categoria: no masculino pesa pouco mais de 7 k e no feminino 4kg.
Dardo
É uma modalidade que simboliza as caças com lanças da Antiguidade. Na prova, os atletas, sempre com o braço totalmente estendido, devem lançar o dardo o mais longe possível. Os lançamentos de dardo são realizados em um corredor com 4m de largura e, aproximadamente, 36,5 de comprimento.
O dardo utilizado nas provas de atletismo e uma espécie de lança, fabricado em metal ou ainda em fibra de carbono ou de vidro.
• No feminino, o dardo tem 2,3m de comprimento, e peso de 0,6 kg.
• Já no lançamento de dardo masculino, o peso e de 0,8 kg e o cumprimento de 2,7 m.
Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!
1- Como é feito o lançamento de disco?
2- Qual é o objetivo do arremesso de peso?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos trabalhar alguns verbos da lista estudada anteriormente.
O teacher deixará algumas lacunas para que vocês preencham!
Inclusive estão autorizados a usar o dicionário on-line, se possível!
Agora, let’s go!
VERBS (REVISÃO)
Por gentileza, registre esta tabela em seu caderno.
A próxima tarefa será um desafio!
Você terá oito frases e cada um estará sem o verbo adequado.
Use os verbos da tabela acima para completar as frases abaixo.
Use o dicionário on-line, se possível!
Caso não tenha a folha para completar as frases, registre-as em seu caderno e em seguida complete-as com os verbos da tabela, conforme solicitado.
ACTIVITY
1 . The sailor likes to ________ the ship.
2 . __________ this program.
3 . The athlete likes to _______ every day.
4 . Airplanes and birds ___________.
5 . When I go to the beach I ___________.
6 . I _______ two blocks to go to school.
7 . The swimmer loves to __________.
8 . Oh,the computer will_________. Be careful!
Boa atividade!