CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 19 A 23 DE OUTUBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Ler os textos explicativos e responder às questões 1, 2, 3, 4 e 5 da página 119. Para facilitar a sua compreensão, copie as informações abaixo em seu caderno:

As conjunções subordinativas servem para ligar orações dependentes uma da outra e são divididas em vários tipos:

⇨ Conjunções subordinativas adverbiais temporais
Introduzem uma oração que apresenta uma circunstância de tempo ao acontecimento da oração principal: quando; enquanto; agora que; logo que; desde que; assim que; tanto que; apenas. 
Exemplo: Assim que saí de casa, começou a chover.

⇨ Conjunções subordinativas adverbiais condicionais
Introduzem uma oração que apresenta uma condição para a realização ou não do acontecimento da oração principal: se; caso; desde; salvo se; desde que; exceto se; contando que. 
Exemplo: Se você comer tudo, você poderá comer sobremesa.

⇨ Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais
Introduzem uma oração que apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal: à proporção que; à medida que; ao passo que; quanto mais… mais. 
Exemplo: À medida que o tempo ia passando, ela ia envelhecendo rapidamente.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler a tirinha do Calvin e responder às atividades 1, 2, I e II da página 120. Responder também às questões 1, 2 e 3 da página 121 – Oração Subordinada Adverbial Condicional.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMIERA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11
Tópico “Trabalhando a informação” – Semicoroa circular

Pág. 272
Ex. Agora quem trabalha é você!


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 07
Unid 1 – Equações do 2º grau

Págs. 144 e 145
Ex. 1 e 3.





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

A Guerra Fria
Páginas 135 – 138


Observe a figura presente na página 135: o que ela apresenta? Os animais presentes são símbolos de quais países?

Você já ouviu falar de Guerra Fria?

O que foi a Guerra Fria?



SEGUNDA AULA

O fim da Segunda Guerra e a divisão do mundo entre os vencedores
Página 136

1- Quais foram os vencedores da Segunda Guerra Mundial? Quais os líderes destes países?

2- O que foi a Conferência de Yalta? Quais suas decisões?

3- Quais as medidas tomadas na Conferência de Potsdam?

4- Como ficou a Alemanha? Apresente as partes.



TERCEIRA AULA

A Organização das Nações Unidas
Página 137 – 138

1- Quais as intenções dos países vitoriosos ao criar a ONU?

2- O que é a ONU? Quando foi criada e quais seus objetivos?

3- Sobre os seis principais órgãos da ONU, responda:
a) O que é o Conselho de Segurança e quais suas funções?
b) O que a Assembleia Geral e o que debate?
c) Quais os órgãos que fazem parte do Conselho Econômico e Social?

4- Para você, é necessário um organismo internacional como a ONU em nosso mundo atual? Justifique.


ATIVIDADE LÚDICA ONLINE


VÍDEOS








Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 22 DO LIVRO DIDÁTICO OS TIGRES ASIÁTICOS.

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura das páginas 182 a 185 do livro didático de Geografia que fala sobre os Tigres Asiáticos.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os Tigres Asiáticos, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 182 a 185 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O tigre, originário da Ásia, por simbolizar a astúcia e a força, é utilizado para designar os países da Ásia que apresentaram quais características?

b) Quais países da Ásia são chamados de Tigres Asiáticos?

c) Quais países são chamados de Tigres Asiáticos de segunda geração?

d) Nas três últimas décadas do século XX, o crescimento econômico de Cingapura foi intenso, e o país se firmou no cenário mundial como o que?

e) Ao passar para o domínio da China socialista, Hong Kong tentou garantir a autonomia econômica, com receio de afugentar empresas e capital, e implantou o conceito de “um país, dois sistemas”. O que significa o conceito “um país, dois sistemas”?

f) Em relação às questões políticas, como a República Popular da China enxerga a República da China também conhecida como Taiwan ou Formosa?

g) Por que os Estados Unidos ajudaram Taiwan a se industrializar durante as décadas de 1950 e 1960?

h) Na Coreia do Sul, o que são os chamados chaebol?

i) Cite o nome dos principais conglomerados empresariais sul-coreanos. 

j) Das empresas da Coreia do Sul citadas no texto e que são grandes empresas transnacionais, quais você já ouviu falar? Você ou sua família possui algum produto fabricado por alguma das empresas da Coreia do Sul? Qual produto?





Professor Nivaldo

Livro didático pagina 136 a divisão celular



Copie mitose e meiose e responda de olho no tema pagina 137.





Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE


CAPÍTULO 6

• PÁGINAS 100 E 101 – FAZER A LEITURA E RESPONDER À QUESTÃO 1 E AS QUESTÕES DO “ PARA REFLETIR”.

• PAGINA 109- RAUL SEIXAS- LEITURA – ACESSE O LINK E OUÇA MÚSICA “ O DIA EM QUE A TERRA PAROU”


• ATIVIDADE: FAÇA UM DESENHO A PARTIR DA LETRA DA MÚSICA.





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL

Habilidades: Interpretar regras que constituem o esporte de invasão Handebol.


Regras básicas do Handebol


Inicio do Jogo - iniciado no centro da quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola. A outra equipe deve ficar em sua área a três metros da bola. Após o apito do árbitro os jogadores podem movimentar a bola em qualquer direção.

Tempo de Jogo - a duração de cada tempo é de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Área do gol - somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nesta área é punido com a posse de bola do outro time. Se alguém invadir a área do golo antes de ter lançado a bola, estará sujeito a uma punição, e se o gol for feito será anulado.

Goleiro - defende o gol de uma determinada equipe, sendo o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola.

Substituições - é ilimitado.

Não permito ao jogador - tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada por um adversário.

Sugestão de vídeo para um melhor entendimento.




ATIVIDADES:

1- Complete:

a) O adversário que entra na área do goleiro é punido com a ________________do outro time.

b) Não permito ao jogador tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for _________________________________.

c) O jogo de Handebol inicia no _____________quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola.





Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje concluiremos a ACTIVITY 4

d) Based on the text, name each part of the hydroelectric power plant. (Com base no texto, nomeie cada parte da hidrelétrica.)

(A Atividade está no Caderno do Aluno, Volume 2)

Para realizar esta Atividade você terá o banco de palavras e poderá usar um dicionário online, tradutor para compreendê-las.)


Boa atividade!