CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Responder às questões 1 (a, b), 2 (a, b), 3 e 4 das páginas 17 e 18, do Caderno SP Faz Escola – Volume 2.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler a reportagem O UNIVERSO DAS ZINES E E-ZINES das páginas 26 e 27, do Caderno SP Faz Escola – Volume 2. Responder a questão 1 (a, b) das páginas 27 e 28. Para isso, é importante você assistir ao vídeo tutorial COMO FAZER UMA ZINE compartilhado no Blog e no WhatsApp. Faça a sua própria Zine: escolha um assunto (cantores, livros, filmes, séries de TV). Use traços e desenhos com cores diversas; faça colagens; não exagere no tamanho das letras, desenhos e colagens. Envie a foto da sua Zine para a professora. Bons estudos!

Como fazer uma Zine






Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11
Tópico – Arco de circunferência

Págs. 262, 263 e 264.
Exs. 11 e 19.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 11
Tópico – Propriedades entre arcos e cordas de uma circunferência

Págs. 265 e 266.
Ex. 24.





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

Segunda Guerra Mundial
Capítulo 8 – páginas 120-123

 


Observe a imagem na página 120:

a) Qual personagem de histórias em quadrinhos é representado?

b) O que o personagem da história em quadrinhos está fazendo?

c) Quem é a pessoas que está levando um soco?


SEGUNDA AULA

Página 121

Leia o texto e responda:

1- O que queriam, na década de 1930, a Alemanha, Itália e Japão?

2- Quais os territórios que foram invadidos pelos italianos, japoneses e alemães durante a década de 1930?


TERCEIRA AULA

Página 122

Leia o texto e responda:

1- Qual a justificativa de Hitler para invadir territórios?

2- O que os países da Europa fizeram para deter Hitler? O que foi a política de apaziguamento?

3- Qual o nome da aliança feita entre Hitler, Mussolini e o imperador Hirohito do Japão?

4- O que foi decidido na Conferência de Berlim?

5- O que foi o Pacto de Não-Agressão?

6- O que ocorreu em 01 de setembro de 1939? Qual a consequência deste ato?


Atividade Lúdica ONLINE



VÍDEO



Documentário








Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 17 DO LIVRO DIDÁTICO ÁSIA: DIVERSIDADE FÍSICA, USO DA TERRA E REGIONALIZAÇÕES

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura das páginas 144 a 151 do livro didático de Geografia que fala sobre a Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o clima e a vegetação da Ásia, clicando no link abaixo:


Assista também a videoaula que fala sobre o relevo e a hidrografia da Ásia, clicando no link abaixo:



Se você tiver interesse em saber como o Mar de Aral secou, assista ao vídeo, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 144 a 151 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) A Ásia é formada por 45 países. Cite 5 países que pertencem ao continente asiático. 

b) Observe a figura 3 da página 145 e diga quais são os tipos de clima encontrados na Ásia? Quais são os mais frios, os mais quentes e os mais secos?

c) Observe a figura 4 da página 145 e diga quais são os tipos de vegetação natural encontradas na Ásia?

d) Sobre o relevo da Ásia diga quais são os dois planaltos que apresentam as maiores altitudes (elevações) e quais são as planícies que mais se destacam?

e) Como é chamada a grande cadeia montanhosa que atravessa a Ásia e que separa as porções norte e sul do continente, constituindo uma barreira natural para o avanço das massas de ar frio que vêm do Norte e para as massas de ar quente provenientes do Sul?

f) O maior pico do planeta se localiza na Cordilheira do Himalaia. Qual é o nome deste pico e qual sua altitude (elevação em metros)?

g) Grandes depressões absolutas (altitudes abaixo do nível do mar) também marcam o relevo asiático. Qual o nome destas depressões?

h) Observe o mapa da figura 5 da página 146 e diga o nome de 10 rios da Ásia. 

i) Explique por que motivos o Mar de Aral secou?

j) Observe a figura 13 da página 151 e diga em quais regiões da Ásia estão localizadas o Japão, a Índia, a Rússia (parte asiática), o Cazaquistão, a Arábia Saudita, a Indonésia e o Azerbaijão?





Professor Nivaldo

Livro didático pagina 130: o núcleo celular – leia e responda no caderno “de olho no tema”






Professora Andreia

Observe a obra “Noite Estrelada” de Vicent Van Gogh com atenção:


Após observar com atenção a obra “Noite Estrelada”, copie as questões abaixo em seu caderno e responda:

1- Quais cores estão presentes na imagem? 

2- O que você consegue ver na imagem? 

3- Por que você acha que o autor fez essa pintura? 

4- O que você sente ao observar a imagem? Por quê? 

5- Se você fosse o dono dessa obra, que nome você colocaria para essa pintura? Por quê?





Professora Ana Lúcia

Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso para as situações relacionadas ao FUTSAL:


( ) Na saída de bola no começo do jogo do futsal (tiro de saída) ou após a marcação de um gol, a bola poderá ser passada para trás.

) O lateral deverá ser cobrado com as mãos.

) O lateral deverá ser cobrado com os pés.

( ) Após a cobrança de um lateral, a bola entra direto no gol sem tocar em nenhum jogador. Este gol será válido.

) O goleiro poderá cobrar um Arremesso de meta com as mãos ou com os pés.

) Um jogador de linha também poderá cobrar um arremesso de meta.

( ) O goleiro cobra um arremesso de meta (com as mãos) e a bola sem que tenha sido tocada por qualquer jogador entra direto no gol adversário. O gol será considerado válido.

( ) O tempo máximo para a cobrança de um lateral ou escanteio será de 4 segundos. Depois disso, será marcada reversão com posse de bola para a equipe adversária.

( ) Após um recuo da bola com os pés por parte de um companheiro de time, o goleiro poderá receber a bola com as mãos.

( ) O goleiro bate um arremesso de meta para um companheiro que recebe a bola e devolve para o goleiro. Este não poderá pegar a bola com as mãos, mas, poderá recebê-la com os pés.

( ) O jogo de futsal categoria principal ou adulto terá a duração de dois tempos de 20 minutos cada.

( ) Um jogador foi expulso do jogo (recebeu o cartão vermelho). Após 2 minutos o seu time poderá colocar outro jogador para substituir o que foi expulso.

( ) Após um jogador ter sido expulso, seu time acabou de sofrer um gol. Neste momento poderá colocar outro jogador para substituir aquele que foi expulso.

( ) Cada time de futsal deverá ter 5 jogadores para começar a partida. Mas, se um chegar atrasado, poderá começar com 4 jogadores.

( ) O goleiro não poderá atuar como se fosse um jogador de linha quando estiver fora da área penal.

( ) Caso o goleiro faça uma defesa com as mãos fora da área penal, será marcada penalidade máxima, também conhecido como pênalti.

) Antigamente o futsal era conhecido como futebol de salão.

( ) O futsal é jogado numa quadra retangular com a trave de mede 3 metros de largura por dois de altura.

( ) O futsal é jogado em uma quadra quadrada em que as traves medem 3 metros de largura por 2 de altura.

) Messi é considerado o maior jogador de futsal do mundo.

) Falcão é conhecido como o maior jogador de futebol do mundo.

( ) Pelé e Falcão são conhecidos como os maiores jogadores de futebol e futsal do mundo, respectivamente.

( ) Os principais fundamentos do futsal são domínio ou recepção de bola, controle de bola, condução de bola, passe, o drible, a finta, o chute e o cabeceio.

( ) Após a 5ª falta cometida pela equipe, o adversário terá direito ao tiro livre dos 10 metros a cada falta recebida.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, podendo jogar normalmente o próximo jogo.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, e, ficará suspenso da próxima partida da sua equipe.







Professor Fernando


Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje continuaremos a ACTIVITY 3

b) What are the sources of electric energy? (Quais são as fontes de energia elétrica?)

c) To what other forms of energy can electricity be converted? (Em quais outras formas de energia a eletricidade pode ser convertida?)

d) Is electricity a renewable source of energy?  (A eletricidade é uma fonte de energia renovável?)

e) Research using books, or the internet, and complete the chart pointing the main sources of electric energy in each country. (Pesquise usando livros, ou a internet e complete o quadro apontando as principais fontes de energia elétrica em cada país.)


(O quadro está no Caderno do Aluno, Volume 2)

(Registre as respostas em seu caderno)

Alguns exemplos de energias renováveis

Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios
Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
Eólica - derivada da força dos ventos
Geotérmica - provém do calor do interior da terra
Biomassa - procedente de matérias orgânicas
Mares e Oceanos - natural da força das ondas
Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia

Exemplos de energia não renováveis

Combustíveis fósseis: como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural.

Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida.


Boa atividade!