CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 22/06 A 26/06




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

CADERNO DO ALUNO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Ler o texto 1 das páginas 11 e 12 do Caderno SP FAZ ESCOLA. Responder a questão 1 (a, c, d, e, f, g, h) das páginas 12 e 13.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Escreva em seu caderno de Português ou de Produção de Texto, um texto que apresente regras de bom comportamento em um ônibus escolar e/ou coletivo. Pense em coisas como “Das mochilas...”, “Dos celulares tocando...”, “Dos fones de ouvido...”, “De como se segurar nas freadas quando se está em pé”, “Da forma como encostar no passageiro da frente quando estiver em pé”; “Das cochiladas”, “Da ocupação do espaço perto da porta”, e agora em tempos de pandemia “Dos espirros e tosses”, “Do uso de máscaras”, “Do uso de álcool em gel”, “Dos cuidados para evitar colocar as mãos nos olhos, nariz e boca”, “Do manter janelas abertas” etc. O texto deverá ter 10 regras, organizadas em artigos como o texto das páginas 11 e 12 do caderno SP FAZ ESCOLA.




MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Págs. 121, 122, 123, 124 e 125. Realizar a leitura do tópico 3 – Casos de semelhança de triângulos. Atentar-se aos sub tópicos – Caso ângulo-ângulo; Caso lado-ângulo-lado e Caso lado-lado-lado.

Tarefa: Montar um resumo no caderno com a definição de cada caso.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Págs. 125 e 126.

Realizar os exercícios propostos nº 23 e 24.




HISTÓRIA
Professor Matheus

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Páginas: 81 - 82


Leia o texto e responda as questões abaixo:

1- Quais países entraram na guerra em 1915?

2- Quais os motivos para a entrada dos EUA’s na Guerra?

3- Em 1917, qual país saiu da guerra?

4- Como o Brasil participou da Primeira Guerra Mundial?

5- Como acabou a Guerra?


SEGUNDA AULA

Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página: 82-83


Leia os textos e responda as questões:

1- Qual o número de mortos e mutilados durante a guerra?

2- O que foi o Tratado de Versalhes? 

3- Qual o país que venceu a guerra?

4- Quais as responsabilidades e obrigações que os Estados Unidos impôs à Alemanha?

5- Quais os novos países surgidos na Europa em 1919?

6- O que foi a Liga das Nações e qual seria sua função?


VÍDEOS

Documentário:



Vídeo explicativo






GEOGRAFIA
Professor Eduino

PRIMEIRA AULA

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 8 DO LIVRO DIDÁTICO SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL, MATRIZ ENERGÉTICA E MATÉRIAS-PRIMAS

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 70 a 72 do livro didático de Geografia que fala sobre a matriz energética mundial, matérias-primas e recursos naturais.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a matriz energética mundial:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 70 a 72 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é matriz energética?

b) Na matriz energética mundial predominam as fontes de energia renováveis ou não renováveis?

c) Cerca de 85,2% da matriz energética mundial é composta pelos combustíveis fósseis. Quais são os combustíveis fósseis?

d) O que é matéria-prima?

e) A matéria-prima pode ter três origens. Quais são as origens da matéria-prima?

f) O que tem exigido a extração de quantidades cada vez maiores de matérias-primas naturais e transformadas?

g) Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) o crescente consumo de matérias-primas deverá produzir o que?


TERCEIRA AULA

Leia o texto da Estação Socioambiental: O Brasil em busca da revolução dos ventos, da página 73 do livro.

Após a leitura do texto responda em seu caderno as questões 1, 2 e 3.




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Página 41 vamos fazer.

Registre em seu caderno (se você não tiver bolinas de isopor pode fazer de papel ou outro material que tenha).




ARTES
Professora Andreia

LIVRO DIDÁTICO



ARTE EFÊMERA

• LER O TEXTO DAS PÁGINAS 40 E 41.

• PARA REFLETIR (PÁG. 41) RESPONDER QUESTÕES 1 E 2.

• CRIE UMA OBRA EFÊMERA E ANTES QUE ELA SE DESFAÇA, TIRE UMA FOTO OU GRAVE UM VÍDEO PARA ME ENVIAR. USE SUA CRIATIVIDADE.




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Tema 1 – Brincadeiras e Jogos – Jogos de Tabuleiro e os Jogos Eletrônicos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Capacidade de raciocino lógico e senso de criatividade de sua própria invenção e ou criação.

Desenvolver a concentração, obter equilíbrio emocional, intelectual e moral no empenho individual, familiar e colegas no meio on-line. Desenvolver a coordenação motora geral.


DANDO CONTINUIDADE NA AULA DA SEMANA PASSADA

RECURSOS NECESSÁRIOS PARA ESSA ATIVIDADE (UTILIZE TODOS QUE PUDER)

Computador, Tablet, Notebook ou Celular (se possível).
Qualquer tipo de papelão, tecidos, madeira, plásticos, caixotes, etc.
Régua, lápis preto e colorido, canetinhas, tintas diversas, cola.
Tampinhas, caixinhas de fósforo e de remédios, etc. 
Parede, chão, areia, etc.


AGORA PRODUZA OS JOGOS QUE VOCÊ LISTOU NA SEMANA PASSADA

Toda a confecção que você fizer dos jogos, dos tabuleiros e das peças, deverá ser filmada passo a passo ou ao menos deverá tirar fotos.


ATENÇÃO: Enviar os registros dos seus cadernos ou folhas, além das fotos das atividades, para posterior apresentação on-line e para a correção.




INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Nesta aula vamos realizar uma tarefa muito interessante!

Você terá um word search (caça-palavras).

Neste caça-palavras você encontrará os verbos na forma do presente e passado.

Realize a Atividade com bastante capricho.

Use lápis de cores para destacar os verbos.

Em seguida, complete as duas orações abaixo do caça-palavras com os verbos corretos na forma do passado. (Os verbos são os do caça-palavras).

Caso não tenha a folha para realizar a tarefa, em uma folha à parte, caderno, copie os verbos nas formas do presente e passado e em seguida ilustre-os ou traduza-os.

Copie as orações e complete-as com os verbos conforme orientado.




Agora complete as orações conforme orientado.

1-My mother _________ her baby at eight this morning. He loves milk.

2-The worker __________ a hole in my yard.I am going to plant a tree because I love nature.


Boa atividade!