CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 23 A 27 DE NOVEMBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA



Ler a tirinha e responder às atividades 1, 2, 3, a, b, c da página 171. Além disso, copie as informações abaixo em seu caderno:

Conjunções subordinativas adverbiais conformativas

Introduzem uma oração que apresenta uma ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal: conforme; como; consoante; segundo.

Exemplo: Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.



TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler os quadros explicativos da página 173. Ler a notícia da página 172 e responder às atividades 1 (a, b, c) e 2 (a, b, c, d, e) das páginas 172 e 173.






Professor Paulo

SP Faz Escola – Volume 3



AULA 1 e 2

Situação de Aprendizagem 5. Pág.70, 71 e 72. Atividade 1 (Exercício 1.1; 1.2 e 1.3).


AULA 3 e 4

Situação de Aprendizagem 5. Pág.72 e 73 Atividade 1. (Exercício 1.4 e 1.5).





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

A Guerra Fria: perseguição e crimes contra a Humanidade
Página 144



Leia o texto a responda:

1- O que Estados Unidos e União Soviética fizeram com os suspeitos de simpatizar com seus adversários?

2- O que foi o Macarthismo?

3- O que eram os gulags?



SEGUNDA AULA

A corrida armamentista e espacial
Observe a imagem abaixo:
 


O que as representações estão fazendo?

Após a leitura do texto presente na página 145, responda:

1- O que foi a corrida armamentista? Quais as armas desenvolvidas e por que causavam tanto medo?

2- O que foi a corrida espacial? Quais eram os objetivos de EUA e URSS?



TERCEIR AULA

O movimento Hippie
Página 146

1- O que foi o movimento hippie? O que eles propunham como nova forma de vida?

2- Quais as características dos jovens que participavam desse movimento?

3- “Faça amor, não faça guerra!”, como esta frase mostrava os desejos dos hippies e sua posição dentro da Guerra Fria?


VÍDEOS








Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 25 DO LIVRO DIDÁTICO ORIENTE MÉDIO: ASPECTOS FÍSICOS E HUMANOS GERAIS

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 210 a 216 do livro didático de Geografia que fala sobre o Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o Oriente Médio, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 210 a 216 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Observe o mapa da figura 1 da página 210 e cite o nome dos países que fazem parte do Oriente Médio.

b) Observe o mapa da figura 2 da página 211 e diga quais são os climas predominantes no Oriente Médio?

c) Observe o mapa da figura 3 da página 211 e cite o nome de dois desertos; o nome de cinco montanhas; o nome de três planaltos; o nome de dois rios e o nome de uma península do Oriente Médio.

d) Qual país é o mais populoso e qual é o menos populoso do Oriente Médio?

e) Quais são as duas grandes religiões do Oriente Médio? Em Israel a maioria da população segue qual religião?

f) Qual é a língua falada na maioria dos países do Oriente Médio?

g) O Oriente Médio possui abundância de petróleo, mas apresenta escassez de quais recursos naturais?

h) O que é um oásis? Por que ele é importante para a agricultura? 

i) Quais países do Oriente Médio enfrentam o problema da escassez de água?

j) Na Guerra dos Seis Dias entre árabes e israelenses, Israel ocupou as Colinas de Golan com o objetivo de proteger a fronteira israelense e impedir que a Síria construísse um canal que desviasse parte das águas do Rio Yarmouk um dos afluentes do Rio Jordão. O que aconteceria se o canal fosse construído? 

k) O que você conhece ou já ouviu falar dos países do Oriente Médio?






Professor Nivaldo

SP Faz Escola pagina 81 e 82, atividade 4, aprofundando os estudos sobre irradiação e convergência.








Professora Andreia

FOTOGRAFIA

VOCÊ GOSTA DE FOTOGRAFIA? ENTÃO ASSISTA UM VÍDEO QUE CONTA UM POUCO A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E FAÇA ANOTAÇÕES EM SEU CADERNO.



TENDO EM VISTA QUE A FOTOGRAFIA É UMA EXPRESSÃO ARTÍSTICA QUE UTILIZA UMA TÉCNICA QUE, POR INTERMÉDIO DA EXPOSIÇÃO DE UMA SUPERFÍCIE LUMINOSA E FOTOSSENSÍVEL, CAPTA IMAGENS DE OBJETOS, AMBIENTES, ANIMAIS E PESSOAS, ESTA ATIVIDADE PROPÕE UMA SONDAGEM SOBRE SEU REPERTÓRIO PESSOAL EM RELAÇÃO À ESSA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, EM RELAÇÃO A FOTOGRAFIA, LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE O GRAU DE CONVÍVIO COM O ATO DE FOTOGRAFAR, AMPLIANDO AS REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL PARA A FOTOGRAFIA DIGITAL E DE COMO SÃO ORGANIZADOS OS ÁLBUNS FÍSICOS E VIRTUAIS, ESCOLHAS DOS FILTROS E INTERVENÇÕES DIGITAIS REALIZADAS SOBRE IMAGENS.


COPIE AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO E RESPONDA:

1. VOCÊ TEM O COSTUME DE FOTOGRAFAR? QUAIS EQUIPAMENTOS COSTUMA UTILIZAR, CELULAR OU CÂMERAS FOTOGRÁFICAS? 

2. O QUE VOCÊ FOTOGRAFA? PESSOAS, ANIMAIS, PAISAGENS, OBJETOS?

3. VOCÊ TEM O COSTUME DE IMPRIMIR FOTOS? POSSUI FOTOS IMPRESSAS EM SUA CASA? 

4. CONHECE ALGUM FOTÓGRAFO FAMOSO BRASILEIRO OU INTERNACIONAL? 

5. DE QUE FORMA VOCÊ TEM ACESSO AO UNIVERSO FOTOGRÁFICO? 

6. POR MEIO DE FILTROS OU APLICATIVOS É POSSÍVEL TRANSFORMAR AS IMAGENS, FAZENDO CRIAÇÕES E INTERVENÇÕES SOBRE ELAS. VOCÊ COSTUMA UTILIZAR ESTES RECURSOS? QUAIS? 

7. COMO VOCÊ COSTUMA ARMAZENAR SUAS IMAGENS? VOCÊ AS ORGANIZA EM ÁLBUNS VIRTUAIS?
 
8. CONHECE ALGUÉM QUE TRABALHA COM FOTOGRAFIAS? QUAL TIPO DE TRABALHO UM FOTÓGRAFO PODE FAZER?






Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de rede.

Habilidades: Identificar as características que constituem o esporte de rede na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Olá 5º ano, vocês sabem como é a contagem de pontos no jogo de Voleibol?



O voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets.

Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15, e não 25 pontos. Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de dois pontos com relação ao placar do adversário.

Para um melhor entendimento clica aqui:



ATIVIDADE:

1- Agora é a sua vez. Explique como é a contagem de pontos no Voleibol.






Professor Fernando