CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 25/05 A 29/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

LIVRO DIDÁTICO




Responder as atividades 1 e 2 do quadro Converse com a turma (responder por escrito) e as questões 1 e 2 do Tópico 6, das páginas 62 e 63. Ler e copiar as explicações complementares abaixo no caderno para conseguir responder as atividades.


EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES:

• VERBO TRANSITIVO – verbo que precisa de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Exemplos: comer, querer, acreditar, lembrar, emprestar, agradecer.

• VERBO INTRANSITIVO - verbo que não precisa de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completo. Exemplos: viver, nascer, cair, chorar, dormir, casar.

• OBJETO DIRETO - termo integrante que complementa o sentido de um verbo transitivo direto, ligando-se a ele sem preposição. Exemplo: Joana acendeu as luzes quando o viu chegar.

•  OBJETO INDIRETO - termo integrante que completa o significado de um verbo transitivo indireto, isto é, conecta-se a ele por meio de uma preposição. Exemplos: Ele precisa de sua ajuda.

Se puder, assista ao vídeo sobre ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA:







MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Págs. 80 e 81. Realizar a leitura do tópico 5 – Regra de três simples. Atentar-se a situação 1 e 2 do tópico.


SEGUNDA AULA

Pág. 82. Resolver os exercícios propostos nº 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33.


TERCEIRA AULA

Págs. 86, 87, 88 e 89. Realizar a leitura do tópico 6 – Regra de três composta. Atentar-se a situação 1 e 2 do tópico.


QUARTA AULA

Pág 83. Resolver os exercícios propostos nº 35, 36, 37, 38, 39, 40 e 41.





HISTÓRIA
Professor Matheus

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 4
Movimentos sociais: negros, indígenas e mulheres

Páginas: 59-63
As populações negras após a Abolição

1- Quando aconteceu o fim da escravidão do Brasil?

2- O que fizeram os libertos após o fim da escravidão e início da libertadade?

3- Quais os principais produtos cultivados pelos libertos e onde eles plantavam?

4- Nas cidades, quais os empregos das populações libertas?

5 – Por que surgiu a imprensa negra? Quais os principais jornais negros?

6- O que foi a Frente Negra Brasileira?


SEGUNDA AULA

Capítulo 4
Movimentos sociais: negros, indígenas e mulheres.

Página 64-66
As populações indígenas

Responda as questões

1- Como a República passou a tratar a causa indígena?

2- Na economia, como o café interferiu na vida das populações indígenas no Oeste Paulista?

3- O que foi o SPI? Qual sua função? Quais os objetivos do SPI? Onde o SPI atuou?

4- Quem foi Marechal Cândido Rondon? Quais suas ações?

5- O que ocorreu com as populações indígenas durante a Era Vargas?

6- Cite as populações indígenas que foram exterminadas no século XX. 


TERCEIRA AULA

Movimentos sociais: negros, indígenas e mulheres.
Movimento de mulheres

Páginas: 67-71

Questões

1- Quais os desejos das mulheres brasileiras no início da República?

2- Qual a principal reinvindicação das mulheres, atingida apenas em 1934?

3- Quem foi Nísia Floresta?

4- Qual a luta de Berta Lutz?

5- Quais os marcos da libertação das mulheres nos anos 1960? Quais as lutas das mulheres neste período?

6- Reflexão:

Observe o gráfico


Ainda atualmente, a situação das mulheres é de igualdade em relação aos homens? O que isto significa?





GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL E FONTES DE ENERGIA.

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 60 a 64 do livro didático de Geografia que fala sobre as fontes de energia renováveis e não renováveis, e sobre os combustíveis fósseis e impactos ambientais.

Para complementar o assunto assista à vídeo aula que fala sobre as fontes de energia renováveis e não renováveis:




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 60 a 64 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que são fontes de energia renováveis?

b) Cite exemplos de fontes de energia renováveis.

c) As fontes de energia renováveis são também chamadas de fontes sustentáveis de energia. O que significa fonte sustentável de energia?

d) O que são fontes de energia não renováveis?

e) Quais são os três combustíveis fósseis?

f) Quais são os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural)?

g) Explique como se formou o carvão mineral?

h) Quais são os estados do Brasil maiores produtores nacionais de carvão mineral?

i) Explique como se formou o petróleo?

j) Quando e em que país surgiu a indústria do petróleo?

k) Onde e em que ano ocorreu a descoberta de petróleo no Brasil?

l) Como pode ser encontrado o gás natural e para que é utilizado?


TERCEIRA AULA

3.1 Observe as figuras 11 e 12 da página 62 do livro didático e responda em seu caderno:

a) Quais países são os maiores produtores mundiais de carvão mineral?

b) Qual país é o maior produtor mundial de carvão mineral?

c) Quais países são os maiores consumidores mundiais de carvão mineral?

d) Qual país é o maior consumidor mundial de carvão mineral?


3.2 Observe as figuras 15 e 16 da página 63 do livro didático e responda em seu caderno:

a) Quais países são os maiores produtores mundiais de petróleo?

b) Qual país é o maior produtor mundial de petróleo?

c) Qual é a porcentagem de participação do Brasil na produção mundial de petróleo?

d) Quais países são os maiores consumidores mundiais de petróleo?

e) Qual país é o maior consumidor mundial de petróleo?

f) De acordo com os gráficos de produção e consumo mundial de petróleo, o Brasil teve que importar (comprar) petróleo para atender o consumo interno? Por que?


3.3 Observe as figuras 17 e 18 da página 64 do livro didático e responda em seu caderno:

a) Quais países são os maiores produtores mundiais de gás natural?

b) Qual país é o maior produtor mundial de gás natural?

c) Quais países são os maiores consumidores mundiais de gás natural?

d) Qual país é o maior consumidor mundial de gás natural?





CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Leitura pagina 32 e 33.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Atividades da página 35 copiar e responder no caderno.





ARTES
Professora Andreia

POR CONTA DO FERIADO ANTECIPADO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos! 
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.

Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.

Hoje iremos aprender um pouco sobre a marcha atlética, esporte que também faz parte da modalidade do atletismo.


MARCHA ATLÉTICA E CORRIDAS


A marcha e a corrida são as formas mais comuns de deslocamento do ser humano. São considerados movimentos naturais e fazem parte das ações técnicas realizadas na maioria dos esportes. A corrida realizada de forma regular e sistemática é uma das formas de exercício físico que melhor satisfaz, no geral, as necessidades do organismo. A sua prática melhora as condições de funcionamento dos sistemas respiratório, cardíaco e circulatório, exercitando um grande número de músculos.

Portanto, a diferença essencial entre a marcha e a corrida é a ausência de um período de duplo apoio e a presença de um período de voo no qual nenhum dos pés está em contato com o solo. Por essa razão, a corrida pode ser descrita como uma sucessão de saltos nos quais o corpo se apoia alternadamente.


Diferenças entre o andar e o correr


• Andar: não há interrupção do contato do corpo com o chão – um dos pés está sempre realizando este contato, havendo, inclusive, um momento de duplo apoio com a superfície.

• Correr: nesta ação somente um dos pés estará em contato com o solo, sendo que, em função da intensidade do impulso, aparece a fase aérea (momento em que os dois pés não têm contato com o solo).


Passo e Passada


Os termos passo e passada tem sido usado por diferentes profissionais para dizer a mesma coisa. Contudo, a passada deve ser entendida como o ciclo do contato do pé até o contato do mesmo pé, ou seja, intervalo entre os sucessivos contatos do mesmo pé.

O passo, por sua vez, é a unidade que consiste de dois contatos consecutivos de pés diferentes, sendo, portanto, a metade de uma passada.



Marcha Atlética


É uma prova na qual os atletas só podem andar em uma progressão de passos de tal maneira, que o marchador se mantenha em contato com o chão.

 A Perna que balança tem que estar reta do momento do primeiro contato com o chão até que se ache em posição vertical.

As provas podem ser disputadas em:
– 20 Km ou 50 km Masculino.
– 20 Km Feminino.



Regras


A marcha atlética é uma forma de progressão por passos na qual o marchador estabelece contato com o solo de tal forma que não seja visível (a olho nu) qualquer perda de contato. A perna que avança terá de estar estendida (isto é, não flexionar o joelho) desde o momento em que entra em contato com o solo a frente até a passagem pela posição vertical.



Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!

1) Explique o que é a marcha atlética.

2) Quais são os benefícios para quem pratica corrida de forma regular?






INGLÊS
Professor Fernando

POR CONTA DO FERIADO ANTECIPADO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.