CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 26 A 30 DE OUTUBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

RIMEIRA E SEGUNDA AULA



Ler a fábula A POMBA E A GRALHA da página 121. Responder por escrito às questões 1 e 2 do quadro Converse com a turma. Responder também às atividades 1 (a, b) e 2 da página 121.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler a tirinha da página 122 e responder as atividades 1 (a, b, c, d, e) e 2.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 07
Sub-Tópico – Raízes de uma equação do 2º grau

Págs. 103 e 104
Ex. 12 e 13.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 07
Unid 2 – Resolvendo equações do 2º grau

Págs. 148 e 149
Ex. 18.





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

A ONU e os Direitos Humanos
Livro didático  Página 139


1- Você sabe o que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

2- Qual a importância de um conjunto de leis sobre os direitos humanos? O que é um direito? O que é um ser humanos?

3- Leia o texto e apresente os principais direitos garantidos.

4- Agora reflita, todos possuem estes direitos? Justifique.



SEGUNDA AULA

Guerra Fria
Livro didático  Página 140

Nós vimos na aula da semana passada que os vencedores da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS dividiram a Alemanha. Após isto, na década de 1950, o mundo passou a girar em torno de dois polos: o socialista, na União Soviética; e o capitalista, nos EUA. Esta divisão caracterizou a Guerra Fria.

Leia o texto presente na página 140 e responda:

1- O que o líder britânico Churchill afirmou após a Segunda Guerra em relação à URSS?

2- O que foi a Doutrina Truman?

3- O que foi a ordem internacional bipolarizada?



TERCEIRA AULA

O Plano Marshall
Página 141 – 142

Leia o texto e responda:

1- O que foi o Plano Marshall?

2- O que foi o Comecon?

3- Por que Stalin bloqueou Berlim?

4- Como estava dividida a Alemanha?

5- Qual era o sentido da construção do Muro de Berlim?


ATIVIDADE LÚDICA
 



VÍDEOS








Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 23 DO LIVRO DIDÁTICO A CHINA E A ÍNDIA

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura das páginas 190, 191, 192, 193, 196, 197, 198, 199 e 200 do livro didático de Geografia que fala sobre a China e a Índia. 

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a China, clicando no link abaixo:



Assista também à videoaula que fala sobre a Índia, clicando no link abaixo:



Assista a reportagem que fala sobre o conflito na Caxemira, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 190, 191, 192, 193, 196, 197, 198, 199 e 200 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) A China é o país mais populoso do mundo. Qual era o tamanho da população da China em 2017?

b) O que foi a política do filho único na China? Que problemas ela gerou? E quando foi abolida?

c) O que são as chamadas ZEE (Zonas Econômicas Especiais) na China?

d) Quais são alguns dos desafios ambientais que a China terá que enfrentar para evitar o caos?

e) A China é o maior produtor mundial de quais produtos agrícolas?

f) Quem foi o líder do movimento pela independência da Índia?

g) Em 15 de agosto de 1947, os britânicos reconheceram a independência da Índia, que foi dividida em dois Estados. Quais eram estes Estados?

h) Onde ocorrem as maiores densidades demográficas da Índia?

i) Por que o sistema de castas na Índia contribui para as precárias condições sociais em que vivem milhões de indianos? 

j) Quais são as duas línguas oficiais da Índia?

k) Quais são os dois maiores grupos religiosos da Índia?

l) Qual região é um foco de confrontos entre hinduístas e muçulmanos?

m) A Caxemira é uma região habitada predominantemente por muçulmanos e está sendo disputada por quais países?





Professor Nivaldo

Livro didático responder atividades pagina 138 e 139







Professora Andreia

• ENTREVISTA MUSICAL:

Pense em uma música que você goste de ouvir e responda as perguntas abaixo:
 
1- Qual é o nome dessa música? 

2- Essa música é instrumental ou cantada? 

3- Algum instrumento musical se destaca nessa música? Qual? 

4- Onde você ouviu essa música pela primeira vez? O que você estava fazendo? 

5- Essa música é de que gênero (rock, sertanejo, erudito, etc.)? 

6- O que você mais gosta nessa música, o som ou a letra? Por quê? 

7- Essa música ficaria boa em algum desenho, seriado, novela ou filme? Por quê? 

8- Você mudaria algo nessa música? 

9- Escreva um pedaço da letra, que você mais goste nessa música. 

10- Faça um desenho representativo sobre a música escolhida.





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL.

Habilidades: Identificar os diferentes elementos que constituem o esporte de invasão Handebol.

Tiro de Saída - Acontece no centro da quadra no início, reinício do jogo e após cada gol.

Tiro de Lateral - Acontece quando a bola sai da quadra pela linha lateral ou pela linha de fundo após tocar em alguém da defesa (exceto o goleiro); Para cobrar o tiro, o executante deve estar pisando com um pé sobre a linha lateral.


Tiro de Meta - Acontece quando a bola sai pela linha de fundo sendo tocada ou não pelo goleiro; O goleiro executa a cobrança, a qual deve ser realizada de dentro da sua área de gol.

Tiro Livre – Acontece nas cobranças de faltas.

Tiro de 7 Metros - Acontece quando o jogador que vai arremessar, tendo uma clara chance de gol, é impedido por um adversário.



ATIVIDADES:

1- Como se cobra o Tiro Lateral no Handebol?

2- Qual Tiro do Handebol é cobrado, quando um jogador tem uma clara chance de gol, e é impedido pelo adversário?





Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje iniciaremos a ACTIVITY 5.

a) Match each picture to the word in the box you can relate to it. (Associe cada imagem à palavra no quadro que você pode relacioná-la.)


(A Atividade está no Caderno do Aluno, Volume 2)


Para realizar esta Atividade você poderá usar um dicionário online, tradutor para compreendê-las.)


Boa atividade!