Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
ENTENDENDO A MÚSICA:
1. Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".
Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."
Após a leitura dos textos, responda:
1- Quais os principais produtos brasileiros na Primeira República?
2- Qual a relação dos colonos migrantes do café e a formação das primeiras fábricas?
3- Qual a importância da borracha para a região amazônica?
4- Qual a principal região de origem dos seringueiros? Quem era o “aviador”?
5- Quais os principais produtos industriais das fábricas da Primeira república?
a) Na sua opinião a nossa sociedade é consumista por necessidade, ou é consumista porque é influenciada pela mídia e pelo próprio sistema capitalista, que visa o lucro a qualquer custo e produz mercadorias em massa em benefício de uma minoria burguesa acumuladora de bens e capitais? Justifique sua resposta.
b) Produza um pequeno texto sobre o que você entendeu sobre o tema mostrado no vídeo.
Faça uma rápida pesquisa no Google e após registre em seu caderno o significado dos seguintes termos:
a) Sociedade de consumo
b) Consumo
c) Consumismo
d) Publicidade
e) Marketing
f) Mídia
g) Consumo consciente
h) Cultura de consumo
i) Cultura globalizada
j) Lixo eletrônico
k) Desenvolvimento sustentável
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de Abril de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 9º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
Primeira Aula
1) Resposta.
2) Resposta.
|
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ouça e reflita sobre a letra da música para responder às questões:
TREM-BALA
Compositora: Ana Vilela
Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim
Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
ENTENDENDO A MÚSICA:
1. Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".
Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."
Agora responda: Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?
2. Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
3. Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?
4. Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.
5. “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase?
6. Que ensinamento podemos tirar do trecho da música: “É sobre escalar e sentir / que o caminho te fortaleceu.”.
7. Qual é a parte do texto que fala acerca da união entre pais e filhos?
8. O que quer dizer o trecho do texto: “É sobre dançar na chuva de vida / Que cai sobre nós.”?
9. Que lição podemos tirar de: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.”
10. Qual é a mensagem que a música nos traz? Comente.
11. Você gosta desse estilo de música? Ou qual é seu estilo preferido? Comente?
12. Qual é a música que você mais gosta? Quem é o(a) cantor(a)?
13. Escreva o trecho que você mais gosta da sua música preferida. Comente porque esse trecho é interessante.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ouça e leia o poema a seguir:
SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS
(Mario Quintana)
A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª feira…
Quando se vê, passaram 60 anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Responda às questões de acordo com o poema:
1. A que o eu lírico compara a vida? Por quê?
2. Que sentimentos o poema sugere em relação ao passar da vida?
3. De que maneira o trecho “Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…/Quando se vê, já é 6ª feira…Quando se vê, passaram 60 anos…” se relaciona ao título do poema?
4. Que ideia é reforçada pela repetição da expressão "Quando se vê"?
5. Que mensagem o poema lhe transmitiu?
6. Explique com suas palavras a relação existente entre o assunto tratado no poema “Seiscentos e sessenta e seis” com a música “Trem bala”.
7. A partir das ideias trabalhadas nesses dois textos (a música e o poema), escreva um poema que transmita uma mensagem sobre “o valor que a vida passou a ter nesse tempo de pandemia”.
OBSERVAÇÃO: Após escrever o poema, grave um áudio fazendo a leitura do mesmo e envie pelo WhatsApp, juntamente com as fotos das atividades.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Realizar a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 129 e
130 e responder as atividades 1 e 2 do tópico agora quem trabalha é você!
SEGUNDA AULA
Realizar a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 140, 141
e 142 e responder as questões 1 e 2 do tópico agora quem trabalha é você!
TERCEIRA AULA
Realize a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 166 e 167
e resolva os exercícios 1 e 2 do tópico agora quem trabalha é você!
QUARTA AULA
Realize a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 185 e
186, responda as atividades 1 e 2 do tópico agora quem trabalha é você.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
SEGUNDA AULA
1- Quais os principais produtos brasileiros na Primeira República?
2- Qual a relação dos colonos migrantes do café e a formação das primeiras fábricas?
3- Qual a importância da borracha para a região amazônica?
4- Qual a principal região de origem dos seringueiros? Quem era o “aviador”?
5- Quais os principais produtos industriais das fábricas da Primeira república?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO (A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA SOBRE O CONSUMO E CULTURA GLOBALIZADA.
ATIVIDADE 1
Atualmente vivemos numa sociedade consumista que consome além do que necessita e causa impactos sobre os recursos naturais do Planeta. Sobre a sociedade consumista na qual estamos inseridos assista ao vídeo que faz uma crítica a este modelo, clicando no link abaixo:
Com base no que você estudou em sala de aula e no vídeo que você assistiu sobre o consumo e cultura globalizada, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Na sua opinião a nossa sociedade é consumista por necessidade, ou é consumista porque é influenciada pela mídia e pelo próprio sistema capitalista, que visa o lucro a qualquer custo e produz mercadorias em massa em benefício de uma minoria burguesa acumuladora de bens e capitais? Justifique sua resposta.
b) Produza um pequeno texto sobre o que você entendeu sobre o tema mostrado no vídeo.
ATIVIDADE 2
a) Sociedade de consumo
b) Consumo
c) Consumismo
d) Publicidade
e) Marketing
f) Mídia
g) Consumo consciente
h) Cultura de consumo
i) Cultura globalizada
j) Lixo eletrônico
k) Desenvolvimento sustentável
OBS: Caro aluno (a) é importante que após realizadas as atividades, você tire uma foto das mesmas e envie para o grupo de WhatsApp da sua turma para posterior avaliação e correção.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Acordo de Paris
O Acordo de Paris foi assinado por 195 países com o objetivo de conter o aumento do aquecimento global.
O Acordo de Paris é um compromisso mundial sobre as alterações climáticas e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Para que esse acordo entrasse em vigor, era necessário que os países que representam em torno de 55% da emissão de gases de efeito estufa ratificassem-no. Em 12 de dezembro de 2015, o acordo foi assinado após várias negociações, entrando em vigor em 4 de novembro de 2016. Até 2017, 195 países assinaram e 147 ratificaram.
Objetivo: Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, é o principal objetivo do Acordo de Paris. O uso intenso de combustíveis fósseis como matriz energética no mundo intensifica a liberação de dióxido de carbono e outros gases nocivos à atmosfera. Essa emissão de gases contribui de maneira significativa para o aumento da temperatura do planeta. A meta do Acordo de Paris é manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2 ºC.
Metas para países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Uma das metas do Acordo de Paris é estimular os países desenvolvidos a dar suporte financeiro e tecnológico aos países subdesenvolvidos. A ideia é que essa ajuda colabore na ampliação de ações propostas pelos países subdesenvolvidos, mas todos devem apresentar planos de ação.
Entre os acordos firmados pelos países, um deles sugere que a cada cinco anos os governos comuniquem de forma voluntária os mecanismos para a revisão das suas contribuições para que as metas possam ser elevadas. Os países desenvolvidos encontram-se à frente do acordo e devem estabelecer metas numéricas a serem alcançadas em relação à emissão de gases de efeito estufa. Já os países subdesenvolvidos precisam elevar os esforços para continuar atingindo as metas propostas.
SEGUNDA AULA
O principal objetivo do Acordo de Paris é reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono.
TERCEIRA AULA
Contexto histórico do Acordo de Paris
As alterações provocadas no meio ambiente pela ação humana preocupam o mundo inteiro. A emissão de gases nocivos à atmosfera tem provocado o agravamento do efeito estufa e do aquecimento global. Essa emissão ocorre em razão da intensa queima de combustíveis fósseis para o uso industrial, transporte urbano e geração de energia elétrica.
Esse cenário tem sido palco de diversos debates, acordos e metas. Grande parte das alterações provocadas no meio ambiente relaciona-se com o período industrial e com o intenso desenvolvimento tecnológico. A Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, intensificando ainda mais o uso de combustíveis fósseis, bem como acelerou o processo de urbanização e o consumo exagerado. Os problemas ambientais gerados pelo processo industrial fazem parte de uma realidade antiga, ao passo que a conscientização acerca das mudanças climáticas é recente.
Países que não aderiram ao Acordo de Paris
Por causa da dramática guerra civil em que está envolvida, a Síria não faz parte do acordo. A Nicarágua, por sua vez, alegou que o acordo era ambicioso demais e que seria ineficaz, visto que os países apresentariam seus compromissos voluntariamente, acabando por boicotá-lo. Em 2017, após ser devastada por furacões, o então presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, decidiu aderir ao acordo.
Questões
- Quais contribuições cada um de nós pode dar para a redução da emissão dos gases de efeito estufa?
- Qual o principal objetivo do Acordo de Paris? Comente
ARTES
Professora Andreia
INTERPRETANDO A OBRA DE ARTE:
OBSERVE A OBRA “O GRITO” DE EDUARDO MUNCH E RESPONDA AS QUESTOES A SEGUIR:
APÓS RESPONDER E FAZER A REPRODUÇAO DA OBRA EM SEU CADERNO, COLOQUE SEU NOME E SERIE E ME ENVIE A FOTO. NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE. FAÇA SEMPRE O SEU MELHOR!!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Não esqueça de enviar fotos das atividades realizadas e nos envie para colocarmos na página da escola.
Hoje iremos ver as modalidades de salto em distância e salto em altura:
O Salto em distância é uma das provas mais naturais do atletismo, e envolve as seguintes fases: corrida de aproximação, impulsão, fase aérea e queda. Existem três técnicas de salto: salto na passada, salto em extensão e salto em tesoura.
O Salto em Altura é um salto vertical em que o atleta deve impulsionar-se em um só pé para ultrapassar uma barra (sarrafo ou fasquia) sem que este caia. No início o estilo usado para saltar era apenas a tesoura simples, em que o atleta passava sentado sobre a barra, até que no final do século 19, em 1893, o irlandês Michael Sweeney criou uma ligeira variante, o rolo para o interior, o que foi considerado então um grande avanço.
Agora que vimos alguns fatos sobre as modalidades de salto em distância e salto em altura, vamos copiar e responder às seguintes questões em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina, vou vistar. Boa sorte!
ATIVIDADES
1-) Na história do atletismo nacional e internacional, o Brasil possui atletas que se destacaram nas provas de salto?
2-) Em quais situações do cotidiano costumamos saltar?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
A semana passada você assistiu ao vídeo “Learn Past Tense Verbs”:
Caso queira, assista-o novamente, pois ele é muito interessante e vai ajudá-lo nas atividades.
A partir deste vídeo você revisou a forma do passado de alguns verbos.
Hoje você trabalhará com estes verbos de forma mais aprofundada!
Vamos lá!
Atividade I
Registre em seu caderno as frases que estão escritas no Tempo Passado.
1.She dried her hair.
2.My friend brushes his teeth three times a day.
3.We studied for the English test.
4. You washed your bathroom.
Atividade II
Agora observe as orações abaixo e associe-as de acordo com as respectivas traduções.
1. I dried my hair.
2. I drank hot chocolate.
3. I washed my hands three times.
4. I cleaned my room yesterday.
5. I wash my hands three times.
( ) Bebi chocolate quente.
( ) Sequei meu cabelo.
( ) Lavei minhas mãos três vezes.
( ) Lavo minhas mãos três vezes.
( ) Limpei meu quarto ontem.
Do your best!
Faça o melhor!