Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler a tirinha da página 115, do livro de Português (ou xerox das páginas do livro). Responder às questões 1, 2, 3 da página 115 e às questões a, b, c, d e 2 da página 116. Ler o quadro explicativo sobre Oração Subordinada Adjetiva da página 116.
No 1º bimestre, estudamos as Orações Subordinadas Substantivas. Agora no 3º bimestre, estudaremos as Orações Subordinadas Adjetivas e no 4º Bimestre, estudaremos as Orações Subordinadas Adverbiais. Por isso, copie as explicações a seguir em seu caderno:
➪ ORAÇÃO – toda frase que tem verbo ou locução verbal. Exemplo: Joana comprou uma casa linda!
➪ LOCUÇÃO VERBAL – formada pela junção de 2 verbos, um verbo auxiliar e um verbo principal. Exemplo: Ele estava jogando futebol (estava – verbo auxiliar; jogando – verbo principal). A locução verbal é como se fosse só um verbo, portanto é uma única oração.
➪ CONECTIVOS - são conjunções que ligam as orações. Exemplos: e, que, mas, porém, se, porque, portanto etc.
➪ PERÍODO SIMPLES – quando só tem uma oração. Exemplo: Murilo ficou doente.
➪ PERÍODO COMPOSTO – quando tem 2 ou mais orações. Exemplo: Murilo ficou doente e não pode ir à escola.
➪ PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO – tem sentido completo e por isso, não precisa de outra oração para completar o entendimento do que foi dito ou escrito. Exemplo: Murilo ficou doente e não pode ir à escola. (1ª oração – Murilo ficou doente; 2ª oração - não pode ir à escola)
➪ PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO – não tem sentido completo sozinha, portanto precisa de outra oração para completar o entendimento do que foi dito ou escrito. Exemplo: Ela fingiu que não o escutou. (1ª oração – ela fingiu (fingiu o que?); 2ª oração – que não o escutou (completa o sentido da 1ª oração)
➪ ORAÇÃO PRINCIPAL: é aquela que não tem sentido sem o complemento. Exemplo: Ela fingiu que não o escutou. (Ela fingiu – oração principal)
➪ ORAÇÃO SUBORDINADA: é aquela que completa o sentido da oração principal. Exemplo: Exemplo: Ela fingiu que não o escutou. (que não o escutou – oração subordinada)
➪ ORAÇÃO SUBORDINADA – pode ser de vários tipos: substantiva, adjetiva e adverbial. E em cada tipo há diversas classificações.
Se você puder, assista aos vídeos a seguir para complementar os seus estudos:
Frase, oração e período:
Período simples e período composto:
Oração subordinada adjetiva
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o texto É POSSÍVEL MORRER DE FRIO? e responder às questões 1 e 2, da página 116. Responder aos exercícios 1 (a, b, c, d) e 2 (a, b, c, d) da página 117 e as atividades a, b, c da página 118. Para compreender melhor o conteúdo leia os quadros explicativos da página 117 e 118. Se puder, assista ao vídeo a seguir para complementar os seus estudos:
Orações Subordinadas Adjetivas: Restritivas e Explicativas
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 11
Unid 2 – Triângulo retângulo inscrito em uma circunferência
Págs. 266 e 267.
Ex. Pense mais um pouco...
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 11
Unid 3 – Relações métricas em uma circunferência
Págs. 268 e 289.
Ex. 34.
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
Segunda Guerra Mundial- primeiros momentos
Páginas 123-127
Relembrando: qual o evento (acontecimento) que inicia a Segunda Guerra Mundial?
Leia o texto das páginas 123-124, e responda:
1- Qual era a forma de ação dos alemães no início da guerra?
2- Quais os países invadidos pelos nazistas?
3- Como a França e a Inglaterra enfrentaram a invasão nazista?
SEGUNDA AULA
Segunda Guerra Mundial – o front oriental
Leia o texto presente nas páginas 125 e observe o mapa na página 127
1- Quais os interesses de Hitler ao atacar a União Soviética?
2- Qual a tática (forma de luta) dos soviéticos? O que isto permitia?
3- A Batalha de Stalingrado foi decisiva para a guerra. Quais as consequências da Batalha de Stalingrado?
4- Observando o mapa presente na página 127, apresente:
a) Países do Eixo:
b) Territórios aliados ao Eixo:
c) Países neutros:
5- No Oceano Pacífico, quais os territórios ocupados pelos japoneses? O que ocorreu em Pearl Harbor?
TERCEIRA AULA
Segunda Guerra Mundial – a participação do Brasil
Vídeo:
Leia o texto na página 126 e responda:
1- Quem eram os pracinhas?
2- Quando e por que o Brasil entrou na guerra?
3- Quais soldados foram enviados para a guerra? Quantos soldados foram? Quais as principais batalhas em que lutaram os soldados brasileiros? Onde ocorreram estas batalhas?
ATIVIDADE LÚDICA
VÍDEO
Música que os soldados escutavam durante a guerra:
Marchinha de Carnaval brasileira ridicularizando Hitler e elogiando Getúlio Vargas
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 19 DO LIVRO DIDÁTICO ÁSIA: TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS, TENSÕES E CONFLITOS
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 158 a 161 do livro didático de Geografia que fala sobre a Ásia: transformações territoriais, tensões e conflitos.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os conflitos na Ásia, clicando no link abaixo:
Assista também a videoaula que fala sobre a guerra civil na Síria, terrorismo e o Estado Islâmico (ISIS), clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 158 a 161 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais foram os conflitos que se transformaram em guerras de grandes proporções durante a formação de novos países na Ásia?
b) Além de guerras, na Ásia persistem conflitos. Os conflitos na Ásia são motivados por quais interesses?
c) O que é racismo? Você já foi vítima de racismo? O que podemos fazer para combater o racismo?
d) O que é discriminação? Quais são as formas de discriminação que impedem ou dificultam a convivência pacífica entre grupos sociais do mundo?
e) O que é um cristão?
f) O que é ser islâmico?
g) O que é a corrente sunita do islamismo?
h) O que é a corrente xiita do islamismo?
i) O que é o fundamentalismo islâmico?
j) Como deve ser entendido o terrorismo?
Observe o mapa da figura 21 da página 161 e diga qual país da Ásia está em guerra civil e quais.
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 131 tema 2 material genético.
Responder de olho no tema pagina 132.
Professora Andreia
LIVRO - SE LIGA NA ARTE
ALEXANDER RODCHENKO – PAG. 72, 73 E 74 -LEITURA E QUESTOES 1, 2, 4, 5, 6, E 7.
PARA EXPERIMENTAR – PAGINA 75
FANZINE- PAG.76- LEITURA E QUESTOES DO PARA REFLETIR
VAMOS FAZER UM FANZINE??? ASSISTA AO VIDEO PARA SE INSPIRAR E ME ENVIE FOTO!!!
PASSO A PASSO – DOBRADURA FANZINE
COMO FICA:
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL
Habilidades: Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, no esporte de invasão Handebol.
Arremesso no Handebol
É a finalização da ação ofensiva. É um fundamento realizado sempre em direção ao gol, que necessita de muita precisão e força. A mecânica do arremesso se assemelha ao do passe de ombro – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente.
Os arremessos podem ser executados nas seguintes situações: parado (normalmente em tiro de 7 metros); em movimento (aumenta a força do arremesso); em suspensão (no salto), e em queda.
ATIVIDADES:
Treinando arremessos no Handebol:
1- Assistir ao vídeo:
2- Realizar os arremessos do vídeo ou da imagem e enviar a foto para a professora.
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
ACTIVITY 3 (Continuação)
g) What is the main electric energy generation source in Brazil? (Qual é a fonte principal de geração de energia elétrica no Brasil?)
(Registre a resposta no Caderno do Aluno, Volume 2)
ACTIVITY 4
a) Read the text. Circle and search the words you don’t know in a dictionary. (Leia o texto. Circule e procure as palavras que você não sabe em um dicionário).
(O texto está no Caderno do Aluno, Volume 2)
OBS.: A pesquisa poderá ser feita pela internet, através do uso de um dicionário on-line, google tradutor e as palavras, traduções deverão ser registradas no caderno de classe.
Boa atividade!