CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 30/11 A 04/12



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Ler a notícia e responder às atividades a, b, c da página 174. Responder também as atividades 2 (a, b, c) e 3 (a, b, c, d) da página 175.




TERCEIRA E QUARTA AULA

FERIADO DE SANTA BIBIANA






Professor Paulo

SP Faz Escola – Volume 3



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Situação de Aprendizagem 6. Pág.74 e 75. Atividade 1 e 2.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Situação de Aprendizagem 6. Pág.76. Atividade 3.






Professor Matheus

PRIMEIRA AULA



SEGUNDA AULA



TERCEIRA AULA







Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 32 DO LIVRO DIDÁTICO O ÁRTICO

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 258 a 264 do livro didático de Geografia que fala sobre o Ártico.

Para complementar o assunto assista ao vídeo que fala sobre o derretimento das geleiras do Ártico, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 258 a 264 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O Ártico compreende à quais porções de terras?

b) Observe o mapa da figura 24 da página 258 e cite os países que possuem parte de suas terras localizadas no Ártico. 

c) Qual é o tipo de clima do Ártico? E quais são as temperaturas médias?

d) Qual é a vegetação típica do Ártico?

e) O que são as banquisas e os icebergs?

f) O que significa os termos Inuíte e Esquimó?

g) Qual é o nome do território autônomo criado no Canadá para atender os direitos dos Inuítes em relação a legalização e demarcação de suas terras ancestrais?

h) O que é o efeito estufa? O que tem intensificado este fenômeno? A intensificação do efeito estufa tem provocado o que?

i) O aumento das temperaturas médias do planeta em função da intensificação do efeito estufa, tem provocado o aquecimento global e as mudanças climáticas. Em função do aumento do aquecimento global qual foi a porcentagem de recuo da área de banquisas do Ártico desde a década de 1970?

j) Quais são as consequências do aquecimento global sobre a região do Ártico?






Professor Nivaldo

SP faz Escola Situação de aprendizagem 2 Conservação da Natureza Atividade 1







Professora Andreia

ABSTRACIONISMO

O ABSTRACIONISMO É UMA PINTURA EM QUE AS FORMAS E CORES NÃO POSSUEM QUALQUER RELAÇÃO COM AS IMAGENS OU APARÊNCIAS DA REALIDADE EXTERIOR. O RUSSO WASSILY KANDINSKY (1866-1944) FOI O PRIMEIRO PINTOR A ABANDONAR TODA E QUALQUER REALIDADE RECONHECÍVEL EM SUA OBRA, AO COMPREENDER QUE A COR PODIA DESPERTAR A EMOÇÃO, INDEPENDENTE DO CONTEÚDO. ELE PERCEBEU TAMBÉM QUE, LIVRES DA OBRIGAÇÃO DE REPRESENTAR A REALIDADE, AS FORMAS E AS CORES POSSUEM MAIOR CAPACIDADE PARA EXPRIMIR A SENSIBILIDADE HUMANA E, POR SUA SIMPLICIDADE, O ABSTRACIONISMO PODERIA SE TORNAR UM ESTILO ACESSÍVEL A TODOS OS HOMENS, DE MODO INDEPENDENTE DE SUAS DIVERSIDADES RACIAIS E SOCIAIS, POR SE DIRIGIR À SENSIBILIDADE E NÃO À RAZÃO. O ABSTRACIONISMO SE EXPANDIU EM DUAS CORRENTES DIFERENTES: O ABSTRACIONISMO INFORMAL OU SENSÍVEL E O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO. O PRIMEIRO, CUJO EXEMPLO É O PRÓPRIO KANDINSKY, É MAIS INSTINTIVO OU IMPULSIVO, OBEDECENDO MAIS AO SENTIMENTO, SENDO AS CORES E AS FORMAS CRIADAS LIVREMENTE.

Kandinsky “ Batalha” (Cossacos) 1910 -1911

JÁ O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO APRESENTA AS FORMAS GEOMETRIZADAS, RETILÍNEAS OU CURVILÍNEAS, COMO NO HOLANDÊS PIET MONDRIAN (1872-1974).

  Mondrian “Composition with Large Red Plane, Yellow, Black, Grey and Blue” 1921


ATIVIDADE

FAÇA SEM EU CADERNO UMA COMPOSIÇÃO ABSTRATA. CAPRICHE NA PINTURA!!!






Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte

Habilidades: Experimentar e fruir esportes de rede comparando seus elementos comuns, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução.

Rodízio 6x0 do Voleibol

 Para aprender o rodízio 6x0 do Voleibol, clica aqui:





Basicamente a quadra é dividida em zona de ataque e zona de defesa, a zona de ataque é demarcada por uma linha onde ficam os jogadores nas posições 2-3-4; os jogadores da zona defensiva são as posições 1-6-5. O rodízio é feito quando uma equipe ganha o rally e recupera o direito ao saque, sempre no sentido horário, onde o jogador da posição 2 vai para o saque na posição 1, o jogador que estava na posição 1 vai para a posição 6, o jogador da posição 6 vai para a posição 5, o jogador da posição 5 vai para a posição 4, o jogador da posição 4 vai para a posição 3, o jogador da posição 3 vai para a posição 2.


ATIVIDADE: Complete, nos esquemas a seguir, a ordem de rodízio dos jogadores, a partir do posicionamento dado na quadra:







Professor Fernando