Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Durante essa semana faremos a revisão de conteúdos trabalhados no 3º Bimestre. Por isso, copie e responda as atividades abaixo em seu caderno. Siga as orientações que estão entre parênteses para responder corretamente.
1. O que é uma biografia? O que uma biografia deve ter? (Ler as páginas 17 à 19 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2)
2. Que tipos de verbos aparecem em textos instrucionais, ou seja, textos que ensinam como fazer alguma coisa? Por quê? (Observe os verbos do texto que ensina fazer um avião de papel nas páginas 20 e 21 e reveja o exercício 2 da página 21 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2)
3. Releia a reportagem 500 ANOS DE UM GÊNIO e as questões das páginas 22 e 23, do Caderno SP Faz Escola – Volume 2 e marque V ou F nas frases abaixo:
a) ( ) Reportagem é um texto jornalístico que tem como objetivo informar o leitor sobre um fato ou um assunto.
b) ( ) Não são necessárias fotos nas reportagens, pois elas não ajudam a entender o texto.
c) ( ) Para fazer uma reportagem utiliza-se a linguagem coloquial ou informal.
d) ( ) A maior parte dos verbos da reportagem 500 ANOS DE UM GÊNIO está no pretérito (passado).
e) ( ) Dentro dessa reportagem aparece uma pequena biografia de Leonardo da Vinci.
4. Que tipos de guerreiros Hagar não queria em seu grupo? Por quê? (Leia a tirinha da página 258, do livro de Português)
5. Complete a frase abaixo com um adjetivo que também combine com a tirinha da página 258.
NÃO HÁ LUGAR NO MEU GRUPO PARA GUERREIROS __________________________.
6. Qual a diferença de sentido que existe entre as frases EU TIVE UMA IDEIA e EU TIVE “A” IDEIA? (Ler a tirinha da página 259)
TERCEIRA E QUARTA AULA
Hoje vamos continuar a revisão dos conteúdos. Por isso, copie e responda as atividades abaixo em seu caderno.
7. Qual a função (utilidade, objetivo) da palavra PRIMEIRA na frase “Qual a resposta da PRIMEIRA questão? (Ler a tirinha da página 260)
8. Quais são os adjetivos que Calvin utilizou para xingar o tigre? (Ler a tirinha da página 262)
9. Classifique cada uma das palavras abaixo, dizendo se é adjetivo, substantivo, artigo, numeral ou pronome: (Ler as páginas 253, 254, 259, 260)
a) Dois - _____________
b) Sanduíche - __________
c) Meu - ______________
d) Novo - ___________
e) Dela - ____________
f) Prova - ___________
g) As - ______________
h) Terceiro ____________
i) O -_______________
j) Delicioso - _________
10. Complete as frases abaixo seguindo as orientações entre parênteses:
a) Para melhorar o nosso país precisamos de cidadãos ____________. (Complete com um adjetivo)
b) Aquele time ficou em __________________ lugar no campeonato estadual. (Complete com um numeral)
c) Moacir comprou ___________ carro novo. (Complete com um artigo)
d) Laura tem ________ casa mais bonita da rua. (Complete com um artigo)
e) Nossa escola tem _____________ muito dedicados. (Complete com um substantivo)
11. Após ler os trechos das notícias das páginas 99 e 100, podemos concluir que uma notícia só apresenta um fato ou ela apresenta opiniões dos repórteres também? Explique.
12. Observe o trecho do livro O LIVREIRO DO ALEMÃO na página 110 do livro de Português e o texto sobre SANTOS DUMONT nas páginas 17 e 18, do Caderno São Paulo Faz Escola – volume 2. Em qual dos dois textos o autor do texto contra sobre a própria vida? Qual a diferença entre biografia e autobiografia?
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 11
Unid 5 – Metro quadrado, seus múltiplos e submúltiplos
Págs. 293, 294 e 295.
Ex. 28 e 30.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 11
Tópico – Transformação de unidades de medida
Págs. 296 e 297.
Ex. 31 e 32.
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
Esparta e a mitologia grega
Páginas 137 – 140
Você já ouviu falar de Esparta?
E sobre os deuses e heróis gregos, você conhece algum ou já assistiu algum filme sobre os deuses gregos?
Leia o texto presente na página 137 e responda:
1- Onde se localizava Esparta?
2- Qual a frase que Heródoto afirma ser o lema dos espartanos? O que isso significa?
SEGUNDA AULA
Esparta
Página 137-138
Leia o texto e responda:
1- O que significa o termo oligarquia?
2- Sobre o governo de Esparta, o que era:
a) Gerúsia:
b) Ápela:
c) Eforato:
3- Sobre a sociedade de Esparta, apresente os grupos sociais e suas funções (trabalhos ou ações na cidade):
TERCEIRA AULA
Os deuses e heróis gregos
Página139-140
Leia e responda:
1- Como os gregos pensavam seus deuses?
2- Quais as ações que os deuses gregos podiam ter em relação às pessoas?
3- Quem eram os heróis?
4- Onde os deuses eram cultuados? Quais os motivos do culto aos deuses?
5- Complete o quadro com os dados sobre os deuses gregos:
ATIVIDADE LÚDICA
Online:
VÍDEO
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 18 DO LIVRO DIDÁTICO OS AGENTES EXTERNOS E INTERNOS DO RELEVO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 138 a 143 do livro didático de Geografia que fala sobre os agentes externos e internos do relevo.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os agentes internos do relevo, clicando no link abaixo:
Assista também a videoaula que fala sobre os agentes externos do relevo, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 138 a 143 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Onde ocorrem os agentes do modelado terrestre de origem interna? Quais são estes agentes de origem interna?
b) Onde atuam os agentes de origem externa? Quais são os exemplos de agentes de origem externa?
c) O que é intemperismo?
d) Os processos mecânicos ou físicos ocorrem em virtude de que?
e) Os processos químicos estão ligados à ação de que?
f) Nos processos biológicos quais elementos atuam sobre as rochas?
g) O que são rios? Onde eles nascem?
h) Quais são os três cursos de um rio? Em qual curso do rio ocorre a erosão vertical? E em qual curso ocorre a deposição de detritos e a formação de planícies?
i) O que são falésias?
j) Como se formam as praias?
k) O que são restingas?
l) O que são tômbolos?
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 156 temas 1 As células
Leitura e responda os exercícios “de olho no tema” pagina 157.
Professora Andreia
LIVRO- SE LIGA NA ARTE
CAPÍTULO 5
• BRINCAR DE SER
• OBSERVAR A IMAGEM NA PÁG. 78
• RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2 DA PÁG. 79, LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES 1,2 E 3 DO “PARA REFLETIR”.
• TEATRO: ESPAÇO DE JOGO E DE IMAGINAÇÃO – PÁG.80 – FAZER A LEITURA E RESPONDER À QUESTÃO 1
• PÁG. 81 – TEATRO NO QUINTAL – FAZER A LEITURA E RESPONDER À QUESTÃO 2
• PÁG. 82 – FAÇA A LEITURA DO “ JOGO DA CARETA” E RESPONDA A QUESTAO 4 (a,b,c)
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Ginástica.
Habilidades: Planejar e experimentar coletivamente novas combinações de diferentes elementos (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano.
Olá pessoal, nesta aula vamos entender melhor as Ginásticas que são divididas em 3 grupos:
1) Ginásticas Geral;
2) Ginásticas de Condicionamento Físico;
3) Ginásticas de Conscientização Corporal.
*As Ginásticas Competitivas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, etc.) foram consideradas como práticas esportivas, sendo assim, agrupadas aos esportes.
1- A Ginástica Geral, também conhecida como Ginástica Para Todos, abrange diversas manifestações corporais como danças, técnicas circenses, expressões folclóricas etc. Serve de base para outras ginásticas como Ginástica Artística e Rítmica. É composta por um número indeterminado de participantes (independentemente da idade e gênero). Além disso, pode ser realizada no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combina um conjunto bem variado de piruetas rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.
Elementos da Ginástica Geral:
Responda: Quais elementos da Ginástica nós usamos na brincadeira “Pular Elástico”?
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje continuaremos a ACTIVITY 2.
Leia o texto da ACTIVITY 2, item A, no Caderno do Aluno, Volume 2, e em seguida copie (do texto) a versão em Português para as palavras/expressões abaixo.
1.pássaros machos e fêmeas________________________
2. argila molhada_____________________
3.palha______________
4.ninhos______________
5.galhos das árvores___________________
6. penas, pele e musgo para a fêmea colocar os ovos___________________________
7. concha da tartaruga_________________
8.predadores________________
9. ela puxa sua cabeça e membros para dentro da concha_______________________
Boa atividade!