Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA AULA
Orientações: Escreva a data, coloque o número da questão e escreva só a resposta no seu caderno.
Leia o conto a seguir e depois responda às questões:
CONTO OU NÃO CONTO?
Abel Sidney
– ...eu nem te conto!
– Conta, vai, conta!
– Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém?
– Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora...
– Não precisa exagerar! O que vou contar não é nada assim tão sério. Não precisa jurar.
– Está bem...
Depois de muitos anos, ainda me lembro em detalhes sobre o que eu e minha prima conversamos. Éramos muito pequenas e eu passava as férias em sua casa. Nunca brincamos tanto, quanto naqueles dias!
Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar.
– Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.
– Eu não vou contar, já disse!
O segredo não era nada sério, coisa mesmo de criança naquela idade. E ela acabou contando...
– Minha mãe saiu para fazer compras e eu fiz um bolo.
Eu quebrei dois ovos, misturei com a farinha de trigo e o açúcar. Não deu nada certo. Com medo, eu arrumei tudo, joguei o bolo fora e até hoje minha mãe não sabe de nada...
– Meu Deus, sua doida! Você teve coragem de fazer uma coisa dessas?!
– Tive. Se a minha mãe descobrir, eu não quero nem imaginar o que ela fará comigo!! Posso ficar uma semana de castigo. Ou até mais...
A minha língua coçou. Um segredo daqueles não poderia ficar guardado. Na primeira oportunidade em que eu fiquei sozinha, procurei minha tia, que estava preparando o almoço.
– Tia, preciso contar uma coisa pra senhora.
– Pois conte, que estou ouvindo. Não posso te dar mais atenção, senão o almoço não sai...
– É que eu tenho um segredo pra te contar e não sei se devo...
– O segredo é seu ou dos outros?
– Dos outros... Quer dizer, da prima!
– E por que você quer contar os segredos alheios?
– Bem, eu pensei que a senhora quisesse saber o que aconteceu...
– Ah, minha filha, deixa eu te fazer apenas uma pergunta: a dona do segredo te autorizou a contá-lo?
– Na verdade, não!
– E por qual motivo você me contaria, então?
– É que... Bem, o que ela fez não é muito certo...
– E você vai dedurar a sua prima? Se for alguma coisa muito grave ela ficará de castigo. E você não terá com quem brincar. Você já pensou nisso?
– Não...
– Pois pense. E depois volte aqui para conversarmos...
Eu não sabia onde enfiar a cara, de tanta vergonha. E para que ninguém descobrisse os meus pensamentos, me escondi na casinha do fundo do quintal. Na hora do almoço, saí de lá, pois a fome, nessas horas, é uma sensata conselheira. E minha tia, com muito cuidado, voltou a tratar do assunto.
– Eu preciso contar uma coisa pra vocês... Minha avó, quando eu era pequena, me ensinou uma coisa que nunca mais me esqueci.
E hoje, ouvindo uma notícia no rádio, lembrei-me dela. Ela dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos, devemos passar adiante, pois quem conta um conto, aumenta um ponto. E se o que se conta é um segredo, pior ainda. Por isso, nessas horas em que a nossa língua coça, o melhor é lembrar que em boca fechada não entra mosquito...
E contou também histórias de outras gentes: mexeriqueiros, dedos-duros, fofoqueiros, enfim, a turma do leva-e-traz...
Naquela tarde, ainda preocupada que lessem os meus pensamentos, fiquei murchinha, daqui para ali, inventando o que fazer...
Só no dia seguinte, quando minha prima decidiu contar para mim outro dos seus segredos, foi que eu tomei coragem de me sentar ao seu lado, bem quietinha. Disse ela:
– Sabe, o outro segredo é mais sério que o primeiro...
E fez suspense – disse, repentinamente, que estava com sede e foi buscar água na cozinha...
Depois de retornar, bebeu a água bem devagarinho, até recomeçar:
– Olha, eu tenho um grande defeito. Às vezes eu me escondo na cozinha, para ouvir a conversa de minha mãe com as outras pessoas. E por acaso eu estava ontem, tranquilamente sentada no meu cantinho secreto, quando alguém chegou para conversar com ela. Como esta pessoa é minha conhecida (e eu gosto muito dela), não posso contar o que aconteceu por lá... É uma pena! Eu só posso dizer que essa pessoa é uma língua de trapo, uma linguaruda...
Nunca rimos tanto!
Eu, na verdade, não sabia se me sentia agradecida ou envergonhada...
E passados tantos anos, ainda hoje nós fazemos questão de relembrar este episódio.
Nossos filhos compreendem, então, porque somos tão amigas e cúmplices. E olha que eles nem imaginam o que ocorreu anos depois, quando éramos jovens e começamos paquerar, sem saber, o mesmo cara...
Bem, mas isto é segredo e eu não posso contar!Fonte: SIDNEY, Abel. Conto ou não conto?. Ilustrações de Rosana Almendares. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=105130. Acesso em: 04 out. 2019.
ATIVIDADES
a) Quem são essas personagens? Em que parágrafo elas se apresentam?
b) Logo no início do texto, para resgatar lembranças, o narrador se manifesta em primeira ou em terceira pessoa? Copie um trecho que ilustre sua resposta e destaque palavras e expressões que comprovem o foco narrativo.
Lembre-se:
No foco narrativo em primeira pessoa, predominam palavras e expressões da língua, como pronomes e verbos, que marcam a presença do narrador-personagem, isto é, aquele que participa da história e se manifesta como “eu”/ “nós”.
No foco narrativo em terceira pessoa, o narrador é observador, não participa da história como personagem. Ele narra os acontecimentos a partir da observação (“de fora” da história). Nesse caso, predominam marcas linguísticas de terceira pessoa, por exemplo “ele”/ “eles”.
|
2 - Observe as características de fala das personagens. No diálogo, predomina a linguagem formal ou a linguagem coloquial (informal, do dia a dia)? Justifique sua resposta.
3 - A partir do que você observou no texto, ocorre discurso direto ou discurso indireto? Copie uma frase que comprove a sua resposta.
Lembre-se:
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O narrador procura reproduzir a fala das personagens com marcas específicas de pontuação (travessão, aspas, interrogação, exclamação, reticências).
No discurso indireto, o narrador da história interfere na fala do personagem preferindo suas palavras. Aqui não encontramos as próprias palavras da personagem, por isso não ocorre o uso do travessão.
|
SEGUNDA AULA
4 - Releia a seguir o excerto do texto “Conto ou não conto?”:
“- Eu preciso contar uma coisa pra vocês... Minha avó, quando eu era pequena, me ensinou uma coisa que nunca mais me esqueci. E hoje, ouvindo uma notícia no rádio, lembrei-me dela. Ela dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos, devemos passar adiante, pois quem conta um conto, aumenta um ponto. E se o que se conta é um segredo, pior ainda. Por isso, nessas horas em que a nossa língua coça, o melhor é lembrar que em boca fechada não entra mosquito...”.
a) No trecho, a quem se referem os pronomes em destaque “dela” e “ela”?
b) Que ensinamentos podemos aplicar em nossas vidas?
5 - Para contar uma história, o narrador, em geral, situa as ações e os acontecimentos no tempo e no espaço.
a) No conto lido, onde se passa a história?
b) Quando os fatos ocorreram?
6 - Durante o desenvolvimento da história, ocorrem várias ações das personagens. Essas ações ocorrem no presente, no pretérito ou no futuro? Exemplifique com 2 frases do texto.
7 - Explique por qual razão as personagens riram após a seguinte fala:
“– Olha, eu tenho um grande defeito. Às vezes eu me escondo na cozinha, para ouvir a conversa de minha mãe com as outras pessoas. E por acaso eu estava ontem, tranquilamente sentada no meu cantinho secreto, quando alguém chegou para conversar com ela. Como esta pessoa é minha conhecida (e eu gosto muito dela), não posso contar o que aconteceu por lá... É uma pena! Eu só posso dizer que essa pessoa é uma língua de trapo, uma linguaruda...”
8 - Volte ao texto lido e proponha um final diferente para ele. (Escreva o final no seu caderno de língua portuguesa).
Continue a história a partir do seguinte ponto:
“[...]E fez suspense – disse, repentinamente, que estava com sede e foi buscar água na cozinha...”
TERCEIRA AULA
Faça a leitura do livro virtual: O Segredo dos Animais. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.
QUARTA AULA
Faça um resumo do livro O segredo dos animais. O texto deverá possuir de 10 à 15 linhas.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Ao final de cada aula/dia enviar fotos para comprovar a realização das atividades. Dúvidas serão sanadas pelo WhatsApp no horário das nossas aulas.
- A aula 4: Trabalhando a informação deverá ser entregue no volta as aulas. Valerá como trabalho.
PRIMEIRA AULA
Retome o conteúdo (Cap 2. Adição) passado em seu caderno e em seguida responda as questões abaixo:
1 - A prefeitura de uma cidade decidiu fazer um processo de arborização e plantou 45 mudas de ipê-amarelo e 38 mudas de pau-brasil.
a) - Para saber a quantas mudas de árvores foram plantadas nessa
cidade, o que devemos fazer?
b) - Quantas mudas foram plantadas?
2 - Uma grande indústria possuía 848 funcionários. Houve uma
ampliação de suas instalações e foram contratados outros 328 funcionários.
a) - Para saber quantos funcionários essa indústria passou a ter
após as novas contratações, o que devemos fazer?
b) - Quantos funcionários a indústria passou a ter?
3 - Uma prova de atletismo entre escolas foi disputada por
alunos de 11 a 13 anos. Cada escola inscreveu uma equipe com quatro alunos. O
primeiro atleta correu 400 metros e entregou um bastão ao segundo atleta. Este
correu 200 metros mais que o primeiro e entregou o bastão ao terceiro. Este
correu 100 metros a mais que o segundo e entregou ao quarto, que correu 50
metros a mais que o terceiro.
a) - Quantos metros correu o quarto atleta?
b) - Quantos metros tinha toda a prova?
Boa aula!
SEGUNDA AULA
Boa aula!
TERCEIRA AULA
Boa aula!
QUARTA AULA
Bom trabalho!
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
O QUE É HISTÓRIA?
Se você pensou em responder, que História é simplesmente o estudo do passado, com muitos fatos, nomes e datas, valorizando os heróis, os poderosos... Pode parar! Tá na hora de você rever seus conceitos.
A História é uma ciência viva, ela busca entender como os homens se organizaram e se desenvolveram desde o passado até os nossos dias. É a ciência do passado e do presente, uns e outros inseparáveis.
A palavra “história” nasceu na Grécia Antiga e significava “investigação”. Foi o grego Heródoto, considerado o “pai da História”, que pela primeira vez, empregou esta palavra com o sentido de investigação do passado.
|
Sendo assim, na história estudamos o passado, fazendo uma comparação com o presente, percebendo as transformações que ocorreram desde os primórdios da humanidade. A história contribui para a compreensão das sociedades, a forma de organização social, o modo de trabalhar, a maneira de distribuir riquezas, o jeito de morar, a alimentação, costumes e até a forma de pensar.
COMO SABEMOS O QUE ACONTECEU NO PASSADO?
Para conhecermos a vida de nossos antepassados, recorremos a velhos álbuns de fotografias e às pessoas mais velhas. São eles que podem nos relatar algo sobre nossos parentes mais antigos. Podemos saber como se vestiam, onde morava que atividades tinham, qual era o seu lazer, como se relacionavam uns com os outros e quais eram seus costumes. Enfim, dependendo da qualidade das informações e do nosso interesse, podemos reconstituir parte desse passado. Na História a investigação é parecida com isso, pois através dos tempos, os homens vão deixando sinais de sua vida: restos de esqueletos e de casas, objetos de uso doméstico, vestimentas, calçados, obras de arte, desenhos, inscrições, cartas, textos impressos em livros, revistas e jornais, etc.
Esses são os chamados documentos históricos ou fontes históricas, utilizados pelos historiadores (guardiões da memória da humanidade, seu trabalho é descobrir o máximo possível a respeito dos fatos que já aconteceram, para registrá-los e, assim, impedir que sejam esquecidos) para conhecer o passado. Os documentos históricos podem ser escritos (jornais, livros, inscrições em monumentos etc.) e não escritos (monumentos, objetos, restos humanos, ruínas de construções etc.).
FONTES ESCRITAS
FONTES MATERIAIS
FONTES ORAIS
FONTE: SILVA, Kleber. O que é História? http://klebersilva.blogspot.com/2015/03/introducao-historia-resumo.html; Acesso em 02 abr. 2020.
Questões. As respostas devem ser feitas no caderno do aluno!
1- O que é a História? Responda no caderno com suas palavras.
2- Qual a origem, ou seja, em qual língua e qual o significado nesta língua, da palavra História?
3- Como sabemos sobre as coisas que ocorreram no passado?
4- O que são as Fontes Históricas?
5- Quais as principais fontes históricas? Cite um exemplo para cada.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
Utilizando os métodos de análise histórica. Lembrando-se de que ao interpretar um documento, nós devemos seguir alguns passos:
1º Observar: ao observar vamos apontar os elementos que estão presentes: figuras, cores, quantidade de figuras.
2º Analisar: vamos apontar o que está sendo representado.
3º Interpretar: agora, devemos construir nossa próprias conclusões sobre o que está acontecendo.
1º Observar: ao observar vamos apontar os elementos que estão presentes: figuras, cores, quantidade de figuras.
2º Analisar: vamos apontar o que está sendo representado.
3º Interpretar: agora, devemos construir nossa próprias conclusões sobre o que está acontecendo.
(Esta atividade é semelhante a atividade das patinhas - caderno do aluno- e deve ser feita no caderno).
Imagens que devem ser analisadas:
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONCEITO DE ESPAÇO NATURAL E ESPAÇO GEOGRAFICO TRABALHADO EM SALA DE AULA.
PRIMEIRA AULA
Assista a videoaula que fala sobre o espaço natural e o espaço geográfico.
SEGUNDA AULA
Com base no que você estudou em sala de aula sobre o conceito de espaço natural e espaço geográfico e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é espaço natural?
b) O que é espaço geográfico?
c) Cite um exemplo de espaço natural.
d) Cite um exemplo de espaço geográfico.
TERCEIRA AULA
Com base no que você estudou e utilizando sua criatividade e imaginação desenhe em seu caderno ou numa folha sulfite:
a) Um exemplo de espaço natural
b) Um exemplo de espaço geográfico.
OBS: CARO ALUNO(A) É IMPORTANTE QUE APÓS REALIZADAS AS
ATIVIDADES, VOCÊ TIRE UMA FOTO DAS MESMAS E ENVIE PARA O GRUPO DE WHATSAPP DA
SUA TURMA PARA POSTERIOR AVALIAÇÃO E CORREÇÃO.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
MATÉRIA E ENERGIA
Iniciaremos o nosso estudo sobre matéria e energia assistindo ao vídeo “De onde vem o sapato?”
SEGUNDA AULA
SENSIBILIZAÇÃO À TEMÁTICA:
Depois de assistir ao vídeo, responda (em seu caderno) às seguintes questões:
a) Quantos materiais estão envolvidos na produção do sapato?
b) De onde vêm esses materiais?
c) Os materiais sofrem transformações? Quais?
d) As etapas da produção trazem algum impacto ao ambiente e para a saúde das pessoas?
TERCEIRA AULA
Dando continuidade à temática Matéria e Energia, nesta aula estudaremos sobre as misturas e sua classificação em homogênea ou heterogênea. Para isso, teremos um momento para dialogar sobre os conceitos e também um momento de colocar a mão na massa numa atividade experimetal proposta.
Então, para iniciar nosso estudo, pense nas questões propostas, registre suas respostas em seu caderno e reserve-as, pois ao final da Situação de Aprendizagem iremos retomá-las.
1- Quando juntamos dois materiais ou duas substâncias num recipiente, o que você acha que poderá acontecer?
2 - Você sabe o que é uma mistura?
3 - Todas as misturas são iguais?
4 - Onde podemos encontrar, no nosso dia a dia, exemplos de misturas?
ARTES
Professora Andreia
PRIMEIRA AULA
O QUE É ARTE ABSTRATA:
A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real.
Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade. Nas obras desse período a forma e a representação da realidade são menos importantes do que a capacidade da obra permitir interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções.
O movimento é considerado uma forma de oposição em relação aos movimentos da vanguarda europeia, principalmente ao realismo, tanto na pintura como na escultura e na gravura. Surgiu na Europa no século XIX e o pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o primeiro representante desse movimento.
Mistura influências do movimento cubista, expressionista e futurista. O movimento também ficou conhecido como abstracionismo, arte "não representacional", abstração geométrica ou arte "não representacional"
Mistura influências do movimento cubista, expressionista e futurista. O movimento também ficou conhecido como abstracionismo, arte "não representacional", abstração geométrica ou arte "não representacional"
KANDINSKY E A ARTE ABSTRATA
Kandinsky nem sequer começou como artista. Ele na verdade era advogado e primeiro e não começou a estudar arte até os 30 anos de idade.
Kandinsky começou a pintar depois da era dos impressionistas e foi o primeiro artista a se afastar de qualquer forma de realismo em suas pinturas.
Uma influência em seu trabalho foi à música, suas primeiras pinturas deixavam transparecer um toque musical, salientando as tendências abstratas.
Kandinsky usou cores lindas e pintou design puro, concentrando-se em cores e design (como nas imagens abaixo).
Kandinsky usou cores lindas e pintou design puro, concentrando-se em cores e design (como nas imagens abaixo).
SEGUNDA AULA
ATIVIDADE:
Agora é com você!
Crie uma arte abstrata, concentre-se nas cores, nas formas, nas linhas.
Deixe os sentimentos e emoções fluírem em seu trabalho.
Seja original e criativo.
Bom trabalho!
ENVIE FOTOS DESSA ATIVIDADE EM NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E DEIXE ANEXADO EM SEU CADERNO. NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR SUA OBRA COM SEU NOME.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática dos Esportes: O ESPORTE DE INVASÃO HANDEBOL.
HABILIDADES: Experimentar
e fruir esportes de invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios
técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão, como nas modalidades
esportivas escolhidas para praticar.
1ª ATIVIDADE: Assista
aos vídeos abaixo e conheça um pouco mais sobre o handebol e suas jogadas
espetaculares:
Pesquise informações de como surgiu o handebol, suas principais regras, dimensões da quadra e a dinâmica do jogo. Você pode utilizar livros, revistas e internet para levantar o maior número de informações.
Pesquise informações de como surgiu o handebol, suas principais regras, dimensões da quadra e a dinâmica do jogo. Você pode utilizar livros, revistas e internet para levantar o maior número de informações.
Sugestões de pesquisas:
1 - https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_handebol.htm
2 - https://cbhb.org.br
1 - https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_handebol.htm
2 - https://cbhb.org.br
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
PRIMEIRA AULA
Crie uma cruzadinha para treinar o vocabulário sobre expressões usadas no dia a dia em Inglês em seu caderno de Inglês.
Good morning- hello- bye- attention- please- Let’s
study-Good afternoon
|
ORIENTAÇÕES:
- A expressão chave (Let’s study) deverá ser posicionada na forma vertical e as demais encaixadas nas formas horizontal e vertical.
- Por gentileza, verifique exemplos de palavras cruzadas na internet.
- Caso haja dúvidas, estarei à disposição.
SEGUNDA AULA
1 - Faça um registro (lista de cores, animais, frutas, numerais)
que você aprendeu.
As anotações realizadas no caderno poderão ser verificadas.
Construa frases em seu caderno, seguindo o modelo.
I like watermelon. (Eu gosto de melancia).
I like___________________________
I like___________________________
My favorite color is blue. (Minha cor favorita é o azul).
My favorite _________________________________
My favorite ________________________________
Do your best!
Faça o melhor!