Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto É UM PÁSSARO? É O SUPER-HOMEM? NÃO! É O 14 BIS! Das páginas 17 e 18 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2. Responder às questões 1, 2, 3 das páginas 18 à 20. Ler as INSTRUÇÕES DE CONSTRUÇÃO DO AVIÃO DE PAPEL nas páginas 20 e 21 e responder à questão 2 da página 21.
Se possível, assista aos vídeos abaixo antes de fazer as atividades:
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 1 (pág. 61 e 62). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 2 (pág. 62, 63, 64 e 65). Realizar a atividade 1.
Faça a leitura das páginas 90 a 93 do livro didático de Geografia que fala sobre as intervenções humanas na dinâmica climática.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o efeito estufa:
Assista também a videoaula sobre as chuvas ácidas e ilhas de calor:
SEGUNDA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto É UM PÁSSARO? É O SUPER-HOMEM? NÃO! É O 14 BIS! Das páginas 17 e 18 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2. Responder às questões 1, 2, 3 das páginas 18 à 20. Ler as INSTRUÇÕES DE CONSTRUÇÃO DO AVIÃO DE PAPEL nas páginas 20 e 21 e responder à questão 2 da página 21.
Se possível, assista aos vídeos abaixo antes de fazer as atividades:
Santos Dumont – Parte 1
A invenção do avião
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o texto 500 ANOS DE UM GÊNIO nas páginas 22 e 23 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2. Responder às questões 1, 2, 3, 5 e 6 das páginas 23 e 24.
A invenção do avião
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o texto 500 ANOS DE UM GÊNIO nas páginas 22 e 23 do Caderno SP Faz Escola – Volume 2. Responder às questões 1, 2, 3, 5 e 6 das páginas 23 e 24.
MATEMÁTICA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 1 (pág. 61 e 62). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 2 (pág. 62, 63, 64 e 65). Realizar a atividade 1.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Civilizações da América Pré-Colombiana
Leia o texto e apresente as palavras que você não conhece.
Povos originários da América
Fonte: Elaborado Especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista a partir de: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: América Latina Colonial. volume 1. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2004. (Cap.1. A Mesoamérica antes de 1519; Cap. 2. As sociedades andinas anteriores a 1532). p.23-99.
SEGUNDA AULA
Escreva as palavras do texto que você não conhece e pesquise o significado.
TERCEIRA AULA
Atividade
1- Indique no mapa as regiões em que viviam os astecas, maias e incas.
2) Escreva em seu caderno o nome dos países atuais cujos territórios foram no passado ocupados por esses povos.
3) Complete o quadro com aspectos dos povos:
4) Elabore um mapa mental sobre as civilizações pré-colombianas.
Leia o texto e apresente as palavras que você não conhece.
Povos originários da América
Diferentes povos desenvolveram suas culturas, técnicas de organização social, religiosa e arquitetônica no continente americano mesmo séculos antes da chegada dos europeus. Sabemos sobre a história desses povos graças ao trabalho de arqueólogos e de textos dos próprios conquistadores que narraram muito sobre aquilo que encontraram. Na Mesoamérica podemos citar os olmecas, teotihuacanos, toltecas, zapotecas, mixtecas e os maias, que mesmo antes dos astecas (ou mexicas) já haviam se desenvolvido de maneira complexa e legando suas formas de organização e cultura à região.
Os maias realizavam atividades de astronomia, tinham conhecimento complexo da matemática, incluindo o conceito de “zero”, e conhecimento técnico que possibilitou a construção de monumentos extraordinários. Já os astecas, além das atividades nos campos da matemática e da astronomia, realizavam a medicina, através do uso de medicamentos herbários (ervas), para o tratamento das doenças. Aproveitaram-se da obsidiana (uma rocha constituída por um tipo de vidro vulcânico) para produzirem flechas, lanças e facas. Na agricultura, foram desenvolvidas técnicas de plantio de milho, pimenta, tomate, cacau entre outros alimentos, além da realização de obras de drenagem e o cultivo nas chinampas (ilhas de plantio).
Já a América do Sul contou com legados de diferentes povos andinos, desde os huaris e uma grande civilização anterior à dos incas, os tiwanaku, cuja extensão de poder já percorria desde os atuais territórios da Bolívia até a Argentina e tinham técnicas de cultivo nas montanhas com canais de irrigação. Registros arqueológicos indicam que os tiwanaku possuíam outras culturas dependentes, característica que foi incorporada e consolidada no Império Inca, quando diferentes etnias eram submetidas ao mesmo império, realizando a mita que era organizada pelos líderes étnicos (curacas) e incas de cada localidade e registradas nos quipos. A complexidade da organização Inca permitiu o domínio de localidades cujas distâncias apenas poderiam ser percorridas ao longo de dias de uma dura jornada. Os incas ainda possuíam conhecimentos de astronomia, construíram obras arquitetônicas apenas com blocos de encaixe em pedras.
Fonte: Elaborado Especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista a partir de: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: América Latina Colonial. volume 1. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2004. (Cap.1. A Mesoamérica antes de 1519; Cap. 2. As sociedades andinas anteriores a 1532). p.23-99.
SEGUNDA AULA
Escreva as palavras do texto que você não conhece e pesquise o significado.
TERCEIRA AULA
Atividade
1- Indique no mapa as regiões em que viviam os astecas, maias e incas.
2) Escreva em seu caderno o nome dos países atuais cujos territórios foram no passado ocupados por esses povos.
3) Complete o quadro com aspectos dos povos:
4) Elabore um mapa mental sobre as civilizações pré-colombianas.
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 12 DO LIVRO DIDÁTICO AS INTERVENÇÕES HUMANAS NA DINÂMICA CLIMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 12 DO LIVRO DIDÁTICO AS INTERVENÇÕES HUMANAS NA DINÂMICA CLIMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 90 a 93 do livro didático de Geografia que fala sobre as intervenções humanas na dinâmica climática.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o efeito estufa:
Assista também a videoaula sobre as chuvas ácidas e ilhas de calor:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 90 a 93 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é efeito estufa?
b) O que você entende por desmatamento?
c) Quais atividades tem causado a poluição atmosférica?
d) As chuvas ácidas causam o que?
e) As ilhas de calor correspondem a que?
f) A formação das ilhas de calor é explicada por um conjunto de fatores. Quais são estes fatores?
g) O CO2 (Dióxido de carbono) é o gás do efeito estufa mais abundante na atmosfera. Aponte duas atividades humanas que causam a sua liberação.
h) Quais atividades provocam a liberação de óxido nitroso (N2O)?
i) Quais são as atividades que mais causam a liberação de metano (CH4)?
j) Cite as fontes de CFCs (Clorofluorcarbonetos).
k) As queimadas causam problemas ambientais como a poluição atmosférica, morte de plantas e animais, além causar problemas respiratórios nos moradores das cidades. Queimadas provocadas pelas atividades humanas constituem crime ambiental. Na nossa região nesta época de inverno ocorrem queimadas, para a preparação do solo para plantações e pastagens. Você ou alguém de sua família sofre de alergia respiratória, bronquite, rinite, sinusite? Em dias que ocorrem queimadas estes problemas respiratórios aumentam ou diminuem? Que mensagem você deixaria para quem provoca queimadas?
CIÊNCIAS
Atividade 3 – vamos aprofundar nossos conhecimentos
Leitura e realização dos exercícios pagina 8.
Leitura e realização dos exercícios pagina 8.
ARTES
Professora Andreia
LIVRO: SE LIGA NA ARTE
• INSTRUMENTOS E VOZ-PÁGINA 66 - LEITURA
• APÓS A LEITURA DO TEXTO DA PÁGINA 66 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO RELATIVO À IMAGEM DA MESMA PÁGINA:
RICHARD BONA E BOBBY MCFERRIN
• PÁGINA 67- LEITURA – APÓS A LEITURA ASSISTA AO VÍDEO BOBBY MCFERRIN E TANDY BEAL
• AGORA ME CONTE O QUE VOCÊ ACHOU, SE GOSTOU E SE VOCÊ CONSEGUIR FAZER ALGUM SOM COM SEU CORPO (BOCA, MÃOS, PÉS, DEDOS…) TIPO BEAT BOX, GRAVE APENAS O SOM SE ASSIM PREFERIR E ME ENVIE.
• INSTRUMENTOS E VOZ-PÁGINA 66 - LEITURA
• APÓS A LEITURA DO TEXTO DA PÁGINA 66 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO RELATIVO À IMAGEM DA MESMA PÁGINA:
RICHARD BONA E BOBBY MCFERRIN
• PÁGINA 67- LEITURA – APÓS A LEITURA ASSISTA AO VÍDEO BOBBY MCFERRIN E TANDY BEAL
• AGORA ME CONTE O QUE VOCÊ ACHOU, SE GOSTOU E SE VOCÊ CONSEGUIR FAZER ALGUM SOM COM SEU CORPO (BOCA, MÃOS, PÉS, DEDOS…) TIPO BEAT BOX, GRAVE APENAS O SOM SE ASSIM PREFERIR E ME ENVIE.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
APOSTILA SÃO PAULO FAZ ESCOLA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DIAS DE PAZ, DIAS DE LUTA.
SEMANA DE 10 A 14/08- ATIVIDADES 3 E 4 – PÁGINAS 40 E 41.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DIAS DE PAZ, DIAS DE LUTA.
SEMANA DE 10 A 14/08- ATIVIDADES 3 E 4 – PÁGINAS 40 E 41.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje iniciaremos o nosso trabalho com o Livro que você recebeu do “São Paulo faz Escola”.
Abra o seu livro na página 35. Nossa aula será muito interessante!
Activity 1
Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, realize as atividades conforme orientado.
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje iniciaremos o nosso trabalho com o Livro que você recebeu do “São Paulo faz Escola”.
Abra o seu livro na página 35. Nossa aula será muito interessante!
Activity 1
A. Have you ever heard the terms “vertebrates and invertebrates”? Read the text to understand what these terms means: (Você já ouviu os termos “vertebrados e invertebrados”?Leia o texto para entender o que estes termos significam:)
____________________________________________________________________________________________________________
B.Observe o texto e escreva as palavras e expressões abaixo em Inglês.
1. vertebrados___________________
2.invertebrados___________________
3.animais vertebrados__________________________
4.animais invertebrados_________________________
5.grupos de animais________________________
6.espinha dorsal____________________
7.coluna espinhal___________________
8.insetos____________________
9.humanos__________________
10.lesmas___________________
Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, realize as atividades conforme orientado.
Boa atividade!