Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
LIVRO DIDÁTICO
Págs. 79 e 80 – Realizar a leitura do tópico 4 – Conhecendo um pouco mais os poliedros.
Faça a leitura das páginas 44 e 45 do livro didático de Geografia que fala sobre latitude e longitude: as coordenadas geográficas.
Para complementar o assunto assista a videoaula que fala sobre latitude e longitude, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
Observe o mapa abaixo dos paralelos e meridianos, latitudes e longitudes, e responda às seguintes questões em seu caderno:
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
LIVRO DIDÁTICO
Ler o trecho da canção FILOMENA E FEDEGOSO da página 127 e responder às questões a, b, c, d, e, f das páginas 127 e 128.
Se puder ouça a música antes de começar as atividades!
Música – Fedegoso e Filomena
Se puder ouça a música antes de começar as atividades!
Música – Fedegoso e Filomena
MATEMÁTICA
Págs. 79 e 80 – Realizar a leitura do tópico 4 – Conhecendo um pouco mais os poliedros.
Tarefas: 1. Definir o que é face, aresta e vértice. 2. Fazer uma tabela com os poliedros destacados no sub-tópico “nomeando poliedros” colocando seus nomes e o número de faces de cada figura. 3. Definir pirâmide e prisma.
SEGUNDA AULA
Pág. 81 – Fazer os exercícios propostos nº 6 e 7.
TERCEIRA AULA
Pág. 83 – Fazer os exercícios complementares nº 3, 6 e 7.
QUARTA AULA
Montar um relatório com todas as definições pesquisadas nas aulas 23, 24, 25 e 27.
SEGUNDA AULA
Pág. 81 – Fazer os exercícios propostos nº 6 e 7.
TERCEIRA AULA
Pág. 83 – Fazer os exercícios complementares nº 3, 6 e 7.
QUARTA AULA
Montar um relatório com todas as definições pesquisadas nas aulas 23, 24, 25 e 27.
HISTÓRIA
Capítulo 5
O Egito e Kush
Sociedade e poder
Páginas 72 a 76
Leia o texto e apresente o significado das palavras:
- faraó:
- vizir:
- escriba:
- felás (página 76):
- escravos:
- estamental:
SEGUNDA AULA
Capítulo 5
Páginas 72 a 76
Agora, responda às perguntas:
1- Para os egípcios, quem era o faraó?
2- Qual a função das pirâmides para a sociedade e religião egípcia?
3- Os auxiliares do faraó no governo do Egito eram os altos funcionários e os sacerdotes. Utilizando o livro, apresente a função (o que faziam):
a) VIZIR:
b) ESCRIBAS:
c) SACERDOTES:
4- Os grupos intermediários da sociedade egípcias eram artesãos, comerciantes e militares. Quais as funções de cada um destes grupos?
5- Os camponeses compunham a maioria da população egípcia, tendo uma vida muito difícil. Quais os motivos que levavam os camponeses a uma vida tão dura?
6- Quem eram os escravos e em quais funções trabalhavam?
TERCEIRA AULA
Início da escrita
A invenção da escrita esteve ligada a novas situações: o aumento da população e a necessidade de controle e organização das pessoas e da produção agrícola. As primeiras formas de escritas surgiram na Mesopotâmia, no Egito, na China, ou seja, entre as principais civilizações hidráulicas.
Mesopotâmia
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma). Geralmente os registros do cotidiano desse povo eram representados por desenhos, feitos nessas placas de barros. Com esse material não precisava um grande desenhista para fazer todos os caracteres. Na escrita cuneiforme eram usados cerca de 2000 símbolos, todos feitos da direita para a esquerda.
De acordo com os historiadores, no decorrer de três mil anos a escrita cuneiforme foi usada por quinze línguas diferentes e entre eles estava o sumério, o persa e o sírio. Conforme essa escrita se difundia pelo Oriente Médio, outros estilos de escrita eram elaborados nas civilizações do Egito e da China.
História da Escrita no Egito
Não muito distante do período em que os sumérios criaram a escrita cuneiforme, na civilização egípcia, os povos antigos também começaram a elaborar a própria escrita. Na sociedade deles foram criadas duas formas de escrita. Uma representa uma técnica mais simples e popular, chamada de escrita demótica e a outra escrita possui uma prática mais complexa, formada por desenhos e símbolos, denominada escrita hieroglífica (escrita sagrada dos túmulos e templos).
Os povos egípcios usavam a parede das pirâmides para preencher de textos que simbolizavam a vida dos faraós, sobretudo preces e mensagens para afastar a invasão de prováveis saqueadores. Eles utilizavam um papel chamado papiro, feito a partir de uma planta que possuía o mesmo nome. A escrita no Egito, no início, era uma atribuição dos escribas, uma classe de especialistas. Os escrivães, como também eram designados, assumiam uma posição de destaque nessa sociedade. Eles tinham que passar por um processo de formação e, além disso, eram o elo entre o faraó, funcionários do governo, os sacerdotes e o povo.
Um fato curioso e importante da cultura egípcia é que a escrita hieroglífica só foi decifrada a partir do século XIX, por Jean-François Champollion, um estudioso francês. O francês utilizou uma pedra que continha inscrições em hieróglifos e sua tradução para grego.
FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/historia-da-escrita
Responda:
1- Quais as duas primeiras formas de escrita e onde surgiram?
2- Como era a escrita cuneiforme? Quantos símbolos tinham?
3- Qual a forma de escrita do Egito? Como foi decifrada?
4- Escrever, segundo o texto, era algo fácil? Justifique.
5- Qual o nome da nossa forma de escrita?
Atividade lúdica
Site museológico:
Visita virtual às pirâmides (em inglês – caso vá visitar, pode contatar o professor).
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 6 DO LIVRO DIDÁTICO LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 6 DO LIVRO DIDÁTICO LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 44 e 45 do livro didático de Geografia que fala sobre latitude e longitude: as coordenadas geográficas.
Para complementar o assunto assista a videoaula que fala sobre latitude e longitude, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 44 e 45 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é latitude?
b) Um ponto qualquer da superfície terrestre situado acima da linha do Equador possui latitude norte ou sul?
c) Um ponto qualquer da superfície terrestre situado abaixo da linha do Equador possui latitude norte ou sul?
d) Em relação à linha do Equador, as latitudes podem ser classificadas em que tipos?
e) Onde se localizam as altas latitudes?
f) Onde se localizam as médias latitudes?
g) Onde se localizam as baixas latitudes?
h) O que é longitude?
i) Um ponto qualquer da superfície terrestre localizado à direita do Meridiano de Greenwich possui longitude oeste ou leste?
j) Um ponto qualquer da superfície terrestre localizado à esquerda do Meridiano de Greenwich possui longitude oeste ou leste?
TERCEIRA AULA
Observe o mapa abaixo dos paralelos e meridianos, latitudes e longitudes, e responda às seguintes questões em seu caderno:
a) Qual continente se localiza totalmente no Hemisfério Oeste?
b) Quais são os dois continentes que se localizam totalmente no Hemisfério Leste?
c) Quais são os dois continentes que se localizam totalmente no Hemisfério Sul?
d) Qual continente se localiza totalmente no Hemisfério Norte?
e) Encontre as coordenadas geográficas (latitude e longitude) dos pontos A, B, C e D do mapa.
CIÊNCIAS
Leitura pagina 30 e 31.
TERCEIRA AULA
Atividades da página 31 (registrar no caderno).
TERCEIRA AULA
Atividades da página 31 (registrar no caderno).
ARTES
Professora Andreia
POR CONTA DO FERIADO ANTECIPADO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor Ana Lúcia
Unidade Temática dos Esportes: Brincadeiras e Jogos.
HABILIDADES: Experimentar e recriar individual e coletivamente jogos de tabuleiro, fora da escola.
Para finalizar a Situação de Aprendizagem Jogos de Tabuleiro, proponho que você elabore uma carta endereçada a qualquer pessoa da sua casa. A carta terá que ter uma explicação sobre a regra de algum jogo de tabuleiro estudado. E, ao final da carta, faça um convite para o destinatário experimentar esse jogo com você. Assim ambos trocaram experiências e aprenderam ainda mais sobre os jogos de tabuleiro.
Obs.: Deixe uma cópia da carta no seu caderno, para que eu possa corrigir, ou mande pelo whatsapp no grupo de sala.
INGLÊS
Professor Fernando
POR CONTA DO FERIADO ANTECIPADO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.