CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 26 A 30 DE OUTUBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA



Observar os Cartuns 1, 2 e 3 das páginas 94 e 95 e responder às questões 2, 3 e 4 da página 95. Você também deverá copiar e responder às questões abaixo:

5. Leia o quadro explicativo da página 94 e explique o que é um cartum.

6. Leia o quadro explicativo da página 95 e explique o que é uma notícia.


TERCEIRA E QUARTA AULA

No 3º Bimestre, aprendemos que a autobiografia é um texto no qual o autor escreve sobre a própria vida. Agora chegou a sua vez de escrever um texto sobre você! Siga o roteiro abaixo para escrever sua autobiografia:

Crie um título;

1º parágrafo: Nome completo, idade, data do nascimento, onde nasceu, nome dos pais, tem quantos irmãos, porque recebeu o nome que tem;

2º parágrafo: Com que você mora, onde mora, como é esse lugar, o que mais gosta desse lugar, o que menos gosta, o que poderia ser diferente;

3º parágrafo: Fale sobre seus estudos, onde estuda, quais as matérias que mais gosta, como está sendo esse tempo de estudo à distância, o que mais você tem sentido falta nesse tempo de distanciamento social;

4º parágrafo: O que você mais gosta de fazer no tempo livre, quais são seus talentos, qual foi o momento mais marcante da sua vida, quais são seus medos, quais são seus sonhos e que atitudes você tomará para conquista-los.

Capriche na letra e envie a foto do seu texto para a sua professora.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11
Tópico “Para saber mais” – Pesquisando no geoplano

Págs. 305 e 306
Ex. 1, 2 e 3.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 11
Tópico – Exercícios Complementares

Págs. 307.
Ex. 1, 2, 4, 8 e 12.





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

A Política no tempo de Monarquia
Livro didático Página 149-151


Aproximação:

Apresente o significado das palavras:
- MONARQUIA
- REPÚBLICA

O Brasil é uma monarquia ou república? Justifique com base no que você sabe.



SEGUNDA AULA

Leia o texto da página 149 : “A política no tempo da monarquia” e responda:

1- Além dos reis, quem governava Roma? De qual grupo social vinham estas pessoas?

2- Como uma pessoa se tornava rei em Roma neste período?

3- Qual o último rei de Roma? Quem tomou o poder após a queda deste rei?
 


TERCEIRA AULA

A República romana
Páginas 150 – 151

Leia o texto e responda:

1- Quem controlava o poder na República romana?

2- Complete o quadro com as funções dos magistrados:


3- Sobre as instituições da República romana, o que era:
a) O senado:
b) Assembleia das tribos:
c) Assembleia da plebe:
d) Assembleia centuriata:

4- Todos participavam do governo de Roma? Justifique e apresenta quem participava e quem não participava.


ATIVIDADE LÚDICA

(Caso não consiga imprimir, coloque apenas as respostas no caderno)

 

VÍDEOS









Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 19 DO LIVRO DIDÁTICO AS FORMAS DO RELEVO CONTINENTAL

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 148, 149, 151, 152 e 153 do livro didático de Geografia que fala sobre as formas do relevo continental. 

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre as formas do relevo continental, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 148, 149, 151, 152 e 153 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Quais são as quatro formas principais do relevo continental?

b) O que são montanhas?

c) O que é uma cordilheira ou cadeia montanhosa?

d) Cite o nome de algumas cordilheiras ou cadeias montanhosas do planeta.

e) O que são planaltos?

f) Os planaltos apresentam várias formas ou aspectos, como as serras e as chapadas. O que são serras?

g) Os planaltos apresentam várias formas ou aspectos, como as serras e as chapadas. O que são chapadas?

h) O que são planícies? 

i) Quais são os tipos de planícies que existem?

j) O que são depressões?

k) O que é uma depressão relativa?

l) O que é uma depressão absoluta?


TERCEIRA AULA

Vamos desenhar as formas do relevo continental

Utilizando sua imaginação e criatividade e com base no livro faça um desenho para cada forma do relevo continental: montanha, planalto, planície e depressão.





Professor Nivaldo

Livro didático pagina 161 Pensar ciências leitura e responder as atividades de 1 a 3.






Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



• PÁGINA 85 – TEATRO NA JANELA -RESPONDER A QUESTÃO 5 E FAZER A LEITURA DO TEXTO.

• PÁGINA 86 – MAMULENGO – LEITURA

• PÁGINA 88 E 89 – TEATRO DE ANIMAÇÃO – LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES DO PARA REFLETIR.

• PÁGINAS 90 E 91 – OS JOGOS TEATRAIS- FAZER A LEITURA E RESPONDER A QUESTÕES 1 E 2 DO “ PARA REFLETIR”.





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL.

Habilidades: Identificar os diferentes elementos que constituem o esporte de invasão Handebol.

Tiro de Saída - Acontece no centro da quadra no início, reinício do jogo e após cada gol.

Tiro de Lateral - Acontece quando a bola sai da quadra pela linha lateral ou pela linha de fundo após tocar em alguém da defesa (exceto o goleiro); Para cobrar o tiro, o executante deve estar pisando com um pé sobre a linha lateral.


Tiro de Meta - Acontece quando a bola sai pela linha de fundo sendo tocada ou não pelo goleiro; O goleiro executa a cobrança, a qual deve ser realizada de dentro da sua área de gol.

Tiro Livre – Acontece nas cobranças de faltas.

Tiro de 7 Metros - Acontece quando o jogador que vai arremessar, tendo uma clara chance de gol, é impedido por um adversário.



ATIVIDADES:

1- Como se cobra o Tiro Lateral no Handebol?

2- Qual Tiro do Handebol é cobrado, quando um jogador tem uma clara chance de gol, e é impedido pelo adversário?





Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje iniciaremos a ACTIVITY 3

Observe o vocabulário do enunciado do Exercício A e do quadro, e em seguida copie a versão em Inglês para as palavras/ expressões abaixo.

1.Os animais têm algumas diferenças.________________________________

2. cobertura corporal_____________________________

3.a forma que respiram e se movem________________________
 
4. répteis_____________________________
5.mamíferos______________________________

6. anfíbios__________________________

7. pele__________________________

8.comem folhas, insetos_________________________

9.peixes_________________________

10.aves__________________


(Registre as respostas em seu caderno ou na folha impressa, se tiver.)


Boa atividade!