Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA AULA
LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL (copiar no caderno)
Cheguei na bêra do porto
Onde as ondas se espáia
As garça dá meia volta
E senta na bêra da praia
E o cuitelinho num gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai
Aí quando eu vim de minha terra
Despedi da parentaia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes bataia, ai, ai, ai
A tua sôdade corta
Como aço de navaia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
Os óio se enche d`água
Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
Utilizando um dicionário (impresso ou virtual), procure o significado dos termos:
Responda as questões:
1- Quais os três períodos da Pré-História?
2- Por que os seres humanos do período Paleolítico eram nômades? O que significa ser nômade?
3- Qual a importância do uso do fogo?
4- Quais as primeiras tecnologias inventadas pelos seres humanos no Paleolítico?
5- Quais novas tecnologias surgiram no Neolítico?
6- O que a mudança de clima levou os seres humanos a fazerem? O que significa sedentarização?
7- Como se organizavam as comunidades primitivas?
8- Quais as novas possibilidades trazidas pelo uso dos metais?
a) O que é lugar geográfico?
b) Cite exemplos de lugares que você conhece.
c) Quais lugares você gosta do espaço geográfico em que vive?
d) Quais lugares você não gosta do espaço geográfico em que vive?
e) O espaço geográfico possui várias escalas ou dimensões. Diga qual é a menor e qual é a maior dimensão do espaço geográfico?
a) Um lugar que você conhece e que gosta.
b) Um lugar que você conhece, mas que não gosta.
Quando juntamos dois materiais ou duas substâncias num recipiente, o que você acha que poderá acontecer?
Você sabe o que é uma mistura?
Todas as misturas são iguais?
Onde podemos encontrar, no nosso dia a dia, exemplos de misturas?
Responda em seu caderno:
1. Analise o rótulo retirado de uma garrafa de água, reproduzido na imagem a seguir, e responda: a água mineral é uma mistura? Justifique sua resposta.
2. O ar que respiramos é uma mistura? Justifique sua resposta
3. Pesquise as diferenças entre água mineral e água destilada e para que elas são utilizadas.
Materiais
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de Abril de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 6º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
Primeira Aula
1) Resposta.
2) Resposta.
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PRIMEIRA AULA
LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL (copiar no caderno)
Linguagem verbal – palavras escritas ou faladas;
Linguagem não verbal – imagens, expressões faciais, gestos, desenhos, movimentos, roupas etc.
Leia atentamente e responda:
1. Responda V para verdadeiro e F para falso:
a) ( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
b) ( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
c) ( ) As placas de trânsito se utilizam muito de linguagem não-verbal.
d) ( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
e) ( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
2. Reescreva as frases que você julgou serem falsas fazendo as correções necessárias para elas se tornarem verdadeiras.
Leia a tirinha a seguir e depois responda:
3. O que o Snoopy queria no primeiro quadrinho?
4. O que ele fez para conseguir o que queria?
5. Ele alcançou seu objetivo? Explique.
6. Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
a) Verbal
b) Não verbal
c) Mista
7. Observe a tirinha abaixo. Ela conta uma história utilizando apenas a linguagem não verbal. Conte essa história com suas palavras, transformando-a em linguagem verbal.
SEGUNDA AULA
LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL
Assista ao vídeo abaixo e depois responda às questões:
1. Quais são os fatores que influenciam a língua portuguesa
2. O que é linguagem formal?
3. O que é linguagem informal?
Com base no que você aprendeu no vídeo, responda qual o nível de linguagem que se utiliza nas situações a seguir:
4. Durante uma entrevista de emprego
a) Formal
b) Informal
5. Durante uma conversa com os amigos
a) Formal
b) Informal
6. Numa conversa com seus familiares
a) Formal
b) Informal
Ouça e observe a linguagem utilizada na canção Cuitelinho:
CUITELINHO
(Canção de domínio público)
Cheguei na bêra do porto
Onde as ondas se espáia
As garça dá meia volta
E senta na bêra da praia
E o cuitelinho num gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai
Aí quando eu vim de minha terra
Despedi da parentaia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes bataia, ai, ai, ai
A tua sôdade corta
Como aço de navaia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
Os óio se enche d`água
Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai
http://letras.terra.com.br/renato-teixeira/298332/
Vocabulário:
Cuitelinho – espécie de beija-flor.
7. Nesta canção, palavras como “bêra”; “se espáia”; “parentaia”; “bataia”, “sôdade” e “Os óio” são exemplos de linguagem:
a) ensinada nas escolas e empregada nos tribunais.
b) estudada nas gramáticas e nas aulas de matemática.
c) encontrada nas bulas de remédio e nos jornais urbanos.
d) falada todos os dias em algumas cidades do interior do Brasil.
8. Reescreva a canção em seu caderno utilizando a linguagem formal. Para isso, faça as correções necessárias.
TERCEIRA E QUARTA AULA
(Copie as explicações abaixo em seu caderno de Língua Portuguesa)
FÁBULA
Convenciona-se dizer que a fábula é um gênero textual que apresenta uma narrativa relativamente curta, em prosa ou em verso. As personagens são, em geral, animais (e outros seres inumanos) com atitudes e características humanas. As fábulas costumam veicular ensinamentos e valores éticos e morais, os quais se depreendem da história e podem, por vezes, aparecer como “moral”, explícita no final do texto ou diluída no percurso da narrativa.
FIGURAS DE LINGUAGEM
A linguagem pode, em alguns textos, aparecer em sentido figurado, conotativo. Quando isso acontece, manifestam-se as figuras de linguagem, em que palavras e expressões são organizadas para produzir sentidos conotativos, por exemplo, de:
• Metáfora: comparação implícita: O velho homem é um leão (comparação explícita = O velho homem é forte e majestoso como um leão).
• Personificação ou prosopopeia: atribuição de características e atitudes humanas a coisas e seres inumanos. Exemplo:
“O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento [...]”.
• Antítese - oposição de sentidos: A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.
• Metonímia - relação parte/todo, continente/conteúdo etc.: Gosto de ler Esopo (= Gosto de ler fábulas de Esopo).
Leia uma das fábulas de Esopo e depois, responda às questões propostas:
Observação: escreva somente as respostas em seu caderno.
O VENTO E O SOL
O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento: “Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa. Aquele que fizer o homem tirar o casaco será considerado o mais forte. Você começa, Vento”. E se retirou atrás de uma nuvem.
O Vento, furiosamente, começou a soprar tão forte quanto possível sobre o velho homem. Mas quanto mais ele soprava, mais o homem enrolava-se no casaco. Em desespero, o Vento reconheceu que deveria desistir.
Então o Sol apareceu e brilhou com todo seu esplendor. O homem, que antes se protegia do vento frio, começou a sentir muito calor e logo tirou o casaco.
Moral: A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.
ESOPO. The Wind and the Sun. In: Planet PDF. Aesop’s Fables. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/ texto/pp000002.pdf, p. 64. Acesso em: 03 out. 2019. Ilustrações, tradução e adaptação para o português de Madalena Borges.
1. Tanto no título da fábula quanto no “corpo” do texto, as palavras “Vento” e “Sol” estão escritas com letra inicial maiúscula, porque
a) o autor errou ao escrevê-las.
b) o autor cometeu erros de digitação.
c) são personagens da fábula.
d) são fenômenos da natureza.
2. Observe a seguinte passagem da fábula:
“O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando, e o Sol disse ao Vento: “Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa [...]”.
As informações sobre o Vento e o Sol revelam que as personagens
a) apresentam-se como fenômenos naturais, na fábula.
b) apresentam características de animais que participam da fábula.
c) não podem ser considerados personagens da fábula.
d) são seres inumanos que, na fábula, têm comportamentos humanos.
3. Com base nas questões anteriores, conclua: em relação às personagens, a figura de linguagem presente na fábula é
a) antítese.
b) metonímia.
c) onomatopeia.
d) personificação.
4. A moral da fábula O Sol e o Vento é “A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência”. Os pares de palavras “bondade/amabilidade” e “fúria/violência” produzem, no enunciado, efeitos de sentido de:
a) antítese.
b) metonímia.
c) onomatopeia.
d) personificação.
5. Como conclusão dessa atividade, escreva outra moral para a fábula, porém com o cuidado de preservar o mesmo sentido.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Realizar a leitura do tópico para saber mais das págs. 119 e 120,
responder as questões 1, 2 e 3 do agora é com você!
SEGUNDA AULA
Realizar a leitura do tópico diversificando da pág. 84 e realizar os
exercícios 1,2 e 3 do tópico agora é com você!
TERCEIRA AULA
Realizar a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 162 e
163, responder os exercícios 1 e 2 do tópico agora quem trabalha é você!
QUARTA AULA
Realizar a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 169 e
170, responder as questões (a até d) do tópico agora quem trabalha é você!
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
A Pré-História
Leia o texto:
- a) nômade:
- b) sedentário:
- c) técnica:
- d) tecnologia:
- e) comunidade:
SEGUNDA AULA
1- Quais os três períodos da Pré-História?
2- Por que os seres humanos do período Paleolítico eram nômades? O que significa ser nômade?
3- Qual a importância do uso do fogo?
4- Quais as primeiras tecnologias inventadas pelos seres humanos no Paleolítico?
5- Quais novas tecnologias surgiram no Neolítico?
6- O que a mudança de clima levou os seres humanos a fazerem? O que significa sedentarização?
7- Como se organizavam as comunidades primitivas?
8- Quais as novas possibilidades trazidas pelo uso dos metais?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO (A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONCEITO DE LUGAR GEOGRÁFICO TRABALHADO EM SALA DE AULA.
ATIVIDADE 1
Assista a videoaula que fala sobre o conceito de lugar geográfico clicando no link abaixo:
Com base no que você estudou em sala de aula sobre o conceito de lugar geográfico e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:
b) Cite exemplos de lugares que você conhece.
c) Quais lugares você gosta do espaço geográfico em que vive?
d) Quais lugares você não gosta do espaço geográfico em que vive?
e) O espaço geográfico possui várias escalas ou dimensões. Diga qual é a menor e qual é a maior dimensão do espaço geográfico?
ATIVIDADE 2
Com base no que você estudou e utilizando sua criatividade e imaginação desenhe em seu caderno ou numa folha sulfite.
b) Um lugar que você conhece, mas que não gosta.
OBS: Caro aluno (a) é importante que após realizadas as atividades, você tire uma foto das mesmas e envie para o grupo de WhatsApp da sua turma para posterior avaliação e correção.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – MISTURAS
HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
Unidade Temática: Matéria e Energia
Habilidade: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como a mistura de água e sal, água e areia, dentre outros.
Objeto de Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas.
SENSIBILIZAÇÃO
Dando continuidade à temática Matéria e Energia, nesta aula estudaremos sobre as misturas e sua classificação em homogênea ou heterogênea. Para isso, teremos um momento para dialogar sobre os conceitos e também um momento de colocar a mão na massa numa atividade experimental proposta.
Então, para iniciar nosso estudo, pense nas questões propostas, registre suas respostas em seu caderno e reserve-as, pois, ao final da Situação de Aprendizagem iremos retomá-las.
Quando juntamos dois materiais ou duas substâncias num recipiente, o que você acha que poderá acontecer?
Você sabe o que é uma mistura?
Todas as misturas são iguais?
Onde podemos encontrar, no nosso dia a dia, exemplos de misturas?
SEGUNDA AULA
APROFUNDANDO CONHECIMENTOS
1. Analise o rótulo retirado de uma garrafa de água, reproduzido na imagem a seguir, e responda: a água mineral é uma mistura? Justifique sua resposta.
2. O ar que respiramos é uma mistura? Justifique sua resposta
3. Pesquise as diferenças entre água mineral e água destilada e para que elas são utilizadas.
No nosso dia a dia, nos deparamos o tempo todo com diversos tipos de misturas, por exemplo na alimentação, desde o café da manhã até a última refeição do dia. Pense: você já se alimentou de alguma coisa que não fosse mistura? E dê exemplos para socializar com seus cole gás de turma.
ANALISANDO OS RÓTULOS
Para a atividade a seguir, faça recortes de rótulos de alimentos ou bulas de medicamentos e cole no espaço abaixo. Circule os ingredientes ou substâncias que aparecem nesses rótulos e bulas, destacando-os.
Atenção: peça as bulas dos medicamentos a um adulto e explique que serão utilizadas nesta atividade.
Ainda sobre os rótulos, perceba que, ao fazermos a leitura das informações que eles apresentam, não há somente uma substância na composição do produto, mas várias que se misturam para a sua produção. Por exemplo, quando fazemos um bolo, juntamos e “misturamos” todos os ingredientes necessários para o seu preparo.
Afinal, o que são misturas?
Dê exemplos de produtos feitos em casa que você considera serem misturas.
TERCEIRA AULA
MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “MISTURANDO AS COISAS”
Depois de discutir e registrar essas e outras questões e a partir das orientações de seu professor, organize-se em grupos para a realização de uma atividade prática que evidenciará as questões propostas inicialmente.
Você precisará registrar as observações e conclusões enquanto estiver fazendo o experimento com diversas substâncias.
Prestem atenção e verifiquem se as substâncias misturam ou não misturam! Mão na massa.
Materiais
- 6 copos transparentes com água (50 ou 100 ml)
- sal de cozinha
- açúcar
- amido de milho
- óleo
- clipes de metal (pequenos)
- pedaços de cortiça
- palitos de picolé
ARTES
Professora Andreia
INTERPRETANDO A OBRA DE ARTE:
OBSERVE A OBRA “O GRITO” DE EDUARDO MUNCH E RESPONDA AS QUESTOES A SEGUIR:
APÓS RESPONDER E FAZER A REPRODUÇAO DA OBRA EM SEU CADERNO, COLOQUE SEU NOME E SERIE E ME ENVIE A FOTO. NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE. FAÇA SEMPRE O SEU MELHOR!!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática dos Esportes: Brincadeiras e Jogos.
HABILIDADES: Explorar e aplicar diferentes estratégias na prática de jogos de tabuleiro.
Hoje vamos retomar um jogo de tabuleiro: TRILHA.
Nesse jogo dois participantes possuem 9 peças cada, nas cores preta e branca e usam um tabuleiro de 24 casas interligadas na vertical e horizontal para jogar.
O jogo consiste em:
1- COLOCAR AS PEÇAS NO TABULEIRO - com a intenção de formar uma linha de três tanto na vertical quanto na horizontal (chamado de moinho), caso consiga, tem o direito de retirar uma peça de seu adversário.
2- MOVIMENTAR AS PEÇAS - não pode pular casas ou peças; não poderá remover uma peça do seu adversário que faz parte de um moinho, a não ser que não exista outra peça para remover.
No caso de um dos jogadores ter somente 3 peças em jogo, ele pode "voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não esteja ocupada por uma peça adversária.
3- FINALIZAR A PARTIDA - termina quando reduzir as peças de seu adversário para 2, ou quando deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. É considerado empate se os dois jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se em 10 jogadas não houver vencedor.
Sugiro que assista ao vídeo:
ATIVIDADE: Desenhe no seu caderno o tabuleiro para jogar trilha e, desafie alguém para jogar. (Obs.: Se possível mandar foto ou vídeo para Professora).
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Na aula anterior você assistiu ao vídeo “Hello Song”:
Caso queira, fique a vontade para assisti-lo novamente, pois ele é bem legal!
A partir deste vídeo você aprendeu a cumprimentar e responder quando for cumprimentado. Aprendeu também a perguntar como está o dia de uma pessoa e responder sobre isso.
Hoje faremos duas atividades para treinarmos as expressões trabalhadas.
Registre as atividades no seu caderno ou em uma folha.
Vamos lá!
Atividade I
Complete o diálogo com as palavras do quadro.
Hello fine are fine
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Bob - Hello, Jane!
Jane - ________, Bob!
Jane - How _______ you today, Bob?
Bob - I am ________, Jane. How about you?
Jane - I am _______ too, Bob. Thank you!
Atividade II
Copie a alternativa que conta com a tradução correta para a frase em Inglês.
1 . How is your day today?
( ) Como você está hoje?
( ) Como está o seu dia hoje?
2. I am very fine, my friend!
( ) Estou muito bem, meu amigo!
( ) Estou bem, meu amigo!
3. Thank you very much!
( ) Obrigado por tudo!
( ) Muito obrigado!
Do your best!
Faça o melhor!