Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o cartum da página 252 e responder as questões 1 à 7 da página 253.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler as explicações das páginas 253 e 254 que fala sobre a classificação dos substantivos. Ler os títulos das notícias da página 254 e responder as questões 1, 2 e 3 da página 254. Responder a questão 2 (a, b, c) da página 256.
Se puder antes de fazer as atividades, assista ao vídeo abaixo:
Substantivo
Faça a leitura das páginas 86 a 89 do livro didático de Geografia que fala sobre a circulação geral da atmosfera, o tempo e o clima.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a diferença entre tempo atmosférico e clima:
Assista também a videoaula que fala sobre o vento:
Assista também a videoaula que fala sobre os tipos de nuvens:
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO DO TEMPO ATMOSFÉRICO
CARO ALUNO (A) NESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ OBSERVAR O TEMPO ATMOSFÉRICO DIÁRIO DO LOCAL ONDE VOCÊ MORA.
TABELA PARA REGISTRO DE OBSERVAÇÃO DO TEMPO ATMOSFÉRICO
LOCAL DE OBSERVAÇÃO: ________________________________________
Para classificar as condições do tempo atmosférico, utilize a figura abaixo:
Fonte: https://www.simehgo.sectec.go.gov.br.
Para identificar os tipos de nuvens, utilize a figura abaixo:
Esta atividade deverá ser fotografada e entregue até o dia 12 de agosto.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o cartum da página 252 e responder as questões 1 à 7 da página 253.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler as explicações das páginas 253 e 254 que fala sobre a classificação dos substantivos. Ler os títulos das notícias da página 254 e responder as questões 1, 2 e 3 da página 254. Responder a questão 2 (a, b, c) da página 256.
Se puder antes de fazer as atividades, assista ao vídeo abaixo:
Substantivo
MATEMÁTICA
Págs. 274, 275, 276 e 277. Realizar a leitura do sub tópico – Paralelepípedo reto-retângulo: um sólido especial e do tópico 8 – Pirâmides.
Realizar os exercícios propostos nº 44, 47 e 49.
Revisão
TERCEIRA E QUARTA AULA
Realizar os exercícios propostos:
Nº 03, pág. 251.
Nº 05, pág. 253.
Nº 14, pág. 256.
Nº 18, pág. 261.
Nº 28, pág. 264.
Nº 33 e 34, pág. 267.
Nº 39 e 40, pág. 273
Nº 48, pág. 277.
Realizar os exercícios propostos nº 44, 47 e 49.
Revisão
TERCEIRA E QUARTA AULA
Realizar os exercícios propostos:
Nº 03, pág. 251.
Nº 05, pág. 253.
Nº 14, pág. 256.
Nº 18, pág. 261.
Nº 28, pág. 264.
Nº 33 e 34, pág. 267.
Nº 39 e 40, pág. 273
Nº 48, pág. 277.
HISTÓRIA
Capítulo 7 - Povos indígenas da América
Reflexão
O que você imagina quando algo de fala a palavra “índio”?
Segundo as teorias, quando os seres humanos teriam chegado às Américas?
SEGUNDA AULA
Povos Indígenas na América.
TERCEIRA AULA
Você conhece algum dos povos indígenas do Brasil?
Faça uma pesquisa de busque apresentar quantos povos indígenas há no Brasil atual e quantas línguas indígenas são faladas no Brasil hoje?
VÍDEOS
Sobre um dos povos indígenas do Brasil
Reflexão
O que você imagina quando algo de fala a palavra “índio”?
Segundo as teorias, quando os seres humanos teriam chegado às Américas?
SEGUNDA AULA
Povos Indígenas na América.
A América é um continente muito grande. Os seres humanos teriam chegado a milhares de anos, ocupando do território. Estes povos estavam divididos em diversas línguas e culturas, assim, devemos sempre nos referir a eles como “POVOS INDÍGENAS”, pois são centenas de povos com culturas, línguas e formas de viver diferentes.
As diferentes formas de organização dos povos indígenas estavam relacionadas com suas maneiras de perceber o mundo e com as fontes de alimento. Alguns povos eram nômades, principalmente aqueles que viviam da caça (os inuit e a caça/pesca no Ártico, os povos das pradarias e a caça do bisão). Outros povos praticavam a agricultura ( de coivara, em que plantavam em uma certa áreas e, quando a terra ficava fraca, mudavam pra outra área). Já outros povos construíram grandes cidades, com templos e estradas, exércitos e um poder centralizado, podemos citar: Tihuanaco, Chimu, as Marajoaras, entre outros.
Um conceito importante e que não devemos esquecer é, sempre, chamar as pessoas que viviam neste continente antes da chegada dos europeus de: “POVOS INDÍGENAS”. O termo “índio” tem se tornado pejorativo, pois está relacionado com uma imagem de um ser ideal, que viveria sem contato com as tecnologias modernas. O termo “índio” foi usado por Cristovão Colombo quando chegou à América, pensando ter desembarcado nas Índias.
Responda:
1- Quem são os povos indígenas?
2- Qual o significado da palavra “pejorativo”? Por que o termo “índio” é pejorativo?
3- Como estavam divididos os povos indígenas antes da chegada dos europeus?
4- Observando o mapa, quais os principais grupos indígenas na América.
TERCEIRA AULA
Você conhece algum dos povos indígenas do Brasil?
Faça uma pesquisa de busque apresentar quantos povos indígenas há no Brasil atual e quantas línguas indígenas são faladas no Brasil hoje?
VÍDEOS
Sobre um dos povos indígenas do Brasil
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 11 DO LIVRO DIDÁTICO A CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA, O TEMPO E O CLIMA.
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 11 DO LIVRO DIDÁTICO A CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA, O TEMPO E O CLIMA.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 86 a 89 do livro didático de Geografia que fala sobre a circulação geral da atmosfera, o tempo e o clima.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a diferença entre tempo atmosférico e clima:
Assista também a videoaula que fala sobre o vento:
Assista também a videoaula que fala sobre os tipos de nuvens:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 86 a 89 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é o tempo atmosférico?
b) As mudanças de tempo ocorrem em qualquer lugar por causa de quais fatores?
c) O que é atmosfera?
d) A atmosfera é formada principalmente por dois gases. Quais são estes gases?
e) O que é circulação geral da atmosfera?
f) O que são ventos?
g) Os ventos deslocam-se sempre de quais zonas de pressão atmosférica?
h) O que são ventos alísios?
i) Quais são os nomes dados aos ventos alísios?
j) O que são ventos contra-alísios?
k) O que são massas de ar?
l) O observe o mapa da figura 16 da página 88 e diga o nome das massas de ar que atuam no Brasil?
TERCEIRA AULA
ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO DO TEMPO ATMOSFÉRICO
CARO ALUNO (A) NESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ OBSERVAR O TEMPO ATMOSFÉRICO DIÁRIO DO LOCAL ONDE VOCÊ MORA.
TABELA PARA REGISTRO DE OBSERVAÇÃO DO TEMPO ATMOSFÉRICO
LOCAL DE OBSERVAÇÃO: ________________________________________
Para classificar as condições do tempo atmosférico, utilize a figura abaixo:
Fonte: https://www.simehgo.sectec.go.gov.br.
Para identificar os tipos de nuvens, utilize a figura abaixo:
Esta atividade deverá ser fotografada e entregue até o dia 12 de agosto.
CIÊNCIAS
Revisão do tema: A formação da terra pagina 44 e 45, anote as palavras que estão no texto e você não conhece pesquise o significado delas.
TERCEIRA AULA
“ O experimento de Eratóstenes” copie o experimento (só o desenho).
TERCEIRA AULA
“ O experimento de Eratóstenes” copie o experimento (só o desenho).
ARTES
Professora Andreia
ATIVIDADES DE REVISÃO
• VAMOS FAZER UMA REVISÃO DOS TEXTOS LIDOS ATE AGORA NO CAPÍTULO 3.
• VOCÊS IRÃO RELER OS TEXTOS DAS PÁGINAS 48 / 50/51/53/54 E 55 E DE CADA TEXTO MARCARÃO O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO OU QUE CONSIDERAM MAIS IMPORTANTE. NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR O TITULO DE CADA TEXTO ANTES DE FAZER SUAS MARCAÇÕES.
• VAMOS FAZER UMA REVISÃO DOS TEXTOS LIDOS ATE AGORA NO CAPÍTULO 3.
• VOCÊS IRÃO RELER OS TEXTOS DAS PÁGINAS 48 / 50/51/53/54 E 55 E DE CADA TEXTO MARCARÃO O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO OU QUE CONSIDERAM MAIS IMPORTANTE. NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR O TITULO DE CADA TEXTO ANTES DE FAZER SUAS MARCAÇÕES.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje usaremos os adjetivos estudados para descrevermos pessoas, nossos friends!
A atividade será muito simples! Você deverá pensar em amigos e escrever frases relacionadas a eles, usando os adjetivos estudados.
Let’s go!
Siga o modelo.
1.Bob is smilling today. Bob está sorridente hoje.
2._______________________________________
3._______________________________________
4._______________________________________
5._______________________________________
6._______________________________________
Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, caderno, realize a atividade conforme orientado.
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje usaremos os adjetivos estudados para descrevermos pessoas, nossos friends!
A atividade será muito simples! Você deverá pensar em amigos e escrever frases relacionadas a eles, usando os adjetivos estudados.
Let’s go!
Siga o modelo.
1.Bob is smilling today. Bob está sorridente hoje.
2._______________________________________
3._______________________________________
4._______________________________________
5._______________________________________
6._______________________________________
Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, caderno, realize a atividade conforme orientado.
Boa atividade!