Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
FERIADO DE FINADOS
TERCEIRA E QUARTA AULA
Analisar o infográfico da página 138 e responder por escrito às questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (a, b, c) das páginas 138 e 139.
Professor Paulo
PREPARAÇÃO OBA
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
TERCEIRA E QUARTA AULA
Professora Silvana
Economia colonial – páginas 141 e 142
PRIMEIRA AULA
Leia o texto nas páginas indicadas e responda as questões.
1- A colonização da América espanhola foi impulsionada por nobres sem fortuna, comerciantes aventureiros e pelos reis da Espanha, ou seja, por interesses públicos e privados.
a) Qual o significado de colonização?
b) Qual a principal atividade econômica da América espanhola?
c) Cite quais são as principais minas de extração de prata e quem trabalhava nestas minas.
2- Quais as duas principais formas de trabalho forçado na América espanhola? Escreva e o significado de cada uma.
3- O que era uma plantation? Cite os principais produtos destas grandes fazendas?
4- Observe o mapa e responda as questões do DIALOGANDO.
SEGUNDA AULA
Páginas 143 a 145
1- Discorra sobre os órgãos criados pela a Espanha para cuidar de seus negócios com a América.
2- - O que eram os cabildos? Quais suas funções?
3- Leia os textos e responda o exercício 7 da página 148.
TERCEIRA AULA
Atividade lúdica – acesse o link e responda o quiz.
Obs.: Tirar print do resultado final e enviar para a professora para a atribuição de nota.
Professor Eduino
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 154 leitura: o domínio atlântico e responder no caderno “de olho no tema” pagina 155.
Professora Andreia
DEVIDO AO FERIADO DE FINADOS (SEGUNDA-FEIRA 02/11), NÓS NÃO TEREMOS AS ATIVIDADES DE ARTE DESSA SEMANA!
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Corpo, movimento e saúde.
Habilidades: Reconhecer a importância do aquecimento para a prática das brincadeiras e jogos e dos esportes.
Nesta aula, vamos nos aprofundar sobre o ALONGAMENTO e AQUECIMENTO.
ALONGAMENTOS
Os alongamentos são essenciais na rotina de quem faz atividades físicas porque evitam lesões, distensões e inflamações. Fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis. Antes de sair da cama, vale alongar o corpo, evitando cãibras e, no final do dia alivia as tensões acumuladas. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos. Mas é importante respeitar seus limites pessoais.
Alguns benefícios do alongamento são: correção da postura, relaxamento do corpo, aumento da amplitude de movimentos e ativação da circulação.
AQUECIMENTO
O aquecimento serve para preparar o corpo e a mente para a atividade física. Com o objetivo de aumentar a temperatura do nosso corpo; prevenir lesões; criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer; possibilitar que os movimentos sejam realizados mais rápido que o normal; garantir entusiasmo e concentração durante a execução da atividade física posterior.
Antes do início da atividade física, o corpo está em estado de repouso. Isto significa que ele não está pronto para esforços intensos e cargas pesadas.
O aquecimento provoca várias reações no organismo: aceleração dos batimentos cardíacos e da circulação, aumento da capacidade respiratória, aceleração do metabolismo, entre outros.
O aquecimento não precisa ser uma sequencia repetitiva de exercícios. Ele também pode ser feito através de jogos populares ou brincadeiras.
Assista ao vídeo
Mas o que será que difere um do outro?
O aquecimento, como você viu, é um conjunto de atividades que tem como objetivo principal aumentar a temperatura corporal e preparar o corpo para o exercício, evitando lesões.
Já o alongamento é um conjunto de movimentos lentos, com o objetivo de aumentar a elasticidade e a flexibilidade dos músculos, evitando lesões.
ATIVIDADE: Realizar o alongamento do vídeo e enviar uma foto ou vídeo no grupo.
Professor Fernando