CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Responder as atividades 4 e 5 da página 267. Essa aula é de revisão das figuras de linguagem – personificação e hipérbole, por isso leia novamente as explicações das páginas 261 e 263.

Se puder, assista novamente aos vídeos abaixo antes de fazer as atividades:


Personificação ou prosopopeia




Hipérbole




TERCEIRA E QUARTA AULA

Responder as atividades 6 e 7 das páginas 267 e 268. Essa aula é de revisão das figuras de linguagem – sinestesia e ironia, por isso leia novamente as explicações das páginas 264 e 265.

Se puder, assista novamente aos vídeos abaixo antes de fazer as atividades:

Sinestesia




Ironia






MATEMÁTICA
Professor Paulo

SP FAZ ESCOLA


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Volume 1.
Situação de Aprendizagem 2 (pág. 21 e 22).
Realizar a atividade 1, 2, 3 e 4.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Volume 1.
Situação de Aprendizagem 3 (pág. 23, 24 e 25).
Realizar a atividade 1, 2, 3 e 4.




HISTÓRIA
Professora Silvana

LIVRO DIDÁTICO



Capítulo 6: Estado moderno, absolutismo e mercantilismo

PRIMEIRA AULA

O fortalecimento do poder dos reis e a monarquia inglesa.

Fazer a leitura das páginas 96 a 99.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Após a leitura responder as questões abaixo: (NÃO PRECISA COPIAR AS PERGUNTAS).


1- No processo de formação do Estado moderno vimos que vários grupos sociais aproximaram-se do rei. Explique porque os monarcas receberam esse apoio:
a) Da nobreza
b) Da burguesia

2- Como o rei conseguiu recursos para administrar seu reino?

3- Como é conhecido o fortalecimento gradual do poder dos reis entre os séculos XI e XV?

4- Descreva o que Guilherme I fez durante seu reinado.

5- Quem foi o sucessor de Guilherme I? Como o rei deu continuidade a centralização do poder?

6- Sobre o rei João Sem Terra responda:
a) Por que o rei ganhou esse apelido?
b) Qual a decisão do rei para custear os gastos militares?
c) O que o rei provocou com a sua decisão?

7- Qual rei provocou outra revolta da nobreza, desrespeitando a magna carta?

8- Explique como o parlamento foi dividido.


ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E COMPOR SUA NOTA BIMESTRAL.

Bons estudos!



GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) CHEGOU A HORA DE FAZERMOS AS ATIVIDADES DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS VISTOS DURANTE O MÊS DE JULHO. 

LIVRO DIDÁTICO



Atividades de revisão do mês de julho

No mês de julho nos estudamos os percursos 11 e 13 do livro didático. As atividades a seguir são de revisão destes percursos. 

ATIVIDADES DE REVISÃO




1) Durante muito tempo, as regiões Norte e Centro-Oeste estiveram relativamente isoladas das demais regiões do Brasil em virtude da ausência de rodovias que estabelecessem ligações entre elas. Quando a integração rodoviária do país se ampliou, chegando a essas regiões?

2) Se, por um lado, a construção de rodovias favorece a integração territorial, por outro, causa impactos ambientais e sociais. Cite exemplos de alguns desses impactos ocorridos no Brasil.

3) O Brasil possui cerca de 22 mil quilômetros de extensão de hidrovias navegáveis. Desse total, cerca de 80% ou 17,6 mil quilômetros localizam-se na Região Hidrográfica Amazônica. Por que essa região apresenta a maior extensão de rios navegáveis?

4) O que é transporte intermodal?

5) Explique a diferença entre navegação de longo curso e de cabotagem ou costeira.




1) Consulte o mapa da figura 4, na página 116, e localize o pico culminante do Brasil. Depois, responda às questões.

a) Qual é o nome desse pico?
b) Qual é sua altitude?
c) Em que estado se localiza e da fronteira de qual país está mais próximo?

2) Observe o mapa a seguir e responda às questões.





CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

Apostila 2 SP FAZ ESCOLA



PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Situação de aprendizagem 1.

Atividade 1 – As maquinas térmicas ao longo do tempo.

Leitura e realização dos questionamentos.



ARTES
Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



• PÁGINA 49 - FAZER A LEITURA DA LETRA DA MÚSICA “ A VOLTA DA ASA BRANCA”.

• PÁGINA 50 – LEITURA- RESPONDER AS QUESTÕES 5 E 6 E LER O TEXTO QUE ESTA NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES A, B, C e D DO “PARA PESQUISAR”.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 PÁGINA 51 –LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES 8 E 9.

• PÁGINA 52- SOMENTE LEITURA.

• PÁGINA 55 –SOMENTE LEITURA.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

APOSTILA SÃO PAULO FAZ ESCOLA



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DANÇAS URBANAS E SUAS PARTICULARIDADES.

SEMANA DE 03 A 07/08- ATIVIDADES 1 E 2 – PÁGINAS 36 E 37.

SEMANA DE 10 A 14/08- ATIVIDADES 3 E 4 – PÁGINAS 38 E 39.




INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje você realizará uma Atividade superinteressante para revisar e aprofundar os conhecimentos sobre as formas do verbo TO BE.

Complete as frases abaixo usando AM, IS ou ARE.

Caso precise, você poderá consultar a tabela da aula anterior.



P.S.: Quando temos um nome de homem ou mulher usamos IS e no caso de uma citação, nome de animal também usamos o IS.

Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, caderno, registre as frases e complete-as corretamente.

Boa atividade!