Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
PORTUGUÊS
Professora Fabiane
PRIMEIRA AULA
Orientações: Escreva a data, coloque o número da questão e escreva só a resposta no seu caderno.
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO – GÊNERO TEXTUAL: CARTAZES
TEXTO I
1 - A alteração (X) feita na oração central do cartaz tem o objetivo de:
a) corrigir desvios no uso da língua portuguesa.
b) mostrar o tipo de comportamento individual que não pode ser aceito pela sociedade.
c) desprestigiar o trabalho exercido pelos voluntários.
d) mostrar a necessidade de transformação de um comportamento passivo para um ativo.
e) ressaltar a importância de um trabalho voluntário coletivo e dependente do outro.
2 - A oração “Eu crio um mundo melhor” tem o intuito de:
a) ressaltar a importância do trabalho de voluntariado.
b) dizer que cada indivíduo deve ser responsável por deu futuro.
c) criticar a o comportamento passivo da população diante dos problemas sociais.
d) mostrar a importância de saber se expressar para convencer o outro.
e) convidar o cidadão a ser proativo na sociedade e a mudar a realidade.
TEXTO II
Atividades sobre verbos:
Faça a leitura do livro A campainha, de José Guimarães, disponível no link abaixo:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO
TEXTO II
3 - O cartaz em análise foi divulgado com o objetivo de fazer
a) uma conscientização.
b) um alerta.
c) um convite.
d) uma advertência.
e) uma crítica.
4 - Em “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, o substantivo “censura” poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por
a) reprovação.
b) crítica.
c) advertência.
d) controle.
e) permissão.
TEXTO III
Transcrição do texto III:
Desamarre de vez deste mal, que o aprisiona, que o deixa sem ar, irritado, ansioso e depressivo.
Destrua de uma vez esta droga, que faz com que seu corpo sofra alterações, o deixando fora de si.
Queime de uma vez por todas, esta ideia de que não consegue, não tem forças e é fraco. O vício pode ser grande, mas não é maior do que você.
Diga sim à vida e decida por ser feliz, sadio e livre!!
5 - Neste cartaz, o uso da imagem que compõe o texto não-verbal tem a função de:
a) chamar a atenção do público para o combate ao tabagismo, ilustrando a mensagem do slogan.
b) apenas ilustrar o cartaz, demonstrando a criatividade do publicitário que criou a propaganda.
c) chocar o público com a exposição de uma cena que demonstra as consequências do cigarro.
d) conscientizar o público das mazelas causadas pelo uso prolongado do cigarro.
e) convencer o fumante de que fumar prejudica tanto ele próprio como as pessoas que o rodeiam.
6 - Os verbos desamarre, destrua, queime, diga estão no modo imperativo porque
a) expressam ações futuras.
b) foram empregados para dar ordens aos fumantes.
c) referem-se a fenômenos meteorológicos.
d) narram fatos ocorridos no passado.
e) promovem a reflexão das atitudes dos fumantes.
7 - Em “O vício pode ser grande, mas não é maior do que você”, a conjunção em destaque tem a função de
a) adicionar uma outra oração ao período, acrescentando uma informação inesperada.
b) introduzir uma informação que vai complementar a ideia da primeira.
c) introduzir uma ideia contrária, oposta à expressa na oração anterior.
d) indicar uma conclusão que foi tirada a partir da informação dada na 1ª oração.
e) introduzir uma explicação a um fato relatado na 1ª oração.
8 - De acordo com o texto, quais são as consequências do cigarro para os fumantes?
9 - Explique com suas palavras, qual o sentido expresso pela frase: “Queime de uma vez por todas, esta ideia de que não consegue, não tem forças e é fraco.”
SEGUNDA AULA
Antes de responder as atividades, assista aos seguintes vídeos:
Atividades sobre verbos:
1 - Quais são os verbos das frases abaixo?
a) Os meninos brincavam com a bola.
b) Papai me chamou para passear no parque.
c) Entrei, falei com o diretor.
d) Ao sentir as patadas, o lobo correu.
e) Tu és forte, és corajoso e conheces tudo.
f) A borboleta tem asas coloridas.
2 - Indique se os verbos das frases abaixo estão no PRETÉRITO, PRESENTE ou FUTURO:
a) Papai gosta de verdura.
b) José ganhou uma bola.
c) Damião estudará a lição.
d) Marisa acordou cedo.
e) Os meninos jogarão basquete.
f) O garoto vende pipoca.
g) Eu venderei meu relógio.
h) Eu canto muito bem.
i) Eu vendi minha bicicleta.
3 - Os verbos das frases a seguir expressam: ação, estado ou fenômeno da natureza?
a) Chovia muito.
b) Ela era infeliz.
c) Relampejou muito.
d) As crianças brincavam.
e) Ventava muito.
f) Marta estava contente.
g) O menino está triste.
4 - Complete a frase com o pronome pessoal correto (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Para isso, observe a terminação dos verbos.
a) ____________ escrevemos.
b) ____________ viveste.
c) ____________ falastes.
d) ____________ recebeu.
e) ____________ vendo
f) ____________ estudamos.
g) ____________ cantou.
h) ____________ achei.
i) ____________ jogamos.
j) ____________ cantais.
TERCEIRA AULA
Faça a leitura do livro A campainha, de José Guimarães, disponível no link abaixo:
QUARTA AULA
Após a leitura do livro A campainha, responda às questões a seguir no seu caderno:
1 - Qual o nome do livro e do autor?
2 - O que você entendeu do livro?
3 - Faça um resumo do livro. O texto deve ter entre 10 e 15 linhas.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Ao final de cada aula/dia enviar fotos para comprovar a realização das atividades. Dúvidas serão sanadas pelo WhatsApp no horário das nossas aulas.
- A aula 3: Trabalhando a informação deverá ser entregue no volta as aulas. Valerá como trabalho.
PRIMEIRA AULA
Revendo o conteúdo que já estudamos no cáp. 1, vocês irão realizar a leitura do tópico Para saber mais “Entendendo o fuso horário” e responder as questões a,b,c & d (Agora é com você!).
Boa aula!
SEGUNDA AULA
Fazer a leitura da pág. 45 – Diversificando “Brincando um pouco”. Após a leitura realizar as atividades de 1 a 5 (Agora é com você!).
Boa aula!
TERCEIRA AULA
Adentrando o cáp. 2, na pág. 56 e 57 é possível encontrar o tópico Trabalhando a Informação “Gráficos de Coluna com variação percentual”. Vocês devem realizar a leitura do texto, interpretar os gráficos e responder as questões 1 e 2 (Agora quem trabalha é você!).
Bom trabalho!
QUARTA AULA
Vocês já viram o conceito de máximo divisor comum (mdc) e iremos retomar este conteúdo. Vocês devem fazer a leitura do tópico 5, cáp. 2 e acessar o vídeo que se encontra no link https://www.youtube.com/watch?v=NWtwEm8M2qw&feature. Após realizar essas duas etapas, deverão realizar os exercícios 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27.
Boa aula!
HISTÓRIA
Professora Silvana
ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A SEMANA DO DIA 06 DE ABRIL A 09 DE ABRIL
TEMA: POVOS PRÉ-COLOMBIANOS
ASTECAS MAIAS E INCAS
AS GRANDES CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
PRIMEIRA AULA
SEGUNDA AULA
No seu caderno monte um quadro comparativo sobre os Incas, Maias e Astecas.
Obs: No quadro deve conter tópicos retirados do texto da primeira aula.
MODELO PARA O QUADRO COMPARATIVO
Nome da
civilização
|
Atividades
econômicas
|
Cultura
|
Religiosidade
|
TERCEIRA AULA
OBSERVAÇÃO: USAR O CADERNO E LIVRO DIDÁTICO PARA REALIZAÇÃO DESSA AULA.
“Os astecas ou mexicanos (mexica) dominavam com esplendor a maior parte do México quando os conquistadores espanhóis ali chegaram, em 1519. Sua língua e sua religião tinham-se imposto sobre imensas extensões de terra desde o Atlântico até o Pacífico e das regiões áridas setentrionais até a Guatemala. O nome de seu soberano Motecuhzoma era venerado ou temido de uma ponta a outra daquele vasto território. Seus comerciantes com suas caravanas de carregadores percorriam o país em todos os sentidos. […] Em Tenochtitlán (México), sua capital, a arquitetura e a escultura haviam alcançado um impulso extraordinário, enquanto o luxo crescia no vestuário, à mesa, nos jardins e na ourivesaria”.
Com base no trecho acima e nos comentários em sala de aula, responda as questões 1,2 e 3.
1- São características da civilização asteca, exceto:
a) A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal.
b) Tenochtitlán, a capital asteca, segundo a tradição, fundada em 1325, era o centro de um comércio de longa distância e polo de atração para artesãos e vendedores, tendo-se convertido em uma das maiores cidades do mundo com a expansão do poderio asteca.
c) A economia era de base agrícola e fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por chinampas (pequenas ilhas artificiais construídas mediante o acúmulo de lama e plantas aquáticas nas margens pantanosas dos lagos), a técnica mais inovadora empregada na agricultura irrigada.
d) A sociedade asteca era dominada por uma dupla hierarquia: a dos dignitários (indivíduos investidos de altas funções militares ou civis) e a dos sacerdotes. No ápice, havia o rei (Huey Tlatoani), cujo cargo era eletivo.
e) A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos.
2- A civilização asteca tinha por centro a região que hoje corresponde:
a) ao México;
b) ao Caribe;
c) ao litoral pacífico dos EUA;
d) ao Peru;
d) à Venezuela.
3- A capital asteca impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. Os espanhóis a conquistaram em 1521 sob a liderança de Hernán Cortés. Estamos falando de:
a) Teotihuacan
b) Calpulli
c) Tenochtitlán
d) Yucatã
e) Montezuma
4- A civilização maia, floresceu na região que hoje corresponde ao(s):
a) Uruguai, Argentina e sul do Chile.
b) Paraguai e Bolívia.
c) Brasil e Venezuela.
d) Norte de Guatemala, Honduras Britânica e sudeste do México.
e) Andes peruanos.
5- O que são “Chinampas”?
a) A principal moeda do Império Asteca.
b) Plataformas flutuantes onde os astecas plantavam.
c) Os chamados chinampas são guerreiros do Império Asteca.
d) Eram moradas dos deuses cultuados pelos astecas.
6- Capital do Império Inca:
a) Yucatán
b) Tenochtitlán
c) Tikal
d) Cuzco
7- No Estado Inca o imperador era reconhecido como o filho do sol, o deus mais importante. Sendo assim podemos caracterizar o Império Inca como um Estado denominado:
a) Democrático
b) Teocrático
c) Aristocrático
d) Tirano
8- A capital do Império Asteca foi a grandiosa cidade de Tenochtitlán, construída em uma ilha localizada no Lago Texcoco. Atualmente, no local onde fica a capital asteca, está a capital mexicana, Cidade do México, além do lago ter sido drenado. A construção da capital asteca nesse local, segundo as lendas dos astecas, ocorreu a partir de um presságio (sinal dos deuses). Selecione a alternativa que relata corretamente que presságio foi esse:
a) a visão de um bando de quetzais voando;
b) a visão de uma águia pousada em um cacto com uma cobra capturada;
c) a visão do arco-íris em uma tromba d'água sobre o lago Texcoco;
d) a visão de um jaguar que era uma encarnação de Huitzilopochtli;
e) não houve lenda sobre os presságios, pois isso foi apenas um boato espalhado pelos espanhóis para criar uma imagem negativa sobre a religião dos astecas.
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA SOBRE A LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
PRIMEIRA AULA
Assista a videoaula sobre o território brasileiro: localização, extensão e fronteiras.
SEGUNDA AULA
Com base no que você estudou em sala de aula sobre a localização e extensão do território brasileiro e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais são os maiores países do mundo em extensão? Qual é a posição do Brasil?
b) O território brasileiro está localizado em quais hemisférios?
c) Em relação ao continente americano em qual das Américas o Brasil está localizado?
d) Quais os únicos dois países da América do Sul não fazem fronteira com o Brasil?
TERCEIRA AULA
Para reflexão: na sua opinião o que significa dizer que o Brasil é um país continental?
OBS: CARO ALUNO(A) É IMPORTANTE QUE APÓS REALIZADAS AS ATIVIDADES, VOCÊ TIRE UMA FOTO DAS MESMAS E ENVIE PARA O GRUPO DE WHATSAPP DA SUA TURMA PARA POSTERIOR AVALIAÇÃO E CORREÇÃO.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
OS SERES VIVOS - CÉLULAS
As características que nos permitem reconhecer um ser vivo são basicamente: a organização celular; a necessidade de alimento; o ciclo de vida (nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte); o metabolismo; e por reagirem aos estímulos do ambiente.
Os seres vivos possuem organização celular:
Todos os órgãos dos seres vivos são formados por pequenas estruturas chamadas células. Assim, a pele, os ossos, o coração, o intestino, por exemplo, são cada um formados por milhões de pequenas estruturas vivas: as células. A maior parte das células são microscópicas e necessitamos de um microscópio para vê-las.
As células possuem, basicamente, três componentes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
- Membrana plasmática: fina película que envolve a célula e regula a troca de substancias entre ela e o meio externo.
- Citoplasma: situa-se entre a membrana e o núcleo e é constituída de um liquido chamado citosol e de diferentes organelas.
- Núcleo: estrutura que comanda as atividades da célula, inclusive a reprodução. É no núcleo que está o DNA que contém as informações genéticas.
As partes de uma célula
SEGUNDA AULA
Ateoria celular diz que:
- Todos os seres vivos têm células;
- Toda célula se origina de outra;
- A célula é a menor parte viva do ser.
Alguns seres são formados por apenas uma célula e chamados unicelulares, como as bactérias, outros, como humanos e árvores, possuem muitas células e os chamamos pluricelulares.
As células cujo núcleo não é delimitado por membrana, como as bactérias, são chamadas procariontes e o material genético (DNA) fica espalhado no citosol e as que possuem núcleo delimitado por membrana são chamados eucariontes.
Células procarionte (esquerda) e eucarionte (direita)
Nem todas as células de um ser pluricelular são iguais, mas se diferenciam para desempenhar diversas funções no organismo. Um grupamento de células que desempenham juntas uma função é chamado tecido (ex. tecido ósseo, tecido muscular); Os tecidos agrupados formam um órgão (ex. estômago); Vários órgãos em conjunto para determinada função dão origem a um sistema (ex. sistema digestório); e o conjunto de sistemas forma o organismo. Veja:
A organização do corpo humano - das células ao organismo
TERCEIRA AULA
EXERCÍCIO SOBRE SERES VIVOS: CÉLULAS E TECIDOS
1. Quais são as principais características que nos permitem reconhecer um ser vivo?
2. Qual é a menor estrutura formadora de um ser vivo?
3. Cite as 03 partes básicas de uma célula.
4. Explique o que é a membrana plasmática das células.
5. Qual é a diferença entre seres unicelulares e seres pluricelulares?
6. Como são chamadas as células que o material genético (DNA) fica espalhado no citoplasma, sem membrana no núcleo?
7. O que é tecido celular?
Responda as questões acima em seu caderno.
ARTES
Professora Andreia
PRIMEIRA AULA
Assistir o video Jonas e O Circo Sem Lona.
SEGUNDA AULA
Atividade: Arte para todos
Desenhar? Cantar? Tocar? Pintar? Esculpir? Tirar fotografia? Qual a sua maior afinidade artística?
Exercício: DESENHE, TIRE FOTOS OU FAÇA UM VIDEO COM O TIPO DE ARTE QUE VC MAIS SE IDENTIFICA.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
TEMA: ATLETISMO.
Com base no que foi trabalhado e desenvolvido em sala de aula, aprendemos que o atletismo é um esporte muito antigo e bastante acessível a pessoas de todo o mundo; vimos também que em algumas provas do atletismo, os adversários medem a força para saber quem foi mais rápido (menor tempo em horas, segundos e milésimos de segundos), quem foi mais longe, ou mais alto (em metros e centímetros).
PRIMEIRA AULA
Assistir o filme Invencível > CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
SEGUNDA AULA
Após o término do filme, elabore um resumo; no final levante os pontos que você achou mais importantes, por exemplo, o que mais marcou ao assistir.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
PRIMEIRA AULA
Crie uma cruzadinha para treinar o vocabulário sobre meios de transportes.
car-bus-helicopter-subway-train-airplane-motorcycle-bicycle-ship
|
ORIENTAÇÕES:
- A expressão chave (Motorcycle) deverá ser posicionada na forma vertical e as demais encaixadas nas formas horizontal e vertical.
- Por gentileza, verifique exemplos de palavras cruzadas na internet.
- Caso haja dúvidas, estarei à disposição.
SEGUNDA AULA
1 - Faça um registro (lista de comidas e bebidas) vocabulário aprendido neste bimestre.
As anotações realizadas no caderno poderão ser verificadas.
Construa frases em seu caderno, seguindo o modelo.
I eat chicken. (Eu como frango).
I eat_____________and___________. (Eu como _________ e __________).
I eat_____________and___________.
I like to drink milk. (Eu gosto de beber leite).
I like _________________________________
I like _________________________________
Do your best!
Faça o melhor!