CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 07 A 11 DE SETEMBRO




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Publicação das atividades no Blog e no Facebook da escola em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.


TERCEIRA E QUARTA AULA


Responder as atividades 5, 6, 7, 8 da página 20.




MATEMÁTICA
Professor Paulo

SP FAZ ESCOLA



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

SEMANA DA INDEPENDÊNCIA

Faça uma pesquisa sobre o feriado do dia 7 de setembro e responda as perguntas abaixo em seu caderno:

1. O que se comemora no dia 7 de setembro?

2. Que dia foi a independência do Brasil?

3. Qual a importância do dia 7 de setembro para o Brasil?

4. O que mudou depois da independência do Brasil?

5. Quem proclamou a independência do Brasil?

6. O que foi o grito de independência? O que Dom Pedro gritou?


TERCEIRA E QUARTA AULA

Volume 2.

Situação de Aprendizagem 3 (pág. 61 a 63). Realizar a atividade 2 (da 2.5 até a 2.9).



HISTÓRIA
Professora Silvana

PRIMEIRA AULA E SEGUNDA AULA

O absolutismo


Leitura das paginas 103 a 105.
Após a leitura responda as questões abaixo: (não precisa copiar as perguntas).


1- Qual o nome do regime político que ganhou destaque na Europa entre os séculos XV e XVIII? Discorra sobre esse regime.

2. O que era a teoria do direito divino dos reis? Qual foi o filósofo que apresentou essa teoria?

3. Descreva sobre o pensamento de Thomas Hobbes.

4. A famosa frase "O Estado sou eu" é atribuída a qual monarca absolutista europeu? Como foi o reinado durante o seu poder?

5. Por que a nobreza acabou apoiando os reis absolutistas?


TERCEIRA AULA

O mercantilismo: riqueza e poder para o estado


Assistir o vídeo sugerido.
Fazer a leitura das paginas 107 e 108.
Responder as perguntas abaixo.  (não precisa copiar as questões).

Sugestão de vídeo:



1. O que é mercantilismo? Quais as principais práticas mercantilistas?

2. Cite e explique os principais tipos de mercantilismo.

3. Acesse a link e responda o quis.


Obs.: Tirar print do resultado e enviar para a professora.



GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 17 DO LIVRO DIDÁTICO REGIÃO NORDESTE: O MEIO NATURAL E A ZONA DA MATA 

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 150 a 156 do livro didático de Geografia que fala sobre a Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os aspectos naturais da Região Nordeste:




Assista também a videoaula que fala sobre os aspectos econômicos da Zona da Mata:




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 150 a 156 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Quais os estados do Brasil que fazem parte da Região Nordeste?

b) Observe o mapa físico da Região Nordeste da figura 2 da página 151 e cite o nome de duas Chapadas, de dois Planaltos e de duas Serras.

c) Observe o mapa físico da Região Nordeste da figura 2 da página 151 e cite o nome de cinco rios que drenam a região.

d) Quais são as quatro sub-regiões do Nordeste?

e) Em que porção ou parte da Região Nordeste está localizada a Zona da Mata?

f) Qual tipo de clima ocorre na Zona da Mata? Qual é a temperatura média anual e a precipitação total anual da Zona da Mata?

g) O que é barlavento?

h) O que é sotavento?

i) Por que chove mais nas encostas a barlavento e menos nas encostas a sotavento?

j) Qual é a forma de relevo predominante na Zona da Mata? 

k) Quais atividades econômicas contribuíram para o desmatamento da Mata Atlântica na Zona da Mata?

l) A Zona da Mata é a sub-região mais populosa do Nordeste e nela se situam seis capitais de estados. Quais são estas capitais? 

m) O espaço da Zona da Mata açucareira é ocupado por quais atividades econômicas?

n) Onde está localizada ou situada a Zona da Mata cacaueira? Quais atividades econômicas nela são realizadas?

o) Quais indústrias são encontradas no Recôncavo Baiano?

p) Alguém de sua família é migrante da Região Nordeste? Se sim diga de qual cidade e estado da Região Nordeste ele ou ela veio? Pergunte a este familiar por que motivo ou motivos veio morar no estado de São Paulo? Este familiar mantém algum elemento da cultura nordestina (música, dança, comida, costumes, sotaque, etc.)? Este familiar deixou parentes no Nordeste? Das coisas do Nordeste o que ele ou ela sente mais falta?




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

Apostila São Paulo faz escola



- Página 73 e 74: Atividade 2.




ARTES
Professora Andreia



POR CONTA DO FERIADO DE 07 DE SETEMBRO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Pesquisa do futsal no Brasil:






INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje realizaremos a ACTIVITY 3.

a) Now, circle the words related to the pictures. (Agora circule as palavras que se relacionam com as imagens.)

(Observe as imagens para realizar esta atividade).

As palavras estão no quadro, abaixo das imagens.


Boa atividade!