Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o poema ENSINAMENTO e responder por escrito às questões 1, 2 e 3 do quadro Converse com a turma da página 190. Responder também as atividades A e B da página 191. Ler os quadros explicativos da página 191. Antes de fazer as atividades, copie as explicações abaixo em seu caderno:
⇨ Sujeito é aquele ou aquilo de que(m) se fala. Exemplo: Karen está doente. (Quem está doente? Karen, por isso Karen é o sujeito da oração)
⇨ Predicado é a informação dada sobre o sujeito. Exemplo: Karen está doente (O que aconteceu com a Karen? Está doente, por isso está doente é o predicado) Observação: o verbo sempre fica dentro do predicado da oração.
⇨ Se puder, assista aos vídeos abaixo antes de fazer as atividades:
Sujeito e predicado
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a piada da página 192 e responder por escrito às questões 1 e 2 do quadro Converse com a turma. Responder também as atividades 2 e 3 (a, b, c) da página 192. Ler os quadros explicativos das páginas 192 e 193.
⇨ Se puder, assista ao vídeo abaixo antes de fazer as atividades:
Verbos transitivos e intransitivos:
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 09
Unid 6 – Acréscimos e descontos
Págs. 215 e 216
Ex. 50 e 52.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 09
Tópico – Pense mais um pouco...
Pág. 217
Ex. Responder à pergunta “O que você acha? Faça as contas e descubra”.
Professora Silvana
PRIMEIRA AULA
As regiões de domínio comercial dos portugueses
Observe os mapas e responda as perguntas.
1- O que os mapas representam?
2- Indique os continentes em que os portugueses praticavam comércio.
3- Apresente os nomes das principais cidades que os portugueses dominavam.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
Os outros europeus – página 129
Leia o texto e responda as perguntas.
1- Os outros reinos europeus também buscaram fazer comércio de especiarias. Quais foram estes reinos?
2- Complete o quadro com os dados sobre as conquistas dos outros reinos europeus:
3- Quais as principais mudanças provocadas no mundo com esta expansão dos europeus?
4- Como este movimento afetou a nós, que vivemos no Brasil em 2020?
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 23 DO LIVRO DIDÁTICO REGIÃO SUDESTE: A CAFEICULTURA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 200 a 203 do livro didático de Geografia que fala sobre a Região Sudeste: a cafeicultura e a organização do espaço.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o ciclo do café, clicando no link abaixo:
Assista também ao vídeo que fala sobre os imigrantes e o ciclo do café, clicando no link abaixo:
Após realizada a leitura das páginas 200 a 203 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) No Planalto Ocidental Paulista, a cafeicultura encontrou condições de clima e solo bastante favoráveis para seu desenvolvimento. Quais eram as condições de clima e solo favoráveis à cafeicultura no Planalto Ocidental Paulista?
b) O que é a chamada terra roxa?
c) No Planalto Ocidental Paulista a Mata Tropical e o Cerrado foram progressivamente substituídos por quais atividades econômicas além da cafeicultura?
d) Muitas cidades surgiram ao redor das estações ferroviárias, destinadas a receber a produção cafeeira e outros produtos. Quais cidades do interior de São Paulo surgiram ao redor das estações ferroviárias?
e) Por que as ferrovias foram importantes para a industrialização inicial de São Paulo e Rio de Janeiro?
f) Por que a Lei Eusébio de Queirós de 1850, que proibiu o tráfico de escravos da África para o Brasil agravou o problema da falta de mão de obra para a cafeicultura em expansão?
g) Quais eram as nacionalidades dos imigrantes que vieram para o nosso estado de São Paulo? Quais destes imigrantes vieram em maior número para trabalharem nas lavouras cafeeiras?
h) De que forma o trabalhador assalariado estimulou a produção interna de mercadorias e a industrialização na Região Sudeste?
i) Sua família é descendente de imigrantes? De qual nacionalidade? Quando vieram para o Brasil e por quê?
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 150 A vida em grupo
Copiar: colônias e sociedade
Responder no caderno de olho no tema pagina 151.
Professora Andreia
LIVRO: SE LIGA NA ARTE
CAPITULO 5
• PÁGINAS 76 E 77 -FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2 E AS QUESTÕES DO “PARA REFLETIR”.
• EM CADA LUGAR, UMA DANÇA – FAZER A LEITURA DAS PÁGINAS 78 ,79 E 80.
• EM SEU CADERNO, ESCREVA O QUE VOCÊ SABE SOBRE COREOGRAFIA.
• PÁGINA 82 – SOMENTE LEITURA.
• PÁGINA 83 – RESPONDER À QUESTÃO 3 E FAZER A LEITURA DO TEXTO.
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL
Habilidades: Interpretar regras que constituem o esporte de invasão Handebol.
Regras básicas do Handebol
Inicio do Jogo - iniciado no centro da quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola. A outra equipe deve ficar em sua área a três metros da bola. Após o apito do árbitro os jogadores podem movimentar a bola em qualquer direção.
Tempo de Jogo - a duração de cada tempo é de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.
Área do gol - somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nesta área é punido com a posse de bola do outro time. Se alguém invadir a área do golo antes de ter lançado a bola, estará sujeito a uma punição, e se o gol for feito será anulado.
Goleiro - defende o gol de uma determinada equipe, sendo o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola.
Substituições - é ilimitado.
Não permito ao jogador - tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada por um adversário.
Sugestão de vídeo para um melhor entendimento.
ATIVIDADES:
1- Complete:
a) O adversário que entra na área do goleiro é punido com a ________________do outro time.
b) Não permito ao jogador tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for _________________________________.
c) O jogo de Handebol inicia no _____________quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola.
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje iniciaremos a ACTIVITY 5.
A. Observe o texto em Inglês para aprender um pouco mais sobre a água (water).
(O texto está no Caderno do Aluno, Volume 2)
Na lista abaixo você encontrará algumas expressões do texto em Português. Observe o texto e copie a versão em Inglês na frente.
1.Água é a fonte da vida.___________________________
2. É o líquido mais importante que conhecemos.___________________________
3.Todos os animais, plantas e humanos precisam da água para sobreviver.
________________________________________________
4. É impossível viver sem água._________________________
5.A água continua em movimento.__________________________
6.Isto é chamado o ciclo da água._____________________
(Registre a resposta em seu caderno, ou na folha impressa, se tiver.)
Boa atividade!