Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
Orientações: Antes de começar a atividade escreva as informações abaixo no seu caderno. Depois coloque o número da questão e escreva só a resposta.
Exemplo:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de Abril de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 7º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
Primeira Aula
1) Resposta.
2) Resposta.
|
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
MATEMÁTICA
Professor Paulo
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Para aula de hoje, vocês devem assistir ao filme intitulado “O homem que viu o infinito”, um filme que relata como G. H. Hardy ajuda o prodígio da matemática indiana Srinivasa Ramanujan a encarar o mundo acadêmico e a lidar com o preconceito.
Link para assistir ao filme online e de forma gratuita:
Ele também está disponível na Netflix.
Faça a leitura deste texto para ajudar na reflexão pós filme.
Srinivasa Ramanujan pode ser uma personalidade pouco conhecida para quem não estuda matemática. Este indiano pobre, sem estudos, foi responsável por revoluções na matemática abstrata, fazendo avanços consideráveis nas frações continuadas e nas séries infinitas. Mas sua cinebiografia não tem a menor pretensão de esclarecer estas questões: como o tema é árido para a maioria das pessoas, Ramanujan é visto como um típico gênio incompreendido.
O pouco experiente cineasta Matt Brown decide levar a história às telas com toda a pompa que julga necessária ao tema. Ele usa trilha sonora instrumental à exaustão, halos circulando o protagonista como uma figura divina, uma iluminação escuríssima dentro dos cômodos, para retratar os gênios buscando a luz nas trevas. A sacralização é tamanha que beira a paródia. O matemático torna-se um mártir, que sofreu por ser pobre, por ser imigrante, por ser indiano, por não conseguir comprovar suas teorias matemáticas e por ter que abandonar a mãe e a esposa na Índia para estudar na Inglaterra.
Paralelamente, Brown transforma Ramanujan em representante da fé religiosa num círculo majoritariamente descrente. O grande conflito do filme não diz respeito à matemática tradicional contra as teorias ousadas do indiano, nem entre o conhecimento do Oriente e do Ocidente. O embate central ocorre entre um homem que se diz iluminado por deuses, recebendo toda a sua instrução de forças invisíveis, e um acadêmico tradicional, ateu, incapaz de aceitar as fórmulas de Ramanujan sem a comprovação de sua origem. Ironicamente, O Homem que Viu o Infinito trata a matemática com uma aura mística, pouco científica – algo reforçado pelos títulos original e brasileiro. O projeto sustenta a ideia questionável de que seria impossível revolucionar a ciência sem reconhecer a existência de Deus.
Embora a estética e a compreensão da ciência deixem a desejar, a biografia atinge seu ponto alto no retrato da amizade entre Ramanujan e o professor G. H. Hardy. O enfrentamento de ambos soa esquemático durante a primeira parte da narrativa, mas o roteiro consegue extrair, na segunda metade, um afeto verdadeiro desta união. Dev Patel, preso pela enésima vez ao papel do pobre indiano sonhador, não demonstra grande versatilidade em sua composição, mas Jeremy Irons está excelente na transformação do professor aberto a pessoas e ideias desconhecidas. Atores coadjuvantes como Toby Jones e Stephen Fry também colaboram à verossimilhança do meio acadêmico.
Ao lado de outras biografias que idealizam a figura de físicos e matemáticos, como A Teoria de Tudo, Uma Mente Brilhante e Gênio Indomável, O Homem que Viu o Infinito representa um projeto inferior, com roteiro mais maniqueísta e direção menos refinada. Mas o humanismo da trama ainda resiste às escolhas desengonçadas de Brown, tornando a obra uma experiência agradável – pouco didática no que diz respeito à matemática, mas extremamente pedagógica quanto à moral, aos bons costumes e à noção de meritocracia.
Bom filme e boa leitura!!
SEGUNDA AULA
Após assistir ao filme e realizar a leitura do texto acima vocês devem acessar o link abaixo e responder as questões referente ao filme.
Bom trabalho!!
HISTÓRIA
Professora Silvana
Olá
queridos alunos!
Em
tempo de pandemia de corona vírus, o momento é de se cuidar e de encontrar
maneiras de se adaptar à nova realidade.
É
muito importante que fiquem atentos com as dicas e cuidados na prevenção do
vírus.
Mas
gostaria de evidenciar que também tem algo a mais que nos preocupa e não
podemos deixar passar despercebido. É o caso da dengue, tema trabalhado no Dia
D: Conscientização na prevenção contra o
mosquito da dengue.
Portanto
a atividade dessa semana está relacionada a esse tema.
PRIMEIRA AULA
Copiar e responder as questões
abaixo:
1- A dengue é uma doença
comum em épocas quentes e chuvosas do ano, portanto, é importante que algumas
medidas sejam tomadas durante esse período. Todas as alternativas abaixo
indicam medidas que ajudam a barrar a reprodução do mosquito transmissor,
exceto:
a) Limpar sempre as
caixas d'água.
b) Manter sempre as
caixas d'água cobertas.
c) Trocar a água dos
vasos de planta.
d) Secar os pratos de
vasos de planta.
e) Colocar telas nas
janelas.
2- Um professor de
Biologia afirmou que o Aedes aegypti era vetor de várias doenças. Um aluno, no
entanto, questionou-o se esse mosquito não transmitia somente a dengue, uma vez
que é chamado popularmente de mosquito-da-dengue. O professor, então, explicou
que a dengue é a doença mais conhecida, entretanto, o mosquito transmitia
outras. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não pode ser
citada pelo professor como exemplo de doença transmitida pelo Aedes aegypti.
a) Febre amarela.
b) Zika.
c) Chikungunya.
d) Malária.
3- Ao ser picado por um
mosquito Aedes aegypti, podemos afirmar que:
a) contraímos dengue,
pois todos os mosquitos são contaminados.
b) estamos sujeitos à
contaminação por diversos tipos de bactéria, como a causadora da dengue.
c) trata-se de uma fêmea,
pois apenas as fêmeas são capazes de picar o ser humano.
d) trata-se de um macho,
pois eles são os únicos capazes de picar os seres humanos.
4- A dona de casa deve
encher os latões de ferro e a caixa d’água rapidamente para não desperdiçar
água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar
louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo:
na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem
qualquer proteção para evitar que seja contaminada transforma-se em piscina
para o Aedes aegypti.
Acerca do assunto
desenvolvido no texto, julgue os itens usando C (certo) ou E (errado).
( ) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
( ) O simples contato do
Aedes aegypti com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial
transmissora da dengue.
( ) Para “evitar que seja
contaminada” pelo Aedes aegypti a água estocada nos recipientes referidos no
texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
( ) O homem é hospedeiro
intermediário do Aedes aegypti.
Para descontrair e ampliar seu
conhecimento acesse o jogo abaixo e divirta-se:
BOA AULA!
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTAS
ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA SOBRE
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
PRIMEIRA AULA
Assista a videoaula sobre a
regionalização do território brasileiro: Brasil-Macrorregiões Geoeconômicas:
Com
base no que você estudou em sala de aula sobre a regionalização do território
brasileiro: Brasil Macrorregiões Geoeconômicas e no que você aprendeu na
videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:
a)
Quem
elaborou a regionalização do Brasil em Macrorregiões Geoeconômicas?
b)
Qual
foi o critério utilizado para regionalizar o Brasil em Macrorregiões
Geoeconômicas?
c)
Quais
são as Macrorregiões Geoeconômicas?
d)
A
regionalização do Brasil em Macrorregiões Geoeconômicas não respeita os limites
entre os estados. De exemplos de estados do Brasil que pertencem a duas ou mais
macrorregiões geoeconômicas.
e)
De
acordo com a regionalização do Brasil em Macrorregiões Geoeconômicas diga a
qual delas o nosso estado de São Paulo pertence?
f)
Do
ponto de vista socioeconômico como podemos caracterizar a Amazônia?
g)
Do
ponto de vista socioeconômico como podemos caracterizar o Nordeste?
h)
Do
ponto de vista socioeconômico como podemos caracterizar o Centro-Sul?
OBS:
Caro aluno (a) é importante que após realizadas as atividades, você tire uma
foto das mesmas e envie para o grupo de WhatsApp da sua turma para posterior
avaliação e correção.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
A célula é uma das menores unidades do nosso corpo e dentro dela existem estruturas menores ainda, que são as organelas!
É uma máquina menor, funcionando dentro da grande máquina do nosso organismo, mas com peças que têm funções semelhantes, pois cada uma delas desempenha um papel dentro das células. Vamos conhecê-las?
O que são organelas?
Organelas são estruturas que ficam dentro das células, mais precisamente dentro do citoplasma, que é composto por um líquido gelatinoso, do qual falaremos mais adiante.
Por sermos seres pluricelulares e eucariontes, temos uma complexidade enorme dentro de nós e são essas estruturas que vão fazer a célula funcionar.
A organela da célula vegetal é um pouco diferente da animal, ela tem algumas estruturas que não se encontram nessas células, mas hoje trataremos apenas das células animais.
Nas células procariontes nós não temos organelas, porque elas são células mais simples, geralmente unicelulares, e só vão ter no citoplasma o material genético e os ribossomos.
Citoplasma e organelas
A substância que compõe o citoplasma se chama citosol. É como se fosse uma piscina de gelatina na qual as organelas ficam “boiando” e que tem os seus limites definidos por uma membrana, que é a membrana plasmática.
O citoplasma é, portanto, o espaço onde se encontram todas as organelas.
Organelas e suas funções
Cada organela celular tem uma função, como se fossem nossos órgãos internos, digerem os alimentos, quebram as moléculas que precisam, excretam o que não é necessário, e assim por diante. Vejamos a seguir!
Funções das membranas das organelas
As membranas têm a função de revestir, proteger e de dar forma aos organismos onde estão presentes.
A membrana plasmática é a organela que envolve todas as células, mas existem outras também que são compostas por membranas, chamadas de organelas membranosas, que têm funções parecidas com os nossos órgãos internos nos processos celulares de digestão, quebra de proteínas, excreção, entre outros.
Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos.
Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.
SEGUNDA AULA
A célula animal e suas organelas
A célula animal é muito complexa e composta de diversas estruturas, que são as organelas. Vamos conhecer agora todas elas:
- Membrana plasmática: é o que envolve a célula, que a delimita e tem a função de permeabilidade seletiva, quer dizer, é ela que vai liberar o que vai entrar e o que vai sair. Sua composição é de duas camadas de lipídeos.
- Núcleo: encontrado nas células eucariontes, guarda o material genético, o DNA do ser vivo e comanda tudo que acontece dentro da célula.
- Mitocôndria: tem a função principal de respiração celular, de produzir energia (ATP) para aquela célula funcionar e exercer suas atividades. Tem seu próprio DNA e seus próprios ribossomos.
- Ribossomos: fazem a síntese proteica, ou seja, produzem a proteína, que são compostos extremamente importantes para todo o funcionamento das células, principalmente o DNA.
- Lisossomos: têm função de digestão celular, são “bolsinhas” que contém enzimas que vão realizar a degradação de substâncias dentro da célula. Eles podem digerir substâncias que vêm de fora (heterofagia), ou pode digerir substâncias que já estão ali dentro (autofagia).
TERCEIRA AULA
- Retículo endoplasmático: conjunto de bolsas e tubos que têm função principal de transportar algumas substâncias. E quais substâncias eles vão transportar, depende de qual retículo endoplasmático nós estamos falando. Existem dois tipos, Rugoso ou Granuloso (RER) e Liso ou Agranuloso (REL).
O granuloso tem esse nome por conter vários ribossomos grudadinhos nele, aí a sua função será a síntese de proteínas. A diferença é que ele vai sintetizar proteínas que serão utilizadas fora da célula. Os ribossomos que ficam soltos pela célula irão sintetizar proteínas que são utilizadas pelas células.
O retículo endoplasmático liso tem a função de sintetizar lipídeos. Ele vai desintoxicar a célula, vai degradar as substâncias tóxicas que estão ali dentro.
- Complexo de Golgi: formado também por bolsas, um pouco mais achatadas, formando como se fossem cisternas, tem a função de secreção celular, isto é, de levar o que está dentro da célula para fora dela. Também tem a função de sintetizar carboidratos do tipo polissacarídeos.
- Centríolos: são formados por microtúbulos que vão ajudar os cromossomos a se separarem na hora da divisão celular. Estão presentes também em cílios e flagelos, auxiliando na locomoção de algumas células.
- Peroxissomos: tem a função de quebrar água-oxigenada. Isso mesmo! Essas substâncias podem estar presentes dentro das células devido a alguns processos, e dentro dessas bolsinhas têm uma enzima chamada catalase, que vai quebrar a água-oxigenada, que é uma substância tóxica para a célula.
- Citoplasma: é composto por uma substância gelatinosa chamada citosol, e pelas organelas presentes naquela célula, é todo o espaço onde as organelas estão “presas”.
- Citoesqueleto: é o que dá sustentação e forma àquela célula, formado por um conjunto de estruturas proteicas que ficam no citoplasma e ajudam nessa sustentação.
EXERCÍCIOS:
1- Escreva a função da membrana plasmática.
2- Cite as três partes fundamentais de uma célula.
ARTES
Professora Andreia
Exemplos na primeira imagem.
FAÇA UM BOM TRABALHO !!! CAPRICHE E USE SUA CRIATIVIDADE !!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Assista ao vídeo “Transportation”:
A partir deste vídeo você revisou alguns meios de transporte e aprendeu novos.
Caso queira e precise, assista-o novamente para resolver ao exercício abaixo.
Agora, vamos lá! Mãos na massa!!!
PRIMEIRA AULA
Complete as lacunas para formar os meios de transporte abaixo.
Escreva a lista em seu caderno.
AIR_LANE
HELICO_TER
HOT AIR BAL_OON
MO_ORCYCLE
_ICYCLE
TRIC_CLE
SPORT_S CAR
P_LICE CAR
V_N
D_MP TRUCK
B_S
S_IP
HELICO_TER
HOT AIR BAL_OON
MO_ORCYCLE
_ICYCLE
TRIC_CLE
SPORT_S CAR
P_LICE CAR
V_N
D_MP TRUCK
B_S
S_IP
SEGUNDA AULA
Escreva frases para treinar cinco meios de transporte da lista acima e faça as respectivas traduções.
Fique à vontade para escolher os que você quiser.
Exemplo:
I generally like to use the bicycle. (Eu geralmente gosto de usar a bicicleta).
Fique à vontade para escolher os que você quiser.
Exemplo:
I generally like to use the bicycle. (Eu geralmente gosto de usar a bicicleta).
Do your best!
Faça o melhor