Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
1. Observe a personagem do cartum e o local em que ela se encontra.
a) A personagem é um adulto ou uma criança?
b) Em que local ela se encontra?
c) O que ela está fazendo?
d) De que tipo são as aves que sobrevoam o local?
2. Observe as palavras escritas no cartum. Marque a opção que indica a que elas se referem:
a) Aos deveres de todos os cidadãos.
b) Aos direitos de todos os cidadãos.
c) Aos direitos de algumas pessoas.
3. O humor do cartum está na correspondência entre as palavras e as imagens. No cartum, que elemento representa:
a) a moradia?
b) a informação?
c) a alimentação?
d) a educação?
e) o transporte?
f) o saneamento básico?
g) a saúde?
4. No Brasil, o trabalho infantil é permitido ou proibido?
5. O que essa criança deveria estar fazendo, em vez de trabalhar no lixão?
6. Você acha que essa criança, quando adulta, vai ter acesso aos direitos expostos no cartum? Por quê?
7. Com base no cartum, conclua: Os direitos da criança vêm sendo respeitados no Brasil? Por quê?
8. Cartum é um desenho humorístico, de caráter extremamente crítico. O que esse cartum critica?
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
Origem de Roma: explicação mitológica - Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma, esta cidade foi fundada em 753 a.C., em homenagem a Rômulo. Na disputa pelo poder, Rômulo venceu Remo, pois o matou e se tornou o primeiro rei de Roma.
Origens de Roma: explicação histórica e Monarquia Romana (753 a.C. a 509 a.C.) - De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Na região, se desenvolveu uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. Por volta de 600 a.C., os etruscos se estabeleceram em Roma e conquistaram a cidade. Dos etruscos os romanos assimilaram conhecimentos de engenharia, o uso do arco e da abóbada (cobertura encurvada em construção) e a crença de que era possível conhecer a vontade dos deuses por meio da adivinhação. A sociedade era dividida em quatro grupos sociais: os Patrícios (grandes proprietários de terras, descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, únicos a possuir diretos políticos e ocupavam cargos públicos importantes); os plebeus, maioria da população (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários), não tinham o direito de participar do governo da cidade e podiam ser escravizados por dívidas; os Clientes eram servidores ou protegidos de uma família dos patrícios; Escravos, em sua maioria prisioneiros de guerra, eram vendidos como mercadoria e não possuíam direitos sociais.
Na Roma Antiga, o cargo de rei não passava de pai para filho; quando um rei morria, o Senado escolhia quem iria sucedê-lo, portanto o rei tinha seu poder limitado. Os patrícios, que controlavam o Senado romano, não se conformavam com o domínio etrusco de Roma. Em 509 a.C., os patrícios derrubaram o rei etrusco Tarquínio, o Soberbo e fundaram a República.
República Romana (509 a.C. a 27 a.C.) - Durante o período republicano, o senado Romano ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules (era o cargo mais alto da República, este comandava o exército, administrava a cidade e presidia o Senado), o Pretor era o responsável pela justiça, o Questor arrecada impostos, o Edil cuidava do policiamento, abastecimento e conservação das ruas e pela organização dos espetáculos públicos e o censor fazia a contagem da população, também havia o tribuno da plebe. A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida. Em 367 a.C., foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado (dois cônsules eram eleitos: um patrício e um plebeu). Esta lei também acabou com a escravidão por dívidas (válida somente para cidadãos romanos).
O senado era formado por 300 membros vitalícios (para toda a vida), todos eram patrícios. Suas principais funções eram controlar o tesouro público e propor a guerra ou a paz. Na República Romana, somente os patrícios podiam ocupar altos cargos no governo, isto é, os cargos de magistrados do Senado. A República era governada pelos magistrados, auxiliados pelo Senado e pelas Assembleias. Assembleias eram três: Assembleia das tribos – reuniões dos cidadãos conforme o local de residência; elegia os questores e edis; Assembleia centuriata – reunião dos cidadãos em centúrias (unidades do Exército) segundo o grau de riqueza; votava as declarações de guerra, os acordos de paz e elegia os cônsules. Assembleia da plebe – composta apenas de plebeus, votava assunto de interesse da plebe. Mulheres e escravos eram excluídos da política e, não participavam de nenhuma dessas assembleias.
As lutas sociais – Os plebeus eram maioria em Roma, pagavam impostos e serviam o exército, mas não podiam exercer nenhum cargo importante no governo romano. O casamento entre plebeus e patrícios era proibido; os plebeus eram forçados a ir para a guerra, deixavam suas pequenas propriedades e, com isso, se endividavam; quando não conseguiam pagar suas dívidas, perdiam a terra e eram escravizados. Mas os plebeus, dispostos a lutar por igualdade de direitos, promoveram várias revoltas. A tática que usavam era se retirar de Roma e ameaçar não mais participar do exército romano; como era a maioria dos trabalhadores e dos soldados, os patrícios tinham que ceder. Assim, aos poucos, os plebeus foram conquistando mais direitos, até conquistar:
*Tribuno da Plebe (494 a.C.) – direito de eleger um tribuno da plebe que podia anular leis contrárias a eles;
*Lei das Doze Tábuas (450 a.C.) – 1ª leis escritas da história de Roma, assim os patrícios tinham que cumprir;
*Leis Licínias-Séxtias (397 a.C.) – uma delas determinava que um dos cônsul tinha de ser plebeu a outra cancelava parte da divida que os plebeus tinham com os patrícios.
Expansão Romana - Após dominar toda a península itálica, os romanos passaram a disputar a liderança com outra potência daquela época: Cartago (colônia fenícia do norte da África que muito forte com o comércio marítimo). Com um exército bem preparado e muitos recursos, disputaram pelo controle do comércio no Mediterrâneo ocidental, dando origem a três guerras entre Roma e Cartago, as Guerras Púnicas, assim chamadas porque os romanos denominavam os fenícios de púnicos. Foram guerras que se desenrolaram entre 264 e 146 a.C. e os romanos venceram os cartagineses, liderados pelo general Aníbal. Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum (Nosso Mar). Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças:
* ocorreu o enriquecimento do Estado Romano; * fortalecimento de um novo grupo social, o dos cavaleiros; *aumento do escravismo e a concentração das terras conquistadas nas mãos de poucos.
Espártaco: a resistência à escravidão – Durante a expansão romana pelo Mediterrâneo, ocorreram várias revoltas de escravos nos domínios romanos; a maior delas foi em Cápua, no sul da Península Itálica, e foi liderada por Espártaco. Este foi captura do no norte da Grécia e se transformou em um gladiador (escravo ou prisioneiro que lutava contra homens ou feras nos anfiteatros romanos). Espártaco liderou a maior rebelião do mundo antigo. Com 10 mil combatentes venceram diversas vezes os romanos, mas em 71 a.C., foi vencido pelo exército romano. Espártaco e 6 mil seguidores foram presos, crucificados e expostos ao longo da via Ápia (ligava Roma a Cápua). Espártaco lutava pela liberdade e não contra Roma.
A luta pela terra – As terras de Roma concentravam na mãos de poucos e o numero de pobres nas cidades e campos aumentava muito. Diante disto, em 313 a.C., o tribuno da plebe, Tibério Graco, propôs a reforma agrária (medidas para tornar a posse e o uso da terra acessível ao maior número de pessoas ou famílias). Houve apoio total pelos camponeses, mas os ricos não aceitaram, o tumulto foi grande e Tibério foi assassinado. Em 123 a.C., Caio Graco foi eleito tribuno da plebe e deu continuidade a reforma iniciada por seu irmão Tibério. Mas, Caio também acabou vendo que seria morto em uma cilada, pediu que um escravo o matasse.
Júlio César contra o Senado - Aproveitando-se de sua popularidade, Júlio César, juntou-se aos generais Pompeu e Crasso e formou com eles o Primeiro Triunvirato. Um acordo entre três generais pelo qual um se comprometia a ajudar o outro para controlar o poder em Roma. Com a morte de Crasso, Pompeu e César disputam o poder, César vence, toma o poder de Roma e promove reformas que o tornam mais popular, como a doação de terras a milhares de ex-soldados e plebeus empobrecidos. Os senadores acusaram césar de trair a República Romana e desejar a volta da Monarquia e, com base nisso, o assassinaram em 44 a. C.
Otávio e o Império – Com a morte de Júlio César formou-se o Segundo Triunvirato com os generais Otávio, Marco Antônio e Lépido. A disputa pelo poder opôs as tropas de Otávio às de Marco Antônio e Cleópatra, rainha do Egito. A vitória coube a Otávio que recebeu o título de Príncipe e o de Augusto (venerado) e o de Imperador (comandante supremo do exército), fato que aconteceu em 27 a.C., com isso teve início o Império.
O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.
Responder em seu caderno as questões abaixo:
1. Para explicar sobrea origem de Roma Antiga existe duas versões. Cite quais são e as explique.
2. Com as conquistas romanas ocorreram mudanças significativas em Roma. Quais foram elas?
3. Complete:
a) Quem foi derrubado em 509 a.C., pelos patrícios (________________________).
b) Quem elegia os questores e edis ( ___________________________).
c) Irmãos que lutaram pela Reforma Agrária (____________________ e ____________________________).
4. Faça a correção destas frases:
a) Na monarquia romana o cargo do rei era hereditário.
b) Os Cônsules eram eleitos pela Assembleia das tribos.
5. Relacione:
1. Júlio César
2. Otávio Augusto
3. Cleópatra
4. Espártaco
5. Mar Mediterrâneo
6. Cartago
7. Rômulo
8. Tarquínio, o Soberbo
( ) Primeiro rei de Roma
( ) Colônia fenícia vencida pelos romanos
( ) Triunfou no Primeiro Triunvirato
( ) Rainha do Egito
( ) Mare Nostrum
( ) Rei Etrusco
( ) Primeiro Imperador Romano
( ) Líder de grande rebelião
6. Após a morte de César, formou-se o ___________, composto pelos generais Marco Antônio, Otávio de Lépido, todos seguidores de César.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
a.( ) Monarquia
b.( ) Império.
c.( ) Segundo Triunvirato
d.( ) Terceiro triunvirato
7. Correlacione:
1- Cuidavam do tesouro e da parte econômica da cidade.
2- Eram responsáveis pela administração dos exércitos
3- Eram responsáveis pela Justiça.
4- Tomavam conta dos serviços públicos.
5- Faziam a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da prestação dos serviços públicos.
( ) Édis
( ) Censores
( ) Pretores
( ) Questores
( ) Cônsules
8. Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios
( B ) Plebeus
( C ) Clientes
( D ) Escravos
( ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou
capatazes, etc. Eram considerados como objetos.
( ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em
troca de ajuda econômica e proteção social.
( ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
( ) Eram os comerciantes, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.
Com base no que você estudou em sala de aula sobre a regionalização do território brasileiro: regionalização segundo o meio técnico-científico-informacional- Os quatro Brasis e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quem elaborou a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional?
b) Qual foi o critério utilizado para regionalizar o Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional?
c) Quais são “os quatro Brasis”, de acordo com a regionalização segundo o meio técnico-científico-informacional?
d) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Concentrada?
e) Quais são as principais características da Região Concentrada de acordo com a videoaula que você assistiu?
f) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Amazônica?
g) Quais são as principais características da Região Amazônica de acordo com a videoaula que você assistiu?
h) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Centro-Oeste?
i) Quais são as principais características da Região Centro-Oeste de acordo com a videoaula que você assistiu?
j) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Nordeste?
k) Quais são as principais características da Região Nordeste de acordo com a videoaula que você assistiu?
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de Abril de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 7º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
Primeira Aula
1) Resposta.
2) Resposta.
|
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
Atividades:
CARTUM
Confira o cartum de Jorge Macedo feito para o Jornal Estado de Minas, em 25/05/2014.
Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/05/25/interna_gerais,532336/exagero-de-tecnologia-deixa-criancas-e-adolescentes-desconectados-do-mundo-real.shtml, acesso em 22/04/2020.
Atividades:
1. Explique com suas palavras o que você entendeu sobre o assunto abordado nesse cartum.
2. Qual a sua opinião? Você concorda ou discorda com a crítica feita? Não esqueça de justificar sua opinião.
3. Esse cartum explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.
LEMBRE-SE:
Linguagem verbal – palavras escritas ou faladas;
Linguagem não verbal – imagens, expressões faciais, gestos, desenhos, movimentos, roupas etc.
Linguagem mista – quando utiliza as duas linguagens – verbal e não verbal.
QUARTA AULA
1. Observe a personagem do cartum e o local em que ela se encontra.
a) A personagem é um adulto ou uma criança?
b) Em que local ela se encontra?
c) O que ela está fazendo?
d) De que tipo são as aves que sobrevoam o local?
2. Observe as palavras escritas no cartum. Marque a opção que indica a que elas se referem:
a) Aos deveres de todos os cidadãos.
b) Aos direitos de todos os cidadãos.
c) Aos direitos de algumas pessoas.
3. O humor do cartum está na correspondência entre as palavras e as imagens. No cartum, que elemento representa:
a) a moradia?
b) a informação?
c) a alimentação?
d) a educação?
e) o transporte?
f) o saneamento básico?
g) a saúde?
4. No Brasil, o trabalho infantil é permitido ou proibido?
5. O que essa criança deveria estar fazendo, em vez de trabalhar no lixão?
6. Você acha que essa criança, quando adulta, vai ter acesso aos direitos expostos no cartum? Por quê?
7. Com base no cartum, conclua: Os direitos da criança vêm sendo respeitados no Brasil? Por quê?
8. Cartum é um desenho humorístico, de caráter extremamente crítico. O que esse cartum critica?
MATEMÁTICA
Professor Paulo
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Realizar a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 154 e
155, responder as questões 1 e 2 do tópico agora quem trabalha é você!
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
Realizar a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 171 e
172, responder as questões (a até d) do tópico agora quem trabalha é você!
QUARTA AULA
Realizar a leitura do tópico
trabalhando a informação das págs. 218 e 219, responder as questões 1 e 2 do
tópico agora quem trabalha é você!
HISTÓRIA
Professora Silvana
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Fazer a leitura do texto abaixo:
A HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA
Origem de Roma: explicação mitológica - Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma, esta cidade foi fundada em 753 a.C., em homenagem a Rômulo. Na disputa pelo poder, Rômulo venceu Remo, pois o matou e se tornou o primeiro rei de Roma.
Origens de Roma: explicação histórica e Monarquia Romana (753 a.C. a 509 a.C.) - De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Na região, se desenvolveu uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. Por volta de 600 a.C., os etruscos se estabeleceram em Roma e conquistaram a cidade. Dos etruscos os romanos assimilaram conhecimentos de engenharia, o uso do arco e da abóbada (cobertura encurvada em construção) e a crença de que era possível conhecer a vontade dos deuses por meio da adivinhação. A sociedade era dividida em quatro grupos sociais: os Patrícios (grandes proprietários de terras, descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, únicos a possuir diretos políticos e ocupavam cargos públicos importantes); os plebeus, maioria da população (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários), não tinham o direito de participar do governo da cidade e podiam ser escravizados por dívidas; os Clientes eram servidores ou protegidos de uma família dos patrícios; Escravos, em sua maioria prisioneiros de guerra, eram vendidos como mercadoria e não possuíam direitos sociais.
Na Roma Antiga, o cargo de rei não passava de pai para filho; quando um rei morria, o Senado escolhia quem iria sucedê-lo, portanto o rei tinha seu poder limitado. Os patrícios, que controlavam o Senado romano, não se conformavam com o domínio etrusco de Roma. Em 509 a.C., os patrícios derrubaram o rei etrusco Tarquínio, o Soberbo e fundaram a República.
República Romana (509 a.C. a 27 a.C.) - Durante o período republicano, o senado Romano ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules (era o cargo mais alto da República, este comandava o exército, administrava a cidade e presidia o Senado), o Pretor era o responsável pela justiça, o Questor arrecada impostos, o Edil cuidava do policiamento, abastecimento e conservação das ruas e pela organização dos espetáculos públicos e o censor fazia a contagem da população, também havia o tribuno da plebe. A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida. Em 367 a.C., foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado (dois cônsules eram eleitos: um patrício e um plebeu). Esta lei também acabou com a escravidão por dívidas (válida somente para cidadãos romanos).
O senado era formado por 300 membros vitalícios (para toda a vida), todos eram patrícios. Suas principais funções eram controlar o tesouro público e propor a guerra ou a paz. Na República Romana, somente os patrícios podiam ocupar altos cargos no governo, isto é, os cargos de magistrados do Senado. A República era governada pelos magistrados, auxiliados pelo Senado e pelas Assembleias. Assembleias eram três: Assembleia das tribos – reuniões dos cidadãos conforme o local de residência; elegia os questores e edis; Assembleia centuriata – reunião dos cidadãos em centúrias (unidades do Exército) segundo o grau de riqueza; votava as declarações de guerra, os acordos de paz e elegia os cônsules. Assembleia da plebe – composta apenas de plebeus, votava assunto de interesse da plebe. Mulheres e escravos eram excluídos da política e, não participavam de nenhuma dessas assembleias.
As lutas sociais – Os plebeus eram maioria em Roma, pagavam impostos e serviam o exército, mas não podiam exercer nenhum cargo importante no governo romano. O casamento entre plebeus e patrícios era proibido; os plebeus eram forçados a ir para a guerra, deixavam suas pequenas propriedades e, com isso, se endividavam; quando não conseguiam pagar suas dívidas, perdiam a terra e eram escravizados. Mas os plebeus, dispostos a lutar por igualdade de direitos, promoveram várias revoltas. A tática que usavam era se retirar de Roma e ameaçar não mais participar do exército romano; como era a maioria dos trabalhadores e dos soldados, os patrícios tinham que ceder. Assim, aos poucos, os plebeus foram conquistando mais direitos, até conquistar:
*Tribuno da Plebe (494 a.C.) – direito de eleger um tribuno da plebe que podia anular leis contrárias a eles;
*Lei das Doze Tábuas (450 a.C.) – 1ª leis escritas da história de Roma, assim os patrícios tinham que cumprir;
*Leis Licínias-Séxtias (397 a.C.) – uma delas determinava que um dos cônsul tinha de ser plebeu a outra cancelava parte da divida que os plebeus tinham com os patrícios.
Expansão Romana - Após dominar toda a península itálica, os romanos passaram a disputar a liderança com outra potência daquela época: Cartago (colônia fenícia do norte da África que muito forte com o comércio marítimo). Com um exército bem preparado e muitos recursos, disputaram pelo controle do comércio no Mediterrâneo ocidental, dando origem a três guerras entre Roma e Cartago, as Guerras Púnicas, assim chamadas porque os romanos denominavam os fenícios de púnicos. Foram guerras que se desenrolaram entre 264 e 146 a.C. e os romanos venceram os cartagineses, liderados pelo general Aníbal. Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum (Nosso Mar). Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças:
* ocorreu o enriquecimento do Estado Romano; * fortalecimento de um novo grupo social, o dos cavaleiros; *aumento do escravismo e a concentração das terras conquistadas nas mãos de poucos.
Espártaco: a resistência à escravidão – Durante a expansão romana pelo Mediterrâneo, ocorreram várias revoltas de escravos nos domínios romanos; a maior delas foi em Cápua, no sul da Península Itálica, e foi liderada por Espártaco. Este foi captura do no norte da Grécia e se transformou em um gladiador (escravo ou prisioneiro que lutava contra homens ou feras nos anfiteatros romanos). Espártaco liderou a maior rebelião do mundo antigo. Com 10 mil combatentes venceram diversas vezes os romanos, mas em 71 a.C., foi vencido pelo exército romano. Espártaco e 6 mil seguidores foram presos, crucificados e expostos ao longo da via Ápia (ligava Roma a Cápua). Espártaco lutava pela liberdade e não contra Roma.
A luta pela terra – As terras de Roma concentravam na mãos de poucos e o numero de pobres nas cidades e campos aumentava muito. Diante disto, em 313 a.C., o tribuno da plebe, Tibério Graco, propôs a reforma agrária (medidas para tornar a posse e o uso da terra acessível ao maior número de pessoas ou famílias). Houve apoio total pelos camponeses, mas os ricos não aceitaram, o tumulto foi grande e Tibério foi assassinado. Em 123 a.C., Caio Graco foi eleito tribuno da plebe e deu continuidade a reforma iniciada por seu irmão Tibério. Mas, Caio também acabou vendo que seria morto em uma cilada, pediu que um escravo o matasse.
Júlio César contra o Senado - Aproveitando-se de sua popularidade, Júlio César, juntou-se aos generais Pompeu e Crasso e formou com eles o Primeiro Triunvirato. Um acordo entre três generais pelo qual um se comprometia a ajudar o outro para controlar o poder em Roma. Com a morte de Crasso, Pompeu e César disputam o poder, César vence, toma o poder de Roma e promove reformas que o tornam mais popular, como a doação de terras a milhares de ex-soldados e plebeus empobrecidos. Os senadores acusaram césar de trair a República Romana e desejar a volta da Monarquia e, com base nisso, o assassinaram em 44 a. C.
Otávio e o Império – Com a morte de Júlio César formou-se o Segundo Triunvirato com os generais Otávio, Marco Antônio e Lépido. A disputa pelo poder opôs as tropas de Otávio às de Marco Antônio e Cleópatra, rainha do Egito. A vitória coube a Otávio que recebeu o título de Príncipe e o de Augusto (venerado) e o de Imperador (comandante supremo do exército), fato que aconteceu em 27 a.C., com isso teve início o Império.
O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
1. Para explicar sobrea origem de Roma Antiga existe duas versões. Cite quais são e as explique.
2. Com as conquistas romanas ocorreram mudanças significativas em Roma. Quais foram elas?
3. Complete:
a) Quem foi derrubado em 509 a.C., pelos patrícios (________________________).
b) Quem elegia os questores e edis ( ___________________________).
c) Irmãos que lutaram pela Reforma Agrária (____________________ e ____________________________).
4. Faça a correção destas frases:
a) Na monarquia romana o cargo do rei era hereditário.
b) Os Cônsules eram eleitos pela Assembleia das tribos.
5. Relacione:
1. Júlio César
2. Otávio Augusto
3. Cleópatra
4. Espártaco
5. Mar Mediterrâneo
6. Cartago
7. Rômulo
8. Tarquínio, o Soberbo
( ) Primeiro rei de Roma
( ) Colônia fenícia vencida pelos romanos
( ) Triunfou no Primeiro Triunvirato
( ) Rainha do Egito
( ) Mare Nostrum
( ) Rei Etrusco
( ) Primeiro Imperador Romano
( ) Líder de grande rebelião
6. Após a morte de César, formou-se o ___________, composto pelos generais Marco Antônio, Otávio de Lépido, todos seguidores de César.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
a.( ) Monarquia
b.( ) Império.
c.( ) Segundo Triunvirato
d.( ) Terceiro triunvirato
7. Correlacione:
1- Cuidavam do tesouro e da parte econômica da cidade.
2- Eram responsáveis pela administração dos exércitos
3- Eram responsáveis pela Justiça.
4- Tomavam conta dos serviços públicos.
5- Faziam a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da prestação dos serviços públicos.
( ) Édis
( ) Censores
( ) Pretores
( ) Questores
( ) Cônsules
8. Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios
( B ) Plebeus
( C ) Clientes
( D ) Escravos
( ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou
capatazes, etc. Eram considerados como objetos.
( ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em
troca de ajuda econômica e proteção social.
( ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
( ) Eram os comerciantes, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.
BOA AULA!
GEOGRAFIA
Professor Eduino
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO (A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
ATIVIDADE 1
Assista a videoaula sobre a regionalização do território brasileiro: Regionalização segundo o meio técnico-científico-informacional- Os quatro Brasis.
Com base no que você estudou em sala de aula sobre a regionalização do território brasileiro: regionalização segundo o meio técnico-científico-informacional- Os quatro Brasis e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:
b) Qual foi o critério utilizado para regionalizar o Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional?
c) Quais são “os quatro Brasis”, de acordo com a regionalização segundo o meio técnico-científico-informacional?
d) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Concentrada?
e) Quais são as principais características da Região Concentrada de acordo com a videoaula que você assistiu?
f) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Amazônica?
g) Quais são as principais características da Região Amazônica de acordo com a videoaula que você assistiu?
h) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Centro-Oeste?
i) Quais são as principais características da Região Centro-Oeste de acordo com a videoaula que você assistiu?
j) De acordo com a regionalização do Brasil segundo o meio técnico-científico-informacional quais estados pertencem à Região Nordeste?
k) Quais são as principais características da Região Nordeste de acordo com a videoaula que você assistiu?
OBS: Caro aluno (a) é importante que após realizadas as atividades, você tire uma foto das mesmas e envie para o grupo de WhatsApp da sua turma para posterior avaliação e correção.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Origem da vida
BIOLOGIA
Origem da vida ainda é um assunto muito debatido e que apresenta muitas incertezas, não havendo um consenso a respeito de como tudo começou.
A origem da vida no planeta Terra é, sem dúvidas, um assunto que intriga toda a humanidade. Várias já foram as hipóteses criadas para explicar tal evento, porém até os dias atuais nenhuma foi completamente comprovada. Neste texto abordaremos algumas das principais ideias de gênese da vida.
Criacionismo
De acordo com o criacionismo, todos os seres vivos surgiram na Terra por meio de uma criação divina. Segundo essa ideia, Deus criou todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, como está relatado na Bíblia. Essa ideia de origem da vida é uma das mais antigas e até hoje é aceita por muitos fiéis em torno de todo o planeta. Caso tenha maior curiosidade sobre esse tema, leia nosso texto: Criacionismo.
Panspermia
Panspermia é uma hipótese que afirma que a vida no planeta pode ter sido iniciada com base em partículas da vida que chegaram à Terra através do espaço. De acordo com o filósofo grego Anaxágoras, existiam sementes da vida em todo o Universo. Desse modo, a vida pode não ter sido originada aqui, e sim ter chegado ao planeta depois.
Essa ideia criou força no século XIX, quando os químicos Thenard, Vauquelin e Berzelius descobriram compostos orgânicos em amostras de um meteorito. Em 1871, o físico William Thomson propôs que meteoros ou asteroides, ao colidirem com planetas que continham vida, poderiam ter ejetado rochas contendo seres vivos. Assim, rochas contendo vida podem ter trazido ou colaborado com a origem da vida na Terra.
De acordo com a teoria da panspermia, a vida pode ter chegado ao planeta por meio de um meteorito.
Fragmentos do meteorito Murchison, por exemplo, contêm mais de 80 aminoácidos diferentes. Além disso, esses fragmentos, que caíram na Austrália em 1969, contêm, além de aminoácidos, outras moléculas orgânicas fundamentais.
SEGUNDA AULA
Teoria de Oparin e Haldane
De forma independente, os cientistas Oparin e Haldane levantaram uma hipótese que é hoje considerada a mais aceita de origem da vida. Eles propuseram que a atmosfera primitiva da Terra apresentava compostos que sofreram a ação de raios e da radiação ultravioleta, dando origem a moléculas simples. Essas moléculas orgânicas ficavam nos oceanos primitivos, formando uma espécie de “sopa primitiva”.
De acordo com os pesquisadores, a atmosfera primitiva terrestre era composta basicamente por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água. O vapor d'água da atmosfera condensava-se e dava origem a chuvas. A água, ao cair no solo, evaporava-se rapidamente, uma vez que a superfície terrestre ainda era quente, dando inicio, desse modo, a um ciclo de chuvas. Nesse cenário observava-se ainda descargas elétricas e a radiação ultravioleta do Sol, que fazia com que os elementos atmosféricos reagissem e formassem compostos, os aminoácidos.
A água das chuvas levou esses aminoácidos à superfície terrestre. Esses, ao encontrarem condições favoráveis, começaram a formar estruturas semelhantes a proteínas. Com a formação dos oceanos, essas “proteínas primitivas” foram arrastadas para esses locais e formaram os coacervados, os quais podem ser definidos como agregados de proteínas rodeados por água. Após algum tempo, esses coacervados tornaram-se estáveis e mais complexos.
A ideia de Oparin-Haldane foi posteriormente testada pelos pesquisadores Miller e Urey, em 1953. Eles criaram um experimento em que foi possível simular as condições da Terra primitiva. O resultado foi impressionante, tendo sido eles capazes de produzir aminoácidos e outros compostos orgânicos. Desse modo, ambos concluíram que moléculas orgânicas podiam ser geradas de maneira espontânea em condições equivalentes às da Terra primitiva.
Representação do experimento realizado por Miller.
Entretanto, posteriormente, descobriu-se que a atmosfera primitiva provavelmente não era um ambiente como o sugerido por Oparin e Haldane. Ainda assim, mesmo considerando as novas descobertas para as características da atmosfera da Terra primitiva, foi possível produzir moléculas orgânicas.
Vale salientar também que a atmosfera primitiva poderia ser redutora em pequenas porções, como aquelas perto de aberturas de vulcões. Experimentos realizados nessas condições também geraram aminoácidos.
TERCEIRA AULA
Alimentação do primeiro ser vivo: hipóteses autotrófica e heterotrófica.
Além de compreender como os seres vivos surgiram, os cientistas também buscam saber como esses sobreviveram em um ambiente tão remoto. Muito se discute ainda se o primeiro ser vivo era autotrófico ou heterotrófico, sendo possível observar muita discordância entre os autores de livros didáticos nesse sentido. Veja a seguir essas duas hipóteses:
Hipótese heterotrófica: afirma que o primeiro ser vivo não era capaz de produzir seu próprio alimento. Desse modo, esses primeiros seres alimentavam-se de moléculas orgânicas que estavam presentes no meio. Os que defendem essa ideia afirmam que os seres vivos primitivos seriam muito simples e incapazes de produzir seu próprio alimento. Provavelmente esses organismos extraiam energia dos alimentos por meio da realização da fermentação.
Hipótese autotrófica: afirma que os primeiros seres vivos eram capazes de produzir seu próprio alimento. Os autores que sustentam essa ideia acreditam que a Terra não possuía moléculas orgânicas suficientes para alimentar esses primeiros seres. Entretanto, vale destacar que provavelmente os primeiros organismos conseguiram obter seu alimento pelo processo de quimiossíntese, que não necessita de energia luminosa, como a fotossíntese. Na quimiossíntese os seres vivos produzem moléculas orgânicas utilizando a energia química proveniente de compostos inorgânicos.
QUESTÕES
- Cite e dê uma breve explicação sobre as três hipóteses sobre a origem da vida.
- Discorra, em linhas gerais, sobre a hipótese da evolução química heterotrófica e também sobre a hipótese autotrófica; e os fundamentos para que cada uma fosse dada como correta.
ARTES
Professora Andreia
INTERPRETANDO A OBRA DE ARTE:
OBSERVE A OBRA “O GRITO” DE EDUARDO MUNCH E RESPONDA AS QUESTOES A SEGUIR:
APÓS RESPONDER E FAZER A REPRODUÇAO DA OBRA EM SEU CADERNO, COLOQUE SEU NOME E SERIE E ME ENVIE A FOTO. NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE. FAÇA SEMPRE O SEU MELHOR!!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Não esqueça de enviar fotos das atividades realizadas e nos envie para colocarmos na página da escola.
Hoje iremos ver as modalidades de salto em distância e salto em altura:
O Salto em distância é uma das provas mais naturais do atletismo, e envolve as seguintes fases: corrida de aproximação, impulsão, fase aérea e queda. Existem três técnicas de salto: salto na passada, salto em extensão e salto em tesoura.
O Salto em Altura é um salto vertical em que o atleta deve impulsionar-se em um só pé para ultrapassar uma barra (sarrafo ou fasquia) sem que este caia. No início o estilo usado para saltar era apenas a tesoura simples, em que o atleta passava sentado sobre a barra, até que no final do século 19, em 1893, o irlandês Michael Sweeney criou uma ligeira variante, o rolo para o interior, o que foi considerado então um grande avanço.
Agora que vimos alguns fatos sobre as modalidades de salto em distância e salto em altura, vamos copiar e responder às seguintes questões em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina, vou vistar. Boa sorte!
ATIVIDADES
1-) Na história do atletismo nacional e internacional, o Brasil possui atletas que se destacaram nas provas de salto?
2-) Em quais situações do cotidiano costumamos saltar?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Na semana passada você assitiu ao vídeo “Transportation”:
Caso queira, assista-o novamente, pois este vídeo é bem interessante!
A partir deste vídeo você revisou alguns meios de transporte e aprendeu novos.
Hoje trabalharemos estes meios de transportes com muita motivação!!!
Vamos lá!
Atividade I
Separe estes meios de transportes por categorias. Use A (para aéreo), T (para terrestre) e AQ (para aquático).
1. AIRPLANE ( )
2. HELICOPTER ( )
3. HOT AIR BALOOON ( )
4. MOTORCYCLE ( )
5. BICYCLE ( )
6. TRICYCLE ( )
7. SPORTS CAR ( )
8. POLICE CAR ( )
9. VAN ( )
10. DUMP TRUCK ( )
11. BUS
12. SHIP
Atividade II
Agora escreva uma frase com meios de transporte de acordo com o exemplo abaixo.
Escolha cinco meios de transporte.
Você já sabe que air é aéreo, land é terrestre e water é aquático.
Exemplo.
1. Airplane is air transportation. (Avião é transporte aéreo).
2._____________________________________________
3._____________________________________________
4._____________________________________________
5._____________________________________________
Do your best!
Faça o melhor!