CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 30/11 A 04/12



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Ler a reportagem OS NÚMEROS MALCHEIROSOS DA GESTÃO DE LIXO NO BRASIL das páginas 212 à 215. Responder às questões 1, 2, 3, 4 e 5 do quadro Primeiras Impressões da página 216 e à questão 2 (a, b, c, d, e, f) do quadro O texto em construção das páginas 216 e 217.




TERCEIRA E QUARTA AULA

FERIADO DE SANTA BIBIANA






Professor Paulo

SP Faz Escola – Volume 3



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Situação de Aprendizagem 2. Pág.62. Atividade 1.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Situação de Aprendizagem 3. Pág.62 e 63. Atividade 1.






Professora Silvana

O governo geral e as câmaras municipais – páginas 159 a 163



PRIMEIRA AULA

A Coroa Portuguesa implantou, além das Capitanias Hereditárias, o chamado Governo-Geral e as Câmaras Municipais. Sobre este assunto, responda: (páginas 159 a 161)

1- Por que foi criado o Governo-Geral na Colônia?

2- Quais as funções do Governador-Geral?

3- Responda a atividade abaixo – loteria de história.



SEGUNDA AULA

1- Responda o exercício 6 do livro didático – página 175.


TERCEIRA AULA

Atividade lúdica – acesse o link e responda o quiz.


Obs.: Tirar print do resultado final e enviar para a professora para a atribuição de nota.





Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 29 DO LIVRO DIDÁTICO REGIÃO CENTRO-OESTE: LOCALIZAÇÃO E MEIO NATURAL

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 252, 253, 254, 256 e 257 do livro didático de Geografia que fala sobre a Região Centro-Oeste: localização e meio natural.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a Região Centro-Oeste, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 252, 253, 254, 256 e 257 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Observe o mapa da figura 1 da página 252 e diga quais estados ou unidades da federação pertencem à Região Centro-Oeste?

b) Onde estão localizadas as terras mais elevadas da Região Centro-Oeste?

c) Observe o mapa da figura 2 da página 253 e cite o nome de três chapadas e de cinco serras encontradas na Região Centro-Oeste?

d) Quais unidades de relevo predominam no Centro-Oeste?

e) Quais são as duas depressões que se destacam no relevo da Região Centro-Oeste?

f) Quais são os nomes das planícies encontradas no Centro-Oeste?

g) Observe o mapa da figura 4 da página 254 e diga o nome das regiões hidrográficas do Centro-Oeste. 

h) A rede hidrográfica do Centro-Oeste é utilizada para quais atividades?

i) Observe o mapa da figura 5 da página 256 e diga quais são os tipos de climas encontrados na Região Centro-Oeste? Qual, destes tipos de climas predomina na maior parte da Região?

j) Observe o mapa da figura 7 da página 257 e diga quais são os tipos de vegetação nativa encontrados no Centro-Oeste? 

k) O que modificou a paisagem do Centro-Oeste nos últimos 50 anos?






Professor Nivaldo

Livro didático pagina 163 O domínio das caatingas leitura e responder “de olho no tema” pagina







Professora Andreia

ABSTRACIONISMO

O ABSTRACIONISMO É UMA PINTURA EM QUE AS FORMAS E CORES NÃO POSSUEM QUALQUER RELAÇÃO COM AS IMAGENS OU APARÊNCIAS DA REALIDADE EXTERIOR. O RUSSO WASSILY KANDINSKY (1866-1944) FOI O PRIMEIRO PINTOR A ABANDONAR TODA E QUALQUER REALIDADE RECONHECÍVEL EM SUA OBRA, AO COMPREENDER QUE A COR PODIA DESPERTAR A EMOÇÃO, INDEPENDENTE DO CONTEÚDO. ELE PERCEBEU TAMBÉM QUE, LIVRES DA OBRIGAÇÃO DE REPRESENTAR A REALIDADE, AS FORMAS E AS CORES POSSUEM MAIOR CAPACIDADE PARA EXPRIMIR A SENSIBILIDADE HUMANA E, POR SUA SIMPLICIDADE, O ABSTRACIONISMO PODERIA SE TORNAR UM ESTILO ACESSÍVEL A TODOS OS HOMENS, DE MODO INDEPENDENTE DE SUAS DIVERSIDADES RACIAIS E SOCIAIS, POR SE DIRIGIR À SENSIBILIDADE E NÃO À RAZÃO. O ABSTRACIONISMO SE EXPANDIU EM DUAS CORRENTES DIFERENTES: O ABSTRACIONISMO INFORMAL OU SENSÍVEL E O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO. O PRIMEIRO, CUJO EXEMPLO É O PRÓPRIO KANDINSKY, É MAIS INSTINTIVO OU IMPULSIVO, OBEDECENDO MAIS AO SENTIMENTO, SENDO AS CORES E AS FORMAS CRIADAS LIVREMENTE.

Kandinsky “ Batalha” (Cossacos) 1910 -1911

JÁ O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO APRESENTA AS FORMAS GEOMETRIZADAS, RETILÍNEAS OU CURVILÍNEAS, COMO NO HOLANDÊS PIET MONDRIAN (1872-1974).

  Mondrian “Composition with Large Red Plane, Yellow, Black, Grey and Blue” 1921


ATIVIDADE

FAÇA SEM EU CADERNO UMA COMPOSIÇÃO ABSTRATA. CAPRICHE NA PINTURA!!!






Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte

Habilidades: Experimentar e fruir esportes de rede comparando seus elementos comuns, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução.

Rodízio 6x0 do Voleibol

 Para aprender o rodízio 6x0 do Voleibol, clica aqui:





Basicamente a quadra é dividida em zona de ataque e zona de defesa, a zona de ataque é demarcada por uma linha onde ficam os jogadores nas posições 2-3-4; os jogadores da zona defensiva são as posições 1-6-5. O rodízio é feito quando uma equipe ganha o rally e recupera o direito ao saque, sempre no sentido horário, onde o jogador da posição 2 vai para o saque na posição 1, o jogador que estava na posição 1 vai para a posição 6, o jogador da posição 6 vai para a posição 5, o jogador da posição 5 vai para a posição 4, o jogador da posição 4 vai para a posição 3, o jogador da posição 3 vai para a posição 2.


ATIVIDADE: Complete, nos esquemas a seguir, a ordem de rodízio dos jogadores, a partir do posicionamento dado na quadra:







Professor Fernando