CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 31/08 A 04/09




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Por isso, hoje vamos refletir sobre o Hino da Independência.


HISTÓRIA DO HINO DA INDEPENDÊNCIA


Muita gente se confunde e acha que Hino Nacional e Hino da Independência são a mesma coisa, afinal, nosso Hino Nacional também relata o momento da independência (Ouviram, do Ipiranga, as margens plácidas…).

Vamos ressaltar, então, que são hinos distintos: a letra do Hino Nacional Brasileiro é de 1909, enquanto a do Hino da Independência foi escrita por Evaristo Veiga lá em 1822.

A história do Hino da Independência começa no dia 16 de agosto, quando ele foi escrito e batizado pelo autor como Hino Constitucionalista Brasiliense.

A primeira melodia foi feita em seguida pelo maestro lusitano Marcos Portugal, tudo isso ainda antes do grito de independência ou morte que simbolizou a independência do Brasil de Portugal.

Depois da proclamação, Dom Pedro I ficou sabendo da existência do hino e criou sua própria melodia pra ele, e aí surgiu oficialmente o Hino da Independência do Brasil da forma que usamos hoje.

[...]

A letra foi escrita há mais de um século e se trata de uma composição clássica, e por isso é natural que inclua muitas palavras que não são mais tão usadas na linguagem coloquial. Por isso, observe o significado de algumas palavras contidas no Hino da Independência para compreendê-lo melhor:

Temor – medo, receio
Servil – escravo, servo
Grilhões – algemas, correntes que prendem, prisão
Forjava – prendia (sentido figurado)
Perfídia - deslealdade, traição
Astuto – esperto, inteligente
Ardil – cilada, armadilha
Ímpias – cruéis, desumanas
Falanges – legiões, tropas
Hostil – inimiga, agressiva
Garbo – elegância, porte
Resplandece – brilha, sobressai, se destaca

Fonte: https://www.letras.mus.br/blog/historia-hino-da-indepe/ndencia-do-brasil/, com adaptações, acesso em 24/08/2020.


Se puder, antes de fazer as atividades assista ao vídeo a seguir:

Hino da Independência do Brasil



Hino da Independência

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

REFRÃO:
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Leia a letra do Hino da Independência e o texto explicativo sobre a história desse hino para responder às questões abaixo:


1. Quantas estrofes tem o Hino da Independência? E cada estrofe é composta por quantos versos?


2. Em que ano o hino foi escrito?


3. Quem escreveu o Hino da Independência?


4. Quem criou a melodia do Hino da Independência da forma que usamos hoje?


5. Copie do hino as palavras utilizadas para rimar com BRASIL:


6. Escreva à qual estrofe do hino cada explicação se refere. 

a) Povo brasileiro não tenha medo, é preferível morrer do que continuar sem liberdade. 2ª ESTROFE OU REFRÃO

b) Os brasileiros já podem ficar contentes, porque o Brasil já está livre.  

c) O Brasil já é uma nação independente e brilha muito entre as outras nações.

d) Não tenham medo das tropas desumanas que são nossas inimigas.

e) Não somos mais vítimas das algemas que nos mantinham presos a Portugal.


7. Foi muito importante o Brasil deixar de ser colônia de Portugal e se tornar um país independente. Mas sabemos que ainda existe muita coisa para melhorar em nossa nação. Por isso, complete as frases a seguir com a sua opinião.

a) Amo o meu país, porque _________________________________________________.

b) Sonho com um Brasil ____________________________________________________.


8. Agora, você vai fazer escolher uma das frases da questão 7 e escrevê-la (à caneta e com uma letra bem grande e bonita) em uma folha de caderno ou em um papel sulfite. Você irá vestir a camiseta do uniforme da escola ou uma camiseta branca, vai tirar uma foto segurando essa folha e enviar no WhatsApp da professora até dia 02/09. Essa atividade valerá nota e será publicada no Blog e no Facebook da escola em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.



TERCEIRA E QUARTA AULA


Ler a notícia das páginas 17 e 18 e responder às questões 1, 2, 3 e 4 (Primeiras Impressões) e 1, 2 e 3 A (O texto em construção) da página 19.



MATEMÁTICA
Professor Paulo

SP FAZ ESCOLA




PRIMEIRA E SEGUNDA AULA - REVISÃO

Volume 2.

Situação de Aprendizagem 2 (pág. 51 a 57). Realizar a atividade 1, 2, 3 e 4.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Volume 2.

Situação de Aprendizagem 3 (pág. 58 a 60). Realizar a atividade 1 e 2 (até a 2.4).




HISTÓRIA
Professora Silvana

PRIMEIRA AULA

Realizar a leitura do texto abaixo:

07 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Um dos principais eventos da historia brasileira foi a Independência do Brasil. Realizada pelo príncipe regente D. Pedro I em 07 de Setembro de 1822, o fato marcou o fim do domínio da coroa portuguesa sobre o território colonial brasileiro.

Portugal iniciou o processo de colonização do Brasil em 1500 e por mais de trezentos anos explorou economicamente a região, principalmente com o cultivo de cana-de-açúcar e a exploração de ouro e diamantes. Baseada na força de trabalho de africanos escravizados, a exploração colonial proporcionou a ampliação das fronteiras para além do Tratado de Tordesilhas, criando ainda alguns aglomerados urbanos, principalmente em pontos do Litoral do Brasil.

Em 1808 a Família Real portuguesa fugiu de Portugal para o Brasil, após a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Esse episódio foi extremamente importante para a Independência do Brasil, pois a presença dos membros da Família Real, comandada por D. João VI mudou o cenário social e cultural do Rio de Janeiro, além de permita abertura econômica da colônia, possibilitando uma troca de mercadoria, que foi responsável por enriquecer uma camada de comerciantes que habitava o país.

Essas mudanças criaram uma necessidade e um sentimento de separação da metrópole portuguesa, pois os membros da classe que dominava a colônia perceberam que poderiam enriquecer ainda mais sem o controle que Portugal exercia sobre o Brasil. Outras revoltas já tinham ocorrido na metrópole com o mesmo interesse de separação, como a Inconfidência Mineira de 1789 e a Conjuração Baiana de 1798.

Em 1815 os membros da Família Real elevaram o Brasil da condição de colônia portuguesa a de Reino Unido de Portugal e Algarves. A Família Real portuguesa permaneceu no Brasil 1821, quando em Portugal estourou uma rebelião na cidade do Porto, cujos efeitos se fizeram sentir no Brasil, gerando uma forte oposição a coroa portuguesa. Com a volta de D. João VI a Portugal, seu filho, Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon, permaneceu como príncipe regente no Brasil.

Porém, os comerciantes portugueses que viviam em Portugal queriam que o Brasil voltasse à condição de colônia para que fossem restaurados seus privilégios econômicos. Essa intenção desagradava os habitantes brasileiros que comercializavam nos portos.

Em 09 de janeiro de 1822, o então príncipe regente Pedro negou-se a voltar a Portugal, afirmando que, em virtude da vontade do povo brasileiro, ficaria no Brasil. Esse dia ficou conhecido como ‘’Dia Do Fico’’ e aprofundou os conflitos entre Portugal e Brasil. Mas o interesse de Pedro não era o de satisfazer todo o povo brasileiro, mas sim a classe que dominava política e economicamente o país.

Esses conflitos intensificaram-se até o momento em que as ações pela independência poderiam tugir do controle dos grupos que dominavam o Brasil. Com o objetivo principal de manter a unidade territorial do país e evitar divisões como as que ocorreram nas colônias espanholas, o príncipe regente Pedro decidiu proclamar Independência, em 07 de setembro de 1822. Com essa medida, o Brasil tornou-se uma Monarquia independente de Portugal, e o príncipe regente passou a ser o imperador D. Pedro I.

Como encontrava em viagem, a declaração de independência ocorreu as margens do rio Ipiranga, na província de São Paulo. Existem muitos mitos em torno desse fato. Um deles era o de que D. Pedro I queria melhorar a vida do povo brasileiro com a independência. Seu objetivo era manter a união do território, agradando aos interesses dos grupos que dominavam a colônia. Um indício disso e que não houve sequer menção a abolição da escravidão, o que beneficia o principal grupo social que habitava o país, os africanos escravizados.

D. Pedro I foi retratado como um herói nacional seja em pinturas ou nos livros de historia durante muitos anos. Entretanto, o que realmente houve foi uma mudança na forma de governar, sem alterar as pessoas que comandavam o governo. Com a Independência do Brasil, os grupos dominantes passam a ter liberdade para ditar os rumos que o país deveria tomar.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Após a leitura responda as perguntas abaixo. (não precisa copiar as questões)


1. Por quem foi realizada a independência do Brasil?

2. Quando aconteceu?

3. Esse fato marcou o que? 

4. Quando Portugal iniciou o processo de colonização do Brasil?

5. Quando a família real portuguesa fugiu para o Brasil? Por quê?

6. Porque esse episódio foi extremamente importante para a Independência do Brasil?

7. Porque essas mudanças foram criando uma necessidade e um sentimento de separação da metrópole portuguesa?

8. Quais outras revoltas tinham ocorrido na metrópole com o mesmo interesse de separação? 

9. Qual foi o objetivo do príncipe regente ao proclamar a independência do Brasil?

10. Com a independência, o Brasil tomou se o que?

11. Onde aconteceu a declaração de independência?

12. Na sua opinião, a proclamação da independência do Brasil ocasionou mudanças benéficas para o principal grupo social que habitava o país? Por quê?


13. Complete:

1. Por Mais de trezentos anos explorou economicamente a região, principalmente com o cultivo de _________________________ e a exploração de _______________  e_________________.

2. Baseada na força de trabalho de __________________ escravizados, a exploração colonial proporcionou a___________________ das fronteiras para além do Tratado de ________________________.

3. Em 09 de janeiro de 1822, o então príncipe________________ Pedro negou- se a voltar a ______________________ afirmando que, em virtude  da vontade do povo_________________ ficaria no Brasil. Esse dia ficou conhecido como __________________ e aprofundou os conflitos entre Portugal e Brasil.

4. O interesse de Pedro não era o de satisfazer todo o povo brasileiro, mas sim a classe que dominava__________________ e  economicamente o país.

5. Esses conflitos intensificaram-se até o momento em que as ações pela ______________________poderiam fugir do controle dos grupos que dominavam o Brasil.


14. Sobre o texto, coloque V OU F.

(    ) Em 1815, os membros da Família Real levaram o Brasil da condição de colônia portuguesa a de Reino Unido de Portugal e Algarves.
(    ) A Família Real portuguesa permaneceu no Brasil até 1821. 
(    ) Em Portugal Estourou Uma rebelião na cidade do Porto, cujos efeitos se fizeram sentir no Brasil, gerando uma forte oposição á coroa portuguesa.
(    ) Com a volta de D. João VI a Portugal, seu filho permaneceu como príncipe regente no Brasil. 
(    ) Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon era filho do rei D. João V.
(   ) Os comerciantes portugueses que viviam em Portugal queriam que o Brasil voltasse a condição de colônia para que fossem restaurados seus privilégios econômicos.
(    ) A intenção da condição de Brasil colônia agradava os habitantes brasileiras que comercializam nos portos.
(    )  Com a proclamação da independência os escravos africanos foram libertos.



GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 16 DO LIVRO DIDÁTICO AMAZÔNIA: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 140 a 142 do livro didático de Geografia que fala sobre a Amazônia: o desenvolvimento sustentável.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre o desenvolvimento sustentável:




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 140 a 142 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que são as organizações não governamentais também conhecidas como ONGs?

b) Cite alguns dos objetivos das ONGs.

c) O que é desenvolvimento ecologicamente sustentável?

d) Na Amazônia, muitas comunidades e empresas já praticam a exploração de recursos da floresta de acordo com os princípios do desenvolvimento ecologicamente sustentável. Cite exemplos do texto, de recursos da floresta Amazônica, que são explorados de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.    

e) O que são reservas extrativistas?

f) Quais são as atividades realizadas nas reservas extrativistas?

g) Quando foi criada a primeira reserva extrativista e onde está localizada?


TERCEIRA AULA

Faça a leitura do texto da página 143: Cipó artístico. Realizada a leitura, responda em seu caderno as questões 1 e 2.




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

Apostila São Paulo faz escola:



- Página 73: Situação de aprendizagem 3 - Atividade 1 (Desenvolvimento tecnológico: Quarta Revolução Industrial).



ARTES
Professora Andreia

07 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



PARA COMEMORAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA, HOJE VOCÊ VAI CRIAR EM SEU CADERNO UM DESENHO COM O TEMA: “ ESSE É O BRASIL QUE QUERO PARA MIM! ”. COMECE FAZENDO UMA MARGEM (MOLDURA) EM SEU CADERNO, COLOQUE O SEU NOME, A DATA DE HOJE E COLOQUE O TEMA BEM LEGÍVEL. PODE ACRESCENTAR ALGUMA FRASE AO SEU DESENHO SE ASSIM QUISER. USE SUA CRIATIVIDADE.AO TERMINAR, TIRE UMA FOTO E ME ENVIE!!!




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia




SEMANA QUE VEM DAREMOS CONTINUIDADE NESSA ATIVIDADE SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.




INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje trabalharemos com uma atividade voltada à Independência do Brasil.

Como você sabe, a Independência do Brasil foi declarada em 07 de Setembro de 1822.

Nesta Atividade, observe a Bandeira Nacional e em seguida reflita um pouco sobre a nação brasileira, a cultura do nosso querido Brasil!



Faça uma ilustração de algo que você gosta no nosso Brasil ou escreva uma frase em Português sobre o nosso país.

Em seguida, tente escrevê-la em Inglês, usando o dicionário online.
Caso tenha escolhido fazer a ilustração, pense em uma frase ou escolha uma das apresentadas abaixo.

“Brazil: a lovely country.” (“Brasil: um país amável. ”)

“Let’s be real citizens to have a better Brazil!” (“Sejamos cidadãos reais para termos um Brasil melhor. ”)

Não esqueça de enviar a foto da Atividade!

Thanks! (Obrigado!)


Boa atividade!