CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 04/05 A 08/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane


ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:

EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 8º ano
Disciplina: Língua Portuguesa                   Professora: Fabiane


Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!

LIVRO DIDÁTICO




PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Páginas 184 e 185 (questões 1 à 8)



TERCEIRA E QUARTA AULA
Página 186 (questões 1 à 5)





MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 2 – Construções geométricas e lugares geométricos.

Págs. 40, 41, 42 e 43. Fazer a leitura do tópico 1 – Construções geométricas, do sub tópico – Partes da reta e construindo segmentos congruentes com régua e compasso.

Atentar-se aos detalhes nas construções presentes no corpo do texto.

Resolver os exercícios propostos nº 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.


SEGUNDA AULA

Págs. 44, 45 e 46. Fazer a leitura do sob tópico – Posição de retas e construindo retas paralelas com régua e compasso.

Atentar-se aos conceitos de retas concorrentes, paralelas e coincidentes.

Resolver os exercícios propostos nº 8, 9, 10 e 13.


TERCEIRA AULA

Págs. 46, 47, 48 e 49. Fazer a leitura do tópico 2 – Ângulos, do sub tópico – Construindo perpendiculares com régua e compasso.

Atentar-se para os conceitos de ângulos, lado, vértice e grau.

Conceitos de ângulo nulo, ângulo de uma volta, de meia volta, ângulo reto, agudo e obtuso.

Resolver o exercício proposto nº 14.


QUARTA AULA

Págs. 53, 54 e 55. Fazer a leitura do tópico 3 – Lugares geométricos, do sub tópico – A circunferência como um lugar geométrico e Pontos equidistantes dos extremos de um segmento.

Atentar-se aos quadros amarelos.

Resolver os exercícios propostos nº 17, 18, 19, 20, 21 e 22.






HISTÓRIA
Professora Silvana

Olá queridos alunos!
Começamos uma nova etapa no ensino a distancia. Agora vocês tem acesso ao material didático e continuaremos com o conteúdo regular. Nas aulas abaixo deixarei registrado as páginas, exercícios, orientações e links para auxiliar vocês na realização das atividades. Dúvidas serão esclarecidas pelo whatsapp nos horários de atendimento (terça e quinta) das 12h às 17h.



LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

1- Assistir o vídeo abaixo.



SEGUNDA AULA

Copiar e responder as questões abaixo.
OBS.: ALÉM DO VÍDEO CONSULTE O LIVRO DIDÁTICO PARA RESPONDER AS QUESTÕES. (PÁGINAS 22 ATÉ 26)

1. Quais os aliados e os inimigos de Oliver Cromwell?

2. O que foram Atos de Navegação? Quais as consequências deste ato para a Inglaterra.

3. Sobre os grupos radicais da Inglaterra republicana, apresente:
a) Niveladores e suas ideias.
b) Cavadores e suas ideias.

4. Quem foi Jaime II? Como atingiu o poder e por que foi deposto?

5. O que foi revolução Gloriosa? E quais foram as mudanças decorrentes dessa revolução?

6. O que foi Declaração de Direitos?



TERCEIRA AULA

Hora de treinar o conhecimento, para isso acesse os links abaixo para a realização da atividade lúdica.



Obs.: A realização da atividade é muito importante, pois contribuirá para a compreensão e memorização do conteúdo, além de ser uma preparação para o simulado dessa semana.





GEOGRAFIA
Professora Silvana 

Olá queridos alunos!
Começamos uma nova etapa no ensino a distancia. Agora vocês tem acesso ao material didático e continuaremos com o conteúdo regular. Nas aulas abaixo deixarei registrado as páginas, exercícios, orientações e links para auxiliar vocês na realização das atividades. Dúvidas serão esclarecidas pelo whatsapp nos horários de atendimento (terça e quinta) das 12h às 17h.



LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

1- Assistir o vídeo abaixo.



SEGUNDA AULA

1- Com base no vídeo faça anotações em seu caderno sobre o conceito de estado, país, nação, território, povo e governo.
OBS.: ALÉM DO VÍDEO CONSULTE O LIVRO DIDÁTICO PARA FAZER SUAS ANOTAÇÕES. (PÁGINAS 18 ATÉ 20)


TERCEIRA AULA

1- Fazer a leitura e realizar os exercícios 1, 2 e 3 da página 21.





CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
TEMA 5 ALIMENTAÇAO SAUDAVEL
Pagina 20 a 23 responder e copiar no caderno de olho no tema


TECEIRA AULA
Copiar e responder as atividades da página 24





ARTES
Professora Andreia

UTILIZAR O LIVRO “SE LIGA NA ARTE”


CAPÍTULO 2 – PAGINA 22 E 23

OBSERVAR A IMAGEM DA PAGINA 22.

RESPONDER AS QUESTOES 1, 2, E 3 DA PAGINA 23.

LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTOES 1 E 2 DO “PARA REFLETIR”.

O BARROCO ONTEM E HOJE – PAG. 24 E 25
LER E RESPONDER AS QUESTOES 1,2 E 3.




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos! 
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.

Hoje iremos rever alguns fatos históricos sobre o atletismo.

Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.

A palavra atletismo é derivada do grego "athlos", que significa "competição" ou "tarefa”. O termo foi usado para descrever competições - atléticas em geral -competição desportiva ou baseada principalmente em feitos físicos do homem. No século 19, na Europa, o atletismo adquiriu uma definição mais estreita e passou a descrever esportes que envolvem corrida competitiva, andando, saltando e atirando. O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte e se vem celebrando há milhares de anos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades. Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens.

A história do atletismo pode ser dividida em três períodos:
Suas origens, nas civilizações primitivas, a extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.

Idade Média, decadência para as competições de pista e campo.
Renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.

Civilizações Primitivas
O homem primitivo cultivava o gosto de competir, medindo sua força, rapidez habilidade. No início os exercícios não estavam relacionados a saúde do corpo e sim a luta pela sobrevivência (obstáculos naturais, em seguida os seus semelhantes) apurando seus instintos (correr, saltar, lançar).

Curiosidades
Em 1913 se fundou a Federação Internacional de Atletismo Amateur (IAAF). Com sede central de Londres, a IAAF e o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade aos recordes obtidos pelos atletas.
O Brasil conhece o atletismo desde o início do século 20. Em 1914, no Clube Esperia, em São Paulo, foi realizada a primeira competição oficial do esporte no país.
As mulheres começaram a competir nas modalidades olímpicas do atletismo em 1928.

Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!

1-) Quais são os períodos da história do atletismo? Fale um pouco desses períodos.
2-) Quem foi Pierre de Coubertin? E por que foi importante para os Jogos Olímpicos?





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.


Observe o trecho da letra da música “ Adventure of a lifetime”da banda Coldplaypara realizar as Atividades que seguem.

I feel my heart beating
I feel my heart beneath my skin
I feel my heart beating
Oh, you make me feel
Like I'm alive again
Alive again
Oh, youmake me feel
LikeI'maliveagain


Registre as atividades no seu caderno ou caso tenha as folhas das Atividades, realize nas mesmas.

Vamos lá!



Atividade 1

A.Observe o texto para localizar as informações solicitadas.

1 . Expressão usada para dizer “ Eu sinto meu coração batendo” ___________
_______________________________________________________________

2 .Expressão usada para dizer “ Vivo novamente”________________________

3 . Verbos presentes no trecho do texto________________________________
_______________________________________________________________



Atividade 2

Observe as orações abaixo e em seguida escreva a sua compreensão, tradução de três delas. Você poderá fazer no verso da folha ou no seu caderno.

1 . Attention, students! Please wait a minute.

2.  I am riding a motorcycle.

3. I am kicking the ball with my friends.

4. They are writing a beautiful poem.

5. Lisa is eating a delicous pancake.