CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 06/04/20 A 09/04/20


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!



LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Fabiane

PRIMEIRA AULA

Primeiramente, assista aos vídeos abaixo e depois responda às atividades.

Frase, oração e período:



Período simples e período composto:



Orientações: Escreva a data, coloque o número da questão e escreva só a resposta no seu caderno.


Leia esta anedota e responda:


— O senhor admite que levou o carro e nega que o tenha roubado. Pode me explicar isto?
— Eu não roubei, senhor juiz. O carro estava parado na porta do cemitério, e eu, naturalmente, pensei que o dono tivesse morrido...


(Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001. p.101.)


1 - Quantas frases há nesse texto?

2 - Analise os períodos abaixo e responda se eles são SIMPLES ou COMPOSTOS. Lembre-se de contar o número de verbos para saber a resposta.

a)  O senhor admite que levou o carro e nega que o tenha roubado.
b)  Pode me explicar isto?
c)  Eu não roubei, senhor juiz.
d)  O carro estava parado na porta do cemitério, e eu, naturalmente, pensei que o dono tivesse morrido...



SEGUNDA AULA


LEA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA:

Peixes-boi da Amazônia são os menores da espécie

O peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) é da pesada! Ele vive exclusivamente em água doce e atinge até 3 metros de comprimento e 450 quilos. A espécie é a menor dos peixes-boi que existem no mundo. Seu couro cinza-escuro é extremante grosso e resistente, e a maioria dos indivíduos apresenta uma mancha branca ou rosada na barriga.
O peixe-boi-da-amazônia pode viver mais de 50 anos e atinge a maturidade sexual entre 5 e 10 anos. A gestação dele dura 12 meses, nascendo apenas um filhote, que mama por até dois anos.
A cada 5 minutos, o peixe-boi-da-amazônia sobe à superfície para respirar e pode passar até 20 minutos no fundo d’água. Sua alimentação é à base de plantas.
Disponível em: . (Fragmento). 


1 - O período “O peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) é da pesada!”  foi encerrado com o ponto de exclamação para exprimir:

a)  alegria
b)  medo
c)  admiração


2 - No período “Ele vive exclusivamente em água doce e atinge até 3 metros de comprimento e 450 quilos”, a conjunção “e” liga:

a)  dois fatos que se somam.
b)  dois fatos que se alternam.
c)  dois fatos que se contrastam.


3 - O período “A gestação dele dura 12 meses, nascendo apenas um filhote, que mama por até dois anos.” é composto porque apresenta:

a)  mais de uma frase.
b)  mais de uma oração.
c)  mais de um sujeito.


4 - Classifique o período, conforme a indicação: ( 1 ) Período simples - ( 2 ) Período composto.

a)  (     ) “A espécie é a menor dos peixes-boi que existem no mundo.”
b)  (     ) “Sua alimentação é à base de plantas.”


5 - Quantas orações há no período “Seu couro cinza-escuro é extremante grosso e resistente, e a maioria dos indivíduos apresenta uma mancha branca ou rosada na barriga.”. Justifique a sua resposta.



TERCEIRA AULA


Faça a leitura do livro virtual: As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, disponível no link abaixo:





QUARTA AULA


Faça um resumo do livro As viagens de Gulliver. O texto deverá possuir de 10 à 15 linhas.




MATEMÁTICA

Professor Paulo


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: 
- Ao final de cada aula/dia enviar fotos para comprovar a realização das atividades. Dúvidas serão sanadas pelo WhatsApp no horário das nossas aulas.
- A aula 4: Trabalhando a informação deverá ser entregue no volta as aulas. Valerá como trabalho. 



PRIMEIRA AULA

Adentrando o cáp. 1 após estudarmos potenciação e suas propriedades retomaremos na pág. 17, tópico Para saber mais: “Novo modelo de placas para veículos”. Vocês devem fazer a leitura do texto e interpretar as informações que constam neste material, após isso vocês irão realizar os exercícios 1, 2 e 3 do tópico Agora é com você!



Boa aula!



SEGUNDA AULA

Ainda no cáp. 1 estudamos notação científica, raiz quadrada de números racionais e potências com expoente fracionário. Para retomarmos esse conteúdo vocês devem realizar a leitura do texto “A linguagem das máquinas” presente no tópico Para saber mais e após a leitura vocês devem realizar os exercícios 1, 2 e 3 do Agora é com você!



Boa aula!



TERCEIRA AULA

No cáp. 1 estudamos no item 4 – Expressões numéricas com números racionais e para fixar o último conteúdo do cáp. Iremos trabalhar com o tópico Diversificando com a leitura do texto “Um truque de mágica? ” e “O que é maior?”. Após a leitura vocês devem realizar os exercícios 1, 2 e 3 do Agora é com você!


Boa aula!




QUARTA AULA

Iremos rever algumas noções intuitivas de construções geométricas e lugares geométricos presentes no cáp. 2. O tópico Para saber mais da pág. 49 deve ser utilizado como material de estudo. Vocês farão a leitura do texto “Construção da espiral de Arquimedes” e depois deverão analisar o passo a passo para construção de uma espiral. Após a leitura e análise vocês devem realizar o exercício presente no Agora é com você!


Para fechar a semana de estudo e atividades semanais vocês devem realizar a leitura do texto “Construindo um gráfico de setores” presente no tópico Trabalhando a informação e após a leitura vocês devem realizar os 3 exercícios presentes no Agora quem trabalha é você!





Boa aula e bom trabalho!



HISTÓRIA

Professora Silvana


ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A SEMANA DO DIA 06 DE ABRIL A 09 DE ABRIL
TEMA: ILUMINISMO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

1 - Fazer uma pesquisa sobre o iluminismo e seus pensadores.
  • Obs.: anotar a fonte da pesquisa (se achar necessário pode acessar várias fontes)

2 - Realizar a leitura do texto escolhido e fazer um resumo apontando as principais informações em forma de tópicos.



TERCEIRA AULA

Responder as questões abaixo com base nos conhecimentos adquiridos na atividade 1 e 2, e nas explicações em sala de aula. Caso queira também podem consultar o caderno ou livro didático.

1- Analise as colunas abaixo, onde constam os nomes de alguns filósofos do iluminismo de um lado, e suas obras de outro.

I - Montesquieu
a - Contrato Social
II- Jean-Jacques Rousseau
b - Enciclopédia
III - Voltaire
c - O Espírito das Leis
IV-Diderot e D’Alembert
d - Cartas inglesas

Indique a alternativa que correlaciona corretamente as duas colunas.

a.  I-c; II-d; III-b; IV-a.
b.  I-d; II-c; III-a; IV-b.
c.  I-d; II-c; III-a; IV-b.
d.  I-b; II-d; III-a; IV-c.
e.  I-c; II-a; III-d; IV-b.


2- No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:

a.  divisão da riqueza nacional.
b.  divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
c.  divisão da política em nacional e internacional.
d.  formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
e.  implantação da ditadura moderna.


3- “É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som das trombetas”.
“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la.”
As frases acima são exemplos de um dos filósofos iluministas mais conhecidos, caracterizado por frases sarcásticas e irreverentes. Quem é o autor das frases?

a.  Montesquieu.
b.  John Locke.
c.  Voltaire.
d.  Descartes.
e.  Rousseau.


4- Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.

a.  Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b.  Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c.  Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d.  Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.


5- O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII.
O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:

a.  negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b.  aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c.  defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
d.  consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
e.  supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.


6- Quais grupos os iluministas tiveram de enfrentar?

a.  Absolutismo e Cristianismo.
b.  Antigo Regime e Filósofos.
c.  Absolutismo e o Antigo Regime.
d.  Absolutismo e Idade Média.
e.  Cristianismo e Antigo Regime.


7- Os Iluministas foram muito importantes para definição do que conhecemos com o pensamento ocidental, ou seja, nossos valores sociais, nossa forma de organizar apolítica e a economia. Dentre os vários pensadores do período, alguns receberam maior destaque por construírem argumentações que levaram a discussão e a mudanças na sociedade do seu período. A partir dessas informações, relacione o pensador à sua principal teoria.

1) John Locke      2) Voltaire      3) Montesquieu      4) Rousseau

( ) Criador da teoria da separação dos poderes, ou seja, em um Estado o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário é independente, sem haver um poder superior.
( ) Os homens nascem livres e iguais e tem direito á vida e a propriedade .
( ) Defendia um governo monárquico que garantisse os direitos individuais. Atacava o absolutismo e os privilégios da nobreza e do clero.
( ) Defendia que o Estado deveria expressar a vontade geral, pois a soberania política era do povo.


8- Um dos principais princípios iluministas são:

a.  Igualdade civil e absolutismo.
b.  Servidão e racionalismo.
c.  Liberdade religiosa e racionalismo.
d.  sociedade estamental e liberdade de expressão.


9- Qual pensador é considerado o pai do Iluminismo?

a.  John Locke.
b.  Voltaire.
c.  Quesnay.
d.  Rousseau.
e.  Montesquieu.


10- Qual foi a principal obra de John Locke e o que ele defende?

a.  Sua obra foi “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
b.  Obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo.
c.  Sua obra foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
d.  Sua obra foi "As dores da antiguidade" no qual defende a liberdade.
e.  Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde ele defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.





GEOGRAFIA

Professora Silvana


ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A SEMANA DO DIA 06 DE ABRIL A 09 DE ABRIL
TEMA: CONTINENTES E OCEANOS


PRIMEIRA AULA

Assista os vídeos abaixo:







SEGUNDA AULA

Com base nos vídeos da atividade 1 e com as explicações em sala de aula responda as questões abaixo.
Obs.: Se achar necessário você pode e deve consultar o caderno ou livro didático como auxílio

1 - As grandes porções de terras emersas da crosta terrestre, cercadas pelas águas dos oceanos e mares, recebem o nome de que?

2 - Quais são os dois tipos de critérios existentes para determinar o numero de continentes da terra?

3 - O que é istmo?

4 - Devido à porção de terras emersas da Europa não serem nada mais que uma península das terras emersas da Ásia, se fala também em que continente?

5 - Com a construção do canal de Suez, cortando o istmo que unia a África e a Ásia, permitindo a navegação entre o mar vermelho e o mediterrâneo, essa enorme porção de terra emersa também é chamada de que continente?

6 – Segundo o critério geográfico-geológico, que leva em conta a distribuição das massas continentais na terra, quais os quatro continentes existentes?

7 - De acordo com o critério histórico-cultural, que considera a história dos povos e suas culturas, o continente euro-afro-asiático se subdivide em quais três continentes?

8- Qual o critério mais utilizado?

9 - De acordo com esses dois critérios, quais os seis continentes existentes?

10- O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Cite o continente referente a cada cor no mapa-múndi em questão.


a) Vermelho
b) Amarelo
c) Preto
d) Verde
e) Azul
f) Cinza



TERCEIRA AULA

De acordo com os conhecimentos adquiridos na realização das atividades em sala de aula, e com as atividades anteriores responda: 

1- Quem é considerado o menor dos continentes?

2- Quem é considerada a menor ilha?

3- Quais as terras emersas que são consideradas continentes?

4- Quais as terras emersas que são consideradas ilhas?

5- Quantos e quais são os oceanos?

6- Coloque V para verdadeiro e F para falso:


a) (     ) no hemisfério norte há maior concentração de terras emersas, sendo chamado de hemisfério das terras.
b) (     ) e no hemisfério sul, há maior concentração de água chamado de hemisfério das águas.
c) (     ) a maior parte da terra, que corresponde a 71% da área total do globo, é coberta de água.
d) (     )  e o restante, que corresponde aproximadamente a 29% são continentes e ilhas.

7- Assinale a alternativa que não aponta uma importância dos oceanos para a Terra ou para os seres vivos:
a) Dentre os elementos terrestres, são os oceanos os maiores responsáveis por influenciar os climas do planeta.
b) Os oceanos funcionam como indicativos químicos e biológicos das condições biológicas e climáticas.
c) É nos oceanos que há a maior absorção de CO2 da atmosfera, através da fotossíntese realizada pelos plânctons e algas marinhas.
d) Os oceanos são os responsáveis pela abundância de água para as atividades humanas relacionadas com o consumo dessa substância pelo organismo.

8- “Os oceanos ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o _________________, com extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos eles. Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros”.
O nome do oceano que preenche a lacuna conforme a característica citada é o:
a) Índico
b) Pacífico
c) Atlântico
d) Glacial Ártico
e) Glacial Antártico




CIÊNCIAS

Professor Nivaldo

PRIMEIRA AULA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Compreenda os diferentes níveis de organização do corpo humano e aprenda a diferenciar células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.

O corpo dos seres vivos apresenta uma complexa organização, que vai desde a menor estrutura viva até complexos sistemas interligados. Vamos compreender melhor os níveis de organização do nosso corpo?

O corpo humano é formado por várias células que desempenham as mais variadas funções. Elas constituem a menor parte viva do nosso organismo, podendo ser chamadas de “unidades básicas da vida”.

Como somos seres pluricelulares, somos formados por mais de uma célula. Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido.

Nosso corpo é formado por vários tecidos, tais como o epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, que são extremamente importantes. O tecido sanguíneo, por exemplo, é formado pelo plasma, diferentes tipos de células (hemácias e leucócitos) e alguns fragmentos de célula (plaquetas), apresentando como função principal o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo.

O tecido sanguíneo apresenta várias células semelhantes que trabalham para, principalmente, levar oxigênio e nutrientes para outras células.



SEGUNDA AULA

Os tecidos do corpo organizam-se e formam os órgãos, importantes unidades anatômicas. O coração, por exemplo, é formado principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com que o bombeamento de sangue aconteça.

O coração é um órgão formado principalmente por tecido muscular.

Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas. Imagine novamente o coração. Ele será responsável por bombear sangue com nutrientes e oxigênio pelo nosso corpo, entretanto, ele precisa de vasos sanguíneos para que isso ocorra. Observe que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue estão trabalhando em prol de um único objetivo, formando, assim, o sistema cardiovascular.



TERCEIRA AULA

Nosso corpo não é formado apenas por um sistema, há o sistema excretor, respiratório, cardiovascular, digestório, nervoso, muscular, urinário, reprodutor, esquelético e tegumentar. Todos eles trabalham juntos com o objetivo de nos manter vivos e saudáveis. Esse conjunto de sistemas forma o nosso corpo, o nosso organismo.

Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira:
  • Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos.
  • Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos.
  • Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo.
  • Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo.

Observe a seguir um pequeno esquema com os níveis de organização do nosso corpo:

O esquema acima demonstra os níveis de organização do nosso corpo.


O sistema cardiovascular inclui órgãos que funcionam juntos para atingir o mesmo propósito: levar nutrientes e oxigênio para as células.



ARTES

Professora Andreia

PRIMEIRA AULA

Assistir o video Jonas e O Circo Sem Lona:




SEGUNDA AULA

Atividade: Arte para todos


Desenhar? Cantar? Tocar? Pintar? Esculpir? Tirar fotografia? Qual a sua maior afinidade artística?

Exercício: DESENHE, TIRE FOTOS OU FAÇA UM VIDEO COM O TIPO DE ARTE QUE VC MAIS SE IDENTIFICA.




EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia

TEMA: ATLETISMO.

Com base no que foi trabalhado e desenvolvido em sala de aula, aprendemos que o atletismo é um esporte muito antigo e bastante acessível a pessoas de todo o mundo; vimos também que em algumas provas do atletismo, os adversários medem a força para saber quem foi mais rápido (menor tempo em horas, segundos e milésimos de segundos), quem foi mais longe, ou mais alto (em metros e centímetros). 


PRIMEIRA AULA

Assistir o filme Invencível > CLIQUE AQUI PARA ACESSAR



SEGUNDA AULA


Após o término do filme, elabore um resumo; no final levante os pontos que você achou mais importantes, por exemplo, o que mais marcou ao assistir.





INGLÊS

Professor Fernando

Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.




PRIMEIRA AULA

Observe os verbos do quadro abaixo para utilizá-los no preenchimento das orações que seguem.

Registre as orações em seu caderno com os verbos adequados. Caso precise fazer uma pesquisa, fique à vontade.

Estarei à disposição para sanar as dúvidas.



play-study-understand- go-read-dance




1. I _______________ English and French.

2. I generally _______ to the disco because I love to __________ a lot.

3. Let’s __________ soccer and volleyball at school!

4. I _________ two books  a month.

5. I have to ___________ for my tests this week.




SEGUNDA AULA

Assista ao clipe “Adventure of a Lifetime” (Coldplay)

Ao assistir ao clipe, você teve a oportunidade de ouvir o Inglês sem interferências, isto é, traduções.

Agora você deverá assistir ao mesmo clipe:

A partir do segundo clipe observado foi possível compreender a letra da música e será mais fácil trabalhar o vocabulário apresentado.

Registre em seu caderno a versão correta para as expressões abaixo, em Inglês.

1. Somos diamantes.
(  ) They’re diamonds.
(  ) We are diamonds.

2.  Agora sinto o meu coração batendo.
(  ) Now I feel my heart beating.
(  ) Now I feel my beating heart.

3. Vivo novamente.
(  ) Again alive.
(  ) Alive again.

4. E esta Aventura
(  ) And this adventure
(  ) And this adventury

Do  your best!
Faça o melhor!