CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 07 A 11 DE SETEMBRO




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Publicação das atividades no Blog e no Facebook da escola em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.


TERCEIRA E QUARTA AULA


Ler o abaixo assinado da página 144 e responder às atividades A, B, C, D, E da página 145 e às questões 1, 2, 3 e 4 da página 147.




MATEMÁTICA
Professor Paulo

SP FAZ ESCOLA



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

SEMANA DA INDEPENDÊNCIA

Faça uma pesquisa sobre o feriado do dia 7 de setembro e responda as perguntas abaixo em seu caderno:

1. O que se comemora no dia 7 de setembro?

2. Que dia foi a independência do Brasil?

3. Qual a importância do dia 7 de setembro para o Brasil?

4. O que mudou depois da independência do Brasil?

5. Quem proclamou a independência do Brasil?

6. O que foi o grito de independência? O que Dom Pedro gritou?


TERCEIRA E QUARTA AULA

Volume 2.

Situação de Aprendizagem 4 (pág. 58 a 60). Realizar a atividade 1.




HISTÓRIA
Professora Silvana

PRIMEIRA AULA

Independência em São Domingos (atual Haiti)

Assista ao vídeo sobre a Independência do Haiti.




Fazer a leitura das páginas 104 a 106.




SEGUNDA AULA


Responda as questões abaixo:

1- Qual era o nome do Haiti antes da declaração de independência?

2- A quem pertencia a colônia de São Domingos? Qual era a sua produção?

3- O que é uma plantation?

4- Descreva como era a sociedade da colônia de São Domingos e como os escravos reagiram diante da situação que viviam.

5- Quem liderou o levante escravo? O que aconteceu com os escravos e com a parte que pertencia a Espanha nesse período?  

6- Relate quem foi Toussaint L’Ouverture.

7- O que Napoleão Bonaparte fez para tentar acabar com o movimento no Haiti? Ele obteve sucesso? Justifique.

8- São Domingos passou a chamar-se como após a independência? Qual o significado desse nome?


TERCEIRA AULA

Acesse o link e responda o quis:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR


Obs.: Tirar print do resultado e enviar para a professora.



GEOGRAFIA
Professora Silvana

PRIMEIRA AULA



Fazer a leitura sobre regionalizações e meios naturais da América – páginas 118 a 121.


SEGUNDA AULA 

Responda as questões abaixo:


1- Com extensão territorial de 42 milhões de quilômetros quadrados, a América é o segundo maior continente. Essa grande porção territorial é subdividida em três grandes regiões, denominadas subcontinentes. Cite os três subcontinentes da América e indique três países de cada um deles.


2- Observe o mapa e responda:


a) A regionalização do mapa se baseia em qual critério?

b) Que porção do continente está indicada com cinza claro?

c) Que porção do continente está indicada com cinza escuro?


3- Cite como os países da América podem ser regionalizados segundo os níveis de desenvolvimento e características econômicas e quais são os países que pertencem a cada um.


4- Quais são os meios naturais encontrados no continente americano?


5- Quais são as zonas climáticas que o continente americano possui terras?


6- Cite os tipos de clima encontrados no continente americano.


TERCEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 112 a 125.

Assista ao vídeo sobre o conceito de rios voadores.



1- Com base no vídeo, na leitura e na figura 5 da página 122, explique com suas palavras como se formam os rios voadores, para onde eles se deslocam e o que causam.

2- Descreva as características do relevo americano em sua porção oeste, leste e central.



CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

Apostila São Paulo faz escola



- Página 71 e 72: Atividade 5.



ARTES
Professora Andreia



POR CONTA DO FERIADO DE 07 DE SETEMBRO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Pesquisa do futsal no Brasil:




>


INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje realizaremos a ACTIVITY 2.

a) Look for the words about sails in the word search.

(Procure as palavras sobre as navegações no caça-palavras.)


Boa atividade!