CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 13/04/20 A 17/04/20


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Orientações: Escreva a data, coloque o número da questão e escreva só a resposta no seu caderno.


Hoje vamos relembrar as características do gênero DEBATE, por isso leia o texto abaixo, assista ao vídeo e depois responda às questões.


PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA UM DEBATE DEMOCRÁTICO


1. O debate é uma exposição de pontos de vista diferentes sobre determinado assunto. Não se julgam pessoas, mas sim, ideias. Por isso a discussão nunca deve ser levada para o terreno pessoal.

2. Todos os participantes devem ter o direito de?
a) Falar e ouvir livremente (não se deve interromper a exposição do outro; fala-se apenas quando for a vez);
b) Expressar suas ideias em igualdade de condições (igualdade de tempo, por exemplo);
c) Ser respeitado ao expor o que pensa (não se deve zombar ou provocar o debatedor, por exemplo, durante sua exposição).

3. Os participantes devem evitar argumentos repetidos, a fim de que o debate ganhe um bom andamento e não fique monótono.

4. Quando um participante contra-argumenta em relação ao ponto de vista de outro participante, pode-se estabelecer o direito de réplica, o que depende apenas de um acordo entre os participantes antes de se iniciar o debate.

5. Os participantes devem observar as normas combinadas e atender às solicitações do mediador do debate.

(Fonte: Cereja & Magalhães, PORTUGUÊS:LINGUAGENS, Atual, S.Paulo,2003)




ATRIBUIÇÕES DO MODERADOR

O moderador coordena o trabalho de forma a garantir o seu bom andamento: a participação de todos os debatedores e a interação com o público. Na organização de um debate devem ser definidas algumas regras, a saber:

  • Apresentação: o moderador  cumprimenta o público, apresenta o tema que será debatido e fala de modo geral sobre o assunto.
  • Definição das normas: o moderador define o número de participantes e organiza as intervenções de cada participante, determinando os turnos e direitos de resposta de cada um. É ele também quem procura manter a discussão dentro do tema e dos objetivos predeterminado.
  • Conclusão: Para finalizar o debate, o moderador faz uma síntese dos argumentos apresentados pelos debatedores, destacando o motivo do debate e agradece a presença e participação de todos.


Agora assista ao vídeo abaixo e responda:



1. Onde esse debate foi exibido?

2. Quais são os nomes dos debatedores? Qual a profissão deles

3. Quem é o mediador do debate?

4. Qual é o tema do debate?

5. Quem defende a ideia do debate?

6. Quem se opõe a ideia do debate?

7. Cite alguns motivos que o debatedor usou para defender a quarentena.

8. Cite alguns motivos que o debatedor usou para se opor à quarentena.

9. Após ouvir a exposição dos argumentos dos debatedores, explique qual é a sua opinião sobre o tema tratado no debate.

10. Foi importante fazer esse debate para a época em que estamos vivendo? Por quê?





TERCEIRA AULA

Relembrando os conteúdos dos vídeos sobre frase, oração e período, temos o seguinte: (Copie essas informações no seu caderno).

1. Frase: tem que ter sentido. Não precisa ter verbo.
2. Oração: tem que ter sentido e precisa ter verbo.
3. Período: quantidade de orações que aparecem na frase. Pode ser simples (1 verbo) ou composto (2 ou mais verbos).


Atividades

1. Analise as seguintes frases e identifique quais são FRASES e quais são ORAÇÕES:
a) Parabéns por tudo.
b) Que comportamento agressivo!
c) Será que ele vem hoje?
d) Eu quero!
e) Agora, por favor!
f) Nem pense nisso.

2. Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:
a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.
c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
d) A minha vizinha me emprestou esse livro.
e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.

3. De acordo com a quantidade de orações identificadas, classifique os períodos acima em simples ou compostos.






QUARTA AULA

Primeiramente, assista aos vídeos abaixo e depois responda às atividades.



RESUMO:
  • Orações Coordenadas: são independentes e apresentam sentido completo.
  • Orações Subordinadas: são dependentes de outra oração para que tenham sentido completo.



Classifique as orações abaixo em SUBORDINADAS ou COORDENADAS.

1-Todos querem o mesmo destino: /que atinjamos a felicidade.

2-O bom é /que você não desconfia nunca.

3-Não veio /nem telefonou.

4-Meu consolo era /que o trabalho estava no fim.

5-Ivo tinha se esquecido /de que sua proposta não agradara.

6-A estrada era perigosa, /entretanto todos queriam visitá-la.

7-Alencar estava esperançoso /de que tudo se resolveria.

8- A nova máquina necessitava /de que os funcionários supervisionassem mais o trabalho.  

9-Ora chama pela mãe, /ora procura o pai.

10-Estou com receio /de que não ocorra o jogo.

11-Temo /que Marcos saia ferido.

12-Esse garoto não estuda /nem trabalha.

13-É necessário /que façamos nossos deveres.

14-Todos desejamos /que seu futuro seja brilhante.

15-Argumentou durante duas horas, /mas não convenceu.

16-Penso /que eles viajarão amanhã cedo.

17-Falta carne no mercado, /portanto conheça a comida vegetariana.

18-Vivia zombando de todos; /logo, não merecia complacência.

19-É difícil /que ele venha.

20- Vou sair, /que aqui está muito abafado.






MATEMÁTICA

Professor Paulo


Orientações: 

  • Ao final de cada aula/dia enviar fotos para comprovar a realização das atividades. Dúvidas serão sanadas pelo WhatsApp no horário das nossas aulas. 
  • No dia 17/04 vocês realizarão um Simulado. As perguntas referentes à disciplina de matemática estarão relacionadas às atividades que vocês desenvolveram nestas 8 aulas. Estudem e tirem suas dúvidas.

PRIMEIRA AULA

Seguindo com as atividades a serem desenvolvidas em casa, adentraremos no cáp. 3 e iremos intensificar a resolução dos tópicos para saber mais e trabalhando a informação. Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “Estimativa de multidões” (p. 85) e “Abordando um assunto com vários tipos de gráfico” (p. 72). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes a cada tópico.






SEGUNDA AULA


Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “Cálculo algébrico e dízima periódica” (p. 100) e “Interpolação e extrapolação gráfica” (p. 121). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes a cada tópico.






TERCEIRA AULA

Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “A Matemática na História” (p. 131) e “Fatorando expressões numéricas” (p. 139). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes a cada tópico e realizar uma pesquisa que explicarei abaixo.

Cada aluno deverá pesquisar um tópico abaixo e montar uma curta apresentação em vídeo que deve ser enviada pelo WhatsApp. Mas deve realizar uma parte escrita contendo informações sobre o matemático que pesquisou (ex. nome, data de nascimento, cidade que viveu, data de falecimento, seus feitos e descobertas, curiosidades e outras informações), deverá acrescentar na pesquisa detalhes das descobertas e vida profissional desses matemáticos, pensando que muitos deles tiveram a vida dedicada ao estudo matemático e que suas descobertas revolucionaram a matemática e ajudaram a construir conceitos e teoremas vigentes até hoje. (O vídeo de apresentação deve ter no mínimo 2 minutos e no máximo 3 minutos, dever ser coerente e coeso com a parte escrita da pesquisa, sugiro que montem um roteiro. A parte escrita deve ser de no mínimo uma lauda e no máximo duas laudas. No vídeo falar devagar, colocar o celular numa posição fixa e em ambiente não barulhento. Na parte escrita fazer uso de linguagem coloquial, usar sinais de pontuação, letra legível e usar caneta de tinta azul ou preta).

Papiro de Ahmes e Papiro de Moscou - Everton
Tales de Mileto e Pitágoras de Samos - Beatriz
Demócrito de Abdera - Samyra
Sólidos de Platão - João Moraes
Teodoro de Cirene - Kayque
Aristóteles - João Vitor
Euclides de Alexandria - Victor 
Arquimedes de Siracusa - Luiz Henrique
Eratóstenes de Cirene - Kaio
Ptolomeu e Bhaskara - Geovanna
Evangelista Torricelli e Galileu Galilei - Emily
Newton e Leibniz - Jhonatan
Euler e Riemann - Paulo
Cramer e Gauss - Giovana





QUARTA AULA

Na aula de hoje vocês deveram realizar a leitura dos textos “Construindo um hexágono regular com uma moeda” (p. 171) e “Construindo um gráfico de barras” (p. 121). Após a leitura vocês deverão responder as atividades referentes a cada tópico.
















HISTÓRIA

Professora Silvana

Olá queridos alunos, estamos na segunda semana de aula e vamos continuar com  revisão de conteúdo.


PRIMEIRA AULA

  • Fazer a leitura do texto Revolução Inglesa.
  • Após a leitura assistir o vídeo acessando o link abaixo para melhor compreensão do texto.




REVOLUÇÃO INGLESA

A Revolução Inglesa foi um dos acontecimentos mais importantes da Idade Moderna, pois colocou fim no absolutismo na Inglaterra.

Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII, foi um dos principais acontecimentos da Idade Moderna. Foi considerada a primeira das grandes revoluções burguesas, isto é, as revoluções encabeçadas por lideranças da burguesia europeia, que havia se tornado expressivamente forte, do ponto de vista econômico, ao longo dos séculos XVI e XVII, e que precisava alcançar legitimidade política. Com o processo da revolução, a burguesia da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento, conseguiu combater o Estado absolutista desse país e reformular a estrutura política, que culminaria na modelo da Monarquia Parlamentarista em 1688.


Podemos dividir o processo histórico da Revolução Inglesa em quatro fases principais:

1) a Revolução Puritana e a Guerra Civil, que transcorreu de 1640 a 1649;
2) a República de Oliver Cromwell, que durou de 1649 a 1658;
3) a Restauração da dinastia dos Stuart, com os reis Carlos II e Jaime II, período longo que foi de 1660 a 1688;
4) por fim, a Revolução Gloriosa, que encerrou o reinado de Jaime II e instituiu a Monarquia Parlamentarista.


Antecedentes: absolutismo monárquico das dinastias Tudor e Stuart.

Durante grande parte do século XVI, a burguesia inglesa esteve bem articulada com os nobres e os reis pertencentes à dinastia Tudor (Henrique VIII e sua filha Elizabeth), que consolidaram a Reforna AngelicanaA reforma religiosa de Henrique VIII proporcionou grandes benefícios financeiros tanto para nobres quanto para burgueses da Inglaterra. Isso porque teve início o processo de conversão da antigas terras feudais, de domínio da Igreja Católica, em propriedades privadas, o que possibilitou a formação dos cercamentos e dos arrendamentos que foram vendidos aos burgueses que pretendiam explorar minas de carvão ou praticar alguma atividade agrícola.

Além disso, a ruptura com a Igreja Católica (que não era apenas uma instituição com poder espiritual, mas detentora de um poder político continental, ao qual boa parte das Coroas europeias estava ligada) dispensou a Inglaterra de pagar tributos para Roma, bem como colocou a marinha inglesa em flagrante rivalidade com os navios dos países católicos, sobretudo com os espanhóis. Muitos piratas ingleses, conhecidos como “lobos do mar”, atacavam navios espanhóis e levavam sua mercadoria (na maior parte das vezes, metais preciosos) para Inglaterra, o que contribuía para o aquecimento do mercado interno do país.

Como se vê, as principais ações políticas dos Tudor acabaram proporcionando uma grande ascensão da burguesia, de modo que no fim do século, na década de 1590, os burgueses já tinham grande força representativa na chamada Câmara dos Comuns (uma das câmaras do Parlamento Inglês, que tinha como oposição a Câmara dos Lordes, isto é, dos nobres apoiadores da Coroa). O problema é que essa força adquirida pela burguesia estava associada ao puritanismo (o calvinismo inglês), que era a religião que mais atraía a burguesia e que dava suporte ideológico para o radicalismo político antiabsolutista.

Somou-se a isso o fato de que os nobres e a Coroa viam-se ameaçados pela capacidade da burguesia puritana de acumular riquezas. Enquanto a renda da burguesia era oriunda do trabalho e de investimentos financeiros, a renda dos nobres advinha de privilégios hereditários, da cobrança de impostos e da formação de monopólios estatais ao modo mercantilista. Os monarcas que sucederam os Tudor, isto é, os Stuart, perceberam que, se não freassem a burguesia no campo político, a estrutura monárquica estaria fadada à ruína.

O primeiro monarca da dinastia Stuart foi Jaime I, que governou de 1603 a 1625. Para tentar adequar a Coroa à nova realidade financeira da Inglaterra e controlar a ascensão da burguesia, Jaime I passou a tomar duas medidas principais: 1) aumento de impostos e estabelecimento de empréstimos forçados; e 2) a formação de monopólios estatais como forma de participação nos rendimentos dos negócios burgueses. Além disso, Jaime deflagrou uma perseguição religiosa aos puritanos. Confrontado pela Câmara dos Comuns, dissolveu o Parlamento, que ficou inativo de 1614 a 1622.

Com a ascensão de Carlos I, filho de Jaime, ao trono, em 1625, houve uma nova tentativa de acordo entre a Coroa e o Parlamento para que houvesse um novo aumento de impostos. A Câmara dos Lordes ficou a favor do rei, mas a Câmara dos Comuns novamente o confrontou. O rei decidiu então dissolver novamente o Parlamento, que ficou inativo até 1640. Em 1640, Carlos I entrou em um novo conflito contra a Escócia e precisou novamente do tributo dos burgueses para bancar a guerra, convocando, assim, mais uma vez, o Parlamento. Novamente a Câmara dos Comuns recusou-se a ajudá-lo. Mas ao contrário do que ocorrera antes, os burgueses puritanos prepararam-se para um enfrentamento total contra o rei e a nobreza.

Um líder radical puritano chamado Oliver Cromwell organizou um exército burguês conhecido como exército dos “Cabeças redondas” por se recusarem a usar as perucas dos nobres. Esse exército deflagrou guerra contra a Coroa, que foi defendida pelos “Cavaleiros”, isto é, o exército tradicional da nobreza. Teve assim início a Revolução Puritana, ou Guerra Civil Inglesa.


Oliver Cromwell instaurou um regime ditatorial na Inglaterra após a Guerra Civil 



Revolução Puritana e Guerra Civil (1640-1649).

A guerra civil entre a burguesia puritana e a Coroa ficou mais intensa quando, em 1642, Oliver Cromwell convocou a base da pequena burguesia e de camponeses para formar o Novo Exército Modelo (New Model Army). Nessa base, destacaram-se os Diggers e Levellers, que se caracterizaram por sua radicalidade política em assuntos como reforma agrária (Diggers) e igualdade de diretos entre todos os cidadãos (Levellers). Com o Novo Exército Modelo, Cromwell conseguiu esmagar as forças da Coroa. Em 1649, a ala radical burguesa exigiu a decapitação de Carlos I, que ocorreu no dia 31 de janeiro.


"República" de Oliver Cromwell (1649-1658).

Em 19 de maio de 1649 foi proclamada a República, e Cromwell recebeu do Parlamento o título de Lord Protector (Lorde Protetor da República). Muitas transformações políticas operadas por Cromwell beneficiaram a burguesia que foi por ele liderada na Guerra Civil. Uma dessas transformações foi possibilitada pelos chamados Atos de Navegação, aprovados em 1650, que restringiam o transporte de produtos ingleses apenas aos navios da própria Inglaterra.

No entanto, a exemplo dos monarcas autoritários que havia combatido, Cromwell acabou por se voltar contra o Parlamento. Em 1653, ele o dissolveu com o auxílio do Exército burguês e instituiu uma ditadura aberta, que teve como característica principal a execução das lideranças que o ajudaram a formar esse mesmo Exército, isto é, os Diggers e Levellers.

Um tempo mais tarde, em 1657, Cromwell propôs um novo acordo com os parlamentares e reabilitou o Parlamento inglês. Todavia, antes que esse acordo pudesse vigorar, Cromwell faleceu (1658). Em seu lugar, assumiu seu filho, Richard Cromwell, que não tinha o mesmo prestígio que o pai, sobretudo frente às classes mais radicais da burguesia. Temendo um levante popular e uma nova guerra civil, o Parlamento fez uma manobra arriscada: convocou Carlos II, filho do rei decapitado, para assumir o trono e restaurar a dinastia dos Stuart.


Restauração da dinastia Stuart (1660-1688).

Em 1660, Carlos II assumiu o trono prometendo respeitar os interesses do Parlamento. Mas logo começou a se articular com antigas lideranças da nobreza para restaurar o absolutismo, aproximando-se da França de Luís XIV. Entretanto, a realidade social já era bem diferente de quando seu pai havia reinado e, não conseguindo uma nova composição tradicional, Carlos II iniciou uma ampla perseguição religiosa contra os calvinistas. Essa perseguição tinha como pano de fundo também a aproximação de Carlos II de membros da Igreja Católica. Apesar de anglicanos, os Stuart mantinham boas relações com os membros do clero, os quais ainda possuíam grande influência social, além de posse de terras.

O Parlamento, composto por maioria puritana, ao repudiar as ações de Carlos II, viu-se novamente vítima do autoritarismo: o monarca dissolveu-o em 1681 e governou sozinho até a sua morte, em 1685. Seu irmão, Jaime II, assumiu o torno, reativou o Parlamento, mas procurou dar seguimento às ações de Carlos II, no que se refere à restauração do absolutismo. No entanto, Jaime II foi mais além, convertendo-se ao catolicismo e decretando uma série de medidas que beneficiavam os católicos, como a isenção de impostos. Novamente, a reação do Parlamento foi imediata. Temendo que Jaime reivindicasse apoio da França, os membros do Parlamento trataram de organizar uma manobra política que evitasse um possível conflito armado.



SEGUNDA AULA

Responder as questões abaixo:

1- O Ato de Navegação consistia em:
a)      Não permitir que nenhuma matéria-prima de origem asiática entrasse na Inglaterra.
b)      Não permitir que nenhuma embarcação estrangeira atracasse no litoral inglês;
c)      Permitir que os portos ingleses fossem usados livremente por outras nações;
d)      Permitir que os holandeses usufruíssem da frota marítima inglesa.
e)      Não permitir que as frotas marítimas inglesas trafegassem fora dos mares do norte.


2- Dois grupos caracterizados por sua radicalidade política em assuntos como reforma agrária e igualdade de diretos entre todos os cidadãos, respectivamente. Quais são eles?
a)      Gentry e Yomen
b)      Rei e Parlamento
c)      Diggers e Levellers
d)      Dinastia Tudor e Dinastia Stuart


3- As fases da Revolução Inglesa são:
a)      Guerra Civil, Revolução de Antares e Revolução geoeconômica.
b)      Guerra Civil, Revolução dos Déspotas e Parlamentarismo.
c)      Guerra Civil, República de Cromwell, Restauração Monárquica e Revolução Gloriosa.
d)      Monarquia Parlamentarista, tomada do comando.


4- Entre as principais ações do monarca Henrique VIII (1491-1547), no período do absolutismo inglês, consta:
a)      O fomento à industrialização das cidades britânicas.
b)      A conversão ao islamismo.
c)      A criação da Igreja Anglicana, sobrepondo-se à autoridade da Igreja Católica.
d)      O apoio às medidas contra reformistas empreendidas pela Igreja Católica.


5- Complete: A Revolução Inglesa começou em ___ com a ___ e terminou em ___ com a ___.
a)      1640 / Tomada da Bastilha / 1688 / Reação Termidoriana
b)      1640 / Revolução Puritana / 1688 / Revolução Gloriosa
c)      1640 / Guerra Civil / 1688 / Revolução Puritana
d)      1640 / República de Cronwell / 1688 / Restauração da Monarquia


6- Durante a Revolução Puritana, surgiram dois grupos políticos e religiosos que defendiam ideias próprias. Quais eram eles?
a)      Gentry e Yeomen
b)      Rei e o Parlamento
c)      Niveladores e Cavadores (levellers e diggers)


7- O que Oliver Cromwell decretou assim que subiu ao trono?
a)      O fechamento da Câmara dos Lordes e a decapitação do rei Carlos I.
b)      O fechamento da Câmara dos Comuns.
c)      Lutou contra o exército do rei.
d)      Organizou tropas militares.
e)      Promoveu a cobrança de impostos.


8- Cromwell sempre respeitou e consultou o Parlamento durante todo o seu governo. Essa afirmativa é Verdadeira ou Falsa?
a)      Verdadeira, pois Cromwell sempre foi contra a forma de governo autoritária.
b)      Falsa, pois Cromwell começou o seu governo respeitando o Parlamento, mas logo se tornou um ditador e despertou críticas até em seus seguidores puritanos.
c)      Falsa, pois Cromwell nem governou a Inglaterra.
d)      Verdadeira, pois Cromwell via na consulta com o Parlamento uma maneira de enriquecer a Inglaterra.
e)      Falsa, pois Cromwell sempre foi um ditador, tanto que nunca esteve do lado do Parlamento, o que despertava crítica dos puritanos.


TERCEIRA AULA

Copie e responda em seu caderno a cruzadinha abaixo:








GEOGRAFIA

Professora Silvana

Olá queridos alunos!

Em tempo de pandemia de corona vírus, o momento é de se cuidar e de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade.

É muito importante que fiquem atentos com as dicas e cuidados na prevenção do vírus.

Mas gostaria de evidenciar que também temos algo a mais que nos preocupa e não podemos deixar passar despercebido. É o caso da dengue, tema trabalhado no Dia D: Conscientização na prevenção contra o mosquito da dengue.

Portanto a atividade dessa semana está relacionada a esse tema.


PRIMEIRA AULA

Fazer uma pesquisa sobre a Dengue.

Obs.: Na pesquisa deve destacar a causa, transmissão, sintomas, tratamento e prevenção.





SEGUNDA AULA

Responder as questões abaixo:

1- A dengue é uma doença comum em épocas quentes e chuvosas do ano, portanto, é importante que algumas medidas sejam tomadas durante esse período. Todas as alternativas abaixo indicam medidas que ajudam a barrar a reprodução do mosquito transmissor, exceto:

a) Limpar sempre as caixas d'água.
b) Manter sempre as caixas d'água cobertas.
c) Trocar a água dos vasos de planta.
d) Secar os pratos de vasos de planta.
e) Colocar telas nas janelas.


2- Um professor de Biologia afirmou que o Aedes aegypti era vetor de várias doenças. Um aluno, no entanto, questionou-o se esse mosquito não transmitia somente a dengue, uma vez que é chamado popularmente de mosquito-da-dengue. O professor, então, explicou que a dengue é a doença mais conhecida, entretanto, o mosquito transmitia outras. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não pode ser citada pelo professor como exemplo de doença transmitida pelo Aedes aegypti.

a) Febre amarela.
b) Zika.
c) Chikungunya.
d) Malária.


3- Ao ser picado por um mosquito Aedes aegypti, podemos afirmar que:

a) contraímos dengue, pois todos os mosquitos são contaminados.
b) estamos sujeitos à contaminação por diversos tipos de bactéria, como a causadora da dengue.
c) trata-se de uma fêmea, pois apenas as fêmeas são capazes de picar o ser humano.
d) trata-se de um macho, pois eles são os únicos capazes de picar os seres humanos.


4- A dona de casa deve encher os latões de ferro e a caixa d’água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada transforma-se em piscina para o Aedes aegypti.

Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os itens usando C (certo) ou E (errado).
( ) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
( ) O simples contato do Aedes aegypti com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora da dengue.
( ) Para “evitar que seja contaminada” pelo Aedes aegypti a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
( ) O homem é hospedeiro intermediário do Aedes aegypti.





TERCEIRA AULA

Para descontrair e ampliar seu conhecimento acesse o link abaixo e divirta-se com o jogo:


OBS.: COPIAR NO CADERNO AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS QUE VOCÊS ACERTARAM NO JOGO.


BOA AULA!







CIÊNCIAS

Professor Nivaldo

PRIMEIRA AULA

Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Nosso corpo adquire-os por meio do processo de digestão, que garante a quebra dos alimentos em partículas menores que podem ser absorvidas pelo corpo.

Tipos de alimentos apresentam uma quantidade específica de nutrientes, sendo fundamental saber combiná-los para obter-se uma dieta saudável. A seguir exploraremos mais a respeito dessas substâncias e sua importância!


Classificação dos nutrientes


Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes:

Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.

Micronutrientes, por sua vez, são aqueles necessários em pequenas doses para que haja um bom funcionamento do organismo, sendo encontrados em baixa quantidade nos alimentos. Vitaminas e minerais são exemplos deles.

Vale destacar que, independentemente do nutriente ser considerado macro ou micro, ele deve fazer parte da alimentação. Os micronutrientes, mesmo que necessários em baixas concentrações, podem causar danos ao funcionamento do corpo caso não sejam consumidos, e assim ocorre com os macronutrientes.




Nos alimentos encontramos diferentes tipos de nutrientes.


Macronutrientes

Proteínas: são moléculas orgânicas formadas por um conjunto de aminoácidos que desempenha uma série de funções importantes para o corpo humano, como a defesa do organismo, a aceleração de reações químicas, o transporte de substâncias, a movimentação, a comunicação celular e a sustentação. Costuma-se dizer que a principal função das proteínas é estrutural, uma vez que promovem a formação e o crescimento dos tecidos do nosso corpo. Carnes, ovos e laticínios são alimentos ricos em proteínas.

Carboidratos: constituem a principal fonte de energia para o nosso organismo e são as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza. Eles são classificados, pelo número de subunidades, em monossacarídios, dissacarídeos e polissacarídeos. Como exemplo de alimentos ricos em carboidratos, podemos citar: arroz, pão, massa, açúcar e mel.

Lipídios: são uma classe de macromoléculas que incluem as gorduras e substâncias semelhantes. Assim como os carboidratos, os lipídios estão relacionados com o fornecimento de energia. Além de serem moléculas armazenadoras de energia, eles apresentam outras funções, como: formação das membranas (fosfolipídios); proteção dos órgãos de impactos; e atuação na manutenção da temperatura do corpo. Margarina, óleo, carne gorda, noz e azeite são alimentos ricos em lipídios.

Água: está presente em todos os alimentos, estando em menor ou em maior quantidade a depender do alimento analisado. Dentre os principais papéis exercidos pela água no corpo humano, podemos destacar: transporte de substâncias; eliminação de substâncias para fora do corpo; atuação como solvente; lubrificação de órgãos e tecidos; participação de reações químicas; e regulação da temperatura. São alimentos ricos em água: melancia, tomate, nabo, cenoura e melão.



SEGUNDA AULA

Micronutrientes

Sais minerais: são nutrientes inorgânicos necessários em pequenas quantidades no nosso organismo. Dentre os principais sais minerais necessários ao funcionamento do nosso organismo, podemos citar: cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, ferro e flúor. Cada sal mineral atua de forma diferente no corpo, por exemplo: o cálcio relaciona-se com a formação de ossos e dentes e o ferro atua como componente da hemoglobina.

Vitaminas: são moléculas orgânicas extremamente importantes para nosso organismo, entretanto, são necessárias em pequenas quantidades. As vitaminas podem ser classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis. No grupo das vitaminas hidrossolúveis estão a vitamina B e a vitamina C. Já no grupo das vitaminas lipossolúveis encontramos vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.
Elas exercem variadas funções no organismo: a vitamina A, por exemplo, é componente de pigmentos visuais e atuam na manutenção dos tecidos epiteliais; a vitamina K atua no processo de coagulação; e a vitamina C é importante na síntese do colágeno.


Fibras

As fibras são importantes na alimentação, entretanto, por não serem absorvidas, não são consideradas por alguns autores como nutrientes. Apesar de não serem assim classificadas, é importante que elas estejam presentes na dieta.

As fibras atuam garantindo um bom funcionamento do intestino, prevenindo, por exemplo o câncer nessa região. Além disso, elas causam sensação de saciedade e diminuem a absorção de colesterol, gordura e açúcar. Frutas e verduras são alimentos ricos em fibras. Tem mais interesse no tema? Leia nosso texto: Fibras alimentares.



TERCEIRA AULA

Importância dos nutrientes

Cada nutriente exerce um papel importante na nossa alimentação, não sendo possível excluir um deles completamente da nossa dieta sem causar danos ao organismo. Todos eles, portanto, são importantes, não existindo nutrientes melhores que outros. Não obstante, devemos estar atentos sempre na quantidade ideal que devemos consumir de cada um deles.

Quanto mais colorida uma refeição, mais nutrientes ela apresenta.

Para orientar-nos nessa tarefa, podemos consultar a pirâmide alimentar, que traz informações a respeito das porções recomendadas de cada tipo de alimento. A pirâmide alimentar, no entanto, não fornece uma dieta a ser seguida. Planos alimentares são elaborados por nutricionistas, que são profissionais que montam uma dieta levando em consideração diversos fatores, tais como o estilo de vida do paciente.

Uma dica importante para conseguir uma dieta rica em nutrientes é apostar na alimentação colorida. Isso significa que quanto maior a diversidade de cores no prato, maior a diversidade de alimentos e, consequentemente, maior a quantidade de nutrientes ali presentes. Em um almoço, por exemplo, um prato contendo arroz, feijão, carne, tomate, alface, cenoura e beterraba é rico em cores e também em nutrientes.

Vale destacar que não existe um único alimento que apresenta todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo. Sendo assim, a combinação de diferentes alimentos é essencial para garantir uma alimentação saudável.


Exercícios

Questão 1 - Uma alimentação adequada é aquela que inclui todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Entre os nutrientes que nos fornecem energia, podemos citar:
a) Sais minerais
b) Vitaminas
c) Água
d) Carboidratos


Questão 2 - Alguns aminoácidos são denominados essenciais por não serem produzidos no nosso corpo, devendo ser obtidos por meio da nossa alimentação. Marque a alternativa em que encontramos apenas aminoácidos essenciais:
a) Prolina, valina e triptofano
b) Alanina, fenilalanina e metionina
c) Cisteína, treonina e valina
d) Serina, fenilalanina e histidina
e) Isoleucina, leucina e lisina





ARTES

Professora Andreia


Hoje nós falaremos sobre comunicação visual... através do estudo das imagens.

O que você entende por imagem? Passar uma definição sobre imagem é uma tarefa muito difícil, principalmente por causa da subjetividade que ela apresenta. Podemos utilizar para nos ajuda o provérbio chinês:

“Uma imagem vale mais do que mil palavras...”

Podemos definir que uma imagem contém uma enorme quantidade de informações e que o ser humano consegue interpretá-la.


Para Interpretar imagens, podemos utilizar esses 4 passos:

Primeiro passo: identificação da imagem.
E necessário, em primeiro lugar, identificar a qual tipo de imagem a figura está atribuída. Fotografia, charge, publicidade, jornalismo, pintura e outras imagens que podem abranger o sentido da linguagem não-verbal.

Segundo passo: atenção aos detalhes.
Fundamental observar todos os detalhes contidos na imagem, desde sua composição imagética aos textos inclusos e vinculados à ela.

Terceiro passo: contextualização da imagem.
Quando essa imagem foi produzida? Sob que contexto ela estava inserida? Esse é um passo importante de como interpretar imagens. Contextualizar a linguagem não-verbal dentro do momento histórico de produção. Neste específico aspecto é imprescindível observar o autor, data e o que estava em evidência na época de produção.

Quarto passo: enunciado é fundamental.
Por fim, o enunciado, deverá ser relacionado à imagem. Analisá-la, detalhar e encontrar a qual o norte a seguir dentro da questão. O enunciado é o norte da imagem vigorada à questão. VAMOS TREINAR?


ATIVIDADE:  SIGA OS PASSOS E INTERPRETE AS IMAGENS A SEGUIR!!!








EDUCAÇÃO FÍSICA


Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Desliguem a televisão, deixem o computador e celular de lado e aproveitem esse momento em família, pois nada melhor do que se divertir com quem nós amamos.



Senhores pais, se puderem tirem fotos dos seus filhos realizando as atividades e nos envie para colocarmos na página da escola.


Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos). No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina, vou vistar. Boa sorte!


ATIVIDADES

1-  Como surgiram as provas de corrida com barreiras e com obstáculos?

2-  Em relação as provas de arremesso e de lançamento, como eram praticadas essas provas nas Olímpiadas da Grécia Antiga?






INGLÊS

Professor Fernando


Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.




PRIMEIRA AULA

Observe as palavras do quadro abaixo para utilizá-las no preenchimento das orações que seguem.

Registre as orações em seu caderno com as palavras adequadas.
Caso precise fazer uma pesquisa, fique a vontade!
Estarei à disposição para sanar as dúvidas.

disco- High- understand- musics- studied

1. The past form of study is _________________.
2. _________ technology is influencing man.
3. A __________ is a place where you can go to dance, listen to music, have fun with your friends.
4. I ______________ three languages.
5. “Viva la Vida” is one of my favorite ______________.




SEGUNDA AULA

Assista ao clipe “Paradise” (Coldplay):


Ao assistir ao clipe, você teve a oportunidade de ouvir o Inglês sem interferências, isto é, traduções.

Agora você deverá assistir ao mesmo clipe abaixo:


A partir do segundo clipe observado foi possível compreender a letra da música e será mais fácil trabalhar o vocabulário apresentado.

Registre em seu caderno a versão correta para as expressões abaixo, em Inglês.

1. Toda vez que ela fechava os olhos
(  ) Every time she closed her eyes
(  ) Every times she closes her eyes

2.  A vida continua
(  ) Live goes on
(  ) Life goes on

3. Na noite, na noite de tempestade
(  ) In the night, storm night
(  ) In the night, the stormy night

4. Mas isso voou para longe de seu alcance
(  ) But it flew away from her reach
(  ) But it flews away from her reaches


Do your best!

Faça o melhor!