CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 19 A 23 DE OUTUBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


A partir de hoje, vamos estudar a classificação das Orações Coordenadas, mas antes disso, vamos relembrar alguns conteúdos já estudados. Por isso, copie as explicações abaixo em seu caderno de Português.

⇨ ORAÇÃO – toda frase que tem verbo ou locução verbal. Exemplo: Joana comprou uma casa linda!

⇨ LOCUÇÃO VERBAL – formada pela junção de 2 verbos, um verbo auxiliar e um verbo principal. Exemplo: Ele estava jogando futebol (estava – verbo auxiliar; jogando – verbo principal). A locução verbal é como se fosse só um verbo, portanto é uma única oração.

⇨ CONJUNÇÕES - são palavras que ligam as orações. Exemplos: e; nem; também; bem como; mas; porém; contudo; todavia; entretanto; no entanto; ou; logo; pois; portanto; assim; por isso; que; porque; etc. Exemplo: Já fiz todas as tarefas, por isso vou descansar. (1ª oração – Já fiz todas as tarefas; 2ª oração – por isso vou descansar)

⇨ PERÍODO SIMPLES – quando só tem uma oração. Exemplo: Murilo ficou doente.

⇨ PERÍODO COMPOSTO – quando tem 2 ou mais orações. Para saber o número de orações é necessário contar o número de verbos ou locuções verbais. Exemplo: Murilo ficou doente e não pode ir à escola. (1ª oração – Murilo ficou doente; 2ª oração – e não pode ir à escola)

⇨ PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO – tem sentido completo e por isso, não precisa de outra oração para completar o entendimento do que foi dito ou escrito. Exemplo: Murilo ficou doente e não pode ir à escola. (1ª oração – Murilo ficou doente; 2ª oração -  não pode ir à escola)

⇨ ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA – se liga à outra oração por meio de uma conjunção. Exemplo: Comprei um celular, mas não gostei do aparelho. (1ª oração – comprei um celular; 2ª oração – mas não gostei do aparelho)

⇨ ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÉTICA – se une à outra oração SEM UMA CONJUNÇÃO. Exemplo: tiro fotos, mando mensagens, vejo TV. (1ª oração – tiro fotos; 2ª oração – mando mensagens; 3ª oração – vejo TV)

Se você puder, assista aos vídeos a seguir para complementar os seus estudos:

⇨ Frase, oração e período



⇨ Período simples e período composto



⇨ Período composto por coordenação



TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler a história em quadrinhos e responder por escrito às questões 1 e 2 do quadro Converse com a turma da página 58. Responder também às atividades 1 (a, b, c, d), 2 (c, d, e) e 3(a, b) das páginas 58 e 59.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 05
Unid 1 – Polinômios

Págs. 109 e 110
Ex. 1 e 5.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 05
Unid 2 – Operações com polinômios

Págs. 110 e 111
Ex. 8.





Professora Silvana

Processo de Independência do Brasil – páginas 120 a 124

PRIMEIRA AULA

Leia os textos presentes nas páginas 121 e 122 e responda.

1- Em quais continentes estavam as partes do Império português?

2- Como Napoleão Bonaparte influenciou a história do Brasil?

3- O que o príncipe regente Dom João VI fez quando percebeu a invasão dos franceses? Quantas pessoas vieram e para onde?

4- Qual grupo se beneficiou (ganhou importância e dinheiro) com a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro?

5- O que foi o processo chamado de “interiorização da metrópole”?

6- Em 1808, o príncipe Dom João VI abriu os portos brasileiros às nações amigas. O que isso significava e quem saía ganhando com isso?


SEGUNDA AULA

Os tratados com a Inglaterra e a modernização do Brasil – páginas 123 – 124.

Leia e responda.

1- O que foi o Tratado de Comércio de 1810?  Quem ganhava com este tratado e quem perdia?

2- Quais os produtos que eram comercializados pelos ingleses no Brasil do período?

3- Para melhorar as condições de vida dos nobres e da Corte portuguesa no Rio de Janeiro, o governo fez algumas mudanças: quais as principais mudanças?

4- Em 1815, o Brasil deixou de ser uma colônia. O que o Brasil se tornou nesta data?


TERCEIRA AULA

Atividade lúdica – acesse o link e responda o quiz





Professora Silvana

Percurso 18 – México, Argentina e Brasil: concentrações industriais 

PRIMEIRA AULA

Faça a leitura no livro didático – páginas 166 a 169.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Responda as questões:

1- Cite os ramos industriais que se destacam na cidade do México.

2- Como e quando as indústrias estadunidenses passaram a ser instalado no território mexicano?

3- Onde se localiza a maior concentração industrial da Argentina?

4- Observe o mapa 14 da página 167 e aponte os ramos industriais existentes na Argentina.

5- Sobre a concentração industrial no Brasil, responda:
a) Em que região se formou historicamente a maior concentração espacial da atividade industrial no Brasil?
b) Cite os estados que fazem parte da formação do polígono.
c) Quais os fatores locacionais influenciaram para que ocorresse essa concentração espacial industrial no Sudeste?





Professor Nivaldo

Livro didático pagina 82 e 83 respirar ar poluído



Responder atividades pagina 83.





Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE


CAPÍTULO 6

• ORALIDADE, MEMÓRIA E INVENÇÃO – PÁGINA 98 E 99- FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÃO 1 E QUESTÕES DE 1 A 4 DO “ PARA REFLETIR”.

• O TEATRO É POVOADO DE HISTÓRIAS- PÁGINAS 100 E 101- FAZER A LEITURA E RESPONDER À QUESTÃO 1.

• PÁGINAS 102,103 E 104 – FAZER ALEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 2 E 3.

• PÁGINA 106 – LEITURA





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL

Habilidades: Interpretar regras que constituem o esporte de invasão Handebol.


Regras básicas do Handebol


Inicio do Jogo - iniciado no centro da quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola. A outra equipe deve ficar em sua área a três metros da bola. Após o apito do árbitro os jogadores podem movimentar a bola em qualquer direção.

Tempo de Jogo - a duração de cada tempo é de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Área do gol - somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nesta área é punido com a posse de bola do outro time. Se alguém invadir a área do golo antes de ter lançado a bola, estará sujeito a uma punição, e se o gol for feito será anulado.

Goleiro - defende o gol de uma determinada equipe, sendo o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola.

Substituições - é ilimitado.

Não permito ao jogador - tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada por um adversário.

Sugestão de vídeo para um melhor entendimento.




ATIVIDADES:

1- Complete:

a) O adversário que entra na área do goleiro é punido com a ________________do outro time.

b) Não permito ao jogador tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for _________________________________.

c) O jogo de Handebol inicia no _____________quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola.





Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje concluiremos a ACTIVITY 4.

d) Now, back to the KWL chart on Activity 1 and fill the third column. (Agora volte ao Quadro do Conhecimento na Atividade 1 e preencha a Terceira Coluna).

(Atividade 1, Caderno do Aluno, Volume 2)

Nesta Atividade você escreverá o que aprendeu sobre “As Grandes Navegações.”

Agora iniciaremos a ACTIVITY 5.

Na ACTIVITY 5 você tem um texto com quatro lacunas para completar. Use as palavras do quadro abaixo para completar o texto.

Gold-valuable-silk-treasures

Você poderá usar o dicionário online, tradutor para auxiliá-lo na compreensão do texto.

 (Responda no Caderno do Aluno, Volume 2)


Boa atividade!