CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Responder a atividade 1 – Infográfico: o que é e para que serve – Questão 1 (a, b, c) das páginas 80 e 81 e questão 2 (a, b, c) da página 82.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler o infográfico e responder à questão 2 (a, b, c) da página 83 e à questão 3 (a, b, c), da página 84.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 04
Tópico – Valor numérico de uma expressão algébrica

Págs. 94, 95 e 96.
Exs. 5 e 10.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 04
Unid 3 – Monômios

Págs. 98 e 99.
Exs. 19 e 21.





Professora Silvana

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


América espanhola: população e etnias – página 108

Faça a leitura do tema e responda a questões abaixo.

1- Discorra sobre a organização, o território e a quantidades de habitantes na América.

2- Quais os principais grupos étnicos que pertenciam a população da América espanhola e os números de pessoas de cada etnia?

3- Apresente quem eram os criollos e chapetones:


TERCEIRA AULA

O império espanhol em crise – página 109

1- Cite os fatores internos que motivaram os movimentos de independência.

2- Com o objetivo de extrair mais riquezas da América, a monarquia espanhola realizou algumas ações que levaram os americanos ao descontentamento. Descreva quais foram essas ações.

3- Como vivia a maioria da população?





Professora Silvana

PERCURSO 16 – CANADÁ : ECONOMIA INTEGRADA AO NAFTA

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura no livro didático – páginas 146 a 151


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Após a leitura responda as questões.

1- O que é o nafta? Cite os países que fazem parte desse bloco econômico.

2- Oque são barreiras comerciais e propriedade intelectual?

3 - Qual o principal objetivo desse acordo?

4- De acordo com a tabela da página 146 qual o país mais populoso e o menos populoso?

5- No México, a desigualdade de renda e as menores oportunidades de emprego, causam o que?

6- Quem é o maior país do continente americano e o segundo maior do mundo, superado apenas pela Rússia?

7- Por que o Canadá é pouco povoado?

8- Quais são os principais grupos etnoculturais da população canadense?

9- Quais os dois idiomas reconhecidos oficialmente pelo Canadá?

10- O território canadense foi colonizado por quem?

11- Onde se localiza a principal concentração industrial do Canadá?

12- Qual o setor canadense considerado um dos mais importantes do mundo?

13- O que a agricultura canadense apresenta, que permite obter grande produtividade?

14- Analise a figura 36 da página 151 e responda como apresenta o uso da terra na costa oeste do Canadá.





Professor Nivaldo

SP faz escola situação de aprendizagem 3: transformações ocorridas na fase de puberdade, páginas 73 e 74, atividade 1 e 2






Professora Andreia

Observe a obra “Noite Estrelada” de Vicent Van Gogh com atenção:


Após observar com atenção a obra “Noite Estrelada”, copie as questões abaixo em seu caderno e responda:

1- Quais cores estão presentes na imagem? 

2- O que você consegue ver na imagem? 

3- Por que você acha que o autor fez essa pintura? 

4- O que você sente ao observar a imagem? Por quê? 

5- Se você fosse o dono dessa obra, que nome você colocaria para essa pintura? Por quê?





Professora Ana Lúcia

Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso para as situações relacionadas ao FUTSAL:


( ) Na saída de bola no começo do jogo do futsal (tiro de saída) ou após a marcação de um gol, a bola poderá ser passada para trás.

) O lateral deverá ser cobrado com as mãos.

) O lateral deverá ser cobrado com os pés.

( ) Após a cobrança de um lateral, a bola entra direto no gol sem tocar em nenhum jogador. Este gol será válido.

) O goleiro poderá cobrar um Arremesso de meta com as mãos ou com os pés.

) Um jogador de linha também poderá cobrar um arremesso de meta.

( ) O goleiro cobra um arremesso de meta (com as mãos) e a bola sem que tenha sido tocada por qualquer jogador entra direto no gol adversário. O gol será considerado válido.

( ) O tempo máximo para a cobrança de um lateral ou escanteio será de 4 segundos. Depois disso, será marcada reversão com posse de bola para a equipe adversária.

( ) Após um recuo da bola com os pés por parte de um companheiro de time, o goleiro poderá receber a bola com as mãos.

( ) O goleiro bate um arremesso de meta para um companheiro que recebe a bola e devolve para o goleiro. Este não poderá pegar a bola com as mãos, mas, poderá recebê-la com os pés.

( ) O jogo de futsal categoria principal ou adulto terá a duração de dois tempos de 20 minutos cada.

( ) Um jogador foi expulso do jogo (recebeu o cartão vermelho). Após 2 minutos o seu time poderá colocar outro jogador para substituir o que foi expulso.

( ) Após um jogador ter sido expulso, seu time acabou de sofrer um gol. Neste momento poderá colocar outro jogador para substituir aquele que foi expulso.

( ) Cada time de futsal deverá ter 5 jogadores para começar a partida. Mas, se um chegar atrasado, poderá começar com 4 jogadores.

( ) O goleiro não poderá atuar como se fosse um jogador de linha quando estiver fora da área penal.

( ) Caso o goleiro faça uma defesa com as mãos fora da área penal, será marcada penalidade máxima, também conhecido como pênalti.

) Antigamente o futsal era conhecido como futebol de salão.

( ) O futsal é jogado numa quadra retangular com a trave de mede 3 metros de largura por dois de altura.

( ) O futsal é jogado em uma quadra quadrada em que as traves medem 3 metros de largura por 2 de altura.

) Messi é considerado o maior jogador de futsal do mundo.

) Falcão é conhecido como o maior jogador de futebol do mundo.

( ) Pelé e Falcão são conhecidos como os maiores jogadores de futebol e futsal do mundo, respectivamente.

( ) Os principais fundamentos do futsal são domínio ou recepção de bola, controle de bola, condução de bola, passe, o drible, a finta, o chute e o cabeceio.

( ) Após a 5ª falta cometida pela equipe, o adversário terá direito ao tiro livre dos 10 metros a cada falta recebida.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, podendo jogar normalmente o próximo jogo.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, e, ficará suspenso da próxima partida da sua equipe.







Professor Fernando


Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje iniciaremos a ACTIVITY 3.

a) Read the text below. Don’t forget to circle the words you don’t know. (Leia o texto abaixo. Não esqueça de circular as palavras que você não sabe.)

Did you know there is a national holiday called “Columbus Day”? Many countries of the American continent officially celebrate the anniversary of Christopher Columbu’s arrival in the Americas on October 12, 1492.

b) Using a dictionary, or the internet, find the meaning of the words you circled. (Usando um dicionário ou a internet, encontre o significado das palavras que você circulou.)
     
c) Sobre o que se trata o texto?

(Registre as respostas em seu caderno)


Boa atividade!