CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 27/04 A 30/04




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:

EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de Abril de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 8º ano
Disciplina: Língua Portuguesa                   Professora: Fabiane

Primeira Aula
1) Resposta.
2) Resposta.

PRIMEIRA AULA


Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação

O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto

Nossos Bichos

Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) divulgou nova regra para o transporte de animais silvestres entre estados no Brasil.

Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto ao Ibama.
A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Maria Isabel Soares, destaca que o Ibama considera animais silvestres de estimação aqueles comprados de criadores legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.
Os mais comuns a serem criados são papagaios, araras, jabutis. Maria Isabel alerta que antes de ter um animal silvestre em sua tutoria é preciso conhecer as necessidades deles que são diferentes de cães e gatos, inclusive custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da fraude e do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.
A punição será prisão de seis meses a 1 ano e multa de 500 a 5 mil reais.


Criado em 28/05/2018 - 14:55 - Episódio Proteção e a Lei


Responda às questões de acordo com o texto:

1.       Qual é a finalidade do texto acima?
a)       caracterizar os animais silvestres e destacar as suas necessidades.
b)      divulgar um trabalho desenvolvido pelo IBAMA.
c)       expor uma opinião sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.
d)      informar sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres no Brasil.


2.       No segmento “AGORA, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização [...]”, o termo destacado indica:
a)       uma mudança na regra sobre o transporte de animais silvestres.
b)      uma crítica sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres.
c)       uma comparação entre a lei anterior e a atual sobre o transporte de animais silvestres.
d)      uma conclusão a que se chegou sobre a nova regra divulgada pelo IBAMA.


3.       Explique com suas palavras o que são “animais silvestres de estimação”.


4.       “[...] é preciso conhecer as necessidades DELES [...]”. Segundo a coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, é preciso conhecer as necessidades:
a)       dos papagaios.
b)      das araras e dos jabutis.
c)       dos animais silvestres.
d)      dos cães e gatos.


5.       Quais os fatos que motivaram a mudança na lei sobre o transporte de animais silvestres no Brasil?


6.       No segmento “O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) [...]”, a informação entre parênteses:
a)       comenta a sigla Ibama.
b)      explica a sigla Ibama.
c)       caracteriza a sigla Ibama.
d)      complementa a sigla Ibama.


7.       Pode-se concluir que o texto acima é do gênero notícia. Desse modo, associe as colunas relacionando conforme cada parte da notícia (leia as dicas abaixo dessa questão, antes de responder):
a)       título auxiliar
b)      manchete
c)       lide
d)      corpo da notícia

(     ) “Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação”.
(     ) “O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto”.
(     ) 1º parágrafo da notícia.
(     ) Do 2º ao último parágrafo da notícia.


DICAS:

As notícias, geralmente, apresentam a seguinte estrutura:

Manchete ou título principal: Geralmente é grafado de forma bastante evidente (negrito, caixa alta) e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Título auxiliar: Título um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado.

Lide (lead): Corresponde ao primeiro parágrafo da notícia e nele são expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões:
Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?

Corpo da Notícia: Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada das informações necessárias para entendimento do fato noticiado.



SEGUNDA AULA

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre a estrutura de uma notícia:


8.       Agora é a sua vez de escrever uma notícia! Escreva uma pequena notícia (10 à 15 linhas) anunciando a descoberta da cura da COVID-19 (novo coronavírus).
  • Relembre os elementos constituintes desse gênero e siga as dicas do vídeo.
  • Escreva o seu texto no caderno de produção de textos ou no caderno de Língua Portuguesa.




TERCEIRA E QUARTA AULA

Assista ao vídeo sobre reportagem para responder à questão:


1.       De acordo com o vídeo acima, quais as diferenças existentes entre notícia e reportagem?



Leia a reportagem a seguir e depois responda às questões:

Terça-feira, 20 de novembro de 2018



Casal que encontrou e devolveu R$ 20 mil, em São Paulo, visita parentes em Andirá e sonha acordado com o recomeço: emprego, casa, comida e estudos

Andirá – O que você faria se encontrasse R$ 20 mil na rua? Essa pergunta correu todo o Brasil após a notícia de que um casal de moradores de rua em São Paulo havia devolvido todo o dinheiro encontrado em um saco de lixo. A quantia havia sido furtada de um restaurante japonês.

Com a atitude, Sandra Regina Domingues, de 32 anos, e Rejaniel de Jesus Silva, 36, deixaram de ser anônimos catadores de lixo e se tornaram famosos em todo o país. Um acontecimento que eles jamais poderiam imaginar. ''A honestidade virou notícia. O que era pra ser um minuto de fama, acabou virando mais de 10 dias'', conta Rejaniel, sorridente, ao receber a equipe da FOLHA na casa dos sogros em Andirá (Norte), onde se hospedou por alguns dias. Eles retornaram na semana passada a São Paulo e estão ansiosos com o recomeço de vida. 

''As pessoas que têm dúvida se eu deveria ou não ter devolvido o dinheiro, na verdade, são burros, pois o dinheiro que vem muito fácil vai fácil. É claro que minha vida seria diferente se eu tivesse R$ 20 mil. Compraria um barraco, um celular e roupas novas, mas e depois? Por eu ter devolvido, eu ganhei muito mais. Consegui um emprego e vou ter salário, podendo voltar a ter uma vida decente'', comemora. 

O empresário que teve o dinheiro de volta garantiu emprego para os dois em seu restaurante e comprou passagens para que eles pudessem visitar a família de Sandra, em Andirá. Rejaniel também pôde reencontrar os pais e irmãos em São Luís (MA). 

Uma senhora que acompanhou a história do casal na mídia ofereceu uma casa para eles tomarem conta. Desde então, os planos que antes não existiam para Rejaniel e Sandra começaram a ganhar forma. ''Com o salário, quero ajudar minha sogra a arrumar a casinha dela e pretendo voltar a estudar. Quero pelo menos terminar o Ensino Fundamental, fazer um curso de informática e aprender inglês'', salienta. 

É claro que uma notícia dessa também gerou certa ''polêmica'' pelo fato de Rejaniel não ter ficado com o dinheiro. Para todas essas pessoas, ele faz questão de reforçar a maior lição que tirou das ruas e da educação dada pela mãe. ''A honestidade pode nos levar a lugares inesperados e oferecer algo melhor em troca. Em nenhum momento eu pensei em ficar com o dinheiro, nem mesmo quando eu peguei toda aquela quantia nas mãos'', ressalta ele, que já fez sua primeira aquisição com o dinheiro que o empresário lhe arrumou para viajar. ''Comprei uma vara de pescar. É meu passatempo preferido'', diz, com ar de quem não enriqueceu de um dia para o outro, mas de quem está voltando a reconhecer o que é felicidade.

[...] 

Micaela Orikasa. Honestidade muda vida de moradores de rua. Folha de Londrina.


Responda de acordo com o texto:

2.       O texto “Honestidade muda a vida de moradores de rua” é uma reportagem, um texto jornalístico. Com que objetivo as reportagens costumam ser escritas?


3.       Onde essa reportagem foi publicada? Como você verificou essa informação?


4.       Em que outros meios de comunicação as reportagens podem ser encontradas?


5.       De que fato trata a reportagem?


6.       Que pessoas se envolveram nesse fato?


7.       Em sua opinião, por que esse fato mereceu ser levado ao conhecimento do público?


8.       Releia a frase que aparece entre o título e o primeiro parágrafo do texto.
“Casal que encontrou e devolveu R$ 20 mil, em São Paulo, visita parentes em Andirá e sonha acordado com o recomeço: emprego, casa, comida e estudos” Essa informação recebe o nome de olho. O olho tem função de:
a)       Resumir o assunto da reportagem.
b)      Concluir as ideias apresentadas na reportagem.


9.       Você acredita que a atitude do casal foi correta? Por quê?


10.   O que aconteceu com eles depois que devolveram o dinheiro?


11.   O que Rejaniel quis dizer com a frase: “A honestidade pode nos levar a lugares inesperados e oferecer algo melhor em troca”? Você concorda com esse ponto de vista?


12.   Como podemos saber se Sandra e Rejaniel são pessoas reais e não personagens?


13.   Releia uma fala de Rejaniel:
''Com o salário, quero ajudar minha sogra a arrumar a casinha dela e pretendo voltar a estudar. Quero pelo menos terminar o Ensino Fundamental, fazer um curso de informática e aprender inglês''. Na sua opinião, o que esse modo de pensar de Rejaniel revela sobre ele?


14.   Busque as informações no texto e relacione as colunas.
a)       Andirá.        
b)      São Luís.
c)       Equipe da Folha.

(   ) Profissionais do jornal Folha de Londrina.
(   ) Cidade localizada no estado do Paraná.
(   ) Capital do estado do Maranhão.





MATEMÁTICA
Professor Paulo

PRIMEIRA AULA

Realize a leitura do tópico para saber mais das págs. 252 e 253, pesquise sobre as aplicações do número pi, por que o número pi é representado pela letra grega 𝛑, a história do número pi e exercícios que utilizam o número pi.




SEGUNDA AULA

Realize a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 203 e 204, realize os exercícios (a até j) do tópico agora quem trabalha é você!




TERCEIRA AULA

Realize a leitura do tópico trabalhando a informação da pág. 217 e responda as questões 1 e 2 do tópico agora quem trabalha é você!




QUARTA AULA

Realize a leitura do tópico trabalhando a informação das págs. 244 e 245 e responda os exercícios 1, 2, 3 e 4 do tópico agora quem trabalha é você!









HISTÓRIA
Professora Silvana

PRIMEIRA AULA

Fazer a leitura do texto abaixo:

A HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Origem de Roma: explicação mitológica - Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma, esta cidade foi fundada em 753 a.C., em homenagem a Rômulo. Na disputa pelo poder, Rômulo venceu Remo, pois o matou e se tornou o primeiro rei de Roma.

Origens de Roma: explicação histórica e Monarquia Romana (753 a.C. a 509 a.C.) - De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Na região, se desenvolveu uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. Por volta de 600 a.C., os etruscos se estabeleceram em Roma  e conquistaram a cidade. Dos etruscos os romanos assimilaram conhecimentos de engenharia, o uso do arco e da abóbada (cobertura encurvada em construção) e a crença de que era possível conhecer a vontade dos deuses por meio da adivinhação. A sociedade era dividida em quatro grupos sociais: os Patrícios (grandes proprietários de terras, descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, únicos a possuir diretos políticos e ocupavam cargos públicos importantes); os plebeus, maioria da população (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários), não tinham o direito de participar do governo da cidade e podiam ser escravizados por dívidas; os Clientes eram servidores ou protegidos de uma família dos patrícios; Escravos, em sua maioria prisioneiros de guerra, eram vendidos como mercadoria e não possuíam direitos sociais.



Na Roma Antiga, o cargo de rei não passava de pai para filho; quando um rei morria, o Senado escolhia quem iria sucedê-lo, portanto o rei tinha seu poder limitado. Os patrícios, que controlavam o Senado romano, não se conformavam com o domínio etrusco de Roma. Em 509 a.C., os patrícios derrubaram o rei etrusco Tarquínio, o Soberbo e fundaram a República.

República Romana (509 a.C. a 27 a.C.) - Durante o período republicano, o senado Romano ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules (era o cargo mais alto da República, este comandava o exército, administrava a cidade e presidia o Senado), o Pretor era o responsável pela justiça, o Questor arrecada impostos, o Edil cuidava do policiamento, abastecimento e conservação das ruas e pela organização dos espetáculos públicos e o censor fazia a contagem da população, também havia o tribuno da plebe.  A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida.  Em 367 a.C., foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado (dois cônsules eram eleitos: um patrício e um plebeu). Esta lei também acabou com a escravidão por dívidas (válida somente para cidadãos romanos).



O senado era formado por 300 membros vitalícios (para toda a vida), todos eram patrícios. Suas principais funções eram controlar o tesouro público e propor a guerra ou a paz. Na República Romana, somente os patrícios podiam ocupar altos cargos no governo, isto é, os cargos de magistrados do Senado. A República era governada pelos magistrados, auxiliados pelo Senado e pelas Assembleias. Assembleias eram três: Assembleia das tribos – reuniões dos cidadãos conforme o local de residência; elegia os questores e edis; Assembleia centuriata – reunião dos cidadãos em centúrias (unidades do Exército) segundo o grau de riqueza; votava as declarações de guerra, os acordos de paz e elegia os cônsules. Assembleia da plebe – composta apenas de plebeus, votava assunto de interesse da plebe. Mulheres e escravos eram excluídos da política e, não participavam de nenhuma dessas assembleias.

As lutas sociais – Os plebeus eram maioria em Roma, pagavam impostos e serviam o exército, mas não podiam exercer nenhum cargo importante no governo romano. O casamento entre plebeus e patrícios era proibido; os plebeus eram forçados a ir para a guerra, deixavam suas pequenas propriedades e, com isso, se endividavam; quando não conseguiam pagar suas dívidas, perdiam a terra e eram escravizados. Mas os plebeus, dispostos a lutar por igualdade de direitos, promoveram várias revoltas. A tática que usavam era se retirar de Roma e ameaçar não mais participar do exército romano; como era a maioria dos trabalhadores e dos soldados, os patrícios tinham que ceder. Assim, aos poucos, os plebeus foram conquistando mais direitos, até conquistar:

*Tribuno da Plebe (494 a.C.) –  direito de eleger um tribuno da plebe que podia anular leis contrárias a eles;
*Lei das Doze Tábuas (450 a.C.) – 1ª leis escritas da história de Roma, assim os patrícios tinham que cumprir;
*Leis Licínias-Séxtias (397 a.C.) – uma delas determinava que um dos cônsul tinha de ser plebeu a outra cancelava parte da divida que os plebeus tinham com os patrícios.

Expansão Romana - Após dominar toda a península itálica, os romanos passaram a disputar a liderança com outra potência daquela época: Cartago (colônia fenícia do norte da África que muito forte com o comércio marítimo). Com um exército bem preparado e muitos recursos, disputaram pelo controle do comércio no Mediterrâneo ocidental, dando origem a três guerras entre Roma e Cartago, as Guerras Púnicas, assim chamadas porque os romanos denominavam os fenícios de púnicos. Foram guerras que se desenrolaram entre 264 e 146 a.C. e os romanos venceram os cartagineses, liderados pelo general Aníbal. Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum (Nosso Mar). Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.

Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças: 
* ocorreu o enriquecimento do Estado Romano; * fortalecimento de um novo grupo social, o dos cavaleiros; *aumento do escravismo e a concentração das terras conquistadas nas mãos de poucos.

Espártaco: a resistência à escravidão – Durante a expansão romana pelo Mediterrâneo, ocorreram várias revoltas de escravos nos domínios romanos; a maior delas foi em Cápua, no sul da Península Itálica, e foi liderada por Espártaco. Este foi captura do no norte da Grécia e se transformou em um gladiador (escravo ou prisioneiro que lutava contra homens ou feras nos anfiteatros romanos). Espártaco liderou a maior rebelião do mundo antigo. Com 10 mil combatentes venceram diversas vezes os romanos, mas em 71 a.C., foi vencido pelo exército romano. Espártaco e 6 mil seguidores foram presos, crucificados e expostos ao longo da via Ápia (ligava Roma a Cápua). Espártaco lutava pela liberdade e não contra Roma.

A luta pela terra – As terras de Roma concentravam na mãos de poucos e o numero de pobres nas cidades e campos aumentava muito. Diante disto, em 313 a.C., o tribuno da plebe, Tibério Graco, propôs a reforma agrária (medidas para tornar a posse e o uso da terra acessível ao maior número de pessoas ou famílias). Houve apoio total pelos camponeses, mas os ricos não aceitaram, o tumulto foi grande e Tibério foi assassinado. Em 123 a.C., Caio Graco foi eleito tribuno da plebe e deu continuidade a reforma iniciada por seu irmão Tibério. Mas, Caio também acabou vendo que seria morto em uma cilada, pediu que um escravo o matasse.

Júlio César contra o Senado - Aproveitando-se de sua popularidade, Júlio César, juntou-se aos generais Pompeu e Crasso e formou com eles o Primeiro Triunvirato. Um acordo entre três generais pelo qual um se comprometia a ajudar o outro para controlar o poder em Roma. Com a morte de Crasso, Pompeu e César disputam o poder, César vence, toma o poder de Roma e promove reformas que o tornam mais popular, como a doação de terras a milhares de ex-soldados e plebeus empobrecidos. Os senadores acusaram césar de trair a República Romana e desejar a volta da Monarquia e, com base nisso, o assassinaram em 44 a. C.

Otávio e o Império – Com a morte de Júlio César formou-se o Segundo Triunvirato com os generais Otávio, Marco Antônio e Lépido. A disputa pelo poder opôs as tropas de Otávio às de Marco Antônio e Cleópatra, rainha do Egito. A vitória coube a Otávio que recebeu o título de Príncipe e o de Augusto (venerado) e o de Imperador (comandante supremo do exército), fato que aconteceu em 27 a.C., com isso teve início o Império.

O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Responder em seu caderno as questões abaixo:

1. Para explicar sobrea origem de Roma Antiga existe duas versões. Cite quais são e as explique.


2. Com as conquistas romanas ocorreram mudanças significativas em Roma. Quais foram elas?


3. Complete:
a) Quem foi derrubado em 509 a.C., pelos patrícios (________________________).
b) Quem elegia os questores e edis ( ___________________________).
c) Irmãos que lutaram pela Reforma Agrária (____________________ e ____________________________).


4. Faça a correção destas frases:
a) Na monarquia romana o cargo do rei era hereditário.
b) Os Cônsules eram eleitos pela Assembleia das tribos.


5.  Relacione:
1. Júlio César  
2. Otávio Augusto  
3. Cleópatra  
4. Espártaco  
5. Mar Mediterrâneo  
6. Cartago 
7. Rômulo 
8. Tarquínio, o Soberbo 

(  ) Primeiro rei de Roma
(  ) Colônia fenícia vencida pelos romanos   
(  ) Triunfou no Primeiro Triunvirato 
(  ) Rainha do Egito 
(  ) Mare Nostrum    
(  ) Rei Etrusco   
(  ) Primeiro Imperador Romano  
(  ) Líder de grande rebelião



6.      Após a morte de César, formou-se o ___________, composto pelos generais Marco Antônio, Otávio de Lépido, todos seguidores de César.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
a.( ) Monarquia
b.( ) Império.
c.( ) Segundo Triunvirato
d.( ) Terceiro triunvirato


7. Correlacione:
1- Cuidavam do tesouro e da parte econômica da cidade.
2- Eram responsáveis pela administração dos exércitos
3- Eram responsáveis pela Justiça.
4- Tomavam conta dos serviços públicos.
5- Faziam a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da prestação dos serviços públicos.

(      ) Édis
(      ) Censores
(      ) Pretores
(      ) Questores
(      ) Cônsules


8. Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios
( B ) Plebeus
( C ) Clientes
( D ) Escravos

(  ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou
capatazes,  etc. Eram considerados como objetos.
( ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em
troca de ajuda econômica e proteção social.
(  ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
(  ) Eram os comerciantes, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.


BOA AULA!





GEOGRAFIA
Professora Silvana

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Atividade 6 - O que aconteceria se o lixo de nossas casas não fosse retirado? (página 120 até 122).





1- Fazer a leitura:

  1. Da Trilha de conhecimentos
  2. Do texto: A coleta domiciliar e coletiva de resíduos sólidos no Brasil e na cidade de São Paulo

2- Realizar os exercícios das páginas 121 e 122




TERCEIRA AULA

Atividade 7 - Afinal, para onde vai o lixo? (página 123 e 124).



1- Fazer a leitura.
2- Realizar os exercícios.





CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

PRIMEIRA AULA

SISTEMA DIGESTÓRIO

Os órgãos que compõem o sistema digestório são boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Clique e aprenda mais!

O corpo humano possui diferentes órgãos internos, cada um com uma função. Isso permite com que nosso organismo funcione corretamente.

O sistema digestório é composto por vários desses órgãos. Ele é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.

A esse processo, damos o nome de digestão. Graças a ela, temos energia para brincarmos, estudarmos, enfim, para fazermos as nossas atividades diárias.

Os órgãos que compõem o sistema digestório são:  boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.




O estômago é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Ele se junta ao suco gástrico, que é uma substância encontrada ali, e que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo.

À medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando. Normalmente, ele consegue acomodar até dois litros de alimentos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo, sendo levados pelo sangue para as células.
Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.

O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.



Aquilo que comemos passará pelo processo de digestão.





SEGUNDA AULA

Assistir vídeo sistema digestório:





TERCEIRA AULA

Questões

1) Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
A) (      ) tudo digestório e fígado.
B) (      ) tubo digestório e estruturas isoladas.
C) (      ) tubo digestório e glândulas anexas.
D) (      ) tubo digestório e intestino grosso.


2) As etapas da atuação do sistema digestório sobre o alimento ingerido, na ordem em que acontecem, são:
A) ingestão - digestão - absorção - indigestão.
B) absorção - digestão - indigestão - eliminação.
C) ingestão - digestão - absorção - eliminação.
D) absorção - indigestão - digestão - eliminação.





ARTES
Professora Andreia

INTERPRETANDO A OBRA DE ARTE:

OBSERVE A OBRA “O GRITO” DE EDUARDO MUNCH E RESPONDA AS QUESTOES A SEGUIR:




APÓS RESPONDER E FAZER A REPRODUÇAO DA OBRA EM SEU CADERNO, COLOQUE SEU NOME E SERIE E ME ENVIE A FOTO. NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE. FAÇA SEMPRE O SEU MELHOR!!!



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Não esqueça de enviar fotos das atividades realizadas e nos envie para colocarmos na página da escola.



Hoje iremos ver as modalidades de salto em distância e salto em altura:

O Salto em distância é uma das provas mais naturais do atletismo, e envolve as seguintes fases:  corrida de aproximação, impulsão, fase aérea e queda. Existem três técnicas de salto: salto na passada, salto em extensão e salto em tesoura.


O Salto em Altura é um salto vertical em que o atleta deve impulsionar-se em um só pé para ultrapassar uma barra (sarrafo ou fasquia) sem que este caia. No início o estilo usado para saltar era apenas a tesoura simples, em que o atleta passava sentado sobre a barra, até que no final do século 19, em 1893, o irlandês Michael Sweeney criou uma ligeira variante, o rolo para o interior, o que foi considerado então um grande avanço.



Agora que vimos alguns fatos sobre as modalidades de salto em distância e salto em altura, vamos copiar e responder às seguintes questões em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina, vou vistar. Boa sorte!

ATIVIDADES

1-) Na história do atletismo nacional e internacional, o Brasil possui atletas que se destacaram nas provas de salto?

2-) Em quais situações do cotidiano costumamos saltar?





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.


Na semana passado você assistiu ao  vídeo “Action Verbs”:



Caso queira, assista-o novamente, pois ele é muito interessante!

Com este vídeo você  aprendeu alguns verbos.

Hoje vamos aprofundar o estudo destes verbos!

Vamos lá!


Atividade  I

Complete as frases abaixo com os verbos corretos do quadro.

drink       flying       kicking      brushing    crying


1. The baby is __________________.
2. My friends are ________________ the ball in the court.
3. The bird is ________________.
4. I like to ______________ lemonade and orange juice.
5. I am _______________ my teeth.


Atividade II

Agora você contará com as frases acima em Português. Ao lê-las, númere-as de acordo com os números acima.

(  ) Estou escovando os meus dentes.
(  ) Meus amigos estão chutando a bola na quadra.
(  ) O pássaro está voando.
(  ) O bebê está chorando.
(  ) Eu gosto de beber limonada e suco de laranja.



Do  your best!
Faça o melhor!