Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o poema NO MEIO DO CAMINHO, da página 157. Responder às questões 1, 2, 3, 4 do quadro Primeiras Impressões e às questões 1, 2 e 3 do quadro Texto em Construção, da página 158. Antes de começar a responder, copie as explicações a seguir em seu caderno.
➪ Verso – é cada uma das linhas do poema;
➪ Estrofe – conjunto de versos;
➪ Eu lírico – é a voz que se expressa, que fala em cada um dos poemas;
➪ Sentido literal – significado original das palavra, aquele que ela apresenta no dicionário;
➪ Sílaba tônica – é aquela que é pronunciada com maior força e intensidade. Exemplos: a – MI- za-de; es-CO-la; MÚ-si-ca.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o poema QUADRILHA e responder às questões 1, 2 e 3 do quadro Primeiras Impressões, da página 159. Ler o poema da página 160 e responder às questões 1 (a, b, c, d) e 3 (a, b, c, d) das páginas 161 e 162. ATENÇÃO: Para responder a letra D, da página 161, leia o trecho da reportagem abaixo:
Acidente em Mariana (MG) e seus impactos ambientais
Em 05 novembro de 2015, ocorreu o pior acidente da mineração brasileira no município de Mariana, em Minas Gerais. A tragédia ocorreu após o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco, que é controlada pela Vale e pela BHP Billiton.
O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avança pelo Rio Doce. Várias pessoas estão desabrigadas, com pouca água disponível, sem contar aqueles que perderam a vida na tragédia. Além disso, há os impactos ambientais, que são incalculáveis e, provavelmente, irreversíveis.
[...]
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm, acesso em 17/09/2020.
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 4
Unid 4 – Operações com monômios
Págs. 101 e 102.
Ex. 27 e 31.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 4
Tópico – Multiplicação e divisão de monômios
Págs. 103 e 104.
Ex. 33 e 34.
Professora Silvana
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Guerras de independência na América – páginas 110 a 112
Faça a leitura no livro didático sobre o tema nas páginas indicadas e responda as questões.
1- O que aconteceu em 1807 que ocasionou a deposição e detenção do rei da Espanha?
2- O que a novidade política resultou nas colônias espanholas?
3- Quem liderou e como foi constituída a Guerra de Independência da América espanhola?
4- Em seu caderno, copie e complete o quadro a seguir com informações sobre a atuação de Simón Bolívar e San Martín no processo de independência das colônias espanholas na América.
TERCEIRA AULA
A independência do México – página 113
Lei o texto e responda.
1- Cite o ano e o líder dos camponeses do México, e quais eram suas exigências.
2- Discorra sobre as ações do padre Hidalgo?
3- Quais os grupos eram contra essas ações? Por quê? O que fizeram com o padre Hidalgo?
4- No final do século XVIII vigoraram na América espanhola vários projetos de independência. Sobre esses projetos cite qual o projeto de país que venceu no México e quais as consequências.
Professora Silvana
Percurso 17 - México, Argentina e Brasil: industrialização tardia e população
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura no livro didático – páginas 158 a 163.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
Responda as questões:
1- Quais os países latino-americanos considerados emergentes?
2- Observe o mapa 1 da página 158 e responda:
a) Das economias representadas no mapa, quais ocupam a primeira e a segunda posição quanto ao PIB?
b) Quais são seus valores?
3- Leia o livro didático na página 159 e explique o motivo para a industrialização na América Latina ser considerada tardia ou retardatária, exemplificando o processo ocorrido na região.
4- O México, Argentina e Brasil estão entre os países mais populosos da América. Observe a tabela da página 161 e responda.
a) Qual o país mais populoso?
b) Qual a classificação do México, Brasil e Argentina?
5- Quais são as 5 regiões naturais do território Argentino?
6- Preencha a tabela de acordo com o livro didático – páginas 161 a 163.
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 74 a 77 Leitura.
Responder no caderno “de olho no tema” pagina 77.
Professora Andreia
LIVRO- SE LIGA NA ARTE
TRADIÇÃO E APRENDIZADO – PÁGINA 80 E 81
OBSERVE A IMAGEM DA PÁG. 80 E FAÇA A LEITURA DA PÁG 81 E RESPONDA A QUESTÃO 1 E AS QUESTÕES 1,2 E DO “ PARA REFLETIR”.
TRADIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO- PÁGINAS 82 E 83 – FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2.
MEMÓRIAS DA TRADIÇÃO – PÁGINAS 84 E 85 – FAZER A LEITURA, OBSERVAR A IMAGEM E RESPONDER À QUESTÃO 3
PÁG 86 – LEITURA E QUESTÃO 4
PÁG. 87 LEITURA E QUESTÃO 5
PÁGINAS 88,89 E 90 – SOMENTE LEITURA.
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL
Habilidades: Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, no esporte de invasão Handebol.
Arremesso no Handebol
É a finalização da ação ofensiva. É um fundamento realizado sempre em direção ao gol, que necessita de muita precisão e força. A mecânica do arremesso se assemelha ao do passe de ombro – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente.
Os arremessos podem ser executados nas seguintes situações: parado (normalmente em tiro de 7 metros); em movimento (aumenta a força do arremesso); em suspensão (no salto), e em queda.
ATIVIDADES:
Treinando arremessos no Handebol:
1- Assistir ao vídeo:
2- Realizar os arremessos do vídeo ou da imagem e enviar a foto para a professora.
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje iniciaremos a ACTIVITY 4.
a) Read the text. (Leia o texto.)
(O texto está no Caderno do Aluno, Volume 2)
Agora registre as palavras sublinhadas no texto em seu caderno e em seguida anote o significado das mesmas.
(Você poderá fazer a pesquisa na internet)
Faça a lista das palavras cognatas do texto.
Palavra cognata (que parece com o Português).
(Registre em seu caderno de classe)
Boa atividade!