CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 30/06 A 03/07




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

FERIADO DE SÃO PEDRO

TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler os textos 4 e 5 das páginas 12 e 13 e responder às questões 1, 2 e 3 da página 13.  Para responder à questão 3, ler o quadro sobre os vários tipos de argumentos da página 14. Nessa questão, você terá que reler o texto 5 e preencher a tabela da página 14, com os tipos de argumento utilizados no texto.




MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Págs. 253, 254 e 255. Realizar a leitura do sub tópico – Elementos de um polígono regular.

Resolver os exercícios propostos nº 5, 6 e 9.


SEGUNDA AULA

Págs. 255, 256 e 257. Realizar a leitura do tópico 2 – Cálculo intuitivo da área do círculo.

Resolver os exercícios propostos nº 12, 14 e 15.


TERCEIRA AULA

Págs. 258 e 259. Realizar a leitura do tópico 3 – Relação entre volume e capacidade.

Resolver o exercício proposto nº 17.


QUARTA AULA

Págs. 259, 260, 261 e 264. Realizar a leitura do sub tópico – Volume e capacidade, uma diferença sutil?

Resolver os exercícios propostos nº 20, 21, 22, 26 e 28.




HISTÓRIA
Professora Silvana

Capítulo 5: Rebeliões na América Portuguesa


PRIMEIRA AULA

Assista ao vídeo sobre as Rebeliões Nativistas.



SEGUNDA AULA

Copie e responda as questões abaixo (para responder além do vídeo consulte o livro didático - páginas 69 a 71)

1- Entre 1500 e 1822, no território chamado de América portuguesa, ocorreu uma série de rebeliões. Sobre a Revolta de Beckman, por que esse movimento recebeu esse nome? O que levou os colonos a planejar essa revolta?

2- Como surgiu o nome “minas gerais”?

3- Qual foi o maior conflito nos primeiros anos de mineração? Que apelido os portugueses recebeu? 

4- Segundo o texto qual a definição de emboaba?

5- Quem venceu o conflito?

6- Qual decisão do governo para controlar sua colônia?


TERCEIRA AULA 


Páginas 71 e 72 – Leia o texto e responda.

1- Qual a definição de mascates?

2- Qual o motivo da rivalidade entre os mascates e os senhores de engenho de Olinda?

3- Como foi o início da Guerra dos Mascates? 


ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.

Bons estudos!



GEOGRAFIA
Professora Silvana

Percurso 7: Fluxos migratórios na América Latina


PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 66 a 72 do livro didático sobre os Fluxos migratórios na América Latina.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA


Copiar e responder as perguntas abaixo:

1- Qual a regionalização do continente americano? Cite as línguas faladas nesses continentes.

2- Como foi definida a expressão anglo- saxônica?

3- Qual o principal motivo da América Latina, ser, atualmente, uma região de emigração?

4- Faça a distinção entre migrações intrarregionais e extrarregionais.

5- Cite as causas que favorecem o maior fluxo de migrantes americanos se dirigirem a países da própria região.

6- Qual a definição de xenofobia?

7- Aponte 4 causas responsáveis por migrações forçadas na América Latina.

8- Segundo o texto o que é política migratória?

9- Aponte qual foi o avanço que o Brasil realizou com a Nova Lei de Migração.


ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.

Bons estudos!



CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Pagina 36 leitura e pagina 37 responder e copiar “começando a unidade”.


TERCEIRA AULA

Pagina 38 leitura.



ARTES
Professora Andreia

POR CONTA DO FERIADO DE SÃO PEDRO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Faça a leitura e interpretação do conteúdo abaixo:




















INGLÊS
Professor Fernando

POR CONTA DO FERIADO DE SÃO PEDRO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.