Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
Professor Paulo
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
Ao observar nossos temas estudados durante o ano, reflita e responda:
a) Como os seres humanos e os países se relacionaram na busca por seus desejos?
b) Entre as tecnologias que surgiram, todas foram utilizadas para o desenvolvimento e crescimento da humanidade? Justifique.
SEGUNDA AULA
O Brasil do século XX passou por mudanças na economia e na política, além de questões sociais. Sobre o Brasil, responda:
a) O poder político esteve sempre nas mãos de quais grupos e pessoas?
b) Todos os habitantes do Brasil tiveram sempre seus direitos garantidos? Justifique.
c) Quais os grupos que quase nunca puderam participar da vida política e tiveram seu direitos garantidos?
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA SEMANA IREMOS TRABALHAR UMA ATIVIDADE SOBRE A GUERRA DA SÍRIA
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura do texto abaixo que fala sobre a Guerra da Síria.
Após realizada a leitura, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quando teve início o conflito na Síria?
b) O que foi a Primavera Árabe?
c) O que os organizadores dos protestos na Síria pediam ao presidente Bashar al-Assad?
d) Qual grupo rebelde queria derrubar o presidente Bashar al-Assad?
e) Quais foram os aliados do presidente Bashar al-Assad?
f) Quais países apoiaram os rebeldes anti-Assad com o envio de armas e dinheiro?
g) De que forma a Rússia ajudou o presidente Bashar al-Assad a derrotar os rebeldes?
h) Desde o começo da guerra civil da Síria, quantas pessoas morreram, quantas ficaram feridas e quantas foram forçadas a deixarem suas casas?
i) Quantos milhões de sírios emigraram (deixaram a Síria) e se registraram como refugiados?
Professora Ana Lúcia
TEMA - BRINCADEIRAS E JOGOS INCLUSIVOS
Na nossa aula de hoje vamos pensar em como alunos com alguma deficiência podem ser incluídos nas aulas de Educação Física. Veja este vídeo:
Na nossa atividade hoje o desafio é brincar de vôlei sentado!
Nós vamos adaptar essa brincadeira: Em casa vamos usar uma bola ou uma garrafinha de água de plástico (para ficar mais leve). A brincadeira é ficar sentado de frente um pro outro com uma distância de 1 metro entre os jogadores. O objetivo é jogar a garrafa para o alto e acertar o campo adversário. O outro jogador, por sua vez, não pode deixar a garrafa cair.
Se for preciso sair do lugar, o deslocamento do corpo tem que ser feito com o auxílio das mãos, afinal estamos simulando a inclusão de pessoas com deficiência física.
Atividade - Responda:
1) Quais foram os fatores difíceis ou desafiadores nessa brincadeira.