CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 07 A 11 DE DEZEMBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane









Professor Paulo









Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

Ao observar nossos temas estudados durante o ano, reflita e responda:

a) Como os seres humanos e os países se relacionaram na busca por seus desejos?

b) Entre as tecnologias que surgiram, todas foram utilizadas para o desenvolvimento e crescimento da humanidade? Justifique.



SEGUNDA AULA

O Brasil do século XX passou por mudanças na economia e na política, além de questões sociais. Sobre o Brasil, responda:

a) O poder político esteve sempre nas mãos de quais grupos e pessoas?

b) Todos os habitantes do Brasil tiveram sempre seus direitos garantidos? Justifique.

c) Quais os grupos que quase nunca puderam participar da vida política e tiveram seu direitos garantidos?






Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA SEMANA IREMOS TRABALHAR UMA ATIVIDADE SOBRE A GUERRA DA SÍRIA

PRIMEIRA AULA

Faça a leitura do texto abaixo que fala sobre a Guerra da Síria.

 
Após realizada a leitura, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Quando teve início o conflito na Síria?

b) O que foi a Primavera Árabe?

c) O que os organizadores dos protestos na Síria pediam ao presidente Bashar al-Assad?

d) Qual grupo rebelde queria derrubar o presidente Bashar al-Assad?

e) Quais foram os aliados do presidente Bashar al-Assad?

f) Quais países apoiaram os rebeldes anti-Assad com o envio de armas e dinheiro?

g) De que forma a Rússia ajudou o presidente Bashar al-Assad a derrotar os rebeldes?

h) Desde o começo da guerra civil da Síria, quantas pessoas morreram, quantas ficaram feridas e quantas foram forçadas a deixarem suas casas?

i) Quantos milhões de sírios emigraram (deixaram a Síria) e se registraram como refugiados?






Professor Nivaldo

SP Faz Escola (Apostila 3)  Páginas 83 e 84, atividade 2 – a extinção das espécies







Professora Andreia









Professora Ana Lúcia

TEMA - BRINCADEIRAS E JOGOS INCLUSIVOS

Na nossa aula de hoje vamos pensar em como alunos com alguma deficiência podem ser incluídos nas aulas de Educação Física. Veja este vídeo:



Na nossa atividade hoje o desafio é brincar de vôlei sentado!

Nós vamos adaptar essa brincadeira: Em casa vamos usar uma bola ou uma garrafinha de água de plástico (para ficar mais leve). A brincadeira é ficar sentado de frente um pro outro com uma distância de 1 metro entre os jogadores. O objetivo é jogar a garrafa para o alto e acertar o campo adversário. O outro jogador, por sua vez, não pode deixar a garrafa cair.

Se for preciso sair do lugar, o deslocamento do corpo tem que ser feito com o auxílio das mãos, afinal estamos simulando a inclusão de pessoas com deficiência física.




Atividade - Responda:

1) Quais foram os fatores difíceis ou desafiadores nessa brincadeira.






Professor Fernando




BOA ATIVIDADE