Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
Nesta semana comemoramos o aniversário do nosso município. Por isso, faremos atividades voltadas para essa data. Portanto, leia as informações abaixo e faça o que se pede. Essas atividades valerão nota e serão publicadas no Blog da nossa escola. Capriche!
BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLIS
PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLIS
• No dia 13 de junho comemoramos o aniversário de Martinópolis.
• Em 1917, o território era formado de matas e campos, e a região já era habitada por três etnias indígenas: Caiuás, Xavantes e Kaigangs.
• A agricultura e a ferrovia foram os elementos responsáveis pelo surgimento dos núcleos urbanos e rurais na região.
• Outro fator de desbravamento da região, anterior à chegada da ferrovia, foi a abertura da Estrada Boiadeira rumo ao Estado do Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul. Essa estrada passava a montante da cachoeira do rio Laranja Doce, muitos anos depois, em 1929 a Companhia Elétrica Caiuá construiu uma usina hidrelétrica, denominada Usina Laranja Doce, que fornecia energia para algumas cidades próximas, inclusive Presidente Prudente. A Represa é o cartão de visitas da cidade.
• A população de Martinópolis era, na década de 1940, de 25.000 habitantes, dos quais 18.000 radicados nas áreas rurais. No final dessa década e limiar da década de 1950, o município de Martinópolis tornou-se conhecido como o "rei do algodão", após produzir 2.200.000 arrobas da malvácea em uma única safra. Na década de 1950 a população chegou ao seu auge, 37.000 habitantes, sendo 29.000 na zona rural.
• Nas décadas de 1970 e 1980, o êxodo rural, provocado pela industrialização concentrada nos grandes centros urbanos, além da procura por novas fronteiras agrícolas, fez com que a população entrasse em declínio. Atualmente a população total é de 24.219 habitantes, segundo Censo do IBGE, a maioria residindo na zona urbana, sendo a extensão territorial do município de 1.256,4 km².
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin%C3%B3polis, acesso em 26/05/2020.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Com base nas informações históricas de Martinópolis, converse com seus pais ou avós sobre fatos marcantes do passado deles aqui no município. Procure saber se eles tem histórias para contar sobre a estação de trem, sobre a estrada boiadeira, sobre a plantação de algodão, sobre a represa Laranja Doce, sobre o lugar em que eles moram, sobre a origem deles (indígenas, europeus, orientais ou migrantes de outras partes do Brasil), sobre festas típicas do município etc.
Escolha uma das informações para produzir o seu texto. Você deverá escrever um relato, no qual conte com as palavras dos seus pais ou avós a história que um deles compartilhou contigo. Você também pode gravar um vídeo ou um áudio da própria pessoa contando e enviar o arquivo pelo WhatsApp. Coloque no seu texto, vídeo ou áudio o nome da pessoa que você conversou antes do início da história.
Atenção: tire suas dúvidas pelo WhatsApp e envie o seu trabalho até dia 10/06. Aquele que não tem acesso à internet, escrever o texto no caderno de Português, pois quando as aulas voltarem ao normal, farei a correção.
MATEMÁTICA
Págs. 102, 103 e 104. Realizar a leitura do sub tópico – Consequências do teorema de Tales. (1ª consequência).
Realizar os exercícios propostos nº 15, 17, 18 e 19.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 106 e 107. Realizar a leitura do sub tópico – (2ª consequência).
Realizar os exercícios propostos nº 23 e 24.
Realizar os exercícios propostos nº 15, 17, 18 e 19.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 106 e 107. Realizar a leitura do sub tópico – (2ª consequência).
Realizar os exercícios propostos nº 23 e 24.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Reflexão:
Nesta semana nós comemoramos o aniversário de Martinópolis, cuja emancipação ocorreu em 1938. Vamos fazer uma atividade de reflexão e responda em seu caderno:
SEGUNDA AULA
Teçaindá: os povos indígenas de nossa região.
Terra Indígena Vanuíre
A Terra Indígena Vanuíre se localiza nos municípios de Arco Íris e Tupã, foi criada em 1991. De acordo com o censo de 2010, habitavam na terra 209 pessoas. A maioria da população pertence aos povos Kaingang e Krenak.
Fonte: www.terrasindigenas.org.br. Acesso em 25 mai. 2020
Questões
TERCEIRA AULA
Migração e trabalho
Questões
Nesta semana nós comemoramos o aniversário de Martinópolis, cuja emancipação ocorreu em 1938. Vamos fazer uma atividade de reflexão e responda em seu caderno:
1- Você considera que em nossa cidade e distrito todos nós temos acesso garantido a todos os nossos direitos, como: educação, cultura, esporte? O que você pensa que está faltando e pode ser melhorado?
2- Como deveria ser para você, uma cidade ideal?
3- Quais os meios que podemos utilizar para melhorar nossa cidade?
4 - Localize no mapa abaixo o bairro que você vive e pinte com uma cor de sua escolha:
SEGUNDA AULA
Teçaindá: os povos indígenas de nossa região.
O ribeirão dos Coroados? Por que tem esse nome? Teçaindá é o nome oficial de nosso distrito. Ambos os nomes são de origem ou fazem referência aos povos indígenas, povos originários do Brasil muito antes da chegada dos portugueses. Como nós já estudamos, os povos indígenas vivem nestas terras a mais de 4.000 anos.
De acordo com os estudiosos, em nossa região viviam povos de língua jê, principalmente os KAINGANG, povo semi-nômade que praticava a agricultura e a caça e coleta. Sítio arqueológicos apontam a presença deste povo nas margens do Rio do Peixe. Em Indiana, viviam o povo OTI, povo cuja língua não tinha relação com nenhum dos povos ao redor. Teçaindá e Coroados são nomes que lembram o povo KAINGANG.
Com a construção da ferrovia, no início do século, as populações indígenas que viviam e nossa região foram exterminadas, ou seja, muitas foram mortas de forma cruel e outras morreram por doenças. As suas terras foram dadas a colonizadores europeus, em nosso caso, ao açoriano João Gomes Martins, para repartir os lotes e vender aos interessados.
Hoje, pouco resta dos povos indígenas originários das terras que habitamos. Em Arco Íris e Universo (Tupã), está uma das ínicas aldeias e terras indígenas de nossa região. Nesta aldeia vivem os KAINGANG, alguns KRENAK (povo originário de Minas Gerais que foi transferido pelo governo Vargas), ATIKUM E PANKARARU (estes dois povos são originários de Pernambuco).
Terra Indígena Vanuíre
A Terra Indígena Vanuíre se localiza nos municípios de Arco Íris e Tupã, foi criada em 1991. De acordo com o censo de 2010, habitavam na terra 209 pessoas. A maioria da população pertence aos povos Kaingang e Krenak.
Fonte: www.terrasindigenas.org.br. Acesso em 25 mai. 2020
Questões
1- Qual povo indígenas vivia em nossa região?
2- O que aconteceu com estes povos indígenas?
3- Onde vivem hoje os membros dos povos indígenas de nossa região? Além deles, quais outros povos vivem lá na aldeia?
4- Pesquise:
a) qual o nome da terra indígena que fica em Arco Íris-Universo?
b) quantas pessoas vivem nela?
c) quais as condições de vida dos habitantes da aldeia?
TERCEIRA AULA
Migração e trabalho
Com o loteamento das terras, migrantes foram chegando em nossa região para a inserir na economia do Estado. A mata atlântica foi derrubada e sua madeira enviada para São Paulo, para ser utilizada na construção. Em seu lugar, foram plantados o algodão e o café, além da produção de subsistência, os alimentos necessários à sobrevivência.
Os primeiros migrantes que se achegaram a nossa região eram originários do Estado do Rio de Janeiro. Seguindo-os, vieram os imigrantes japoneses (estes se fixaram na Gleba Nova, no 5000 e no Teçaindá), alguns “russos” (provavelmente ucranianos que se fixaram na Baliza, hoje Pracinha, que pertencia a Martinópolis), alguns alemães que se fixaram na atual Lucélia (que também pertencia a Martinópolis). Seu trabalho era lavrar a terra e fazer produzir o algodão e o café.
Em seguida, chegaram também em nossa região os migrantes da Diáspora Nordestina (diáspora é um termo que significa que as pessoas foram obrigadas a sair de suas terras por questões políticas ou pela fome, este termo é utilizado pela pesquisadora Lilia Moritz Schwartz). Os nordestinos, em sua maioria, trabalhavam como meeiros (uma forma de contrato em que você dá ao dono da terra metade da produção) ou arrendatários (em que o trabalhador paga um aluguel pela terra), produzindo algodão, amendoim, entre outros. Muitos dos migrantes da Diáspora Nordestina vieram com suas famílias, e se fixaram nos bairros do KM 25, KM 30, Fazenda Bibiana, Bairro do Encantado, estes migrantes vinham da Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Minas Gerais...
Questões
1- Após a leitura do texto, tente apresentar a origem de sua família.
2- Qual a produção agrícola de nossa região no início da colonização?
3- Qual a origem dos migrantes de nossa região?
4- Como os migrantes nordestinos trabalhavam na terra?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA SEMANA NOSSO MUNICÍPIO ESTÁ COMEMORANDO SEU ANIVERSÁRIO. VISANDO A SEMANA DO MUNICÍPIO A ATIVIDADE PROPOSTA DE GEOGRAFIA ENVOLVE UMA TEMÁTICA QUE REPRESENTE ALGUM ASPECTO DE MARTINÓPOLIS
CARO ALUNO (A) NESTA SEMANA NOSSO MUNICÍPIO ESTÁ COMEMORANDO SEU ANIVERSÁRIO. VISANDO A SEMANA DO MUNICÍPIO A ATIVIDADE PROPOSTA DE GEOGRAFIA ENVOLVE UMA TEMÁTICA QUE REPRESENTE ALGUM ASPECTO DE MARTINÓPOLIS
ATIVIDADE 1
Gráfico 1: Precipitação pluviométrica média mensal de Martinópolis-SP no período de 1981 a 2010
Observe o gráfico 1 sobre a precipitação pluviométrica (chuvas) média mensal de Martinópolis no período de 1981 a 2010 e responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Qual é o mês mais chuvoso?
b) Qual é o mês menos chuvoso?
c) Em quais meses do ano a precipitação pluviométrica fica acima da média da NC mensal?
d) Em quais meses do ano a precipitação pluviométrica fica abaixo da média da NC mensal?
e) Quais meses possuem precipitação média mensal acima de 150 mm (milímetros)?
f) Quais meses possuem precipitação média mensal abaixo de 50 mm (milímetros)?
Gráfico 2: Normal Climatológica Sazonal de Martinópolis-SP no período de 1981 a 2010
Observe o gráfico 2 sobre a distribuição sazonal da precipitação pluviométrica de Martinópolis no período de 1981 a 2010 e responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Qual é a estação do ano que chove mais?
b) Qual é a estação do ano que chove menos?
c) Qual é a segunda estação mais chuvosa?
d) Qual é a segunda estação do ano que chove menos?
e) Seus pais trabalham com lavouras permanentes (borracha, café) ou lavouras temporárias (algodão, amendoim, cana-de-açúcar, mandioca, melancia, milho, soja)?
f) Pergunte ao seus pais quais lavouras e cultivos agrícolas são trabalhadas em cada estação do ano?
g) Qual destas estações do ano você mais gosta? Por quais motivos?
h) Você considera a chuva importante para sua vida e de sua comunidade? Por que?
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
TEMA - SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
CONTINUANDO A AULA DA SEMANA PASSADA
ATIVIDADE 2
Prepare-se para realizar a sua série de exercícios em casa como se estivesse indo para um dia de aula. Hidrate-se, utilize roupas leves e tenha uma alimentação saudável, através do consumo de alimentos in natura e minimamente processados.
DICAS COMPLEMENTARES
As atividades diária são excelentes alternativas para manter uma rotina fisicamente ativa. Varrer a casa, passar pano no chão, arrumar o jardim, lavar louça, arrumar armários, subir e descer escadas, caminhar no quintal, brincar com animais de estimação, dentre outras possibilidades, são algumas atividades que vocês devem realizar nesse momento para ajudar a manter sua saúde física e mental.
CONTINUANDO A AULA DA SEMANA PASSADA
ATIVIDADE 2
Prepare-se para realizar a sua série de exercícios em casa como se estivesse indo para um dia de aula. Hidrate-se, utilize roupas leves e tenha uma alimentação saudável, através do consumo de alimentos in natura e minimamente processados.
DICAS COMPLEMENTARES
As atividades diária são excelentes alternativas para manter uma rotina fisicamente ativa. Varrer a casa, passar pano no chão, arrumar o jardim, lavar louça, arrumar armários, subir e descer escadas, caminhar no quintal, brincar com animais de estimação, dentre outras possibilidades, são algumas atividades que vocês devem realizar nesse momento para ajudar a manter sua saúde física e mental.
ARTES & INGLÊS
Professor Fernando & Professora Andreia
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Nesta semana estamos comemorando o aniversário do nosso Município, nossa querida Martinópolis.
Em razão disto, o Teacher quer propor uma Atividade muito interessante!
Geralmente há algum local de nossa cidade que você gosta muito, uma praça, local turístico, estabelecimento, paisagem especial.
Escolha um local que goste muito e a partir do uso de desenho, pintura ou recorte e colagem crie este lugar, uma tela.
Realize esta Atividade em uma folha à parte para podermos expor quando retornarmos.
Ao concluir o trabalho crie uma frase bem legal sobre o nosso município e tente escrevê-la em Inglês.
Você poderá usar o tradutor.
Caso queira, o teacher deixará duas sugestões que você poderá utilizar.
“Martinópolis- A great place to live!”
“Martinópolis- Um ótimo lugar para viver!”
“Martinópolis- Know to value!”
“Martinópolis-Conheça para valorizar!”
Não esqueça de guardar o seu trabalho para expormos quando retornarmos.
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Nesta semana estamos comemorando o aniversário do nosso Município, nossa querida Martinópolis.
Em razão disto, o Teacher quer propor uma Atividade muito interessante!
Geralmente há algum local de nossa cidade que você gosta muito, uma praça, local turístico, estabelecimento, paisagem especial.
Escolha um local que goste muito e a partir do uso de desenho, pintura ou recorte e colagem crie este lugar, uma tela.
Realize esta Atividade em uma folha à parte para podermos expor quando retornarmos.
Ao concluir o trabalho crie uma frase bem legal sobre o nosso município e tente escrevê-la em Inglês.
Você poderá usar o tradutor.
Caso queira, o teacher deixará duas sugestões que você poderá utilizar.
“Martinópolis- A great place to live!”
“Martinópolis- Um ótimo lugar para viver!”
“Martinópolis- Know to value!”
“Martinópolis-Conheça para valorizar!”
Não esqueça de guardar o seu trabalho para expormos quando retornarmos.
Boa atividade!