Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler a letra da canção das páginas 166 e 167. Responder às questões 1, 2, a, b, c da página 167. Além disso, copie as informações abaixo em seu caderno:
- Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas
Introduzem uma oração que apresenta a consequência do acontecimento da oração principal: que; tanto que; tão que; tal que; tamanho que; de forma que; de modo que; de sorte que; de tal forma que.
Exemplo: Meu filho correu como um louco, tanto que ficou cheio de dores nas pernas.
Se quiser, ouça a canção “Te amo tanto” de Paolo Basso:
TERCEIRA E QUARTA AULA
Responder às atividades 1 (a, b, c) e 2 da página 168 (Oração subordinada adverbial causal). Além disso, copie as informações abaixo em seu caderno:
- Conjunções subordinativas adverbiais causais
Introduzem uma oração que apresenta a causa do acontecimento da oração principal: porque; que; porquanto; visto que; uma vez que; já que; pois que; como.
Exemplo: Ela não esperou por mim porque já estava atrasada.
Professor Paulo
PREPARAÇÃO OBA
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
GUERRA FRIA E A CORRIDA ESPACIAL
Durante a Guerra Fria, as potências EUA’s e URSS começaram uma batalha ideológica e científica sobre o domínio do espaço sideral. Vamos a um pequeno texto sobre este processo:
A Corrida Espacial e a Guerra Fria
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética deixaram de ser aliados e passaram a disputar a influência política e econômica no mundo.
Começaram a confrontar-se de forma indireta em territórios periféricos, mas também no campo da cultura, dos esportes e da tecnologia. Entretanto, nunca se enfrentaram diretamente em nenhum conflito militar e, por isso, este período deu-se o nome de Guerra Fria.
Uma das faces mais visíveis desta disputa foi a Corrida Espacial. Esta consistia no desenvolvimento de veículos que fossem capazes de sobrevoar a órbita terrestre e, quem sabe, ir mais além ao espaço. Igualmente, se pensou em construir um escudo que protegesse cada nação dos mísseis do país inimigo.
Para os estudos e desenvolvimento tecnológico, os governos dos dois países recrutaram os melhores cientistas e engenheiros da Alemanha, que se encontravam desempregados após o conflito de 1939-1945.
Resumo da Corrida Espacial
Embora os dois países tivessem a mesma capacidade técnica e operacional, foram os soviéticos os primeiros a colocarem um satélite em órbita.
Programa espacial soviético
Yuri Gagarin confirmou: "a Terra é azul".
Os soviéticos foram os primeiros a mandar o satélite Sputnik I ao espaço em 4 de outubro de 1957. A ação russa foi interpretada pelos norte-americanos como um desafio, e quatro meses mais tarde, os EUA colocam o Explorador I em órbita.
Seguiriam os esforços para mandar seres humanos nas naves e para isso, foram feitos testes com animais como a cachorra Laika, em 1957, e outros dois cães e camundongos em 1963.
Com o êxito desta última missão, os soviéticos se prepararam para transportar humanos ao espaço. Assim, o cosmonauta Yuri Gagarin (1934-1968), em 12 de abril de 1961, pôde contemplar a Terra mais além da órbita tripulando a nave Vostok I.
Dois anos depois, a União Soviética enviaria a primeira mulher ao espaço, Valentina Vladimirovna Tereshkova, em 16 de junho de 1963.
Se os americanos olhavam cada vez mais para a Lua, a URSS passou a se concentrar mais nas possibilidades de colonizar o espaço e isso foi feito com a primeira Estação Espacial, lançada em 1971. Naquele ano, três cosmonautas passaram ali três semanas realizando experimentos.
Os soviéticos ainda mandaram sondas para Marte (1971) e Vênus (1972) deixando de lado o sonho de chegar ao satélite terrestre.
Programa espacial americano
Neil Armstrong caminha pela Lua durante a missão Apollo 11, em 1969.
Após três meses do lançamento do Sputnik, os EUA lançaram o satélite Explorer I, em 31 de janeiro de 1958, que permaneceu ativo, mandando informações sobre meteoritos, até maio do mesmo ano.
No entanto, a missão de Yuri Gagarin fez novamente os Estados Unidos sentirem-se superados. A pressão política interna aumentou nos Estados Unidos diante do desempenho russo e os norte-americanos consideravam-se envergonhados por não liderarem a corrida espacial.
Assim, em 1961, o presidente John Kennedy (1917-1963) anunciou no Congresso que seriam os EUA o primeiro país a levar um homem ao solo lunar pelo projeto Apollo Moon.
Em paralelo, foi lançado o Programa Gêmeos, responsável pelo desenvolvimento de uma nave espacial que fosse capaz de fazer o ser humano alunissar e voltar em segurança. Um ano depois, em 20 de fevereiro de 1962, John Glenn orbitou a terra a bordo da nave Friendship 7.
O êxito das pesquisas foi demonstrado em 20 de julho de 1969, quando Neil Armstrong(1930-2012) pisa em solo lunar após uma viagem de três dias juntamente com os astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins.
Os americanos ainda mandariam mais seis missões tripuladas que alunissariam e trariam pedras lunares para serem analisadas pelos cientistas.
Fim da Corrida Espacial
Vários motivos puseram fim a corrida espacial. Uma das razões foi o encarecimento do combustível, com a primeira crise de o petróleo em 1973, que aumentou consideravelmente os custos de produção.
Também uma aproximação diplomática entre as duas potências, iniciada nos 70, com o objetivo de terminar com a Guerra Fria. Além dos encontros entre os presidentes se iniciou a cooperação entre as agências espaciais soviética e americana.
O resultado foi o projeto Apollo-Soyus onde as naves espaciais Apollo, americana, e Soyus, soviética, encontraram-se e se acoplaram no espaço, em 17 de julho de 1975. Era o fim da corrida espacial.
Embora a missão tenha sido um êxito, o programa não foi adiante e as duas nações só voltariam a cooperar em programas espaciais nos anos 90.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/corrida-espacial/ Acesso: 20 out. 2020
SEGUNDA AULA
Agora responda as questões:
1- Quais os motivos para o início da corrida espacial entre as potências?
2- Por que a URSS e os EUA’s decidiram acabar com esta busca desenfreada pelo domínio do espaço sideral?
3- Qual a primeira missão a ser enviada para fora da estratosfera? Quais os primeiros seres a saírem da atmosfera terrestre?
4- Quando o ser humano pisou na Lua? Quem foi esta pessoa?
5 – Com base em seus conhecimentos, quais as dificuldades para colocar um objeto fora da órbita terrestre?
Professora Andreia
A ARTE E A COVID -19
O IMPACTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS NA ARTE E NA CULTURA É GRANDE NO MUNDO TODO. MUSEUS, GALERIAS E CENTROS CULTURAIS FORAM FECHADOS, ASSIM COMO EVENTOS, FEIRAS E FESTIVAIS TAMBÉM. MAS ESCULTORES, FOTÓGRAFOS, DESIGNERS E ILUSTRADORES, APESAR DESSE CENÁRIO, NÃO TÊM FICADO DE BRAÇOS CRUZADOS E VÁRIOS TRABALHOS, INCLUSIVE, QUE REFLETEM SOBRE A AMPLITUDE DA DOENÇA ESTÃO CIRCULANDO EM REDES SOCIAIS COMO O INSTAGRAM.
ALGUMAS OBRAS PROVOCAM O RISO, REFORÇAM UM CUIDADO DE SAÚDE OU IRONIZAM AS SITUAÇÕES DE QUARENTENA, E TAMBÉM HOMENAGEIAM OS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS POR CUIDAR DOS PACIENTES DA COVID-19: OS ENFERMEIROS E OS MÉDICOS.
O ESCULTOR BRITÂNICO LUKE JERRAM, POR EXEMPLO, VEM GANHANDO DESTAQUE POR CONTA DE UMA RÉPLICA DO VÍRUS SARS-COV-2, QUE CAUSA A COVID-19. A ESCULTURA EM VIDRO COM 23 CM DE DIÂMETRO – ALGO DOIS MILHÕES DE VEZES MAIOR QUE O MICROORGANISMO – FOI CONSTRUÍDA, A PEDIDO DE UMA UNIVERSIDADE NORTE-AMERICANA, ANTES DE A EPIDEMIA SE ESPALHAR PELO MUNDO. TOTALMENTE TRANSPARENTE, A PEÇA, SEGUNDO ELE, TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR ÀS PESSOAS, DE MANEIRA MAIS FIDEDIGNA, A FORMA DO NOVO CORONAVÍRUS.
O ARTISTA AFIRMOU QUE O DINHEIRO A SER RECEBIDO PELO TRABALHO COMISSIONADO DEVERÁ SER DOADO PARA OS MÉDICOS SEM FRONTEIRAS.
RELEITURAS DE OBRAS DE ARTES INSPIRADAS EM TEMPO DE PANDEMIA VIRALIZARAM NAS MÍDIDAS SOCIAIS. VEJA ALGUNS EXEMPLOS DESSAS OBRAS PRIMAS DA CRIATIVIDADE ARTÍSTICA:
EM ALGUM MOMENTO VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO UMA ARTE BASEADA NA PANDEMIA OU NO CORONA VIRUS, AGORA CHEGOU A SUA VEZ DE USAR TODA A SUA CRIATIVIDADE PARA CRIAR SUA PRÓPRIA ARTE. RECOLHA REFERÊNCIAS, BUSQUE OUTRAS INSPIRAÇÕES E “MÃOS NA MASSA”!
VOCÊ PODE CRIAR UM DESENHO, PINTURA, FOTOGRAFIA,ETC, DESDE QUE O TEMA PRINCIPAL SEJA: EM TEMPOS DE PANDEMIA.
COLOQUE SEU NOME DEPOIS PRONTO E NÃO SE ESQUEÇA DE ME ENVIARA FOTO.
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Esporte de rede.
Habilidades: Experimentar e fruir esporte de rede, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Olá pessoal, hoje começaremos a estudar um esporte de rede: o VOLEIBOL.
História:
O Voleibol foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan, nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol.
A Quadra
É retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino -2,43 m; femininos 2,24 m).
Há uma linha de 3 metros em direção da quadra para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quadra.
Assista ao vídeo
ATIVIDADE:
1- Qual era o objetivo de William George Morgan, com a criação do jogo de Voleibol?
2- Sabendo que a quadra de Voleibol é retangular. Escreva a medida de comprimento e largura dessa quadra.
Professor Fernando