CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA



Responder às questões 1 (a, b, c, d) e 2 (a, b, c) das páginas 15 e 16, do Caderno SP Faz Escola – Volume 2. Se puder, antes de começar a fazer as atividades, assista ao vídeo abaixo:

Linguagem verba e não verbal




TERCEIRA E QUARTA AULA

Responder às questões 3 (a, b, c, d, e, f, g, h), 4 (a, b) e 5 (a, b, c, d) das páginas 16 e 17, do Caderno SP Faz Escola – Volume 2.








Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11
Unid 1 – Circunferência e arcos de circunferência

Págs. 258 e 259.
Exs. Definir circunferência, arco e semicircunferência.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 11
Tópico – Comprimento de uma circunferência

Págs. 259, 260 e 261.
Exs. 1 e pense mais um pouco...






Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

O nazismo na Alemanha
Páginas 113-116



Reflexão:

Você já ouviu falar de Adolf Hitler? O que você sabe sobre este ditador?

SEGUNDA AULA

O nazismo na Alemanha
Páginas 113-116

Leia o texto e responda:

1- Como estava a Alemanha após o fim da Primeira Guerra?

2- O que prometia o Partido Nazista para a Alemanha, diante da crise econômica?

3-  O que dizia Hitler ao povo alemão para que ele fosse tão amado?

4- Quais as ideias de Hitler em seu livro “Minha Luta”?


TERCEIRA AULA

O nazismo na Alemanha
Páginas 114-115

Leia o texto e responda:

1- Como Adolf Hitler chegou ao poder? Como uma mentira ajudou Hitler a chegar ao poder?

2- Quais as ações de Hitler como líder da Alemanha? O que significava o termo Führer?

3- O que era a SA e a GESTAPO?

4- Quais as ações do governo nazista em relação aos judeus?

5- O assassinato em massa de judeus pelo Partido Nazista na Alemanha e também nos países aliados dos nazistas foi enorme, calcula-se mais de 6 milhões de judeus. No entanto, outros grupos sociais também foram assassinados nos campos de trabalho forçado (concentração) e extermínio. Veja a imagem abaixo:





a) Quais os grupos assassinados nos campos de concentração?

b) Observe as fotos, tente imaginar as condições dos prisioneiros e como se sentiam.


ATIVIDADE DE REFLEXÃO

6- A filosofa Hannah Arendt afirma que o assassinato em massa de pessoas nos campos de trabalhos forçados e extermínio era feito por pessoas que não se consideravam más e que pensavam realizar seu trabalho. Ela chama isto de Banalidade do Mal, a maldade feita pelas pessoas sem pensarem ou refletir, sem uma maldade cotidiana. Reflita e escreva um parágrafo sobre o perigo da maldade banal e das ações sem reflexão.


VÍDEOS

Sobre Campos de Concentração









Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 16 DO LIVRO DIDÁTICO RÚSSIA: DE SUPERPOTÊNCIA A PAÍS EMERGENTE

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 130 a 135 do livro didático de Geografia que fala sobre a Rússia: de superpotência a país emergente.

Para complementar o assunto assista ao vídeo que fala sobre o poder da Rússia pós-União Soviética e a hegemonia de Vladimir Putin, clicando no link abaixo:




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 130 a 135 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Com o fim da União Soviética em 1991, a Rússia para não perder a hegemonia sobre as ex-repúblicas soviéticas, articulou o que?

b) Quais ex-repúblicas soviéticas não aderiram à CEI (Comunidade dos Estados Independente)?

c) Qual país abandonou a CEI em 2008? Por qual motivo?

d) Quais tipos de infraestrutura industrial a Rússia herdou da União Soviética?

e) A Rússia é rica em recursos minerais. Quais são estes recursos?

f) Por que a Rússia é uma potência nuclear e militar?

g) Cite exemplos do uso estratégico e político da energia pela Rússia.

h) Observe o gráfico da figura 26 da página 135 e cite os quatro países que mais importaram (compraram) gás natural da Rússia em 2017.






Professor Nivaldo

SP faz escola pagina 80 atividade 3, sistematizando conhecimento.








Professora Andreia

IDENTIDADE VISUAL

No mundo em que vivemos há comunicações. Tanto pelas palavras, sons, cores e imagens... 

A comunicação é um bem que vem se aperfeiçoando a todo instante. Hoje temos centenas de recursos tecnológicos que nos auxiliam.

Se antigamente a comunicação dos primórdios era feita através da gravura, hoje temos placas, avisos, apitos, emojis,etc.

Quando observamos determinadas imagens, nem precisamos de palavras para decifrar a mensagem. Basta observar por poucos segundos que a informação já é decifrada pelo nosso cérebro.

Observe as imagens abaixo e coloque uma palavra que represente a mensagem da imagem (SE CONSEGUIR, COPIE CADA IMAGEM EM SEU CADERNO):








Professora Ana Lúcia


Em razão do feriado do dia 07/09 (Independência do Brasil ) os conteúdos de educação física postados na semana anterior (07/09 a 11/09) foram mantidos para está semana.


Pesquisa do futsal no Brasil:









Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

ACTIVITY 3

a) Read the text to know more about electricity. Circle and search the words you don’t know in an online dictionary.You can use the box below to register them. (Leia o texto para aprender mais sobre eletricidade. Circule e pesquise as palavras que você não sabe em um dicionário on-line. Você pode usar o quadro abaixo para registrá-las.)


(O texto e o quadro estão no Caderno do Aluno, Volume 2).


Boa atividade!