Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Por isso, hoje vamos refletir sobre o Hino da Independência.
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA - REVISÃO
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 1 (pág. 55 e 56). Realizar a atividade 1 e 2.
Situação de Aprendizagem 4 (pág. 64 a 66). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 4 (pág. 67 a 68). Realizar a atividade 4 e 5.
No mapa do Brasil, desenhe os principais problemas que nosso país vive atualmente.
Exemplo
Neste mapa acima, estão desenhadas as principais obras e monumentos por região do Brasil. No seu mapa, que você vai desenhar dentro do mapa os principais problemas que existem no Brasil como: queimada na Amazônia, a pobreza nas favelas, a seca... Crie seu desenho com sua criatividade!!!
PRIMEIRA AULA
Caderno do São Paulo Faz Escola: Situação de Aprendizagem 3
Material de apoio: Livro didático: Capítulo 7 – páginas 107-109.
Leia os textos
CRISE DE 1929
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
SEGUNDA AULA
Figura 1: Retrato de Florence Thompson com seus três filhos. A imagem é conhecida como "Migrant Mother" (mãe migrante). A legenda da Biblioteca do Congresso diz: "Colhedores de ervilha desamparados”, Califórnia. Fotografia de Dorothea Lange, 1936.
Figura 2: Retrato de mãe e filhos durante a Grande Depressão, Oklahoma, EUA. Fotografia de Dorothea Lange, 1936. Fonte disponível em:. Acesso em 10 mar. 2020.
Texto 1
STEINBECK. John. As vinhas da Ira, capítulo XV. Tradução de Herbert Caro e Ernesto Vinhaes. Rio de Janeiro: Record, 2012. Disponível em:. Acesso em 22 mar. 2020.
TERCEIRA AULA
Vídeo:
Crise de 1929. CEEJA Jeanette Martins. Disponível em:
Acesso em 10 mar. 2020.
Faça a leitura das páginas 120 a 123 do livro didático de Geografia que fala sobre a Comunidade dos Estados Independentes.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a Rússia e a CEI:
Assista também a videoaula que fala sobre a Criméia e a disputa entre Rússia e Ucrânia:
SEGUNDA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Por isso, hoje vamos refletir sobre o Hino da Independência.
HISTÓRIA DO HINO DA INDEPENDÊNCIA
Fonte: https://www.letras.mus.br/blog/historia-hino-da-indepe/ndencia-do-brasil/, com adaptações, acesso em 24/08/2020.
Se puder, antes de fazer as atividades assista ao vídeo a seguir:
Hino da Independência do Brasil
Hino da Independência
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
REFRÃO:
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Leia a letra do Hino da Independência e o texto explicativo sobre a história desse hino para responder às questões abaixo:
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a tirinha da página 19 do Caderno SP Faz Escola, Volume 2 e responder às atividades A, B, C, D, E, F.
Muita gente se confunde e acha que Hino Nacional e Hino da Independência são a mesma coisa, afinal, nosso Hino Nacional também relata o momento da independência (Ouviram, do Ipiranga, as margens plácidas…).
Vamos ressaltar, então, que são hinos distintos: a letra do Hino Nacional Brasileiro é de 1909, enquanto a do Hino da Independência foi escrita por Evaristo Veiga lá em 1822.
A história do Hino da Independência começa no dia 16 de agosto, quando ele foi escrito e batizado pelo autor como Hino Constitucionalista Brasiliense.
A primeira melodia foi feita em seguida pelo maestro lusitano Marcos Portugal, tudo isso ainda antes do grito de independência ou morte que simbolizou a independência do Brasil de Portugal.
Depois da proclamação, Dom Pedro I ficou sabendo da existência do hino e criou sua própria melodia pra ele, e aí surgiu oficialmente o Hino da Independência do Brasil da forma que usamos hoje.
[...]
A letra foi escrita há mais de um século e se trata de uma composição clássica, e por isso é natural que inclua muitas palavras que não são mais tão usadas na linguagem coloquial. Por isso, observe o significado de algumas palavras contidas no Hino da Independência para compreendê-lo melhor:
Temor – medo, receio
Servil – escravo, servo
Grilhões – algemas, correntes que prendem, prisão
Forjava – prendia (sentido figurado)
Perfídia - deslealdade, traição
Astuto – esperto, inteligente
Ardil – cilada, armadilha
Ímpias – cruéis, desumanas
Falanges – legiões, tropas
Hostil – inimiga, agressiva
Garbo – elegância, porte
Resplandece – brilha, sobressai, se destaca
Fonte: https://www.letras.mus.br/blog/historia-hino-da-indepe/ndencia-do-brasil/, com adaptações, acesso em 24/08/2020.
Se puder, antes de fazer as atividades assista ao vídeo a seguir:
Hino da Independência do Brasil
Hino da Independência
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
REFRÃO:
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Leia a letra do Hino da Independência e o texto explicativo sobre a história desse hino para responder às questões abaixo:
1. Quantas estrofes tem o Hino da Independência? E cada estrofe é composta por quantos versos?
2. Em que ano o hino foi escrito?
3. Quem escreveu o Hino da Independência?
4. Quem criou a melodia do Hino da Independência da forma que usamos hoje?
5. Copie do hino as palavras utilizadas para rimar com BRASIL:
6. Escreva à qual estrofe do hino cada explicação se refere.
a) Povo brasileiro não tenha medo, é preferível morrer do que continuar sem liberdade. 2ª ESTROFE OU REFRÃO
b) Os brasileiros já podem ficar contentes, porque o Brasil já está livre.
c) O Brasil já é uma nação independente e brilha muito entre as outras nações.
d) Não tenham medo das tropas desumanas que são nossas inimigas.
e) Não somos mais vítimas das algemas que nos mantinham presos a Portugal.
7. Foi muito importante o Brasil deixar de ser colônia de Portugal e se tornar um país independente. Mas sabemos que ainda existe muita coisa para melhorar em nossa nação. Por isso, complete as frases a seguir com a sua opinião.
a) Amo o meu país, porque _________________________________________________.
b) Sonho com um Brasil ____________________________________________________.
8. Agora, você vai fazer escolher uma das frases da questão 7 e escrevê-la (à caneta e com uma letra bem grande e bonita) em uma folha de caderno ou em um papel sulfite. Você irá vestir a camiseta do uniforme da escola ou uma camiseta branca, vai tirar uma foto segurando essa folha e enviar no WhatsApp da professora até dia 02/09. Essa atividade valerá nota e será publicada no Blog e no Facebook da escola em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a tirinha da página 19 do Caderno SP Faz Escola, Volume 2 e responder às atividades A, B, C, D, E, F.
MATEMÁTICA
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA - REVISÃO
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 1 (pág. 55 e 56). Realizar a atividade 1 e 2.
Situação de Aprendizagem 4 (pág. 64 a 66). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 4 (pág. 67 a 68). Realizar a atividade 4 e 5.
HISTÓRIA
Professor Matheus
ATIVIDADE PARA O DIA DA INDEPENDÊNCIA
ATIVIDADE PARA O DIA DA INDEPENDÊNCIA
No mapa do Brasil, desenhe os principais problemas que nosso país vive atualmente.
Exemplo
Neste mapa acima, estão desenhadas as principais obras e monumentos por região do Brasil. No seu mapa, que você vai desenhar dentro do mapa os principais problemas que existem no Brasil como: queimada na Amazônia, a pobreza nas favelas, a seca... Crie seu desenho com sua criatividade!!!
PRIMEIRA AULA
Caderno do São Paulo Faz Escola: Situação de Aprendizagem 3
Material de apoio: Livro didático: Capítulo 7 – páginas 107-109.
Leia os textos
CRISE DE 1929
Era quinta-feira, 24 de outubro de 1929, e centenas de pessoas se aglomeravam na Wall Street, em frente ao prédio da Bolsa Valores, em Nova York surpreendidas com a brusca queda dos valores das ações. Este dia, conhecido como “Quinta-feira Negra”, marcou a quebra da Bolsa nos EUA que deflagrou uma das maiores crises econômicas com consequências globais. A Crise de 1929, ficou conhecida também como “A Grande Depressão”. O colapso econômico afetou todo o mundo capitalista, trazendo problemas inclusive ao Brasil, e teve a duração de mais de uma década, com consequências sociais e políticas. Desemprego, pobreza generalizada, falência de empresas e bancos, perda de propriedades dos pequenos produtores agrícolas que se viram forçados a migrarem para outros centros em busca de emprego.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
SEGUNDA AULA
Figura 1: Retrato de Florence Thompson com seus três filhos. A imagem é conhecida como "Migrant Mother" (mãe migrante). A legenda da Biblioteca do Congresso diz: "Colhedores de ervilha desamparados”, Califórnia. Fotografia de Dorothea Lange, 1936.
Figura 2: Retrato de mãe e filhos durante a Grande Depressão, Oklahoma, EUA. Fotografia de Dorothea Lange, 1936. Fonte disponível em:
Texto 1
O homem esfarrapado encarou o pai e depois riu, e seu riso atingiu a tonalidade de um relincho prolongado. O círculo de faces virou-se para o homem que ria. O relincho degenerou num acesso de tosse. Os olhos do homem estavam vermelhos e lacrimejavam quando, afinal, ele controlou seus espasmos.
— Vocês vão... vocês vão pro Oeste? Ó Deus do céu! — Começou a rir novamente. — Vão pro Oeste... bons salários, hem?... Deus do céu! — Parou e acrescentou em tom irônico: — Colher laranjas, não é? E pêssegos, não é?
O pai falou cheio de dignidade:
— A gente pega o serviço que tiver. E lá tem serviço à beça... O homem esfarrapado relinchou com mais discrição.
Tom irritou-se:
— Que é que você acha de tão engraçado nisso?
O homem esfarrapado calou a boca e olhou carrancudo para as tábuas do piso da varanda:
— Aposto que vocês todos vão pra Califórnia — disse, por fim.
— Pois eu já lhe disse isso uma vez? — falou o pai.
O esfarrapado disse lentamente:
— Eu... eu estou justamente voltando de lá. Passei lá algum tempo.
Todos os rostos dirigiram-se a ele. Os homens não se mexiam. O cicio da lamparina degenerou num suspiro, e o dono do acampamento deixou pousar os pés dianteiros de sua cadeira no chão, ergueu-se e bombeou a lamparina, até que o cicio tornou a se fortalecer, vibrando de novo, agudo. Sentou-se de novo, mas não a recostou mais à parede. O esfarrapado tornou a falar:
— Voltei para morrer de fome. Prefiro morrer de fome o mais rápido possível.
STEINBECK. John. As vinhas da Ira, capítulo XV. Tradução de Herbert Caro e Ernesto Vinhaes. Rio de Janeiro: Record, 2012. Disponível em:
TERCEIRA AULA
1- Qual a data das fotografias? Quem são as figuras retratadas? Em que país?
2- Analise e descreva a fonte 1 e 2: o que é possível inferir sobre essas pessoas? Quais sentimentos podemos perceber a partir das expressões das duas mães? Explique com suas palavras.
3- Relacionando ao texto introdutório, o que a legenda sugere quando afirma: “Colhedores de ervilha desamparados”? Justifique.
4- Após a leitura do texto de Steinbeck, é possível estabelecer uma relação entre as imagens das fontes 1 e 2? Explique.
5- Qual a razão para a migração da população para outros estados, como sugere o texto?
Vídeo:
Crise de 1929. CEEJA Jeanette Martins. Disponível em:
Acesso em 10 mar. 2020.
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 14 DO LIVRO DIDÁTICO A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 14 DO LIVRO DIDÁTICO A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Faça a leitura das páginas 120 a 123 do livro didático de Geografia que fala sobre a Comunidade dos Estados Independentes.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a Rússia e a CEI:
Assista também a videoaula que fala sobre a Criméia e a disputa entre Rússia e Ucrânia:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 120 a 123 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Qual país desempenha papel central na CEI (Comunidade dos Estados Independentes)?
b) Por qual motivo a Rússia tinha interesse em manter relações amistosas com os países membros da CEI?
c) Qual é a extensão territorial e o tamanho da população da CEI em 2017?
d) Qual é o país de maior área territorial e o mais populoso da CEI?
e) Em que partes da CEI está concentrada a maior parte da população?
f) Existe grande diversidade étnico-cultural na população da CEI. Qual é o grupo étnico-cultural mais numeroso?
g) Os povos não eslavos, habitantes da Ásia Central, representam 25% da população total da CEI e compreendem várias culturas. Quais são os mais números povos não eslavos?
h) A anexação da Crimeia ex-república autônoma da Ucrânia pela Rússia, possibilitou o que?
i) Qual argumento foi utilizado pela população para apoiar o separatismo no leste da Ucrânia?
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
ARTES
Professora Andreia
07 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
PARA COMEMORAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA, HOJE VOCÊ VAI CRIAR EM SEU CADERNO UM DESENHO COM O TEMA: “ ESSE É O BRASIL QUE QUERO PARA MIM! ”. COMECE FAZENDO UMA MARGEM (MOLDURA) EM SEU CADERNO, COLOQUE O SEU NOME, A DATA DE HOJE E COLOQUE O TEMA BEM LEGÍVEL. PODE ACRESCENTAR ALGUMA FRASE AO SEU DESENHO SE ASSIM QUISER. USE SUA CRIATIVIDADE.AO TERMINAR, TIRE UMA FOTO E ME ENVIE!!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
SEMANA QUE VEM DAREMOS CONTINUIDADE NESSA ATIVIDADE SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje trabalharemos com uma atividade voltada à Independência do Brasil.
Como você sabe, a Independência do Brasil foi declarada em 07 de Setembro de 1822.
Nesta Atividade, observe a Bandeira Nacional e em seguida reflita um pouco sobre a nação brasileira, a cultura do nosso querido Brasil!
Faça uma ilustração de algo que você gosta no nosso Brasil ou escreva uma frase em Português sobre o nosso país.
Em seguida, tente escrevê-la em Inglês, usando o dicionário online.
Caso tenha escolhido fazer a ilustração, pense em uma frase ou escolha uma das apresentadas abaixo.
“Brazil: a lovely country.” (“Brasil: um país amável. ”)
“Let’s be real citizens to have a better Brazil!” (“Sejamos cidadãos reais para termos um Brasil melhor. ”)
Não esqueça de enviar a foto da Atividade!
Thanks! (Obrigado!)
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje trabalharemos com uma atividade voltada à Independência do Brasil.
Como você sabe, a Independência do Brasil foi declarada em 07 de Setembro de 1822.
Nesta Atividade, observe a Bandeira Nacional e em seguida reflita um pouco sobre a nação brasileira, a cultura do nosso querido Brasil!
Faça uma ilustração de algo que você gosta no nosso Brasil ou escreva uma frase em Português sobre o nosso país.
Em seguida, tente escrevê-la em Inglês, usando o dicionário online.
Caso tenha escolhido fazer a ilustração, pense em uma frase ou escolha uma das apresentadas abaixo.
“Brazil: a lovely country.” (“Brasil: um país amável. ”)
“Let’s be real citizens to have a better Brazil!” (“Sejamos cidadãos reais para termos um Brasil melhor. ”)
Não esqueça de enviar a foto da Atividade!
Thanks! (Obrigado!)
Boa atividade!